Visual Studio 2012 – A nova era do desenvolvimento de software

31 Comentários

Por Henrique Carreiro(*) para o PPLWARE

Quando comçou a planear o produto que viria a ser o Visual Studio 2012, a equipa de desenvolvimento olhou para as tendências do mundo do software incorporando também o “feedback” dos seus muitos milhões de clientes em todo o mundo. Algums vectores importantes destacaram-se nitidamente e orientaram o desenvolvimento da nova versão.

Um das mais importantes foi a constatação de que, num esforço para se diferenciarem e aumentar as suas vantagens competitiva, as empresas estão a investir mais na criação de software à medida, em vez de dependerem apenas de soluções “empacotadas”.

Por outro lado, ao mesmo tempo que as empresas modificam as suas exigências face ao software crítico para a a sua operação, tem-se verificado também um grande aumento das aplicações destinadas aos consumidores.


Quer na perspectiva do mercado das empresas, quer na dos consumidores, o desenvolvimento de software passou também a envolver mais participantes provenientes de outras áreas. Pelo lado empresarial, diversos “stakeholders” têm, nas modernas metodologias de gestão de projectos, um papel crucial nas equipas de concepção e desenvolvimento. Os participantes em qualquer nível da organização assumem um papel crítico no sucesso de uma aplicação.

No lado das aplicações para consumidores, o desenho geral, a interface de utiizador e as formas de interacção introduzem na concepção do software especialistas de muitas outras áreas. Os utilizadores finais devem também ser envolvidos para assegurar que a aplicação tem que ser não apenas funcional mas também eficiente e fácil de aprender.

Todo estes participantes são fulcrais no desenvolvimento das aplicações modernas e as respectivas contribuições terão que ser incorporadas no processo de concepção. Essa é uma das áreas chave no novo Visual Studio 2012 e do Team Fundation Server, que tornam mais fácil a inclusão de participantes internos e externos durante o ciclo de desenvolvimento.

Finalmente, houve uma multiplicação de plataformas, ainda que o desenvolvimento para a Web se tenha tornado mais relevante. Consequentemente, a equipa do Visual Studio quis assegurar que a nova versão incluísse as ferramentas necessárias para ajudar os seus utilizadores a desenvolver rapidamente aplicações quer de âmbito empresarial quer para consumidores.

O desenvolvimento de software está a transitar de uma época em que o seu foco era essencialmente empresarial para passar a incluir uma grande ênfase nos consumidores, resultando na emergência de de um multiplicidade de aplicações destinadas ao mercado para novos dispositivos. A quantidade destes novos dispositivos traduz, em si mesma, outro dos grandes desafios para os criadores de software.

Até há poucos anos atrás, a maioria das aplicações corria ou num servidor ou num desktop. Hoje, muitas outras plataformas são comuns: os “smartphones” e os tablets, por exemplo, estão a tornar-se omnipresentes.

Consistência torna-se assim a palavra de ordem: os programadores deverão ou criar aplicações que funcionem em múltiplas plataformas com uma experiências de utilização consistente, ou criar aplicações adaptadas às especificidades de cada plataformas, mas com uma lógica de negócio igualmente consistente.

É necessário também assegurar uma experiência de interligação de dispositivos que permita ao utilizador mover-se de forma transparente entre eles. O Visual Studio 2012 simplifica a tarefa de criar aplicações que funcionem em múltiplas plataformas, incluindo telefones Windows Phone, dispositivos (nomeadamente os sensíveis ao toque) correndo o Windows 8, com aplicações em modo de ecrã pleno, a consola Xbox 360 e, claro, o computador desktop tradicional.

Bibliotecas portáveis permitem que os programas sejam escritos e compilados uma vez e em seguida executados em múltiplas plataformas.

Com o Team Foundation Server é fácil trabalhar em plataformas alternativas e ainda manter o controlo do código fontes e da sequência temporal dos projectos, integrando ao mesmo tempo um conjunto díspare de ferramentas de desenvolvimento de terceiros.

No Visual Studio 2012 a interface foi melhorada para remover elementos não ncessários do ecrã, proporcionando ainda assim acesso rápido a características frequantemente usadas. A remoção de distracções ajuda ao foco nas tarefas de desenvolvimento.

