Skip Metro Suite, desactive o arranque Metro no Windows 8

47 Comentários

O novo Windows 8 veio para mudar uma tendência de longos anos, apresentando por isso uma interface e interacção com os seus utilizadores bem diferente daquela a que estamos habituados. Para começar, quando o Windows 8 arranca a primeira coisa com que nos confrontamos é um ecrã de opções e quadrados coloridos que colocam à nossa disposição vários itens: as nossas aplicações mais utilizadas, informação diversa (o estado do tempo, etc, etc), a Microsoft Store entre outros plugins que podemos adicionar…a tudo isto baptizaram de ambiente Metro.

Ora para aqueles e aquelas utilizadores que pretendem evitar tudo isso de raiz e que não pretendem nem “Metros nem Kilómetros” – passo a expressão -, como sinceramente é o meu caso, gostaria de apresentar o Skip Metro Suite, uma preciosa ferramenta que nos lança directamente no pós-arranque para a área de trabalho bem ao estilo das versões anteriores Windows. Vamos conhecer melhor?


O Skip Metro Suite é uma ferramenta bastante completa e que se pode adequar às necessidades dos utilizadores que procurem um ambiente mais familiar, pois além de eliminar o menu de arranque em ambiente Metro traz consigo algumas pérolas de funções no Windows 8:

  • Remover do Switcher (janela que surge quando colocamos o rato no canto superior à esquerda);
  • Evitar todos os “cantos quentes” onde nos são apresentadas “coisas estranhas” nesta nova versão do W8;
  • Activação/desactivação do Menu Iniciar;
  • Activação/desactivação da Charms Bar.

Enfim, as possibilidades oferecidas são algo interessante e ao utilizar Skip Metro Suite evitamos ter instalar outras aplicações para fazer diferentes acções que já estão aqui incluídas. A aplicação é instalada de forma normal, como se de uma aplicação normal se tratasse e depois escolher a primeira opção “Skip Start Screen“. A partir daí podemos escolher as restantes opções.

Fica um pequeno vídeo de demonstração da aplicação:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Skip Metro View 2.0 | Via KeroDownload [182KB]
Homepage: WinAero

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Boas,
    existem 2 softwares que sugiro para menus iniciar “oldschool”: O ViStart, mais parecido com o 7 e o Classic Shell Menu, mais parecido com o XP. Ambos permitem skins.
    Tenho neste momento o ViStart com uma skin do Windows 8, até parece que é nativo.

  2. Avatar de Paulo Bastos

    Ainda não instalei o Windows 8, mas fiquei muito satisfeito com esta noticia, no futuro é capaz de ser muito útil, obrigado 🙂

  3. Avatar de Mike

    Assim vai tornar o uso do Windows 8 um belo inferno 😛
    Mais vale ficar pelo W7 porque ainda vai ter uns bons anos de suporte e até lá pode ser que a moda do Metro passe.

    Na minha opinião, ainda nao acertaram bem no UI e UX mas estão num bom caminho, no entanto entendo a frustração principalmente para utilizadores num ambiente produtivo, mas por isso é que manteram o ambiente de trabalho (isto claro para alem da retro-compatibilidade)

  4. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Na minha humilde opinião, se instalar-mos uma aplicação deste genero o Windows 8 deixa de fazer sentido.

    1. Avatar de knoker
      knoker

      Estás a ignorar todos os melhoramentos de performance em relação ao windows7, w8 não é só mariquices, é 90% mariquices + 10% performance, poder-se desligar as mariquices e ficar só com a performance é bom, digo eu….

      1. Avatar de Raicuparta
        Raicuparta

        Em alguns testes o desempenho até piorou, por exemplo em benchmarks 3D e de jogos. Mas não é uma diferença significativa.

  5. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Falem tambem do Start8 para o menu iniciar.

  6. Avatar de Frederico Freitas
    Frederico Freitas

    eu uso o start8 da stardock e é muito bom mesmo.

  7. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Ja utilizo o W8, desde que saiu a versão beta, e de inicio tb estranhei, depois entranhei e agora não quero outro.

    1. Avatar de João Oliveira
      João Oliveira

      … é claro que estou a falar do W8 com o ambiente Metro.

      1. Avatar de Pedro Cruz

        é claro que quem nunca experimentou o w8 não sabe que o ambiente metro é o que faltava no windows, um iniciar como este, fácil e objectivo era o que eu estava a espera a muito tempo num sistema operativo.

