Android 4.0.4 é vulnerável ao envenenamento por DNS

65 Comentários

O DNS resolver do Android 4.0.4 é vulnerável, através do método de envenenamento por DNS, devido ao facto do seu mecanismo aleatório de geração de números ser demasiado fraco. O envenenamento por DNS é uma técnica que permite redirecionar pedidos legítimos  aos DNS para sites ilícitos/diferentes do site verdadeiro.

Os investigadores Roee Hay e Roi Saltzman da IBM Application Security Research Group, demonstraram como é que um atacante pode adivinhar o nonce (numero ou conjunto de bits usado apenas uma única vez) do pedido DNS, com uma probabilidade suficiente para conseguir com que o ataque tenha sucesso.

Tanto a versão 4.0.4 como as anteriores estão vulneráveis a este ataque.

dns_00

Este artigo está inserido no passatempo Pplware 20k (ver aqui). Não se esqueça de comentar o assunto do artigo e também de responder à questão colocada no final (pode ser no mesmo comentário) – são dois requisitos fundamentais para quem se pretende habilitar a um Mikrotik RouterBoard RB2011L-IN 

Para que serve um servidor/serviço de DNS?

Quando abrimos um browser costumamos indicar o nome do site que pretendemos consultar. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando introduzimos por exemplo o url: www.pplware.com, há uma consulta ao servidor de DNS para saber qual o IP correspondente (para saber mais como tudo funciona, leia aqui o nosso artigo sobre DNS).

DNS resolver no Android 4.0.4

O ponto fraco está no pseudo-aleatório gerador de números (PRNG – pseudorandom number generator) que faz com que os ataques através de envenenamento do DNS sejam viáveis. Os ataques por envenenamento de DNS podem por em perigo toda a integridade e confidencialidade das comunicações do sistema atacado.

Por exemplo, no Android, a aplicação Navegador/Internet pode ser atacada de forma a roubar os cookies da vítima de um domínio que o atacante escolha. Se o atacante conseguir atrair a vítima para navegar até uma página controlada por ele, pode facilmente utilizar o JavaScript para começar a “resolver” subdomínios não existentes.

Além de tudo isso, pode iniciar alguma aplicação maliciosa desde a página que conseguiu com que a vítima fosse lá parar através dos subdomínios não existentes.
Se o atacante descobrir o PID (proportional integral derivative controller) através da aplicação maliciosa previamente inicializada, este tipo de ataque pode ser efectuado num curto espaço de tempo.

Esta vulnerabilidade está apelidada como “CVE-2012-2808“.

A partir da versão 4.1.1 serão lançadas actualizações para corrigir este bug. O PRNG estará a partir dessa versão localizado em /dev/urandom que deve ter a entropia suficiente para dificultar o acesso do atacante e também aumentar o tempo necessário para concluir o ataque com sucesso.

Pergunta do passatempo:
  • Qual a versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN?

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    Má notícia…
    Tem de sair fix para versões anteriores tb!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, é um bug, que se bem explorado (até por aplicações mal intencionadas) pode dar algumas dores de cabeça aos Andruinos

    2. Avatar de Rik
      Rik

      eles querem é que tu atualizes ou seja compres um tele novo

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Caro RIK vejo mesmo que não percebe nada de redes!!! Um artigo tão útl e você com comentários ridiculos!!

        Bem-haja PPW

  2. Avatar de ruben
    ruben

    Espero que os fan boys Apple não venham para aqui pavonear porque acho que o problema na App Store também tem a haver com DNS. Quanto ao problema, espero que seja resolvido para em próximas compras de tablet/telemóvel já venha com esse erro corrigido, pois quase de certeza que o meu telemóvel não vai resceber mais nenhum update. É o problema da variedade de marcas.

    Resposta passatempo: L4

    1. Avatar de ze android

      ao contrario dos fan boys do robozito, os apple “fanboys” tão se pouco nas tintas pros erros que o android tenha

  3. Avatar de Diogo Parreiras
    Diogo Parreiras

    A versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4

  4. Avatar de MS
    MS

    O problema é que tudo o que está para trás fica por actualizar e é bem visível que muitos utilizadores ficaram presos na 2.2 e 2.3. Lá volta o velho truque do comprar novo.

    Resposta: RouterOS License L4

  5. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    RouterOS license Level4

  6. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Resposta passatempo: RouterOS License L4

  7. Avatar de JustSomeone
    JustSomeone

    Duvido que esta vulnerabilidade fique muito tempo sem correcção uma vez exposta.
    Resposta: RouterOS License L4

  8. Avatar de João Silva
    João Silva

    Infelizmente á sempre uma alguma coisa vulnerável
    Resposta: A versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4

  9. Avatar de Vasco Cruz

    Acredito que esta vulnerabilidade seja rapidamente corrigida.

