Aprenda a configurar o seu router/switch (Parte II)

13 Comentários

Ao longo de vários artigos já publicados no Pplware , disponíveis na categoria networking, temos vindo a apresentar algumas funcionalidades e tecnologias que podem estar presentes em routers e switchs. Recentemente foi-nos lançado o desafio de analisar e ensinar os utilizadores, de uma forma genérica, a configurar correctamente  routers/switchs doméstico. Nesse sentido, e usando com base o Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, vamos produzir e publicar um conjunto de tutoriais que ajudarão certamente os utilizadores a tirar dos seus equipamentos. Como existem várias marcas/modelos de equipamentos, os comentários servirão para partilhar experiencias, configurações e para tirar duvidas.

router_000

Depois de no tutorial nº1 termos ensinado a aceder à interface de configuração do equipamento (ver aqui), hoje vamos começar a explorar uma a uma as funcionalidades disponibilizadas.

Umas das primeiras configurações que devemos fazer é acertar a data/hora do equipamento para que, em caso de algum problema, podermos aceder aos logs e verificar  quase tudo o que se passa com o equipamento (ex. utilizador e respectiva data/hora da autenticação na interface gráfica, alterações de configuração, funcionamento de serviços, quando é que uma máquina se ligou ao equipamento, etc).

Configuração data/hora

(No Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, esta configuração encontrasse dentro do menu System)

router_01

Acedendo aos logs, podem agora ver os eventos que foram registados pelo sistema de logging do router. Na imagem seguinte podemos por exemplo ver que no dia 2 de Setembro de 2012 às 21:51, o admin alterou configurações no system time zone.

router_02

Alteração de credenciais de acesso

Outra das configurações que devem fazer é alterar de imediato a password que vem de origem com o equipamento. Na Internet existem vários sites (como o routerpasswords), que permitem descobrir facilmente a password que vem de origem.

Normalmente o utilizador necessita apenas de indicar a password antiga e de seguida indicar e confirmar qual a nova password que pretende.

router_03

Criação de utilizadores

Caso o equipamento suporte a criação de utilizadores, o utilizador poderá criar um utilizador especifico e, em alguma situações, é possível indicar quais os tipos de privilégios desse utilizadores (full, read, write) assim como definir, qual endereço IP autorizado para aceder à interface gráfica (O endereço 0.0.0.0/0 significa que pode ser qualquer endereço).

router_04

Por hoje ficamos por aqui. Nos próximos artigos iremos analisar mais funcionalidades/protocolo presente neste equipamento. Quanto aos nossos leitores, não se esqueçam de deixar nos comentários as vossas duvidas e sugestões.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Esse IP para aceder à interface gráfica significa que podemos limitar o acesso de um utilizador a um IP especifico? E no caso de lhe ser atribuído um IP diferente do que configuramos, deixa de poder aceder?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Luis,

      Sim, é mesmo isso. Nestas situações o melhor mesmo é que o cliente tenha um IP estático.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Olá Pedro,

        Exactamente, a solução passa por configurar um IP estático e “corta-se o mal pela raiz”.
        Por norma o servidor DHCP não atribui o IP com base no endereço físico (MAC) do dispositivo?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Luis, isso mesmo, também podes aplicar essa funcionalidade se o dispositivo a suportar.

  2. Avatar de joão
    joão

    bom dia

    tenho uma dúvida: tenho uma pen 3g do kanguru (huawei e352) e gostaria de partilhar a internet por vários computadores, uma impressora hp com eprint e um smartphone android. Existe algum router que permita partilhar a net e que seja compatível com esta pen?

  3. Avatar de Telmo
    Telmo

    Mikrotik é para meninas. CISCO é que é bom!!! Flamewars a parte, excelente artigo. 🙂

  4. Avatar de victorrego
    victorrego

    Existe! Tens o Linksys WRT160NL em que instalas o firmware da DD-WRT que funciona (testei a da Vodafone, Kanguru huawei e352 e Kanguru E160E). Caso pretendas um tuto, avisa que em tempos fiz um para um familiar meu, muito simples e intuitivo, para qualquer um, mesmo para quem não está dentro do assunto. Não aconselho fazer ao calha, pois podes inutilizar o router uma vez que tens que o flashar.

    1. Avatar de João
      João

      boa tarde

      podes enviar um tutorial para jmgri@sapo.pt, sff?

      1. Avatar de victorrego
        victorrego

        Já tos enviei. Abraço.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boa tarde, tinha as mesmas duvidas, poderia enviar-me para o mail nuno_ba@yahoo.com.br. Obrigado

  5. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Como posso configurar um IP estático no router da ZON? Queria aceder remotamente a um disco de rede e não sei como fazer. Tentei o dyndns que criei em tempos mas nunca usei e agora é pago.

  6. Avatar de Rodrigo Gregório

    A Melhor parte de trabalhar com mikrotik é usar ele com o “winbox”.