Unboxing mini PC Raspberry PI

86 Comentários

Por Hugo Matos para o Pplware

Hoje vamos ver de perto o muito falado e aguardado Raspberry Pi, como foi anunciado aqui . Já o temos na mão e é um computador do tamanho de um cartão de crédito que, por 39€, é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D. Vem embrulhado num saco anti-estático e traz apenas uns folhetos: um guia de início rápido e um de informações de segurança.

ras_01

 

Para usá-lo precisamos de um cartão SD para armazenamento, HDMI ou vídeo composto para ligá-lo a uma TV ou monitor, um teclado, um rato USB e uma fonte de alimentação micro USB com 5V, 700mA (ver folheto). Precisamos também de uma ISO (download aqui) do sistema operativo (Linux) para o Raspberry Pi.

ras_02

Embora existam três sistemas operativos diferentes, a fundação Raspberry recomenda o Debian Squeeze.
Para usar a imagem, precisamos descompactá-la e passá-la para o cartão SD usando o dd  para Unix ou o Win32DiskImager  para Windows. Deixamos aqui um guia para iniciantes sobre configuração do cartão SD.

Basta agora ligar os periféricos, inserir o cartão SD e ligar à corrente. Para a versão Debian Squeeze fazemos login com:

  • Username: pi
  • Password: raspberry

Após o login entrará em linha de comando (CLI). Para usar o ambiente gráfico deve escrever startx.

ras_06

A board traz também outros conectores de entrada / saída, como GPIO, JTAG, DSI e CSI que podem ser utilizados para ligar circuitos adicionais e expandir as suas capacidades.

ras_04

O que se pode fazer/ter com o Raspberry Pi
  • XBMC Media Center for Raspberry Pi – ver aqui
O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

O Android Transporter faz do smartphone, ou tablet, em conjunto com o Raspberry Pi um excelente media stream para ver filmes, jogar ou ver fotografias em família.

  • Raspberry Pi Web Server – ver aqui

Breves conclusões

Em minha opinião, considero que é uma máquina bastante interessante e com elevado potencial, tanto ao nível de desenvolvimento e aprendizagem como entretenimento.

ras_04
Agora, já nas mãos dos “developers”, irão surgir muitos projectos e muita informação na Internet. Fiquem atentos pois sei que aqui, no Pplware, irão aparecer muitos artigos e tutoriais sobre o Raspberry Pi.

Homepage: Raspberrypi
Revista para utilizadores do Raspberry

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Muito interessante. Agora é arranjar um e explorar as suas capacidades…
    Ainda não existe nenhuma case ?

    Cpts

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      *edit, já encontrei cases no ebay

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        onde comprares Raspberry tambem vendem cases e SD´s e tudo o que necessitas.

  2. Avatar de João
    João

    Venham daí muito artigos… Já comprei o meu há 3 dias, agora é esperar 🙂

    1. Avatar de jose
      jose

      Boas, onde se pode adquirir ?

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Eu comprei aqui: http://pt.farnell.com mas já passou alguns meses…

      2. Avatar de luis
        luis

        Farnell,tem.

      3. Avatar de João
        João

        Comprei pela farnell. Reabriram esta semana as orders 😉

  3. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Xi, tanto fio numa coisa tão pequenina:p

    Por acaso um “bom” negócio é fazer umas caixas para isso, até podiam também prever os módulos adicionais, tínhamos assim uma espécie de computador semelhante a um disco externo. Até se podia colocar uma ventoinha, já que o CPU não tem qq arrefecimento…

    1. Avatar de rascas
      rascas

      Eu tenho uns legos a ganhar po k me vão dar um prazer imenso a fazer uma caixa para isto!!! Aquilo pouco aquece mesmo em carga, apenas dêm um espaço para o chip.

  4. Avatar de Rogério
    Rogério

    Meter essa geringonça dentro duma caixinha,por uma questão de estética, segurança e funcionalidade) teria encarecido muito o preço?