        1. Avatar de arq-e-tec

          O metro não faz falta a ninguem que use um desktop/laptop, podem é dizer eu gosto. Outros como eu podem dizer não gosto. O que a microsoft devia ter feito é ter as coisas separadas, uma pequena opçao a dizer remove/disable metro. Oiço falar num windows cada vez mais modular e persomalizável desde o vista e agora obrigram o pessoal a ter metroUI? Não faz sentido!

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    as pessoas falam em querer o windows à maneira antiga, mas esquecem-se que começando as apps a aparecer com a interface “Metro”, vão precisar daquele menu, e da charm e de todas aquelas coisas

    Continuo a dizer que quando apareceu o menu inciar do XP também havia muita gente que queria o menu iniciar antigo

  9. Avatar de K
    K

    Já ando com o win8 desde que me foi disponibilizado (umas 2 semanas) e para ser sincero, também era da mesma opinião quando o instalei (ambiente estranho, pouco funcional, etc).
    Na prática, agora até gosto bastante. É bastante prático até. Vê-se que foi pensado para TAMBÉM funcionar em tablets mas não perde funcionalidade nenhuma no pc. Penso apenas que podia ainda ter mais integração com a forma como mostra o desktop. o “metro” e o desktop são 2 entidade praticamente independentes uma da outra.

    E o windows 8 tem outras vantagens em relação ao 7:
    – tempo de arranque FENOMENAL. Nem há qualquer espécie de comparação. o meu Asus G53SW leva 18 segundos desde que carrego no botão de ligar até estar completamente pronto a trabalhar no windows com um arranque normal.

    – antivirus incluido. Security Essentials + win defender, segundo o que li algures. Não sei se é bom ou não mas TEM, o que é mais do que qualquer outro windows até à data. É sempre melhor que ser uma porta aberta.
    Também tem uma ferramenta chamada SmartScreen que quando activada, o win verifica com os servidores da M$ se o programa que eu estou a instalar/executar pode ser malicioso. Teoria da conspiração e violações de privacidade à parte, é mais um mecanismo de segurança.

    – integração/sincronização fenomenal com serviços como o google calendar, windows mail e, obviamente com tudo que é microsoft.

    – apps “metro”, que, embora tenha começado praticamente vazia, a loja já começa a ter mais apps e algumas até bastante úteis (pplware incluido que é de onde estou a escrever agora). O que é bastante bom, sendo que o win ainda está no seu inicio.

    Em termos de performance em windows é incrivelmente rápido. Ainda não o vi gagejar em NADA. Em termos de performance em jogos, embora não seja nada de significativo, penso que o 7 ainda está ligeiramente melhor, embora a nvidia já tenha drivers para win8. De certeza irá melhorar quando o win8 massificar. Para tudo o resto os drivers do win7 funcionaram lindamente até à data.

    – Um upgrade directo sem limpar nada do 7 para 8 não funcionou. Após a instalação, bluescreen com um enorme smiley 🙁 a dizer que algo não correu bem. A boa noticia é que depois desse bluescreen, o windows também me restaurou impecavel e automaticamente o win7 ao estado que estava antes de começar a instalação. Nada perdido e tudo a funcionar impec. Uma imagem da partição do 7 (just in case…) e uma instalação limpa do win8 depois e tudo correu lindamente. Ainda não vi mais nenhum BSOD até à data.

    Veredicto final: recomendo. Se não fosse por mais nada, os tempos de arranque brutais já valem a pena e um gajo até se habitua ao “metro” 😛

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Concordo completamente contigo a Microsoft fez um excelente trabalho com este sistema operativo, só tenho de apontar duas coisas a incoerencia que existe entre os diversos design (por exemplo ao clicar-mos no icon de rede ele abre uma aba metro sem qualquer sentido prático) e o botão de desligar que não se encontra à mão.

      Já agora deixo a dica em relação ao ultimo ponto, se quiserem desligar a maquina de uma maneira mais rápida basta estar no desktop e carregar em alt+f4.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Subscrevo, e para mim a actualização 7->8 funcionou impecavelmente… Apesar de demorar 45 minutos “preparing desktop” xD

    3. Avatar de Filipe Tavares
      Filipe Tavares

      Falando do que sei o Security Essentials está disponivel a praticamente toda a gama windows e não só win8. (acho que é para vista e 7). basta só ires ao site da microsoft e sacar 🙂

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Está sim senhor.
        As versões mais antigas não funcionam (quer dizer, funcionar até funcionam…) no Windows Server, mas a mais recente funciona.

