Porque deve a Apple comprar a Nokia

139 Comentários

A conceituada revista Forbes, publicou um artigo do jornalista e tecnólogo Tristan Louis, experiente analista do mercado da tecnologia, onde este dá conta de uma possibilidade de negócio que seria bombástica sob o ponto de vista de liderança e capacidade de procriação de novas realidades no actual mercado da tecnologia, principalmente à escala da mobilidade.

Tristan Louis apresentou argumentos razoáveis para justificar a compra da Nokia por parte da Apple.


A sua opinião está assente em vários pontos fortes e totalmente possíveis:

Patentes

A grande abordagem a este tema é sempre o futuro imediato, e neste caso a Apple precisa de patentes para satisfazer o seu rol de dispositivos wireless para a próxima década, mantendo com isso a Samsung longe da sua liderança. Todos sabemos que a Nokia é detentora de uma das mais modernas e poderosas carteiras de patentes no que diz respeito a tecnologias LTE e 4G. A Apple ainda há um ano resolveu, fora do tribunal com a Nokia, onde chegaram a um acordo, segundo consta, que trouxe aos cofres da Nokia algo como 500 milhões de dólares em royalties, na casa dos 5 a 7 dólares por iPhone, um imposto de 1% cobrado pela empresa finlandesa. Este seu portefólio de patentes vale em qualquer lugar cerca de 6 a 10 mil milhões de dólares. A Nokia tem assim um valor de mercado de 10 mil milhões de dólares.

Mapas

A Apple está muito atrás da Nokia. A empresa finlandesa é a que detém as melhores base de dados neste segmento, fruto de um negócio em 2007 com a Navteq. Mas, porque iria a Apple construir quando pode comprar a uma Nokia, aflita e quase ao mesmo preço, (8 mil milhões de dólares) que a Nokia pagou pela Navteq? Empresas como a Google, RIM, Microsoft, Amazon e Samsung todos dependem de alguma forma de mapas Navteq, esta compra daria à Apple uma nova alavancagem sobre essas outras empresas.

Wireless TV

A Nokia é detentora de excelente tecnologia para transmissão live TV aos dispositivos wireless, e TV é uma área para onde a Apple se está a dirigir mas é onde todos os seus concorrentes directos a batem.

Controlar a Microsoft.

A Nokia é sem duvida o maior parceiro da Microsoft, especialmente no high-end com os novos equipamento Nokia Lumia. Assumindo que não haveria quaisquer reclamações levadas a cabo pela Microsoft, a Apple poderá de uma forma estratégica, controlar o progresso da Microsoft que muito se tem esforçado para ainda garantir uma posição no mundo dos dispositivos móveis.

Negócio com dupla face

A Apple poderia fazer este negócio e, com um tiro, acertar em dois alvos em pleno movimento. Por um lado adquire as patentes e algumas de engenharia de software (muito parecido com o que o Google fez com a Motorola) e tudo o resto poderá servir para alargar a sua actividade ao fabrico de equipamentos de telecomunicações para marcas como Alcatel-Lucent (mais provável) ou para a Siemens, actual parceira da Nokia em equipamentos sem fio.

Louis termina exemplificando de que forma o negócio pode acontecer:

Com uma capitalização de mercado de 10 mil milhões de dólares para a Nokia e estando a Apple sentada numa de caixa de mais de 100 mil milhões de dólares, seria fácil para a empresa de Cupertino financiar o negócio sentada no sofá. Isto pelas razões apresentadas em cima, no entanto por essas mesmas razões a Google e a Microsoft também devem estar a querer entrar no negócio, puxando claramente o preço da Nokia para cima. Mas poucas empresas têm o poder de compra da Apple e nesse ponto esta acabaria por vencer essa luta e, mais uma vez, reordenar o segmento móvel, enquanto solidificava o seu lugar no controlo do segmento no futuro. [via Forbes]

Partilhar:
Tags:

Comentários

139

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Isso, na minha opiniao, seria um retrocesso no sentido do desenvovimento e na perpectiva do consumidor.
    Dado a politica e o historico da Apple no q se entende por patentes, seria uma tristeza..

    1. Avatar de Paulo P.
      Paulo P.

      Concordo a 100%!!

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Concordo a 100% mesmo tendo muito boas referências com a Apple, uso iPhone e iPad e são fantásticos.

      Claramente que iríamos ficar a perder, acho que a Apple não irá por aí, são demasiado únicos (mesmo nos erros) para absorverem uma Nokia.

    3. Avatar de Miguel

      não foi a Apple que inventou
      as guerrinhas de patentes.
      a ausência de difunsão-até-à-exaustão
      não demonstra que as outras empresas não as têm.

      e.. olha o que o twitter acabou de me mostrar
      http://www.cultofmac.com/194822/steve-jobs-vowed-to-patent-everything-apple-invented-after-being-stung-by-100m-ipod-fine-report

      1. Avatar de RaCcOn

        Ainda há quem pense que existem santos… 😉

        A história repete-se mais uma vez, só mudam os intervenientes…a uns anos era a Microsoft o diabo e os outros os Anjos…hoje é a Apple o diabo e os outros os Anjos…

        😉

        1. Avatar de Telmo
          Telmo

          Uma pequena grande diferença… Apple investe muito pouco no Ocidente, quase nada… Por sua vez a Microsoft sempre apostou muito nos mercados onde vende os seus produtos 😉 Não há santos mas há inteligentes e a Microsoft sempre se preocupou em fortalecer as mãos onde comia já a apple está a cuspir claramente no prato, um dia vai se arrepender pois quando ninguem tiver trabalho\dinheiro para comprar os seus apples no ocidente, duvido muito que o oriente pela sua cultura os compre 🙂 Por isso se a Nokia (Não se esqueçam Europeia) tiver que ir para algumas mãos que vá para a Microsoft, temos todos a ganhar com isso, mais concorrencia melhores produtos, mas pelo menos que não vá parar à apple caso contrario estamos mesmo perdidos…

          1. Avatar de Nuno José
            Nuno José

            Lol lol lol, isto de ser fan é tramado leva a dizer coisas destas lol

          2. Avatar de RaCcOn

            Não sei, não posso afirmar isso…

            Qualquer das formas, não venhamos com tretas…qualquer empresa quer é lucrar e neste momento se quiseres comprar infelizmente compras no mercado Asiático para teres melhores preços.

          3. Avatar de Tello
            Tello

            Segundo o teu comentário o Ocidente é onde se compram produtos da Apple. No Oriente, nomeadamente a CHINA e INDIA, dos paises mais populosos do mundo a Apple não tem mercado… realmente o pessoal não pensa antes de mandar postas de pescada.
            Se a Apple criar empregos na China está tambem a criar mercado ou como foi que o Ford fez com o seu modelo T? Vendia o carro aos trabalhadores.
            E claro todas as empresas andam a investir no Ocidente, não apenas a Apple, mas apenas queria demonstrar o ridiculo do comentário.