Com o advento de novas plataformas e novos canais de distribuição, surgem novos desafios e oportunidades. As aplicações podem ser desenvolvidas para muitas plataformas, cada uma delas com exigências subtilmente diferentes. O Visual Studio 2012 ajuda a criar aplicações que ultrapassam fronteiras de dispositivos. Modelos de projectos, ferramentas de “debugging e bibliotecas portáveis de código ajudam a tornar o processo de concepção das aplicações substancialmente mais simples. O Visual Studio permite mesmo fazer o upload da aplicação para a Windows Store.

Uma outra mudança importante é o aumento do número de aplicações que usam e implementam serviços para acesso a dados. De jogos, a aplicações de informação de tráfego ou guias turísticos, muitas aplicações usam serviços para proporcionar informação actualizada e relevante.

As aplicações podem assumir um cariz viral e de um dia para o outro tornarem-se um sucesso de massas. Se isto acontecer, é necessário assegurar que os serviços que proporcionam os dados são capazes de aguentar o súbido influxo de pedidos. O novo Visual Studio suportar uma gama de modelos que vão dos síncronos bidireccionais até aos assíncronos de elevado desempenho.

Desenvolver uma solução que seja escalonável é apenas parte do desafio. É necessário também proporcionar um ambiente adequado para alojar as aplicações. Com o Visual Studio é possível desenvolver para uma gama de escolhas infraestruturais, quer se tenha como plataforma alvo um servidor físico, um virtual, ou uma “cloud” pública ou privada. No caso da plataforma alvo ser o Windows Azure, pode ser feito de imediato o “deployment” directo do Visual Studio para a cloud. A escalonabilidade também está salvaguardada, caso a popularidade surja de forma viral.

É na confluências destas novas tendências que o Visual Studio 2012, agora lançado, se posiciona : por um lado a exigência de uma renovada agilidade no desenvolvimento empresarial, por outro, o foco no utilizador final e em especial no mercado de consumo.

Ao permitir aos programadores focarem-se no desenvolvimento do seu código, envolvendo os restantes participantes e ao facilitar a implementação o Visual Studio assegura, de facto, tratar-se de uma ajuda crucial à criação de valor por parte das equipas de desenvolvimento.

(*)Microsoft, Plataformas de Desenvolvimento

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Bértolo
    Tiago Bértolo

    java <3

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O teu fanatismo acrescenta tanto ao tópico como a minha resposta.

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Excelente resposta Carlos e o meu comentário segue a linha dos anteriores no que toca a mais valias para o tópico 🙂

    2. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Para ti só digo uma coisa: C++(QtCreator)

    3. Avatar de Bruno Bastos
      Bruno Bastos

      java ???

    4. Avatar de Jagunço
      Jagunço

      Bacon… <3

    5. Avatar de rand
      rand

      Tás a falar daquela coisa que é bem mais lenta a ser executada do que por exeplo, sei lá, C++?

  2. Avatar de nelsonjma
    nelsonjma

    Boa noite,

    Uma duvida o visual studio 2012 funciona só funciona no windows 8 ou funciona também no windows 7 ?

    Cumprimentos,

    1. Avatar de David
      David

      Windows 7 também!

    2. Avatar de Gooden
      Gooden

      Funciona no windows 7 sem problemas…
      Já instalei e experimentei… ta mais “pintas” mas eu acho que a melhor coisa é o botão a dizer “Google it!”

  3. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Já martelei muito no Visual Studio mas agora estou possuído pelo Python e Ruby…

    1. Avatar de SCC
      SCC

      nada que nao possas continuar a fazer em VS2010 ou 2012.

      Um IDE nao é mais do que um “simples” programa configurado para desenvolver numa QUALQUER linguagem, quer C#/VB , quem em JAVA, iOS ( http://www.pmbaty.com/iosbuildenv/ ), Android, PHP, RoR, Python, JS, whatever
      Basta carregar os plugins correctos. Pessoalmente desenvolvo em PHP, Perl e, claro, C/C++ e C#.
      Não é por acaso que 2 projectos open-source em que estou envolvido, ambos em C++ para Linux, têm tanto versões da solução para Eclipse (tb muito bom) e para VS2008/2010, que por sinal, é a solução principal para o desenvolvimento e mais utilizada.