  10. Avatar de LMA
    LMA

    Na minha opinião – vale o que vale – acho que a Microsoft devia dar a oportunidade de escolhermos um ou outro interface. Já o têm feito quanto há concorrência por perto. Este menu faz todo o sentido em dispositivos móveis mas num PC acho um atrofio!

    A Apple por exemplo meteu no Lion o Launch sem obrigar ninguém a usa-lo.

    Aprecio pouco esta “arrogância” a que a Microsoft já nos habituou.

    Mas nem tudo é mau. Estou a trabalhar já há uma semana com o Enterprise 64bits e o desempenho do meu portátil já com 4 anos está como nunca. Está mesmo muito bom!

    LMA

    1. Avatar de João Oliveira
      João Oliveira

      “arrogância”???? não trocaste os nomes das marcas?

    2. Avatar de Eleck
      Eleck

      este menino precisa de ver south park de preferencia o episodio de critica á apple para ver o que a apple faz,
      a ver se ele ao menos com cartons percebe alguma coisa

      1. Avatar de LMA
        LMA

        É impressionante aquilo que sai pelas pontas dos dedos de certas pessoas quando escrevem na net.

        Pessoalmente pensariam certamente um pouco antes de abrir a boca. Enfim…

        Vê se cresces! Deves andar a ver muitos desenhos animados e trabalhar pouco.

        1. Avatar de Dimu
          Dimu

          Também não percebi a parte da arrogância… se não queres, não usas. Simples.

  11. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    O pessoal anda a fazer grande escandalo por causa do metro no windows 8.

    Tambem eu quando vi o metro fiz, mas depois de usar e sem andar a desactivar cenas adaptei-me perfeitamente.

    O metro é pouco intrusivo e recomendo a todos evitarem este tipo de coisas… afinal de contas é a evolução.

  12. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Não vejo grande utilidade nesta aplicação. Se desactivarmos o Charmbar, como é que então desligamos o computador (sem fazer o log out e só depois power off.) Eu acho que as pessoas deveriam adaptar-se ao novo interface e novas maneiras de utilziar o Windows, do que estar constantemente a procurar como “voltar para trás”. A própria Microsoft disse que Metro veio para ficar o que significa que mais tarde ou mais cedo teremos que aceitar e adaptar-se a mesma. Com estes tweaks só estamos a adiantar o inevitável.

  13. Avatar de César Araújo

    Tão…. mas vocês instalam o windows 8 e depois correm “tweaks “para o tornar igual ao windows 7?

    Haaa, já percebi (ironia), deve ser para ficar funcional. Mas para isso mais vale não comprar do que andar a artilhar, para que a empresa que vende tenha uma percepção que foi uma aposta errada, ou não.

    Shame on you guys!

    1. Avatar de Dimu
      Dimu

      Mas…Não foi uma aposta errada. Foi uma aposta bem certeira 🙂

      1. Avatar de César Araújo

        Sim Dimu, mas assim perder a noção de evolução.
        É como teres uma estrada alcatroada e insistes em andar de carroça de bois porque foste habituado a isso. Aqui é um conceito semelhante. Se o metro é tão inovador e bom, porque é que desactivam? Para isso não alcatroavas a estrada se insistes em andar de carroça.

  14. Avatar de Emannxx

    Os comentários neste artigo comprovam o que se diz pela internet fora: Basta explorar um bocadinho o sistema para se habituar à interface, e muita gente acaba por concluir que não tão mau como isso, e não se trata do bicho de sete cabeças que tanta gente fala (sem saber) – como digo há muito tempo, primeiro estranha-se e depois entranha-se.

    Tentar resistir a esta mudança é o comportamento tipico das pessoas que não se conseguem adaptar à inovação e ao avanço tecnológico. Estão presas nos moldes antigos e recusam-se a aceitar algo de novo apenas porque é “diferente”. Ora, isto vindo de um autor de um blog/noticiário online de tecnologia é, na minha opinião, um pouco contraditório…

    1. Avatar de cc
      cc

      o autor do artigo não tem que expressar as suas preferências, tem que abrangir o maior nicho de leitores possível, com diversas opções para diversos grupos de preferência.