    1. Avatar de Joao André
      Joao André

      Sim, acho que sim. Há no Ebay caixas por 15 euros, seja metade do preço do micro-computador. Mas depende da finalidade : muitos estudantes usam o Raspberry Pi para controlar um robô. Acho que nesse caso precisam de uma máquina com pouco peso…

      O meu está dentro de móvel TV, sem qualquer caixa.

  5. Avatar de João Reis
    João Reis

    Já comprei o meu a umas semanas, ainda a espera mas supoe-se longa está tudo a correr atrás destes meninos.

    Vou-lhe meter XMBC para ter um sistema multimedia portatil.

  6. Avatar de carlosf
    carlosf

    Já agora, que usaste especificamente para alimentação e cartão de memória (e tudo o que não vem com bichinho)? Para toda a gente ficar com a ideia do custo total e do que é preciso.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      serve um cartão SD qualquer, e para alimentação usei o cargador do telemovel, de um sapo A5

      1. Avatar de Porquinhobranco
        Porquinhobranco

        Nao serve Bem um cartao qualquer ,pois a velocidade do mesmo pode influenciar o desempenho . Recommendat-se um classe 4, no minimo, e um carregador de 1A, principalmente para quem pretender ligar um hub usb. É investmento a volta dos 20 euros, mas vales a pena.

  7. Avatar de Tiago F
    Tiago F

    Engraçado recebi o meu ontem mas ainda nao testei

  8. Avatar de João
    João

    Onde se pode adquirir em Portugal?
    Cumps

    1. Avatar de rascas
      rascas

      Em Portugal numa loja fisica, en nenhum lado. Podes mandar vir em:
      http://pt.farnell.com/raspberry-pi
      http://pt.rs-online.com/web/generalDisplay.html?id=raspberrypi

      Dizem que na farnell é mais rapida a entrega. Eu mandei vir o meu ja ha uns meses na rs components e ainda não veio.
      Mas ja tive a oportunidade de configurar um para um amigo.
      O raspberry + cabo alimentação mini usb + portes ficou-me por 46 euros no total.

      Cumprimentos

      1. Avatar de rascas
        rascas

        Ha!!! Recomendo à malta instalar o Raspbian. É uma versão Debian “wheezy” optimizada para o raspberry. Deve ser brevemente apresentada como a versão recomendada.
        Para a malta k gosta de fazer o sistema à sua maneira têm o Arch linux!

        Boas brincadeiras!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      nas há a venda em Portugal, há duas lojas online que vendem pro mundo todo, no site do raspberry tens la os links.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        correcção: não há a venda em Portugal …

        1. Avatar de Ricardo Jorge

          Boa tarde,
          comprei o meu na INMOTION, e fiquei muito satisfeito!

          Abraço

  9. Avatar de AirCrack
    AirCrack

    Tenho curiosidade em saber quanto tempo é que demorou a chegar?

    Pelo que vi, a espera é no máximo 11 semanas? Houve uma produção inicial de 100K e agora estão a produzir cerca de 4000 p/dia.

    Fantástico para um projeto sem fins lucrativos!

    Mas vou encomendar 1, mas não já!

  10. Avatar de Diogo Canais
    Diogo Canais

    quero comprar um, onde o posso fazer ?

  11. Avatar de Paulo R
    Paulo R

    Sim, eu também queria comprar um onde posso encontrar, e já agora Pedro Pinto, como é que dá para ter uma fita dessas do Pplware.

    1. Avatar de Hélder Moreira
      Hélder Moreira

      Sim, também gostava de saber como posso ter uma fita dessas…
      Sou fã do Pplware

  12. Avatar de carlos
    carlos

    já estive para comprar mas ainda estou a ponderar se será uma boa opção para o que queria fazer com ele que é, um local server/media player

  13. Avatar de Leonel Silva
    Leonel Silva

    qual a data em que fizeram a encomenda?