    Resposta ao passatempo: RouterOS License L4

  10. Avatar de Rodrigo Santos
    Rodrigo Santos

    Vamos ver se eles corrigem!
    Resposta: RouterOS License L4

  11. Avatar de Nuno sobral
    Nuno sobral

    É uma má notícia.
    Resposta: RouterOS License L4

  12. Avatar de João Neves

    Resposta: Resposta passatempo: RouterOS License L4
    Comentário: Fix em andamento de certeza…

  13. Avatar de José R
    José R

    Todos os SO’s, moveis ou não tem bugs, agora claro que uns mais, ou melhor muito mais, do que outros….;)

    A versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4.

  14. Avatar de Zé

    Espero que seja corrigido…brevemente!

    passatempo: RouterOS License L4

  15. Avatar de Jorge silva
    Jorge silva

    Resposta:
    RouterOS License L4

  16. Avatar de Augusto Cruz
    Augusto Cruz

    Quem trabalha em desenvolvimento sabe que é normal existirem erros nos produtos, o que interessa é que mal sejam detetados, têm que ser corrigidos.

    RouterOS license Level4

  17. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    Comprem IOS 😛 tá resolvido 😉

    RouterOS license Level4

  18. Avatar de Paulo . Cunha
    Paulo . Cunha

    Apenas um erro que pode dar muitas dores de cabeça. Mas é uma situação que acontece a quem desenvolve software. Quanto mais elaborado mais possibilidade de erro. Mas acredito que em breve será resolvido.

    Comprem IOS? Tá resolvido? O IOS também possui erros 😀 Não é 100%, nada o é 😀

    Resposta: SO do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4

  19. Avatar de Nuno Manuel Costa

    Face à politica de updates de algumas marcas, desconfio que às vezes isto serve para forçar as vendas!

    Pergunta do passatempo:
    Qual a versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN?
    RouterOS License L4

  20. Avatar de Bruno Neves

    A versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4

  21. Avatar de Luís Carlos Ramos Jacinto
    Luís Carlos Ramos Jacinto

    Oops…

    Resposta Passatempo: RouterOS License L4.

  22. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Resposta: RouterOS License L4

  23. Avatar de Emanuel Lopes

    A mim não me faz diferença nenhuma o meu ainda é o android 2.3.6 🙁

    Resposta ao passatempo: RouterOS License L4

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Pelo que percebi todas as versões até à 4.1 são vulneráveis, incluindo a 2.3.6

  24. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    RouterOS License L4

  25. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    E o raio do meu tablet já trás o 4.0.4

    Resposta ao passatempo: RouterOS License L4

  26. Avatar de Filipe Delgado
    Filipe Delgado

    Má noticia sim, mas dúvido que brevemente não saia a correção para este bug…
    Resposta passatempo: RouterOS License L4

  27. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Realmente não sabia desta vulnerabilidade…
    Resposta ao passatempo: RouterOS License L4

  28. Avatar de João Reis
    João Reis

    Quer dizer eu tenho um Samsung ACE 2 nada posso fazer? E depois querem que goste disto, ah e tal, tem mais opções.

    Android nunca terá prestigio entquanto não conseguir ter todos os aparelhos onde está instalado actualizados. O utilizador não tem de estar preso só porque sim.
    Não digo que seja culpa da Google, mas a Google tem de pressionar as marcas que distribuem o Android a dispor muito mais rapidamente de actualizações, num espaço de 1 mes terão de ter todos sempre actualizados.

    Enquanto isso, vejo a carruagem passar, com um telemóvel comprado a 1 mes, telemovel que saiu em Janeiro deste ano. Os números falam por si, ridiculo.

  29. Avatar de Ricardo Roque
    Ricardo Roque

    A versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4

  30. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Mais uma boa noticia, mais uma falha grave que tem de ser corrigida.
    Resposta: RouterOS license Level4

  31. Avatar de Nuno Caixeiro
    Nuno Caixeiro

    É complicado (se não impossível) criar algo 100% seguro. Não deixa de ser um bom OS.

    Resposta: RouterOS License L4

  32. Avatar de Tiago João da Silva Almeida

    Resposta ao Passatempo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN:
    RouterOS License L4

    Muito Obrigado 🙂
    Cumprimentos,
    Tiago Almeida

  33. Avatar de lcf
    lcf

    Interessante…

    A resposta: Level4 RouterOS license

  34. Avatar de Juliano
    Juliano

    Uma falha grave para o android, envenenamento por DNS é muito serio.

