Windows 7 – Handwriting ou a escrita pelo punho!

23 Comentários

A Microsoft Portugal juntou alguns bloggers e jornalistas para apresentar uma nova ferramenta que equipará e potenciará o Windows 7 nas estruturas tablet PC. Outra novidade foi a apresentação “quase em off” do Windows 7 build 7000 em português.

Fomos muito bem recebidos, como já o tínhamos sido no passado dia 23 de Janeiro e foi-nos adiantado algumas das mais recentes novidades do Windows 7. A Microsoft preparou alguns tablet “provisórios” com o Handwriting tool, uma ferramenta verdadeiramente deliciosa que a seu tempo irá fazer as delicias dos utilizadores intensivos dos tablet PC.

Confesso que ouvi as explicações do “modus operandi” da tool mas antes de testar estava com o “pé atrás”. Desenhar caracteres e serem reconhecidos já tinha sido uma experiência que não consegui levar a bom porto nos Windows Mobile, por muito que tentasse. Se esta ferramenta tivesse a mesma linha de desenvolvimento, seria também ela difícil de singrar. Mas estava redondamente enganado.

A ferramenta está ainda numa fase inicial do seu desenvolvimento, conforme foi desde logo avançado pela responsável do projecto em Redmond, Cecília. Mas mesmo numa fase inicial, notaram-se já características muito promissoras.

À medida que vamos escrevendo a ferramenta “aprende” e adapta a sua matriz ao nosso traço de escrita, mesmo com letras um tanto deformadas e pouco “ortodoxas” em termos de escrita normalizada obtivemos bons resultados.

A verdade é que é possível escrever com bastante rapidez e ter um texto tal e qual ao que introduzimos de forma manuscrita. Nesta fase foi-nos solicitado que enviássemos um report de todos os erros que encontrássemos no reconhecimento, para afinar a sensibilidade tendo em conta o diferente punho de cada possível utilizador.

Este é mais um trunfo que o Windows 7 acrescenta à sua vertente touchscreen. Veremos muito em breve (finais de Março ou princípios de Abril) a versão RC disponibilizada abrindo portas para a versão final do Windows 7 (penso que sairá no fim do verão).

Foi interessante ver que embora se fale em buids 7022, 7032 e a mais recente suspeita build 7041, os testes do Handwriting correram na versão Windows 7 Ultimate build 6962 e build 6966. Somente a máquina onde estava o Windows 7 em português tinha o Windows 7 Beta build 7000.

Claro que esta ferramenta não será amplamente usada pelos utilizadores mais comuns, além do equipamento especifico, esta foi talhada para um nicho de mercado, estou a falar ao nível comercial/administrativo onde estes profissionais poderão rapidamente em qualquer aplicação (browser, mail, Word, etc.) ter esta ferramenta e transpor para qualquer documento texto debitado pela ponta da caneta.

Fica o agradecimento à Microsoft Portugal pelo convite e fica a minha satisfação em trocar algumas ideias com colegas como o João Pedro da Omitek e o João Fernandes da Wintech, bloggers nacionais que fazem um excelente trabalho.

Para finalizar fica a promessa de uma análise ao pormenor, pois em breve irei receber a versão “mini beta” em português com esta e outras novidades Windows 7.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de slowdata
    slowdata

    Parece que entro no video hihihihi. “antes manter o deles”.. É me familiar. Cumps… E impec.

  2. Avatar de Hawk
    Hawk

    Parabéns a vocês do PplWare.

    Aguardo a análise e espero novidades quanto a versão em português.

  3. Avatar de nrodas

    Muito a frente.
    e espero pela versão em pt.
    continuação

  4. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente post… Parabéns!

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito bom.

    Quanto ao reconhecimento no Windows Mobile, é estranho porque eu quando tinha o Qtek S100 usava muito bem aquilo, e dava muito jeito (obviamente agora no Omnia é qwerty com os dedos)

  6. Avatar de Nu B
    Nu B

    Tá visto que o problema do Vitor M. foi usar o Transcriber (que vem de origem nos WM) em vez de um programa concebido para o efeito.

    O meu velhinho PDA, com o Caligrapher, faz isso na perfeição. Resulta bem melhor do que nestes vídeos, pelo menos! 🙂

  7. Avatar de Lumitesi

    Muito bom.

    Mas cortaram a musica na melhor parte, eram so mais uns segundos!!!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    PPLWARE NO COMENTS!!!!!
    SEMPRE OS MELHORES!!!!
    PARABÉNS VÍTOR!!!!!

  9. Avatar de JM
    JM

    Tudo muito bem!
    Só que estamos a falar de Tablet PCs e não de Table PCs como insistentemente (3x) o autor escreveu…….

  10. Avatar de Vítor M.

    Nu B nessa altura estávamos ainda em processo de aprendizagem, depois de dominar e depois da ferramenta aprender, é muito divertido ver que a ferramenta já conhece a nossa caligrafia.

    Em relação ao que falei no reconhecimento da caligrafia no Windows Mobile, eu digo que eu não me adaptei, nem a ferramenta se adaptou a mim, já esta é ao contrario, esta ferramenta adapta-se a nós, é diferente.

    JM sem dúvida, tem toda a razão, erro meu e… muito cansaço após 3 horas e meia de viagem.

  11. Avatar de Diogo J
    Diogo J

    Belo post, estao de parabéns, gostei muito! Agora so fico no aguardo do Windows 7 em portugues!!!!

    OBS: Alguem sabe o nome da banda e da musica q toca no video??

  12. Avatar de Hawk
    Hawk

    Acho que até eu, que tenho uma letra muito feia³, conseguiria usar isto. Hehe 🙂

  13. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    @Diogo J

    São os Red Hot Chilli Peppers. O nome da música é que desconheço.

    Apesar de não ter qualquer utilidade para mim, é sem duvida fantástico ver o que um computador é capaz de fazer hoje em dia.

  14. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    O nome da música é Snow

    Excelente post 😉

  15. Avatar de andré
    andré

    Esse reconhecimento de escrita está muito bom mesmo. Eu testei-o na versão inglesa do 7. É pena no Vista ter de se meter em português do Brasil para reconhecimento de português.
    Agora espero que o ppleware faça um artigo sobre o reconhecimento de fala em português e do de leitura de textos feito pela Microsoft Portugal que deve estar quase a sair do forno.
    Parabéns Vitor M. 😉

  16. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    Uma coisa que me esqueci de referir….

    Gostava de ver esse sistema a funcionar com a introdução de fórmulas matemáticas. Isso sim é que era de valor… mas ou muito me engano, ou o software ia engasgar-se completamente ao tentar reconhecer as expressões (tipo x, Pi, etc)

    Mas promete dar que falar 😀

  17. Avatar de andré
    andré

    @Marcelo Ribeiro
    Sim so 7 tem introdução de formulas matematicas. Vou ver se ponho aqui um link com 1 print

  18. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    Espetáculo 😀
    É agora que compro um tablet e substituo o caderno de papel LOL xD

    Obrigado pela informação andré 😉

  19. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    *Espectáculo

    São os efeitos do acordo ortográfico :S

  20. Avatar de Spulva
    Spulva

    fantastico ainda compro uma table de desenho LOLOL assim mato 2 bichos de uma vez

  21. Avatar de nuno
    nuno

    Boas Tardes, como obtenho o Handwriting windows7.
    Abraços