      2. Avatar de Hugo Soares
        Hugo Soares

        Há muita gente a querer passar uma imagem má da Apple mas regra geral, as pessoas atiram pedras para onde é mais fácil acertar, nos grandes.

  2. Avatar de NPC
    NPC

    Se isto acontecesse seria o fim do bom nome da Nokia e seria muito mau para o mercado e concorrencia!

    O munda tecnologico e digital ainda estaria mais manchado com o nome Apple..

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Concordo, quero a Apple, a anos luz da Nokia, so iam estragar mais uma boa marca.

      Nokia 4 ever.

    2. Avatar de ex-nokia user
      ex-nokia user

      O bom nome da Nokia acabou já há alguns anos quando “importaram” o ex-CEO da Microsoft. O sistema Windows Phone não é menos fechado que o iOS.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O Windows Phone consegue ser mais estavel, e tem vindo a conquistar imenso mercado, foi uma grande jogada juntarem-se a Microsoft, estão a subir no mercado novamente, se a Apple compra-se a Nokia, era o fim da Filandesa.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          hummm…
          pelo facto de ser Windows já é uma treta… a malta esta farta de Microsoft quer coisas novas, sabes que esta coisa de tecnologia tem a sua faze é como tudo a da Ms ja passou, agora são outros players…
          E sim a nokia pós praticamente um ponto final na sua viabilidade ao trazer para dentro de casa um enimigo!!!Mas claro os acionistas é que sabem o que querem e tem sido assim sempre…a nokia perde mil milhoes a cada trimestre…
          e vai continuar a cair penso que ja não ha hipotse de nenhuma de recuperar, nem mesmo largando o windows e voltando ao MEEGO…neste momento a Nokia ja não é capaz de voltar a ter valor acrescentado e um ecosistema proprio…pois tem andado a torrar dinheiro a parva!! A nokia pode esta nas mãos de empresas como a Microsoft, Apple,Google e outras que a queiram…e disto ja não se safam…
          Se a microsoft conseguir comprar…o investimento do Ciclope na nokia foi bom e mau para a nokia…se não conseguirem comprar porque outros teem mais dinheiro, foi muito mau a ganancia foi tanta que com vontade de eliminar concorrência acabaram por rebentar com a maior hipotse de vingarem nos SOs mobile!!

          cmps

    3. Avatar de Ciro Espítama
      Ciro Espítama

      Bom nome da Nokia? Fale-me Mais Sobre Isso… 😀

      1. Avatar de Miguel Sousa

        O bom nome da Nokia foi conquistado ao longo de muitos anos, com equipamentos que não duravam 1 ano como os Samsung de agora, que passam a vida na assistência técnica, o meu incluído (SGS2).

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Há quantos anos conheces a nokia??

        cmps

  3. Avatar de idontcare
    idontcare

    isto na minha opinião não faz qualquer sentido… nem a própria apple deve ter interesse nisto… muito menos a nokia…

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Apple – Siemens, Networks simplesmente não soa bem… lol

    1. Avatar de Miguel Sousa

      Não puxar a NSN para aqui, A Nokia que se está a falar aqui é a casa mãe, não é essa “coisa” que vai dando emprego a uns milhares (por cá, felizmente, mais de 1000) mas infelizmente, já arrombado, qual Titanic, sem rumo. E digo infelizmente com I muito maiúsculo.

  5. Avatar de MenuMaker
    MenuMaker

    É uma boa ideia mas bastante difícil de concretizar. A Nokia não vai ficar parada à espera que a comprem e assim que a Apple a “trincasse”, a Microsoft junta-se à luta e sabe-se lá mais quem. Quem quer que a compre vai ter que dar muito mais do que aquilo que ela vale e valia nos seus tempos de ouro. Quem avançar só vai ter um mar de problemas pela frente.

  6. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Este texto apresenta pontos válidos mas também é vago demais para se substituir a Apple pela Samsung na compra da Nokia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há dois pontos fundamentais que justificam tudo: Nokia a caminhar para a falência e Apple cada vez mais rica. A partir daqui e como quem fala mais alto é o dólar, meu caro, tudo é possível.

      1. Avatar de ze
        ze

        A nokia esteve em baixo mas está a recuperar, já afastou a falencia e vai dominar no windows

      2. Avatar de Dimu
        Dimu

        Problema é que tens uma Microsoft no meio disso. 🙂

      3. Avatar de Jose
        Jose

        Falência? Vocês têm problema sérios, a Nokia esta melhor que nunca, esta a voltar a ter sucesso, e vocês falam em falência, looool.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Coitada da Samsung…

      Não tem 100 megas para gastar…

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    Como se nao bastasse ter de ver a luta entre o iOS, Android agora as coisas iriam ficar ainda pior. Se neste momento isto esta tudo bipolarizado e a Microsoft esta a tentar ter a sua palavra a dizer como podem os consumidores aceitar de animo leve o cortar das pernas da concorrência e sobretudo de mais escolha.
    Todos sabemos que a Apple e a empresa da moda apesar de andarem por ai a algum tempo mas a diversidade e mais do que bem vinda e espero que a Microsoft consiga fazer algum barulho no mercado móvel. Quero la saber se o telefone que tenho e o que mais se vende. Compro por gosto e não por modas para mostrar alguma coisa. Quero chegar a uma loja e não quero ver iPhones, alguns Androids de plástico e um ou outro material mais interessante Android… e não haver outras escolhas. Convenhamos que a Nokia tem material bom.

    1. Avatar de Serginho M

      Concordo plenamente amigo. Tenho um Lumia 800 e estou muito satisfeito. Olhando bem para este post eu digo: com tanta tecnologia que a Nokia detém, e com esta aliança à Microsoft, que fez um software simples e fluído, porque haveria eu de precisar de um iPhone? 🙂

  8. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    There is no way of that happen.

    Não seria mau, não seria péssimo, seria um desastre, ao fim de tanto tempo uma lofada de ar fresco entra no mercado dos smart phones e tables só para a apple poder controlar no fim.

    Uma ação dessas só seria comparável ao monopolização que a Microsoft fez no mercado dos pcs durante anos e isso e uma abominação.

    Mas como foi só o delírio de alguém não estou muito preocupado.

  9. Avatar de ~DW
    ~DW

    A Microsoft, Google e Samsung nunca iriam deixar isto acontecer… e sinceramente espero que não aconteca, isto seria uma mudanca horrivel para os consumidores.

