Facebook impõe uso de Android aos seus funcionários

26 Comentários

Muitos funcionários trocam o seu iPhone de forma a melhorar a app para Android

O Facebook anunciou e disponibilizou esta semana uma nova aplicação para iOS. A aplicação ficou fantástica, e está muito mais interessante de explorar que a antiga. Apesar de ter também actualizado a aplicação para Android, o resultado não foi tão fantástico.

No entanto, tudo indica que irão existir também novidades para a plataforma Android uma vez que o Facebook ‘obrigou’ os seus funcionários a deixar de parte de iPhone e a utilizarem apenas o sistema operativo da Google, uma vez que a aplicação para esta plataforma está ‘terrível’.

facebook-android-logo

O Facebook está a impôr que os seus funcionários utilizem smartphones com sistema operativo Android.

Muitos dos funcionários foram ordenados pela empresa da rede social mais popular do Mundo, a deixarem de parte os seus iPhone, e a utilizarem apenas o sistema operativo da Google.

O objectivo desta mudança, prende-se com o melhoramento da aplicação do Facebook para Android que é considerado terrível.

Estas informações foram dadas por ex-funcionários do Facebook, entre outras fontes, ao Business Insider.

Segundo o site, estas práticas são muito comuns em empresas de tecnologia e designam-se de “dogfooding”, ou seja ‘comer a comida do seu próprio cão’.

Tudo indica que, para o Facebook, a forma mais eficaz de desenvolver uma melhor aplicação para o SO Android, é fazer com que os seus funcionários lidem com essa plataforma, testem a aplicação e verifiquem eventuais falhas demonstradas pelo Facebook para Android.

Talvez em mente esteja o desenvolvimento de um novo Facebook para Android à semelhança do anunciado e apresentado esta semana para iOS, que se revelou mais rápido, mais funcional e muito mais atraente. A actual aplicação para Android sofreu recentemente também uma actualização, mas o resultado não foi tão fantástico como a nova aplicação para iOS.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M. Manuelito
    M. Manuelito

    Gostei do conceito “dogfooding” 🙂 E acho bem que comam a comida do seu próprio cão, porque a aplicação facebook para android está uma espécie de “cáca”;-)

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      “dogfooding” derivado da expressão “Eat Your Own Dog Food” é uma frase idiomática pelo que não se pode traduzir à letra. Significa “usar aquilo que se produz” mesmo que isso seja inferior ao produzido pela concorrência.

      – The basic premise behind “eating your own dog food” is that if a firm expects paying customers to use its products or services, it should expect no less from its own employees. Not using its own products for internal operations may imply that a company does not believe its products are best-of-breed despite its public proclamation of the fact, and that it has more confidence in a rival’s offerings. This could not only have a negative impact on employee morale, but can also potentially turn into a public-relations debacle.
      [fonte: Eat Your Own Dog Food Definition | Investopedia , http://www.investopedia.com/terms/e/eatyourowndogfood.asp#axzz24kfxr9VX ]

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Acho que mesmo traduzido à letra, as pessoas percebem o conceito 😉

        Mas eu até concordo mt com essa medida. Se nao serve para os criadores porque servirá aos outros?

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Devia fazer isso com o políticos em portugal.
      dogfooding para aprendem o que o povo sofre.

  2. Avatar de Jonas Alves
    Jonas Alves

    Finalmente uma medida que poderá levar a uma aplicação decente para Android. Não é pela maioria dos equipamentos android serem mais baratos que os equipamentos com iOS, que merecemos “menos atenção” que eles. Tenho um Galaxy Ace, e realmente, posso dizer que quando tenho de usar a aplicação é quase uma tortura.

    1. Avatar de Ciro Espítama
      Ciro Espítama

      Utilizo um iPhone 4 e um Galaxy Ace e concordo em género, número e grau! 🙂

  3. Avatar de José Fernandes

    Ja faziam uma como deve ser tambem para o symbiam belle do n8. horrivel o social da nokia…

  4. Avatar de Bernas
    Bernas

    Boas.
    Eu concordo, não gostei nada da aplicação Facebook para Android. Eu fiz o download da aplicação no meu tablet, testei uns minutos a aplicação e tirei logo. Acho que a app está muito simples de mais e um bocado mal estruturada.
    Cumps

  5. Avatar de Filipe Lourenço

    A app para Android está cada vez pior. Muitas vezes nem abre o conteúdo… É a pior app que tenho no meu smartphone.

