Linux: instalar a última versão do Wine

29 Comentários

Falamos há pouco da última versão do Wine aqui, mas chegaram-nos algumas questões sobre como instalar esta versão, ou ter sempre a última versão estável do Wine no seu Linux.

As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.

De forma a manter o sistema o mais estável possível, o Ubuntu não disponibiliza por defeito nos repositórios “normais” as versões bleeding-edge, mas estas podem trazer vantagens que nos interessam, como no caso do Wine.

Disponibilizo aqui duas versões (versão consola e versão Synaptic) para ter sempre instalada a última versão estável do Wine em Ubuntu, use APENAS UMA.

Versão Consola

Desinstale o Wine que vem por defeito, caso o tenha instalado, para tal, digite na consola:
$ sudo apt-get remove wine

Faça download da chave pública do repositório do Wine:
$ wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add –

Abra o ficheiro de repositórios:
$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

Adicione o seguinte no final do ficheiro (caso tenha outra versão do ubuntu, por exemplo 8.04, substitua o “intrepid” por “hardy”):
## Wine, Ubuntu Intrepid Ibex (8.10):
deb http://wine.budgetdedicated.com/apt intrepid main
deb-src http://wine.budgetdedicated.com/apt intrepid main

Actualize as fontes:
$ sudo apt-get update

Actualize o seu sistema:
$ sudo apt-get upgrade

Instale o wine normalmente:
$ sudo apt-get install wine

Versão Synaptic

Desinstale o Wine que vem por defeito, caso o tenha instalado, para tal, abra o Synaptic (Sistema → Administração → Gestor de Pacotes Synaptic), e pesquise por “wine”, desseleccionando o mesmo, e clicando em “Aplicar”.

Para simplificar este passo, vamos usar a consola na mesma.

Faça download da chave pública do repositório do Wine:
$ wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add –

Abra os repositórios: “Sistema → Administração → Fontes de Aplicações” e clique na tab “Aplicações de Terceiros”.

Clique em “Adicionar” e escreva (caso tenha outra versão do ubuntu, por exemplo 8.04, substitua o “intrepid” por “hardy”):
deb http://wine.budgetdedicated.com/apt intrepid main

Clique em “Adicionar Fonte”

Clique em “Adicionar” e escreva (caso tenha outra versão do ubuntu, por exemplo 8.04, substitua o “intrepid” por “hardy”):
deb-src http://wine.budgetdedicated.com/apt intrepid main

Clique em “Adicionar Fonte”

O sistema irá pedir, ao clicar para Fechar, para reler as fontes, clique em “Reler”.

Actualize o seu sistema : “Sistema → Administração → Gestor de Actualizações” e clique em “Instalar Actualizações”.
Instale o wine normalmente, abrindo o Synaptic e procurando por “wine”, seleccionando esse mesmo pacote e clicando em “Aplicar”.

Nota: A versão actualmente disponibilizada neste repositório é a 1.1.14, quando a versão estável actual é a 1.1.15, mas nos próximos dias o repositório será actualizado.

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

Fonte: Ubuntu Forums

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lima
    Lima

    Impecável como sempre!

    Este blog tem sido a minha muleta na minha adaptação ao ubuntu.

  2. Avatar de Romeu
    Romeu

    Boa tarde

    Sou novo no linux, e por isso gostaria de saber mais sobre esta aplicação.
    Sei o basico, a possibilidade de instalar programas de windows em linux, mas gostaria de saber um pouco mais.
    E gostaria de saber um pouco mais sobre o metodo de instalação de aplicaçoes no linux. Tenho o ubuntu e o linux mint a pouco apresentado neste fantastico site, apesar de ainda ser dependente do windows. Se me podessem indicar alguns foruns ou tutoriais sobre linux agradecia.

    P.S: PARABÉNS PELO fantastico site

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    @todos

    Merci 🙂

    @Romeu

    Posso-te dizer para procurares aqui no blog (na caixa de pesquisa em cima), ou para veres nos fóruns das tuas distribuições.

  4. Avatar de Pouic

    Já agora qual é o theme que usas?

    -Isso é gnome ou kde?