    1. Avatar de RaCcOn

      Iriam eles próprios tentar comprar a Nokia por forma a conseguir eles obter o monopólio do mercado…
      Como foi dito, uma vez que a Apple consegue ter mais margem de negócio pois é economicamente maior, seria natural que conseguissem cobrir as ofertas dos concorrentes sem grande problema.

      São empresas gente, querem negócio e lucros para crescerem.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Mas não sei até que ponto a Appel teria vantagem financeira para uma eventual compra da Nokia (que acredito não acontecer).
        É de lembrar que o fundador da Microsoft, apesar de não estar na empresa, continua a ser o mais rico do mundo, por isso se eventualmente houve-se uma necessidade de ele fazer um grande investimento para que a Microsoft não perde-se um muito bom negocio, ele fazia.

        1. Avatar de RaCcOn

          Lembra-te que a Apple continua a ser das empresas mais valiosas do Mundo, deixa de longe a Google e a Microsoft…para além do facto de que para a Apple isto seria um excelente negócio com rentabilidade garantida, logo seria natural que tivesses uns bons milhares de investidores a investir na empresa e a fomentar ainda mais a compra fazendo com que caso a Apple assim o entendesse pudesse fazer propostas mais altas que qualquer um deles.
          Qualquer das formas, não vejo como impossível esta compra, para a Apple era ouro sobre azul.

        2. Avatar de Miguel

          o bill nunca foi o homem mais rico do mundo.
          e já nem na lista forbes está em primeiro.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Porque deve a Apple comprar a divisão mobile da Samsung

    A conceituada revista…

  11. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Por causa da senhora:

    “Qual foi a empresa que desenvolveu o iphone? A Nôkia, ou a Ápple?”

    1. Avatar de Nelson
    2. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      foi a Rowenta ! xD

  12. Avatar de Eu mesmo

    n vai comprar nem mesmo que quisesse, nem a comissão europeia deixava, nem a autoridade da concorrência dos EUA

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Se deixaram a Oracle destruir a Sun como fez…achas que não deixam uma nokia ser comprada por outra empresa??

      cmps

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Do ponto de vista de investimento e crescimento, acho que seria algo do outro mundo esta compra por parte da apple.

    Do ponto de vista do consumidor, acho que seria negativo.. tal como eu, milhoes de pessoas não apreciam a resistencia e estetica dos aparelhos apple. E nessas caracteristicas a nokia é uma excelente alternativa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas a Apple não quer nada com o sistema operativo nem com a aparência dos Nokia, até deve continuar a distribuir estes equipamentos, usando uma distribuidora ou parceria. A Apple apenas ficava com um parque de patentes que lhe fazem falta para os próximos 10 anos.

      O consumidor ficou a perder ou a ganhar com a aquisição, por parte da Google, do departamento de mobilidade da Motorola?

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Como a Nokia é fabricante a Apple ganhava também fabricas para produzir o iphone!

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Então fiz uma interpretação errada do artigo, compreendi que caso a Apple adiquiri-se a Nokia por completo ( patentes e tudo o resto), acabaria com a linha movel da nokia por estrategia e imponha apenas o seu smartphone. Aproveitando tudo o resto da Nokia, como patentes, mapas e afins.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Muito possivelmente a Apple apenas produziria iphones, ipades ipodes,macs….

      cmps

  14. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Acho piada a este povo, então a Google não comprou a unidade de mobilidade da Motorola?

    Valha-me Deus, estes utilizadores android são mesmo estranhos. Mas sei bem a razão;)

    Era uma excelente compra e salvava a Nokia.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Salvava… se fizessem aparelhos, especialmente smartphones, que vendessem…

      Com o WP, isso é muito difícil… não há apps, não há muito suporte pela comunidade…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Existe sempre o MEEGO lol, mas a nokia desta feita procurou uma aventura maior…eu as vezes também sou assim…
        o que é fácil as vezes chateia-me e perco o interesse.
        Acho que a nokia la acabará por deixar o windows, por ser comprada, ou porque percebera que não vale a pena descer mais…eles continuam a perder mil milhões de euros ou por trimestre ou é por semestre, mas eu acho que é por trimestre…já não faltará muito para desistirem de coisas difíceis…talvez o problema depois seja mais em como voltar a criar um ecossistema e desenvolvimento que os possa trazer de novo a ribalta…pois isso requer dinheiro e eles a gasta-lo desta maneira não irão muito longe!!
        Existem varias possiblidades…a ideia de os levar quase a falência esta a resultar bem por parte da MS pois pode compra-los por tuta e meia…mas eis que o mundo é feito de patentes e a Samsuga e a Aple podem dar a volta a coisa e todo o trabalhinho da MS para desgraçar a Nokia acaba por beneficiar uma das outras e não a MS…pois quanto maior for a concorrência na altura de compra mais a empresa vale…e neste campo a Apple sai vencedora sem sombra para duvidas!!
        Eu falo por mim…a MS tem desgraçado esta empresa e so pelo facto de nos desgraçar a Nokia a nós Europeus, acho que não devia ser ela a ficar com a empresa!!!
        Era uma lição de vida que aprendia, mas a ver vamos…

        cmps

  15. Avatar de João Ramiro

    a única explicação que vejo nisto seriam patentes e a Apple poderia bem comprar uma grande quantidade de patentes (mapas, cameras e lentes, rádios ou antenas, etc) em vez da Nokia inteira

    1. Avatar de Vítor M.

      A Apple tem um dos mais importantes portfólios de patentes, o portfólio que era da Nortel:

      http://bit.ly/Q9Ejar

      Portanto, há muito mais a ganhar do que a perder para a Apple, nesta compra de uma empresa que está em apuros:

      http://bit.ly/Q9F43u

      A Nokia apenas tem de apresentar mais um relatório de final de ano e verás que surpresas vão aparecer e… quando há fumo… há fogo 😉

  16. Avatar de Armando
    Armando

    É caso para dizer “Deus me livre!”
    Num mundo perfeito, tal seria possível!! Isto é quase como perguntar porque não paga a Alemanha a divida de Portugal e Grécia!?
    Como vi um grêgo dizer deixem-nos viver com dignidade, com oportunidades e com mais não sei o quê! Porque não matar a fome em África com esse dinheiro?
    Não quero acreditar que tal solução fosse positiva para quem quer que seja!

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas a google não matou a fome à Motorola? Por esse teu ponto de vista, estás errado 😉

      1. Avatar de Dimu
        Dimu

        Assim como a Microsoft matou a fome à Apple. 😀

        1. Avatar de João Gonçalves
          João Gonçalves

          ohhh snap!

        2. Avatar de epro
          epro

          ohhhh.. God! 😀

        3. Avatar de Vítor M.

          Dimu sim foi verdade sim, a Microsoft salvou a Apple da falência. Mas lembras-te do que disse Steve Jobs sobre isso?