    R: RouterOS License L4

  35. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    esperamos que a Google resolva este bug rapidamente

    Resposta: a versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é as seguinte: RouterOS License L4

  36. Avatar de Vagner Fellipe
    Vagner Fellipe

    Muito bom o artigo, bem explicado, e que bom que já farão as correções para a proxima versão do android, agente só espera que essa versão não demore muito.

    RouterOS License L4

  37. Avatar de Miguel Nuno Rocha Ribeiro
    Miguel Nuno Rocha Ribeiro

    Resposta à Pergunta do Passatempo:
    A versão do sistema operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4.

    Ainda não tenho tecnologia Android comigo XD

  38. Avatar de Rafael Paiva
    Rafael Paiva

    Sou possuidor de um dispositivo com o S.O. Android, mas ainda só estou na versão Gingerbread.
    O meu telemóvel é um Huawei X5 U8800.
    Vou tentar fazer o upgrade para a versão 4. Recomendam?

    Resposta à questão:
    Esta RouterBoard tem a versão 5 do RouterOS, com possibilidade de fazer upgrade para uma versão mais recente.

    1. Avatar de Rafael Paiva
      Rafael Paiva

      Ainda relativo ao meu telemóvel:
      A ROM que estou a pensar por é “cozinhada”.

  39. Avatar de Pedro Miguel Silva
    Pedro Miguel Silva

    Porquê o meu Samsung Galaxy S2 nunca mais recebe nova versão Android 4.1? 🙁 Ajuda-me!!! Obrigado!

    1. Avatar de Pedro Miguel Silva
      Pedro Miguel Silva

      Também nem 4.0… 🙁 AJUDA-ME!!! Obrigado!

  40. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Resposta ao Passatempo: RouterOS license Level4

  41. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Uma palavra: Android…

  42. Avatar de Pedro
    Pedro

    Má noticia para quem tem ou fez o upgrade para esta versão. Estranho também a demora na correção deste BUG.

    Resposta passatempo: RouterOS License L4

  43. Avatar de Ruben M,
    Ruben M,

    RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é L4

  44. Avatar de Bruno Miguel Silva Andrade
    Bruno Miguel Silva Andrade

    SO L4!

    Estou a usar o 4.0.4 contudo não uso muito a internet e não…

  45. Avatar de Henrique Sousa
    Henrique Sousa

    A minha versão é a 2.3.7.

    Resposta Passatempo: A versão do Sistema Operativo do RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é a L4.

    1. Avatar de Pedro Miguel Silva
      Pedro Miguel Silva

      A minha versao é 2.3.3… :((( Ninguem me ajuda como faz a nova versao actual: 4.1!!!

  46. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    Não vou ter este problema, certamente!! Tão cedo não haverá equipamentos com esta versão do Android, compatível com a…..minha carteira.

    Resposta passatempo: RouterOS License L4

  47. Avatar de douroin
    douroin

    RouterOS license Level4

  48. Avatar de Ruben
    Ruben

    Não é muito grave se pensarmos que na rede do ISP ninguém vai andar a fazer DNS poisoning e na rede Wifi se não for por DNS poisoning pode-se fazer ARP poisoning que vai dar ao mesmo e funciona em qualquer Hardware e em qualquer Sistema Operativo.
    Para mitigar o ARP poisoning pode-se activar nos switches uma coisa chamada port security…
    Cumprimentos

  49. Avatar de Nuno

    Não tenho Android :/

    Resposta: RouterOS License L4

  50. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Todos os dia a aprender 🙂

    R: MikroTik RouterOS version 5.x level 4

  51. Avatar de Artur
    Artur

    As versões anteriores não sofriam deste tipo de ataque ?

    Resposta: RouterOS (License L4)

  52. Avatar de rubenduarte
    rubenduarte

    4.0.4? E eu ainda no 2.3 🙁

    Resposta: RouterOS License Level4

  53. Avatar de Nuno Miguel
    Nuno Miguel

    O problema é que tudo o que está para trás fica por actualizar…

    Resposta: RouterOS License L4

  54. Avatar de Patrick Igreja Carvalho
    Patrick Igreja Carvalho

    Má noticia para quem tem android

    Resposta à pergunta: RouterOS License L4

    1. Avatar de Pedro Miguel Silva
      Pedro Miguel Silva

      Porquê? És fá de iPhone? lol