      Visual Studio tem e sempre teve defeitos, como qualquer outro IDE. Mas dos IDEs que conheço, é no meu ponto de vista, o que mais conforto e confiança me traz.

      @nelsonjma : o VS2012 é compativel com qualquer versão Windows desde a XP Pro SP3.

      @Sambas31 : Python e RoR são potentissimos, mas nada te impede de usares o VS ( … a não ser o S.O. )

      Quando vejo posts tão acéfalos ( http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=ac%C3%A9falo ) a dizer “JAVA”,”PHP”, pergunto-me se a qualidade do post é proporcionalmente igual ao salário que recebem.

      1. Avatar de Sambas31
        Sambas31

        Pois eu atualmente só uso S.O. baseados em linux

  4. Avatar de hendrixo
    hendrixo

    Boa noite.
    Estou a instalar a versao ultimate(a qual tenho direito durante 2 anos) no windows 8.
    Mas tenho uma duvida, isto da para criar aplicaçoes para ambiente metro. e se eu quiser para windows phone? basta fazer o download do sdk como na versao anterior do visual studio?

    1. Avatar de SCC
      SCC

      sim, dá para criar Metro Apps, tens os projectos (no startup do VS) para isso. Para desenvolver em WP7, o VS vem com os devidos SDKs e plugins (tenho é duvidas se todas as versoes do VS2012 trazem isso de origem)

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Para o Windows Phone tens que instalar o SDK que, até sair o para o WP 8, instala também o VS 2010 Express for Windows Phone (a não ser que já tenhas uma versão suportada do VS 2010 — o Ultimate por exemplo) e o Expression Blend 4 for Windows Phone, entre outras coisas.

    3. Avatar de hendrixo
      hendrixo

      pois. eu instalei a versao 7.1.1 do sdk e nao aparece nos templates. vou ter que esperar pela versao 8 para poder usar este VS.
      estou a instalar o 2010.

      entretanto vou brincar com as apps para Windows Store 😉

  5. Avatar de JoseM
    JoseM

    Nessa luta para mim quem ganha é: Windev (windev.com / pcsoft.fr), deixa-vos a anos de luz!!!!! Não acreditam? …é porque nunca experimentaram.

    1. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      O que são anos de luz?

      1. Avatar de JoseM
        JoseM

        rapidez no desenvolvimento comparado com outros IDE/freamworks.

        ps: Ano-luz é uma unidade de distância usada em astronomia.

        1. Avatar de Cleiton
          Cleiton

          Pois, eh! Desenvolvo em delphi desde a versão 1(85), atualmente está na versão x4 (2013), faço de tudo nele, tem componente para tudo! Só acho que a IDE evoluiu pouco em comparação a VS e o Windev. Atualmente estou estudando a versão 17, e realmente é fantástica, pena que não tem muito material aqui no brasil, apenas um forum http://www.windevbrasil.com.br, esta ide é muito utilizada na frança e estados unidos. Pelo pouco que utilizo, percebi que esta IDE possui o ciclo completo do desenvolvimento da aplicações. Deem uma olhada, ela irá impressioná-los.

      2. Avatar de guilherme santos
        guilherme santos

        Depois da resposta (abaixo) do JoseM ao teu (mais que pertinente) comentário aposto que “caiste das nuvens”… O sentido de humor ainda não é um atributo universal!

        1. Avatar de guilherme santos
          guilherme santos

          Esta resposta era para o J.C.Lopes, não para o JoseM, como se depreende. Desculpem o lapso.

    2. Avatar de rand
      rand

      Prefiro o VS (+ visual assist se quiser mais algumas funcionalidadesitas)

    3. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      estou a tentar ver funcionalidades e só aparecem raparigas semi despidas

  6. Avatar de TT
  7. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    GoLang

  8. Avatar de T. Castro
    T. Castro

    NotePad++

  9. Avatar de Micael

    Boas a todos,
    gostaria de colocar uma dúvida a ver se alguem me sabe responder…
    é o seguinte:

    Pretendia usar o visual studio para programar em c++, pois é o que sei, mas gostaria de usar os programas criados na minha Raspberry Pi. A dúvida é em como criar o ficheiro para executar ao invés do .exe.
    repito que não faço ideia se dá ou não.

    obrigado.
    cumps,