          Tens de ler o livro 😉

          Mas a Microsoft e a Apple são ao mesmo tempo grandes “amigas” do passado e na verdade cada vez estão mais próximas no presente contra um “inimigo” comum 😉

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Basta ler o “resumo” da historia do porque do Bill gates ter investido na Apple! Enganem-se não foi por “caridade”. A Microsoft precisava quase tanto da Apple(não da mesma maneira) como a Apple precisava de um investidor!:)
            http://noticias.sapo.pt/especial/stevejobs/legado/2011/10/19/o_dia_em_que_a_microsoft_salvou_.html

  17. Avatar de tiago
    tiago

    o que eram mesmo fantástico era a Google comprar ou fazer uma parceria com a RIM(blackberry) que tem dificuldades financeiras.
    Ficava um Android empresarial, um windows phone 8(tb bom empresarial) e o i’OS.
    Assim é que eram 3 sistemas de topo, e depois um sistema que englobasse a mozila,o bada, symbian, webOS,…

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Tiago ,

      Boa noite ,já a algum tempo que existem muitos rumores acerca da RIM e do interesse da Google pela empresa , mesmo até da compra da Motorola , por isso este cenário não é de afastar .

      Quanto a Nokia a ser comprada pela Apple nem em sonhos a Microsoft iria permitir que isso acontecesse , nunca depois do forte investimento que fizeram como W8 .

      Estes são cenários que alguns gostam de lançar para motivar a agitação das aguas , se colocarem esta questão após um fracasso total do W8 isso já são outros 300 , agora os dados estão lançados e os players praticamente todos se rechearam com um bom leque de patentes para que os seus negócios possam ser autónomos , quem tinha de ir ao mercado já foi , ou já era .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Errata queria dizer ”mesmo antes da compra da Motorola ”

        Serva

      2. Avatar de Vítor M.

        Qual será a probabilidade da Microsoft conseguir uma oferta maior que a da Apple?

        Penso que nesta altura, e basta ver o “bolso” de cada uma delas, a Apple está muito melhor financeiramente que a Microsoft. Como quem fala mais alto é o dólar, só vejo mesmo a Apple a comprar.

        1. Avatar de Dimu
          Dimu

          O poder de compra tanto de um ou de outro é igual. Visto o valor de mercado da nokia é X, e tanto um como o outro tem esse X para gastar. E no valor das duas empresas esse X são trocos.
          A não ser que a apple esteja preparada para dar 260B pela nokia (que é o valor da MS), nesse caso sim, a MS já não teria como atacar.

          Por isso não vás por aí.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            O poder de compra é igual?

            Pensas que a MS está recheada como a Apple?

            O valor da Apple dá para comprara a Microsoft, a Google e a Intel, e ainda te sobra para uns cafés…

          2. Avatar de Nils
            Nils

            Acho que deves rever essas contas…

            Assim por alto diria que com 1/3 do bolo que a Apple já amealhou mais ninguém vai a jogo… Lol

            Eu cá estou a adorar a noticia 😉

    2. Avatar de Vítor M.

      Já foi veiculada a possibilidade da Microsoft comprar parte da estrutura da RIM, agora a Google, penso que não terá interesse, até porque a Rim sempre avançou em posições opostas à estratégia da Google, no que toca ao mundo mobile.

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Seguem caminhos diferentes mas depois para fazer negócios o playbook corre aplicações android. Porque será?

        Acho que é pouco provável, mas o android ganhava muito com a compra.

  18. Avatar de Leandro
    Leandro

    Essa matéria me fez rir um bocado. :p
    Tem cada xarope na internet.E tem gente que acredita em tudo que lê.

    1. Avatar de Ri-te, ri-te
      Ri-te, ri-te

      Obviamente é especulação.

      Mas por acaso não estás a querer dizer que uma empresa que vale 598 mil milhões de dólares não é capaz de comprar uma que vale 10 mil milhões, não ? Dinheiro “à vista” tem a Apple muito mais do que isso.

      A Nokia ainda não chegou aos prejuízos avultados da RIM mas os lucros são poucos. Agora, se a Apple quisesse comprar a Nokia (não me parece que queira) havia mais tubarões ao barulho.

      1. Avatar de Vítor M.

        Tens razão sim senhor e é nesse prisma que devemos ver esta possível (embora nada mais que uma observação de um analista de mercado). A Apple é que domina actualmente este sector, mesmo que a Samsung possa ter algo a dizer, é a Apple que tem mais dinheiro, mais influência e mais solidez em bolsa, atributos que dão confiança aos investidores.

    2. Avatar de Vítor M.

      Leandro, olha que não é a primeira vez que tal acontece, até porque é uma estratégia viável, basta ver o que a Google fez com a Motorola 😉

  19. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Acho que a Nokia é que devia comprar a Apple porque quando sair o lumia 920 já não se vai falar do iPhone 5…

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      É exatamente disso que estou falando. 🙂 eu mesmo sou um que vou comprar assim que sair aqui no Brasil, e já recomendei para uma galera enorme que também estão animados.

    2. Avatar de Vítor M.

      Boa João 😀 mas… isso não vai ser possível 😉 até porque longe está a quota de mercado do Windows Phone e tão cedo essa quota não crescerá à custa do segmento iPhone, será certamente noutro patamar 😉

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Vítor M. você sempre puxando a sardinha para o lado da Apple né. hehe
        O que era a Apple uns poucos anos atrás. As coisas mudam muito rapidamente no mundo da tecnologia. Se a Apple não mostrar a “inovação” que ela tanto preza rápido as pessoas vão começar a sentir a falta do Jobs. Pra mim o iPhone 5 tá sendo um fiasco, eu esperava muito mais da Apple, muito mesmo e não só uma “esticada” no celular.

        1. Avatar de Vítor M.

          Leandro, estou apenas a enquadrar os factos, há ou não a possibilidade da Apple, da Google e da Microsoft adquirirem a Nokia?

          Há, claramente é algo que já se fala há pelo menos 2 anos para cá, até inicialmente se falou na Microsoft, quase se tornava realidade há´um ano e meio:

          http://bit.ly/VGOp8h

          Portanto, devemos analisar os factos desse ponto de vista: dólar!!!

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tá, espera sentado…

      Lumia são sempre telemóveis muito bons e muito bonitos, é verdade, mas depois de, no máximo, uma semana, vais estar mesmo arrependido de não teres comprado um iOS ou Android.