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    @Pouic

    Gnome

    É um tema personalizado:

    Controlos: Human-Clearlooks
    Cores: (mudei os itens seleccionados para azul claro)
    Margem da Janela: Foregreen
    Ícones: iComicity
    E o fundo é rotativo, numa pasta onde tenho wallpapers desde há uns anos para cá… não faço ideia onde arranjei aquele que está no screenshot 🙂

  6. Avatar de Pouic

    Quando puderes manda ai um explicativo de personlaização 😀 ahco que é um tópico que chama bastante atenção 😀

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    Boa ideia, já tá apontado no meu Yanto! um artigo sobre personalização do Ubuntu/Gnome 🙂

  8. Avatar de Paulo Gomes

    @Romeu
    Se estás no inicio, toda a informação é util! Se quiseres consulta este blog que tb tem informação útil para quem está a começar nas andanças do linux e não só.
    http://aventux.blogspot.com/

    Cumps e parabéns por este artigo. Evitou-me pesquisas no google 🙂
    Paulo Gomes

  9. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Muito bom!

    Confesso que fiquei apaixonado pelo tema que tens no teu ubuntu (se é o teu!), podes dizer qual é?

    Obrigado!

  10. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Ups! Não tinha visto que já tinhas dito!

    Já agora, qual é (dessas tuas personalizações) a que mete a barra (la em cima) com transparencia (glass)??
    (é isso que me interessa, para já!)

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    @Emannxx

    Não é nenhuma que tenha mencionado 🙂 É uma imagem, simplesmente, foi uma dica o Álvaro Anjos, vê aqui no fórum:

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=1601

  12. Avatar de emannxx
    emannxx

    Bem, depois de muito procurar e la com uns cliques xatos plo meio la consegui algo.

    Ficou (está) assim:
    http://img529.imageshack.us/img529/5316/capturaecra.png

    Cumps

  13. Avatar de Bruno Bernardino

    Não vejo o efeito na barra, mas ok, eu quando escrever o artigo de personalização, incluo essa sugestão do Álvaro Anjos para a barra.

  14. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Oi,

    desde já agradeço-vos pelo vosso excelente blog.
    Este post em especial é-me muito útil porque acabei de instalar o Wine.
    No entanto tenho uma pequena dúvida que agradecia que me respondessem. Eu tenho o Wine instalado e já tenho um programa a correr sob o WIne. Caso eu remova este Wine para instalar o do repositório do Wine, fazendo tudo o que vcs explicam neste post, é possível não perder o programa e as configurações dele que tenho actualmente no Wine? Ou vou ter invitavelmente de reinstalá-lo e ter tudo a partir do 0?

  15. Avatar de escriba666
    escriba666

    ao tentar instalar chave
    meu sistema diz chave invalida

  16. Avatar de aver
    aver

    Windows: Instalar a última versão do Ubuntu 9.04 Alfa 4 com a última versão do Virtual Box “portable”:

    1 – Fazer o downlaod do VirtualBox 2.1.4 portable deste site http://www.vbox.me/
    (Claro que podem usar a versão normal)
    É preciso ter atenção porque são distintas as versões para windows de 32 ou 64 bits
    É um ficheiro .exe que faz a extracção, por exemplo, para o desktop de uma pasta Portable-VirtualBox-Win32 (se for o de 32 bits).

    2 – Fazer o download da máquina virtual do Ubuntu 9.04 Alfa 4, já pronta para VirtualBox.
    Embora seja da virtualboximages.com fui buscá-la aos torrents. Tem o nome
    VirtualBox – Ubuntu 9.10 Alpha 4 Virtual Disk Image – [VirtualBoxImages.com]
    Extrair o ficheiro, por exemplo, para o desktop. É uma pasta, com o mesmo nome, de 2,9 GB.

    3 – Copiar o conteúdo desta pasta para a da VirtualBox … \data \ .Virtual Box.
    O ficheiro passwords tem as necessárias para o Ubuntu

    4 – Executar Portable-VirtualBox.exe
    A) Ficheiro > Gestor de Discos Virtuais > Seleccionar UBuntu-9.10-Alpha4.vdi, que não passa de um ficheiro de extensão .vdi, mas para todos os efeitos passa a ser um disco virtual
    B) Novo > Dar um nome à máquina virtual, Sistema operativo Linux. Versão Ubuntu,
    podem continuar com próximo > próximo > terminar

    5 – Reiniciar o Virtual Box (em alguns casos pode mesmo ser preciso iniciar o Windows)
    Iniciar > Nome da vossa máquina Virtual – e o vosso Ubuntu 9.10 Beta 4 – Jaunty Jackalope vai arrancar sem problemas. Hão de reparar que na pasta \data\.VirtualBox há uma nova, Machines.