    É bom que a melhorem e esta medida parece ser interessante.

  6. Avatar de Letz
    Letz

    enquanto sai e não sai…

    Alternativa: Fast for Facebook!

    1. Avatar de cartoon
      cartoon

      Eu sei que ainda está em versão beta, mas está ainda com muitos bugs.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      FriendCaster ou FriendCasterPRO

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Também estuo de acordo com o “dogfooding”, realmente essa aplicação tem vindo a piorar e cada vez mais lenta. Penso que essa ultima atualização foi a pior de todas.

  8. Avatar de Kanguru myfy
    Kanguru myfy

    O Facebook confirmou ao Los Angeles Time a fase de testes de cada aplicação passa por os seus empregados a testarem “antes de almoço” em cada equipamento específico.

    Não fiquei com a ideia de que quem tinha habitualmente um iPhone tinha que o deixar e passar a usar um Android só porque estava lá a app de teste para Android. Acho que é mais “está aqui um dos vários Android com a app em teste, antes de ires almoçar experimenta e diz qualquer coisa”. E Vice-versa no caso da app ser para iOS.

    Agora, a explicação para a app para os Android estar atrasada em relação à do iOS parece-me que já foi dada noutro post:

    https://pplware.sitedev.pt/apple/facebook-desenha-nova-app-para-ios/comment-page-1/#comment-576649

  9. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    Se acham que a aplicação Facebook para Android é terrível, é porque provavelmente nunca testaram a aplicação Facebook para Windows Phone… Esta sim, é terrível.

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Portanto é o único a dizer que a app para WP7 é a pior?! Quando é a que tem melhor aspecto gráfico, melhor interface para utilizador e melhores funcionalidades…

      Mas sim, como utilizador da app para Android, tenho a dizer que tem vindo a melhorar em termos de qualidade, mas ainda não se compara a WP7 e ao iOS, mas sem comparação mesmo!!

      Uma boa noticia!

      1. Avatar de Complex
        Complex

        usei no wp7, ios e android…. facebook no ios é melhor que no wp7 e android.

        no wp7 a aplicação de face não é muito má dá para usar, mas no android é para esquecer…

        usei durante 3-4 dias no lg optimus black e etive de tirar aquilo e procurar uma alternativa

  10. Avatar de el cora
    el cora

    já chegou ao ponto de terem que impor algo? que prazer que deve ser….

  11. Avatar de Joao
    Joao

    A nova aplicação do iOS esta mesmo top notch agora a do iPhone wannabe não vale mesmo nenhum. Já mudei o meu SIM com internet para o iPhone. Fico com saudades do super ecrã do iPhone wannabe SIII que assim uso pouco.

  12. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Mais uma vez no artigo que li o director das aplicações móveis já desmentiu o uso obrigatório da app facebook.

  13. Avatar de L7
    L7

    O que me vale é que eu não tenho Fb…

  14. Avatar de Maxx
    Maxx

    Estar fora desses problemas é windows… e sabe bem.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    De facto, a aplicação para IOS levou um abanão bem grande e está fantastica agora… nunca foi tao porreiro ver / comentar fotos, e o mural das actualizações está mais fluido que nunca no meu iphone 4…

    Os androids deviam de ter a mesma atenção que nós!!! É uma excelente medida!!

  16. Avatar de Flávio Nóbrega
    Flávio Nóbrega

    acho muito bem porque a app oficial do facebook é so bugs, utilizo o fast for facebook, é bonito. e leve 🙂

  17. Avatar de khalil
    khalil

    essa notícia já foi desmentida.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Seria mais fiável de colocasses link para essa informação.

      Ainda assim, nao me admira que fosse desmentido, pois uma vez que já foi noticia em inúmeros sites, o facebook nao iria gostar de passar esta ideia.

      A verdade é que nao foi uma nem duas pessoas, ligadas ao Facebook, que referiu esta situaçao, a um local de tecnologia.