      Simplesmente o WP é um deserto, e, pelo menos o 7.5 com defeitos de design muito grandes e sem jailbreak/root para utilizadores avançados…. o WP8, podes querer que vai continuar a ser igual…

      1. Avatar de Serginho M

        Amigo Nelson, tenho um Lumia 800 à quase um ano, e não estou nada arrependido! 🙂

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Também tenho um Lumia 800 desde Fevereiro e estou muito satisfeito. Não preciso de 1 milhão de aplicações onde 90% é lixo, preciso de aplicações para o que necessito e com a qualidade que procuro. Tinha Android e agora tenho WP e sinceramente não estou nada arrependido muito pelo contrário.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu tive android (LG P500), depois comprei um WP (Lumia 710), detestei tanto! Não havia maneira de andar com um WP que não gostava durante 1 a 2 anos, vendi-o no OLX e comprei um Android (Galaxy Nexus).

          O telemóvel é muito bom, para o preço que estava (199€), então era mesmo boa opção, com qualidade Nokia, então os 800/900 estão mesmo a par do melhor que se faz.

          Mas quanto ao SO, não tem as minha apps favoritas… então e o Flipboard é lixo? Dropbox, ninguém usa (skydrive, não gostei nada)? Instagram, não posso ter? E outras que mais… o nokia drive, também não gostei, experimentei uma vez, experimentei numa viagem que costumo fazer, de 30 minutos, ele foi pelos sítios piores e passou a durar 45 minutos.

          Além disso, é um martírio para fazer coisas simples, como ligar/desligar o Wifi e o 3G…

    4. Avatar de Serginho M

      Tocas-te no ponto certo! Este Lumia 920 é que deve ter assustado a Apple, a Samsung e, toda a concorrência, que acaba de levar uma grande lição de verdadeiro avanço tecnológico! É como eu digo: mulher boa, só não vê quem é cego…

  20. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    Pois eu era mais da opinião que a Samsung deveria comprar a Nokia, pelas mesmas razões acimas descritas.

    Primeiro metia a maçã no lugar dela e resolviam grande parte das velhas discussões de patentes.

    Segundo, daria um hardware e construção “decente” ao concorrente direto da Apple

    e por fim… mantinha o desenvolvimento da Microsoft, que por sua vez a Samsung já faz, mas muito mais reduzido.

    Mesmo assim, acho Nokia uma marca de respeito e seria uma pena desaparecer do mercado, “dissolvida” no meio da concorrência. Na minha opinião, o grande erro foi não dar uma hipótese ao Android.

    De resto, ainda a Samsung e a Apple sonhavam com SmartPhones e já a Nokia tinha soluções no mercado que surpreendiam.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bom dia ,

      Um facto muito importante e que não nos devemos de esqueçer é o valor da marca Nokia que ainda é das mais cotadas do Mundo , eu não estria tão certo que a Nokia possa ir a falência , esse cenário já foi mais pertinente que o actual momento , de qualquer das formas eu já tinha expressado noutros posts que a Nokia deveria ter diversificado os seus equipamentos com outros SOs incluindo o desenvolvimento do MEEGO , mas sobretudo a aposta no Android seria a cereja em cima do bolo .

      O W8 ainda vai ter de fazer o seu caminho , a Microsoft não tem ajudado muito a Nokia a vender neste últimos tempos com a noticia que os recém lançados Lumia com o W7,5 não teriam direito a actualização para o 8 e isto como é evidente para uma empresa que se está a reestruturar e a fazer investimentos avultados não são boas noticias , as vendas não devem ter compensado este investimento .

      Continuo a achar que a Nokia ainda precisa de encontrar o seu caminho e uma das formas de o fazer é tornar-se mais generalista , no fundo a Nokia sempre lidou com SOs proprietários baseados em Linux não percebo a razão porque o não volta a fazer ligando-se ao Android .

      Cumprimentos

      Serva

  21. Avatar de golias17
    golias17

    Falta aqui falar da qualidade da câmara, pelos vistos há algumas reclamações para o lado da apple e as da Nokia,são as melhores.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      Pois então, a Apple consegui pegar uma coisa que estava indo bem e “estragar” câmera, mapas, LTE que não funiona em todos os lugares, WIFI, riscos e outros. 🙂 a Apple já faz iPhone a tempo bastante para fazer as coisas bem feitas. Poderia ao menos testar os aparelhos antes de vender. Seria o mínimo pelo preço dos produtos. Já fui muito fã da Apple, nas acabei não gostando da política da empresa e o rumo que levou processando todo mundo por qualquer coisas. o iOS que tem a mesma cara ever. Pra quem já teve 3 iPhones e depois de 4 anos ver que ele tem a mesma cara é desanimador. O que o iPad 1 fez para não merecer o iOS 6? hehe

    2. Avatar de Vítor M.

      Já testei e, depois de termos os nossos testes é que saem os posts 😉 fica aqui atento, faz refresh que vais gostar de ver 😉

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Espero que tenhas testado contra a luz que se queixam disso. Pode ser que o teu seja melhor que o de outros.

        Eu como não tenho um iphone não me faz muita diferença. Cor-de-rosa nas minhas fotos não aperecem 😀

        Cumprimentos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Testei várias, apareceu-me uma foto com isso, em muitas que tirei. Será grave?

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Isso depende de ti eu não uso iphone logo se é grave ou não, só tu como utilizador o podes dizer. Mas que o problema existe, existe 😀

      2. Avatar de Leandro
        Leandro

        Hehe, é claro Vítor, mas se alguém vai comprar a Nokia é claro que vai ser a Microsoft. Agora, o pé de chinelo citado acima dizer que vai ser a Apple é brincadeira. Se não for a Microsoft(o que dúvido imensamente) será a Samsung, isso se a Nokia for comprada por alguém, por que com o lançamento dos celulares novos e os lançamentos da Microsoft, as coisas parecem que vão mudar bastante. Assim espero.

        1. Avatar de Vítor M.

          Vamos ver, pode ser, mas a Microsoft também não está com essa vantagem toda. Seja como for e também ninguém esperava que a Google comprasse a área de mobilidade da Motorola, o mercado mexe-se e nesta altura tudo é possível

          A Samsung também, pelo que os mercados de capital dizem, não está tão poderosa como pensas. Mas vamos ver, isto tudo são conjunturas que podemos esperar e delas fazemos exercícios que são os mesmos que os CEO’s dessas empresas fazem, apenas numa escala mais pormenorizada 😉

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Talvez valesse a pena discutir o “flare” em fotografias tiradas em certas condições, mas na verdade tem mais interesse o que diz o Consumer Report sobre a câmara do iPhone 5:

      “In fact, excluding the phenomenal 41-megapixel camera we tested on the Nokia 808, the iPhone 5’s 8-megapixel camera is the best we’ve seen on a smart phone. In the full battery of tests we give to smart-phone cameras, the iPhone 5’s camera proved capable of capturing beautifully sharp and vibrant photos.”