    Para quem nada sabe de Linux, divirta-se com o Firefox (se o Windows estava com ligação à internet) e com as aplicações.

    Penso que esta é a forma mais simples de experimentar o Ubuntu. Claro que o que digo acima serve para outras máquinas virtuais, gratuitas ou não, já prontas a usar no VirtualBox.

    (P.S. Estejam à vontade para usar esta informação do modo que entenderem. Comigo funcionou a 100% no Vista)

  17. Avatar de Rui Oliveira

    @aver
    a melhor forma de testar o ubuntu é não usar versões instáveis, tais como alphas. Só a partir da beta, é que o Ubuntu estará pronro para ser usável, embora não para uso diário.

  18. Avatar de aver
    aver

    Rui Oliveira

    Achei a 9.01 Alpha 4 (em cima, em 5, disse Beta) bastante estável para “brincar”.

    Encontram máquinas virtuais prontas a usar em VirtualBox de versões estáveis do Ubuntu – 8.04 e 8.10. Se não gostam do Ubuntu há VMs de outras distribuições (algumas são pagas).

    Não está na altura de experimentar a 9.10 , da forma mais simples e prática possível ?

  19. Avatar de Rui Oliveira

    @aver
    está,mas por quem já tenha experiencia, pelos “brincalhões”, não por um utilizador normal, que para tal deve esperar pela versão final. O que queria que disesses era mesmo isso que referiste no segundo paragrafo do teu comentario, que existem versoes estaveis.

    Depois o pessoal que não tem conhecimentos via o teu post seguia as tuas instruções com a alpha e depois ainda tinha problemas, e vinha aqui queixar-se que o linux não presta 😀

    só por isso 😉

  20. Avatar de aver
    aver

    … desculpem a confusão na escrita em #18. A versão é sempre a
    Ubuntu 9.10 Alpha 4, Jaunty Jackalope, e não 9.04, 9.01, 9.10 Beta 4 que escrevi alguma vezes.

  21. Avatar de aver
    aver

    … como não posso fazer correcções nos comentários 18 e 22 e para não pensarem que sou tontinho da cabeça.

    O #22 resultou de ter percebido que em #18 comecei com a versão 9.04 e acabei com a versão 9.10.

    O problema começou quando escrevi o nome do torrent
    VirtualBox – Ubuntu 9.10 Alpha 4 Virtual Disk Image – [VirtualBoxImages.com]
    que é mesmo esse.

    Quando escrevi o erro/correcção # 22 lembrei-me de repente que o Jaunty Jackalope era 9.04. Correndo o Ubuntu que está na máquina virtual confirmei que é de facto a 9.04.

    A 9.10 segundo está anunciado vai-se chamar Karmi Koala
    http://i.gizmodo.com/5157874/ubuntu-910-karmic-koala-moves-from-eucalyptus-trees-to-the-cloud

  22. Avatar de Organismo Terra

    Durante uns meses usei apenas Linux, mas voltei de novo ao Windows. porque cheguei à conclusão que o Linux é apenas uma alternativa. Eu esperava algo verdadeiramente diferente do Windows, naturalmente, eu falo por mim.
    Gostava que o Linux fosse realmente diferente.
    É como os partidos políticos, existem muitos mas todos não passam de alternativas uns aos outros.
    Procura-se um sistema alternativo verdadeiramente original e a comunidade de programadores opensource têm capacidade para fazê-lo.

    http://organismoterra.blogspot.com/

  23. Avatar de Organismo Terra

    Ops! Onde digo “Procura-se um sistema alternativo verdadeiramente original e a comunidade de programadores opensource têm capacidade para fazê-lo.”
    Prentendia dizer: Procura-se um sistema operativo verdadeiramente original e a comunidade de programadores opensource têm capacidade para fazê-lo.

    http://organismoterra.blogspot.com/

  24. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    @Bruno Bernardino

    Que Dock é aquela na imagem?

  25. Avatar de Vitor
    Vitor

    Muito bom!!
    Obrigado!!

  26. Avatar de Bruno Bernardino

    @BlinZk

    http://www.pplware.com/2008/12/08/awn-dock-no-ubuntu/

    @Organismo Terra

    http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm

    @todos

    Obrigado pelos comentários.

    Peçam tutoriais e dêem sugestões 🙂

  27. Avatar de Bruno Bernardino

    @escriba666 tem de escrever o que está a seguir a $ no terminal/consola