  14. Avatar de nuno
    nuno

    Encomendou um na farnel no dia 2 e na terça já chega, o que comprei na rs demora muito mais tempo

  15. Avatar de nuno
    nuno

    Com xbmc e android a fazer de comando parece uma smartv

  16. Avatar de João Carreira
    João Carreira

    Boas. Já tenho o meu mas só no final do mês começarei a mexer nele. Tenho várias ideias desde o simples media player a outras coisas mais avançadas mas irá depender do hardware… Depois darei notícias. Qualquer modo bom artigo, cumps

  17. Avatar de joao
    joao

    Distro otimizada para o este hardware. “http://www.hardware.com.br/noticias/2012-07/raspbian.html”

  18. Avatar de RPi
    RPi

    Nao vejo em nenhum sitio que a distro recomendada e o Debian Squeeze. O Eben recomenda um outro: http://www.raspberrypi.org/archives/1605.

    P.S. O meu Pi chegou no inicio de Maio :p

    1. Avatar de lmx
      lmx

      É debian sequeeze. mas hard floated…deram-lhe o nome de raspbian…raspberry + debian hardft.

      cmps

  19. Avatar de Francisco Franco

    Este Rasperry Pi é um menino comparado com esta board: http://www.hardkernel.com/renewal_2011/products/prdt_info.php?g_code=G133999328931 Mal posso esperar para ter uma na mão.

    1. Avatar de Porquinhobranco
      Porquinhobranco

      Realmente essa board é um espetaculo, mas o grande trunfo do Pi é mesmo o preco!!

      1. Avatar de Francisco Franco

        Esta board é uma board galaxy s3 a custar 129 dolares…quase oferecida.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas as specs são boas mas e o consumo de energia que é bem superior, mais de 4x o consumo do raspberry pi…
      mas os perifericos e gastas uma pipa de massa anualmente em electricidade…
      Agora a Board é um luxo, para uma configuração acima é uma boa opção.

      eu gosto muito desta:
      http://www.linuxfordevices.com/c/a/News/Calao-Systems-Snowball/
      tem imansos sensores na board, e o processador é europeu e muito bom…não fosse ele europeu..

      cmps

  20. Avatar de Redin

    Este tipo de modulos bem que poderia fazer parte de uma qualquer tv do mercado. Os fabricantes de TVs proprietarios que instalam SO’s para trazer a Internet para eles, poderiam criar parcerias com este tipo de equipamentos e usar cinergias para beneficiarem de ambas as potencialidades.
    Estou a imaginar alguem a encontrar espaço fisico disponivel nas tvs fullHD e colocar um brinquedo desses lá dentro.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    O meu engasga-se com MKV´s tanto a 720p como a 1080p… Desilusão… Vou tentar vender para recuperar o dinheiro gasto…

    1. Avatar de Joao André
      Joao André

      Boa tarde Rui,

      Não tenho problema com o meu. Já tentaste com um cartão de memória mais rápido ? Não tenho esse tipo de problema. Por exemplo corre o filme BIG BUCK BUNNY em 1080P sem problema. Até faço Airplay com o Ipad (passar videos do Youtube para o Raspberry Pi que depois passa num LCD/videoprojector ligado em HDMI 1.4).

    2. Avatar de João
      João

      Estás a vender por quanto? Estou interessado em comprar

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Penso que aqui não será o local certo para isso, mas tou a espera de uma caixa para o colocar à venda, é só ires dando um vista de olhos nos sites do costume! 😉

        1. Avatar de João
          João

          Eu compro-te isso sem caixa 😉 Se quizeres o meu contacto diz qualquer coisa 😉

      2. Avatar de Joao André
        Joao André

        Olá João,

        O meu não está a venda, mas vi uns poucos no Ebay…só que há malta a fazer negócios e o preço de venda ronda por vezes os 80 euros.

        1. Avatar de João
          João

          Bolas por 80 euros termino a minha encomenda 😛

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Por 80€ vendo-te o meu e envio-te a caixa quando a receber!

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Testei com um Sandisk Ultra II, penso que deveria aguentar…

      1. Avatar de Joao André
        Joao André

        Rui,

        Penso que tenho o mesmo cartão que o teu ou parecido : Sandisk Ultra SDHC, Class 6, 16Gb (foi um erro comprar um cartão com esta capacidade, podia ter sido um de 4Gb). O numero de serie do meu cartão é :
        BL1117321995D

        Há uma lista de cartões compatíveis com o Raspberry Pi (Google is your friend).

