The GIMP 2.6.5

16 Comentários

The GIMP (GNU Image Manipulation Program) é uma distribuição gratuita desta aplicação capaz de realizar variadas tarefas, como retoques em fotos, composição e criação de imagem, entre muitas outras capacidades.

The Gimp pode ser usado apenas como um programa de criação de imagem assim como pode ser usado por profissionais para manipular com elevada qualidade fotos e outros trabalhos gráficos.

The Gimp foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Projectado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis é hoje mantido por um grupo de voluntários.

A aplicação tem crescido e conquista paulatinamente uma falha de mercado com alguma relevância, tendo em conta o parco investimento publicitário.

Exemplo prático:

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: The Gimp 2.6.5 [15.26MB]
Download [win]: The Gimp 2.6.3 Portable [16.29MB]
Download [linux]: The Gimp 2.6.5
Download [mac]: The Gimp 2.6.5
Homepage: Gimp

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xguest

    É possivel activar alguma função para que as janelas e opções do programa estejam todas integradas sobre uma só janela do programa e não espalhadas pelo desktop?

    http://invisibleflamelight.wordpress.com/

  2. Avatar de Away

    Melhor que muitos programas pagos e por sinal bem caros(gosto bastante do Gimp e não quero outro)
    @xguest
    “janelas e opções do programa estejam todas integradas sobre uma só janela do programa e não espalhadas pelo desktop?”
    Este para mim é o calcanhar de Aquiles do Gimp, mas primeiro estranha-se e depois entranha-se e já não faz assim tanta diferença…

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No linux da…no windows tentei e nao consegui(usando o mesmo procedimento)

  4. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    @xguest

    É contornável (não sei bem como) mas essa é uma das grandes razões porque a maioria das pessoas não gosta do GIMP. Pessoalmente, fiz a tecla “<” (à beira do “Z”) mover para o topo a janela das ferramentas, o que me resolve parcialmente o problema…

    cumps

  5. Avatar de Peter
    Peter

    Eu não desgosto do Paint.

  6. Avatar de BigLord

    Isso é uma razão algo picuínhas lol. É verdade que acaba por ser chato a alguns níveis, mas não retira funcionalidade nenhuma ao GIMP. E a única alternativa realmente competente é paga e bem paga!

    GIMP > all.

  7. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Boa aplicação… Bem abaixo do Photoshop é certo, mas para ser uma aplicação gratuita, nada mau!!!

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  8. Avatar de muitoforte
    muitoforte

    Comecei a usar o GIMP há 4 meses, trabalho com ele todos os dias no meu emprego e mesmo assim ainda não descobri todo o seu potencial. Parece um bocado complexo à primeira vista, mas é muito completo, e depois de uns dias a conhece-lo, é realmente um programa fantástico. Recomendo!!! E quanto a ser muito abaixo do Photoshop, não sei se é assim tanto… E tem muito valor por ser uma aplicação livre!

    Cumprimentos a todos

  9. Avatar de pauloallex24
    pauloallex24

    Ha uma plugin (ou algo do genero) que resolve isso metendo tudo numa janela. Eu lembro-me que a encontrei no baxaki á muit tempo. Amanha, se encontrar meto aqui. Mas com um pouco de pesquisa também devem encontrar…
    cumpz

  10. Avatar de AIR
    AIR

    @xguest
    Aquilo que procuras é o gimpshop:
    “GIMPshop is a modification of the free/open source GNU Image Manipulation Program (GIMP), intended to replicate the feel of Adobe Photoshop. Its primary purpose is to make users of Photoshop feel comfortable using GIMP.”

    Aqui fica o link: http://www.gimpshop.com/

  11. Avatar de Rui Oliveira

    @BESTCINE
    Não é assim tão abaixo, se souberes trabalhar bem com ela. Claro que o Photoshop é superior.

  12. Avatar de metal_master
    metal_master

    Primeiro, parabéns pelo site
    Segundo, acho louvável que exista uma alternativa de qualidade, gratuita e open source, no campo dos editores de imagem.

    Posto isto, tenho que dizer algumas coisas:
    – A primeira é que o GIMP sofre do que eu chamo de “excesso de personalidade”. Passo a explicar, o grande calcanhar de Aquiles, a meu ver, é o interface. É complicado, apresenta muita duplicação de elementos e é pouco sóbrio. Isto tudo seria diferente se, por obra e graça do espírito santo o projecto GIMP tentasse duplicar o interface do photoshop (CS3 ou CS4 – sim, porque os anteriores não eram muito melhores), que para mim é dos mais funcionais algumas vez criados. Digam o que disserem, a forma como as janelas se adaptam de acordo com as necessidades é espectacular e permite maximizar o espaço de visionamento de imagem o máximo possível (ainda assim ainda não é perfeita).
    – Segundo, outro dos problemas, pelo menos em Windows, é o fraco suporte para tablets, que, tem vindo a melhorar, mas está longe de ser satisfatório. Se para um utilizador esporádico isto não é um problema, para um utilizador intensivo/profissional, isto pode ser um sério problema.
    – Para finalizar importa salientar que, embora o photoshop possa aparentar não fazer muito mais que o GIMP (o que é mentira, é quase como comparar um sciroco com um DB9, sim são os dois desportivos, mas nem sequer estão na mesma categoria), a grande mais valia é que, numa boa parte dos casos permite faze-lo mais rápido e de forma mais precisa.
    E já agora, a todos aqueles que dizem que ainda não conhecem todas as possibilidades de um software de edição de imagem, fiquem a saber que a probabilidade de isso acontecer é muito pequena, tendo em conta a “repetiblilidade” do vosso workflow e do que realmente precisão de fazer. Só se passarem a vida a “brincar” com o software e a fazer coisas que eventualmente não tem razão nenhuma para serem feitas a não ser pelo simples gozo de as experimentar é que vão chegar lá perto.

    Desculpem o post longo e obrigado

  13. Avatar de Shiryu

    É verdade que se estranha, mas com o passar do tempo, passa a ser natural. Existem modificações como o GIMPShop para colocar no windows tudo dentro da mesma janela. Sinceramente, uso o GIMP e o PAINT.NET quase ao mesmo tempo, embora seja possível fazer tudo no GIMP, passo mais tempo no PAINT.NET pelo simples (e algo tolo motivo) do programa executar mais depressa.

  14. Avatar de Miguel Ferreira

    Também não gosto nada de ter 3 janelas separadas, atrasa-me imenso…

    http://www.rascunhovirtual.com

  15. Avatar de pauloallex24
    pauloallex24

    O que eu falei antes foi isto:
    http://www.baixaki.com.br/download/gimp-deweirdifyer.htm
    Uma plugin (ou algo que se pareça) que faz com que se tenha as janelas todas com um background, para não serem confundidas com o ambiente Windows.
    cumpz