      😉

      1. Avatar de Emannxx

        Claudio, exactamente. E daí eu dizer que é contraditório um autor de um blog de tecnologia deste calibre ter tomado esta posição de “anti-metro-UI” que é perceptível no artigo 🙂

        1. Avatar de Mário Sousa

          Preferia que não se fizesse «rumorologia» ou «adivinhação» inusitada de intenções sobre pseudo-intenções alegadamente expressas no artigo sem se conhecer a opinião de quem o escreveu. Obrigado em adiantado.

          1. Avatar de Emannxx

            “Ora para aqueles e aquelas utilizadores que pretendem evitar tudo isso de raiz e que não pretendem nem “Metros nem Kilómetros” – passo a expressão -, como sinceramente é o meu caso”

            Não fiz qualquer adivinhação sobre pseudo-intenções! Apenas resumi o que é dito no artigo 😉

          2. Avatar de Mário Sousa

            talvez não me tenha expressado bem da primeira vez, mas volto a insistir se me permitirem e cito: “Preferia que não se fizesse «rumorologia» ou «adivinhação» inusitada de intenções sobre pseudo-intenções alegadamente expressas no artigo sem se conhecer a opinião de quem o escreveu. Obrigado em adiantado.”

  15. Avatar de Dimu
    Dimu

    Li em qualquer lado que os Windows Phone 8 iam poder correr apps do Android…
    Alguém do PPLWare consegue confirmar ou não? O software é o BlueStacks.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Windows 8, não Windows Phone.

      1. Avatar de Dimu
        Dimu

        Mas li que iam lançar a versão desktop e Metro, e como a microsoft disse que as apps metro iam funcionar no windows phone… daí a minha duvida.

  16. Avatar de Emanuel Ricardo
    Emanuel Ricardo

    Eu acho que a ideia do menu full screen está boa, agora a maneira como está feito é que não está a optimizar as possibilidades existentes

  17. Avatar de Eleck
    Eleck

    o menu principal é feito a pensar em toutch screens e cada vez mais vais começar a ver desktops com toutch screens

  18. Avatar de Luis
    Luis

    Uma sugestão, start8, ainda em beta mas com novas melhorias. Recomendo.
    http://www.stardock.com/products/start8/

    1. Avatar de Mike

      Sim, acaba sempre por ser mais interessante porque foi bem conseguida.

      1. Avatar de Vasco Palmeirão
        Vasco Palmeirão

        já testei e gostei bastante uma coisa simples que a Microsoft podia fazer e não faz.

  19. Avatar de J0n
    J0n

    Aquilo é uma trapalhada autentica, todos os atalhos ficam lá, até para desinstalar, leia-me, e mais o não sei quê.
    Naquela coisa, alguém pensou em organizar o ambiente por Empresas, Categorias, sejam Vídeo, Musica, Fotos, ou outros???
    Falta ali muita coisa para estar organizado….. até lá, longo caminho para percorrer.
    Vou recorrer a um destes métodos. Se bem que a solução passa por criar uma tecla de atalho para o software mais utilizado. My Firefox Ctrl+ALT+F

    1. Avatar de Dimu
      Dimu

      Dá para organizar por grupos. Se tivesses pesquisado antes de falar…. 🙂

  20. Avatar de Serginho M

    No fundo, vai dar tudo ao mesmo. É como qualquer outra mudança, para um sistema operativo novo, assim como foi para o Windows Phone. Ao início estranha-se um pouco, mas depois habituamos. No fundo, ate acabamos por ter os programas mais utilizados, ali à mão! Mas claro, será sempre a adaptação de cada um, que vai decidir, ficar com a interface metro ou não. A nível de performance, não tenham dúvidas, este sera muito superior ao 7.

  21. Avatar de SamC
    SamC

    Tenho usado o 8 em dual boot e concordo com o que dizem na falta de coerência na interface. Para quem parte e está habituado a uma interface clássica e interação com rato e teclado, a produtividade baixa MUITO e há gestos que são pouco intuitivos com o rato, como a charms bar (na versão “final” do 8 notei melhoria no gesto).
    Mas este Windows para mim servirá de transição para os utilizadores, no próximo Windows a interface estará mais afastada da tradicional que conhecemos agora e coerente com um uso maioritariamente com touchscreens.