        Outro ponto : Cuidado com cartões comprados no Ebay, muitos são fakes.

        Pelo que eu li no forum do Raspberry Pi, muitos dos problemas são ligados a cartões não compatíveis.

        Como o meu não é ULTRA II, penso que deve ser mais lento que o teu, mas sem problemas de compatibilidade.

        1. Avatar de Joao André
          Joao André

          Desculpem estar a melgar, mas pelos vistos o melhor cartão Sandisk para o Raspberry Pi é este :

          SanDisk Ultra 4Gb Class 6

          Claro, não sou vendedor de cartões nem estou a fazer publicidade, é só o resumo de uma leitura de “post” dedicados ao Raspberry Pi.

          1. Avatar de Redin

            As especificações dos cartões SD estão aqui referidas:
            http://cartaodememoria.com/cartao-sd
            Cumprimentos.

  22. Avatar de Eduardo Siv
    Eduardo Siv

    Comprei o meu há 2 dias. Demora mesmo as 19 semanas que indica na compra?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      19 não digo mas um mês…talvez.

      cmps

  23. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Comprei o meu há 2 dias. Demora mesmo as 19 semanas que indica na compra?

  24. Avatar de Rodas

    Aqui fica mais um bichinho, alguém conhece?

  25. Avatar de Joao André
    Joao André

    Tenho um há dois meses. Não percebo nada de Linux e só demorei 2 horas para instalar o XBMC (Raspbmc). A minha melhor compra do ano. Tenho um Ipad que uso como comando remoto (com a app XBMC Commander). O Rapberry Pi não aquece, mesmo ao correr filmes HD com som DTS/Dolby. Vou comprar outro para a 2a TV, só para ter acesso a internet num velho LCD. Cuidado com dois pontos :
    – Precisam de uma boa fonte de alimentação
    – Precisam de um bom cartão de memoria para correr o RASPBMC sem lentidão

  26. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    Já alguém experimentou as novas imagens RaspBian(Debian + Hf para a raspberry pi)??

    cmps

  27. Avatar de Joao
    Joao

    hmm isto para CarPc é interessante.

    1. Avatar de Redin

      Sim, é verdade. Estou a imaginar um sistema de vigilância para o carro também.
      Ou um GPS instalado nele.
      Será que um monitor “toutch” estará dentro dos requisitos duma maquina destas?

  28. Avatar de Paulo Sousa
    Paulo Sousa

    boas,
    Será que dará para ver o futebol em flash com isto?

  29. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    deprecated!!!!!!!!!!!!

  30. Avatar de JMCS
    JMCS

    O meu foi encomendado no dia 5. Vai ser um web-server…

  31. Avatar de Bruno Alves
    Bruno Alves

    Boa noite a todos.
    Existe alguma comunidade ou site “Tuga” sobre este assunto?
    Estou interessado em ter um se alguém quiser vender…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens aqui no Pplware. Vai estando atento 🙂

  32. Avatar de jorge teixeira
    jorge teixeira

    vendo codigo de envio DA RS para o raspberry pi por 5€ tenho 2.. algum interessado?

  33. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Não cheguei a perceber se dá para ter ligação à Internet com isto! É possível?

    1. Avatar de Claudio Oliveira
      Claudio Oliveira

      Ai lelo…ciganadas aqui não. Devias ter vergonha.

      1. Avatar de Claudio Oliveira
        Claudio Oliveira

        Desculpa Pedro, é para o cigano de cima(jorge teixeira).