      Também faz uma apreciação bastante positiva da app mapas do iOS 6.

      http://news.consumerreports.org/electronics/2012/10/apple-iphone-5-test-results.html

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Uma opinião, quer queiras quer não o novo lumia tem a melhor câmara do mercado, o novo iphone é bom e tal, mais rijo e bonito a meu ver, de resto perde em quase todos os campos. Podes perder uma data de tempo a procurar notícias que digam o contrário mas a realidade, é que a app dos mapas não tem qualidade suficiente e quanto há câmara existem melhores, para não falar do ecrã.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Ó diabo. Vai-se a ver fui buscar a notícia a algum site esconso de que ninguém ouviu falar 😉 Pesquisa por “iPhone 5 is a winner” e vais ver que toda a gente ouviu e que o Consumer Report não é uma entidade qualquer.

          Nos testes à câmara do iPhone 5, feitos por quem sabe, todos destacam a qualidade da câmara. O mais conceituado é o DPreview: http://www.dpreview.com/articles/6867454450/quick-review-apple-iphone-5-camera

          Que o Nokia 808 tem um câmara melhor ninguém contesta. Que o Lumia tenha uma câmara melhor (ou “quase todos os campos”) nunca ouvi falar. Se tiveres um linkzito de “quem sabe” a suportar isso gostava de ver.

          O mal de muita gente é acreditar que é verdade aquilo que gostava que fosse.

          Deficiências que ainda haja no Mapas são problema do iOS 6 não do iPhone 5. E estão a ser resolvidas com rapidez.

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Depois das apresentações do iphone, galaxy s3 e do lumia 920, repito lumia 920, sim este é o modelo mais recente da nokia não o 808 que já saiu à bue.

            Fizeram comparativos e o lumia 920 é o melhor, não preciso de ler criticas a falar bem da câmara do iphone apenas precisei de ver fotos e reparar quais as melhores.

            A câmara do iphone não é má apenas há melhores.

            Chegas te a uma realidade em que a concorrência directa da apple já apresenta telemóveis que em parte são melhores que o iphone, tens de te habituar a mesma.

            Cumprimentos.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Essa não percebi. A câmara do Nokia 808 é de 41-megapixels (MP). A do Lumia 920 é de 8,7 MP.

            A câmara do Lumia 920 é melhor que a do 808 “que já saiu à bue “? Ou que a do iPhone 5 ?

            Já agora, se fizesses um esforço, eras capaz de encontrar os testes, feitos por “quem sabe” ?(Não é por nada, mas não sei se és dos que sabe, mas dos que pensa que sabe mas não sabe).

        2. Avatar de golias17
          golias17

          É melhor que a do iphone5, quanto a do 808, não vi comparações por isso não vou afirmar nada.

          Quer saber as diferenças, basta veres fotos tiradas por todas as câmaras e logo notas a diferença.

          http://www.engadget.com/2012/09/26/lumia-920-low-light-shootout/

          Vê as imagens que dizem tudo

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            “low-light shootout” (fotografias com luz fraca), sem flash.

            E anda “quem sabe” a inventar uma bateria de testes, como esta do DPreview 😉 http://www.dpreview.com/articles/6867454450/quick-review-apple-iphone-5-camera

            O Lumia 920 tem “Pureview”, como o Nokia 808, o que lhe dá vantagem nesse tipo de fotos (O 920 ficou mal afamado por caso das fotos que demonstravam o seu “pureview” terem sido tiradas com uma máquina profissional, mas não era preciso).

            Desculpa lá mas a tua demonstração ficou curta. Por isso é que eu pedia um link/confirmação. Mesmo tratando-se de fotos “low-light” sempre ficou melhor que o G SIII e o HTC OneX, não ?

          2. Avatar de golias17
            golias17

            Ficou, ficou mas a lumia é a melhor, apesar de tudo as fotos realmente tiradas pelo lumia são as melhores e disso não tenho eu nem tu tens dúvidas. A nokia apostou forte nas câmaras dos telemóveis, e os resultados são visíveis. Se achas que esse link não chega procura mais que encontra, até podes ver a diferença em vídeos. Na altura em que falavam mais disso vi um melhor, mas não o consegui encontrar.

      2. Avatar de Anti-Fanboys
        Anti-Fanboys

        Desculpa lá, mas só podes estar a brincar. Apreciação positiva da app mapas do iOS 6? Até o Tim Cook veio pedir desculpa pela aplicação dos mapas, em primeiro lugar. Nunca houve maior buraco de navegação. Em segundo lugar, melhor camera? Uma camera que enche as fotos de artefactos roxos? Que também o Tim Cook veio admitir como sendo problemática? não brinquem comigo.

  22. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Mr. Tristan Louis é um “tristan” completamente louco, que há falta de melhor, inventou umas parangonas para um artigo de ultima hora, para ganhar uns cobres. A Nokia não está à venda. Pela sua estrutura acionista, mais facilmente iria à falencia do que seria vendida. E a ser vendida, não seria à Apple de certeza. Oh Mr Tristan… vai “apanhar maças” que isso passa-lhe.

  23. Avatar de el cora
    el cora

    apesar de ser utilizador dos produtos apple, concordo que seria muito mau caso esse negocio viesse a acontecer. O que provoca a evolução é a competição entre as marcas. Penso que a Nokia finalmente está a começar a dar de novo os passos na direção certa. Se fosse absorvida pela apple seria como partir as pernas a uma eventual solução que promete ser interessante.

  24. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Bem, se a Microsoft comprasse a Apple, isto é que seria brutal não só para o desenvolvimento tecnológico, mas sim, para a experiência do consumidor.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Comprava com o dinheiro de quem ? Vê-se cada uma 😉

      1. Avatar de Serginho M

        Com o mesmo dinheiro que os clubes portugueses compram jogadores, quando tem passivos de 200 milhões… 😉 O mundo dos negócios não funciona assim amigo. Ou tu achas que Portugal neste momento, esta a viver à custa de quem? Nós já não temos dinheiro à uns largos meses…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Faz assim. Vai ao Google Finance e vê o Mkt (valor de mercado) de:

          – AAPL (Apple): 598 mil milhões
          – MSFT (MicrosoftI: 250 mil milhões
          – GOOG (Google): 248 mil milhões
          – NOK (Nokia):10 mil milhões.

          Estuda. Fala com quem sabe. Talvez um dia alguém compre o teu passe de jogador de futebol 😉

          “Estamos a viver à custa de quem ?”. Por acaso emprestaram-nos o dinheiro sem juros ? Grande parte do dinheiro é para pagar os empréstimos que se vencem – visto que estamos “fora do mercado”, ou seja, se fôssemos ao mercado teríamos que pagar juros ainda maiores (não muito maiores do que o que se paga à “troika”, mas ainda assim pagamos menos).