        1. Avatar de Pedro Domingues
          Pedro Domingues

          EH EH EH

      2. Avatar de jorge teixeira
        jorge teixeira

        não é ser cigano mas visto que ja me inscrevi a montes de meses tenho 2 codigos que n vou utilizar e pretendia “vendeR-2 a preço simbolico para arranjar guito para o resto do projecto que vou desenvolver 😛

        1. Avatar de jorge teixeira
          jorge teixeira

          isto sem contar que o tempo de espera é enorme … o meu deve estar a chegar ja me mandaram a factura da farnelll…

    2. Avatar de eu
      eu

      Nativamente, dá por ethernet. Podes comprar um módulo adicional que é uma placa+antena wi-fi. Vi há pouco num dos links que foram deixando, acima.

  34. Avatar de Nuno Araújo
    Nuno Araújo

    Bom dia, não lê de um disco externo? Só com cartão SD?

    Obrigado

  35. Avatar de Joao
    Joao

    Uma outra forma de dar uso ao o Raspberry Pi. 🙂

    PIE1 – Raspberry Pi Sends Live Images from Near Space
    http://www.daveakerman.com/?p=592

  36. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas
    Sou de Portugal, qual o melhor site para comprar um?

    Obrigado

  37. Avatar de Blunt
    Blunt

    Boas,
    O melhor site para encomendar é sem duvida o que se tem falado http://pt.farnell.com
    Foi bastante rápido até, para o que alguns tem-se queixado, eu encomendei o meu dia 22, foi enviado dia 24 e chegou hj(30).

  38. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia,

    Uma questão, com este raspberry ( linux ) da para abrir sites com flash? Que tipo de limitação poderá existir a nivel de navegação web?

    Obrigado

  39. Avatar de César Brito
    César Brito

    Boas, gostaria de saber se a alguem teve problemas com uma encomenda feita na pt.farnell.com, pk o meu 1º disseram que saiu a dia 13 de agosto, e depois quando questionei quando saiu pk ninguem o tinha dito ainda, em que me foi dito que foi enviado a 16 de agosto e até agora nada dele. Disseram por mail que poderia demorar até 10 dias e é o que vou fazer, no que o prazo limite será proxima quinta/sexta (final de agosto).

  40. Avatar de scrapy
    scrapy

    Já encomendei o meu dia 21 de julho e ainda nada. Tou ansioso por meter as maos num ^^

  41. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Boas pessoal. Recebi hoje o meu Raspberry Pi version 2,ligo teclado , rato , hdmi e rede, ligo a energia e a unica coisa que liga é a luz power. Tenho que fazer mais alguma coisa para ligar?

    Obrigado

  42. Avatar de David
    David

    Qual a melhor opção, raspberry pi ou mk808?
    Obrigado.

    1. Avatar de José MR Silva
      José MR Silva

      Coloquei a mim mesmo, a questão, pois estava muito interessado neste projecto ou em algo do tipo. Acabei por comprar o MK808, no dia 28/12 e já cá está, irei experimenta-lo 2ªfeira. Depois direi algo sobre a minha experiência. Há um vídeo comparativo que posso indicar: http://www.youtube.com/watch?v=YKNPnBE-ouI, leia o debate sobre o assunto e decida por si. Considerei pelo menos para mim, o Mk808 ser agora a melhor aposta, mas não quero agora iniciar aqui outra “guerra” sobre equipamentos, cada um saberá do que precisa. Acho, talvez ingenuamente, o Mk808 um produto pronto a consumir com muitas possibilidades e o Raspberry um equipamento para aqueles que gostam de construir projectos de raiz, tudo depende. Para além facto, de ter sido muito rápida a entrega, pois temos que considerar que foi comprado dia 28, houve as festas de fim de ano e, no dia 4, já estava em Portugal, acho que por aqui, não terei muito que me queixar. De qualquer modo, vou ficar atento ao desenvolvimento deste projecto, por forma a aproveitar quiçá no futuro, as suas funções para nova configuração.

  43. Avatar de Filipe Louro
    Filipe Louro

    Boa Noite gostava de adquirir um brinquedo destes mas gostava que me dissessem quais os acessórios que trás ou melhor o que não trás.

  44. Avatar de francisco
    francisco

    bom artigo, mas falta indicar quanto gastamos ao certo, com fonte de alimentacao, cartao SD, etc