          O crescimento do montante dos juros, do subsídio de desemprego e de outras prestações sociais e a diminuição das receitas dos impostos (e por isso cada vez carregam mais nos que vão pagando) é que nos deixa sem dinheiro. Não tem nada a ver com o mundo dos negócios do post.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não ligues o Arcadiy Kulchinskiy não faz ideia do que está a dizer 🙂 não faz mesmo a mais pálida ideia da realidade.

          2. Avatar de Serginho M

            Amigo, eu sei o que estou a dizer. O meu patrão comprou parte da PT multimédia por 300 milhões de euros, sem os ter no bolso, tudo através de empréstimos à banca. O que eu quis dizer é que, se isso fosse mesmo uma intenção da Microsoft, eles injectavam capital ate atingir esse valor, dúvidas? A maioria dos negócios é feito através de empréstimos e nunca com dinheiro em caixa! Claro que isso nunca vai acontecer, só quis dizer que era possível se houvesse intenção.

          3. Avatar de Vítor M.

            Mas… será que só a Microsoft se poderia financiar? É que o mercado é muito mais feroz que um simples empréstimo, meu caro, lá, no alto, o jogo é outro. mexe com muita coisa 😉

          4. Avatar de Serginho M

            Claro que não. Qualquer uma dessas empresas o podia fazer. Jogam todos no mesmo campo, e todos eles tem créditos firmados nesse tipo de mercado.

          5. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Comprou parte da PT multimedia por 300 milhões de euros.

            A Apple em euros está a valer 491.000 milhões, ou seja, 1637,7 vezes mais.

            Acho que não tens a noção do que valem as maiores empresas e a Apple é a que vale mais. Os tubarões cá do burgo não passam de carapaus a este nível.

            Acho que não vale a pena insistires. Os tubarões não se comem uns aos outros, porque não podem. Em querendo, desde que não haja perigo de indigestão, comem uma foca. A Nokia actualmente é uma foca.

    2. Avatar de Anti-Fanboys
      Anti-Fanboys

      Brutal negativamente, só se for.

  25. Avatar de Joob

    Samsung & Nokia = <3
    Apple = :s

  26. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Quer dizer, já há algum tempo se fala com razão e lógica sobre a compra da Nokia por parte da Microsoft, algo que até nem deve demorar, não dou dois anos… mas lembram-se de fazer especulação com isto…

    Ora bolas e porque não ser a Google a comprar, ou a Samsung, etc…

    Volto a dizer, sabendo que a Microsoft já à algum tempo que vem preparando a compra da Nokia, aliás até há um artigo sobre isso aqui no pplware (https://pplware.sitedev.pt/informacao/microsoft-podera-comprar-servicos-moveis-nokia/) é deveras fútil fazer qualquer tipo de especulação sobre a Apple comprar a Nokia e sequer divulgar a especulação. Quero lá saber se é um artigo da Forbes, só prova que os ricos também são estúpidos, são raros os verdadeiros génios, a maioria são herdeiros, ladrões e pessoal com simplesmente muita sorte.

    PS: É incrível a quantidade de artigos que têm saído relativamente às qualidades superiores dos produtos Apple, especulações sobre a Apple, tudo e mais alguma coisa sobre a Apple mas nada sobre os problemas com o acesso à internet ou problemas com a câmara, etc, notícias que eu nem preciso de procurar pois nem precisamos ir a sites ou procurar imprensa especializada em tecnologia para ter acesso a essas notícias. Não tenho absolutamente nada contra a Apple, se tivesse o dinheiro para chegar aos seus produtos ia testar a ver se valia a pena e caso se justificasse compraria sem problemas mas nos últimos tempos até parece que a pplware recebeu apoio para esquecer certas notícias e publicar outras.

    1. Avatar de Serginho M

      Não é o pplware, é mesmo o Vitor M que, nos último tempos tem-se notado muito tendencioso para o lado da maça. Mas felizmente, muitos dos que estão do lado de cá, também percebem de tecnologia, e não vão em tretas…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Se perceberes tanto de tecnologia como de negócios, estás bem 😉

      2. Avatar de Vítor M.

        Serginho M acho que não entendes o mercado, eu falo do que o mercado mundial transmite mas como estás obtuso, não percebes.

        Na verdade esta é a realidade, são as tendências e as evoluções de um mercado nada estático, mas, dedica-se a outra coisa que de tecnologia, tens acertado pouco 😉

        O Texugoelectrico, que faz jus ao nick, sente uma certa nostalgia de um tempo que passou, e não está mais visível, pois estamos a mostrar a vanguarda, as novidades, em vez de perder tempo com as bola de naftalina.

        Pelo que vejo e leio o que escreves, também estás nesse patamar… mas a culpa não é nossa… cada um, absorve o que quer…. tenho notado é a tua presença constante nos meus posts, agrada-te mesmo o que escrevo. 😀

        1. Avatar de Texugoelectrico
          Texugoelectrico

          Poxa a notícia sobre a Microsoft não é assim tão antiga e mais recentemente vi um vídeo no Youtube que voltava a falar nessa possibilidade, por isso não percebo a referência à naftalina…

          Já em relação aos posts, é perfeitamente possível, não é que esteja a ver quem escreve o artigo mas talvez o Vítor escreva artigos sobre assuntos que me chamem mais à atenção.

          Já em relação aos problemas relatados com o i-phone gostei de ver que já deram atenção ao problema da câmara, embora com as fotos que apresentaram eu tenha ficado na dúvida se o problema é mesmo frequente ou se é apenas algo que as pessoas nunca tinham notado pois aquilo acontece em todas as máquinas…

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Era engraçado ver um Lumia com IOS.

  28. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nunca na vida tal coisa irá acontecer.
    Primeiro porque a Microsoft não deixa. A Microsoft tem um contrato de colaboração com a Nokia que vale algo como mil milhões de dólares. Se a Apple comprasse a Nokia, como é que isso ia ficar? Só as penalidades por incumprimento do contrato por qualquer uma das partes devem ser astronómicas… Por outro lado não estou a ver a Apple continuar a desenvolver telemóveis com o Windows Phone.
    Segundo porque as autoridades de concorrência nunca irão permitir tal coisa. Quando a Google comprou a Motorola foi uma complicação a UE aprovar o negócio, e a Google não fabrica telemóveis nem domina o mercado de smartphones.
    Terceiro porque a Nokia não teria problema nenhum em licenciar os dados da Navteq à Apple. Já o faz a tanta gente que mais um, menos um não ia fazer grande diferença. Claramente não foi esse o caminho que a Apple quis seguir, e mudar agora que já tem uma solução de mapas completa — independentemente dos defeitos e lacunas que possa ter — ia ser mais do que admitir um erro, seria deitar fora todo o trabalho já feito e começar de novo do zero.

    1. Avatar de Dimu
      Dimu

      +1
      E o contrato é de 2 mil milhões.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A Apple não é concorrente da Microsoft. A Apple, desde que SJ regressou, nunca pensou em competir directamente com a Microsoft, aliás, respeito mutuo, até porque a Microsoft foi que arranjou $ para a Apple não ir á falência de vez!

        Pode muito bem continuar com telemóveis Windows Phone, até porque ninguém no seu perfeito juizo está a ver o iOS a correr em telemóveis que não sejam o iPhone, mesmo que sejam os excelentes Lumia (com um Sistema Operativo muito mau)

      2. Avatar de lmx
        lmx

        mas 2 mil milhoes são trocos para a Apple…ainda não perceberam menos de 4% do dinheiro da Apple …peanuts

  29. Avatar de Darth
    Darth

    Esta-se mesmo a ver as autoridades europeias e americanas a autorizar tal compra… Nunca na vida.nem que a apple ofereça todo o $ do mundo. Wishful thinking por parte de fanboys

  30. Avatar de Miguel
    Miguel

    À uns anos atrás a Nvidia comprou a 3DFX, houve uma opiniao generalizada de que era muito mau para o consumidor devido À inexistencia de concorrencia, hoje ja ninguem pensa nisso, e os consumidores que criticaram isso sao os consumidores que usufruem (algumas vezes) de tecnologia da 3DFX implementada na Nvidia, no fundo ficaram a ganhar, porque existe outra concorrente, nomeadamente a ATI/AMD, nao percebo porque dizem que é o fim do mundo se a Nokia for absorvida pela Apple, afinal de contas a Nokia tem um nicho de mercado que a Apple nao chega que são os terminais de entrada de gama e tem patentes que servem para aumentar a concorrencia aos dispositivos android, nomeadamente a Samsung. Alem disso está-se a provar que a Nokia nao está a ser muito feliz na utilizaçao do seu portofolio, tendo em conta que a nivel de smartphones, a Apple, Samsung, Sony, etc estão a deitar abaixo a Nokia. Pessoalmente tenho pena de um dispositivo android, ou mesmo um Iphone nao ter uma qualidade fotografica de uma lente Carl Zeiss, por exemplo….

  31. Avatar de J

    Sugiro a leitura deste artigo:

    http://www.mobile-review.com/articles/2012/birulki-175-en.shtml

    1- Responsabilidade social
    2- Market share
    3- Patentes

  32. Avatar de Manuel Andrade
    Manuel Andrade

    Lembram-se que a Apple ja esteve na mesma situação que a Nokia, e foi salva graças a parceria entre a Apple e a Microsoft.

    Talvez vemos aqui uma nova oportunidade de desenvolvimento tanto para a Apple e talvez para uma nova linha da Nokia.

  33. Avatar de mart
    mart

    se a Apple comprar a nokia nunca mais comprarei nada da nokia e assunto arrumado.
    esses tipos da Apple são uns meros suínos tal como esse pseudo-génio que já esta enterrado( jobs) a Europa só serve para lhes encher os bolsos e mais nada.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eu comprei o ultimo equipamento deles com MEEGO e estou satisfeito…embora não goste de ecrans tateis||prefiro o nokia e71…
      no entanto actualmente não teem equipamentos que me possam levar a comprar um nokia, nem terão no futuro, pois veem com windows e de Rwindows estou eu farto!!passei 20 anos da minha vida no windows…quero mudar de ares!!

      cmps

    2. Avatar de RaCcOn

      Lol, Gosto da tua maneira de pensar.

    3. Avatar de RaCcOn

      Lol, Gosto da tua maneira de pensar.

      Não importa se o produto é bom ou não, o que importa é que não seja Apple…nem que seja um monte de bosta de vaca, desde que não tenha sido cag*do por uma vaca com relacionamentos com a Apple

  34. Avatar de NoBodyCares
    NoBodyCares

    Eu concordoé com a aquisição dos mapas.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      a aquisição dos mapas é uma coisa perigosa para a europa!!pois muita coisa na europa assenta na navtec…que ainda por cima é uma empresa americana… como se isso não bastasse se cai nas mãos de uma empresa americana…é pessimo!!

      cmps

  35. Avatar de movimento
    movimento

    Do meu ponto de vista, e quero dizer antes de mais que tento ser imparcial, porque não tenho nenhum equipamento Apple ou Android, mas tenho Nokia 🙂
    Eu acho que no mercado dos “gadgets” I-Tech há duas áreas de mercado: Entretimento e trabalho.
    Se a Apple vale o que vale é graças à área do entretimento. Na área do trabalho a Microsoft lidera consideradamente…
    Ora na área do entretimento a Apple tem adversários à altura, nomeadamente Google e Samsung neste momento. E acho que Google neste mercado leva cada vez mais vantagem ( Os mini PCs Android nascem como cogumelos e tormam qualquer tv numa TV bem mais smart que as actuais, o Android sendo aberto torna possível isso e provavelmente outros electrodomésticos em casa para breve… também já começa a aparecer os videoJogos directamente na TV sem consolas. Ou seja eu vejo com bons olhos o meu tlm e minha TV e a minha maquina da roupa falarem a mesma “lingua” ). Portanto nesta área (entretimento) ou a Apple vai continuar a inventar novos “gadgets”, ou quando a moda passar, vai cair no mercado…
    Na área de negócio do trabalho, posso dizer que também vejo com muito bons olhos, ter o meu PC/portátil de tramalho dentro do bolso, correndo Microsoft e talvez com um hardware Nokia. Ligar o meu tlm a qualquer monitor e ter o meu posto de trabalho ( ou mesmo pc pessoal ) é algo que me parece ser a aposta da Microsoft/Nokia.
    Mas isto é só a minha opinião, ou seja não estou a ver a Apple a comprar a Nokia, se bem que já tive algumas surpresas na vida 🙂

  36. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Á pelo menos 2 anos que comprei o Nokia C7-00 por 400€, e digo que foi uma boa compra nessa altura. Só parti o pino do carregador porque andava a meter uma ponta de carregador torta. E apesar deste, tinha a porta Usb para carregar!
    Hoje o symbian vai morrer e as empresas não querem saber de Symbian.
    Ou seja, a vantagem para mim de Iphone na altura, seria só simplesmente do software relativamente a aplicações de certas empresas ainda darem suporte. O Windows vai ser até quando?

    Quem perde é o utilizador nesta guerra de compra e venda.

  37. Avatar de hero of time
    hero of time

    se isso acontecesse poderia lançar iphone e nokia lumia ao mesmo tempo ia ser show