Mozilla lançou o Firefox 14

32 Comentários

O surgimento de novas versões do Firefox começa a ser uma constante. Fieis aos seus ciclos de desenvolvimento, a equipa da Mozilla que trata da das novidades e da sua manutenção tem seguido à risca as datas anunciadas, tendo inclusive antecipado algumas versões.

Esta cadência de lançamentos tem trazido novas versões, sempre com novidades associadas. A mais recente disponibilização foi a versão 14, que foi ontem colocada para download ou actualização.



A grande novidade que a versão 14 do Firefox traz para os seus utilizadores está relacionada com a segurança das nossas pesquisas no motor de busca da Google.

A partir desta versão, todas as pesquisas feitas na Google vão usar o protocolo HTTPS, de forma nativa, sem que os utilizadores tenham de se preocupar em escolher este método.

Para já este é o único motor de pesquisa que suporta esta funcionalidade, mas a Mozilla espera alargar a outros que o disponibilizem.

A somar a esta novidade está outra que será útil para os utilizadores do Mac OS X. A versão 14 do Firefox passa a suportar o modo full screen. Fica assim optimizada a utilização do ecrã do Mac para as navegações, visualizações de vídeos ou outros conteúdos que façam melhor utilização deste modo.

Para aumentar a segurança da utilizações deste browser, a Mozilla alterou a forma como identifica os métodos de acesso aos sites, melhorando a informação visual dada aos utilizadores.

Os acessos via HTTP passam a ter um simples globo, os que implementam HTTPS e encriptação SSL um cadeado e o texto https no endereço e os que usam certificados EV (Extended Validation) passam a apresentar um cadeado verde e o nome do dono do site.

Os plugins do Firefox sofreram também uma pequena alteração nesta versão 14 e podem agora ser lançados apenas quando clicarem neles. Este funcionalidade requer uma alteração mínima do about:config.

Para terminar as alterações visíveis falta apenas referir que a Awesome Bar, a barra de endereço do Firefox, já efectua o auto-complete dos endereços escritos.

Os programadores de extensões do Firefox passam agora a poder usar novas API’s. A que permite usar o rato de forma mais precisa e interagir com o browser com base nos seus movimentos, de nome Pointer Lock, está disponível, bem como outra que permite que bloqueiem o hibernar do monitor.

Foram resolvidos outros bugs que afectavam a versão anterior do Firefox, não apenas de segurança, mas também relacionados com problemas baseados nos diversos sistemas operativos onde o Firefox pode ser usado.

Esta actualização, a 14.0.1, está já disponível para actualização através do próprio Firefox ou através da página do Firefox.

Download: Firefox 14.0.1
Homepage: Firefox

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SergioJP
    SergioJP

    Existe um outr mecanismo de busca que usa o google e é https e se chama startpage.com e ele não registra seu ip nem as pesquisas.

    1. Avatar de Complex
      Complex

      estas a referir-te a uma espécie de proxy?

      1. Avatar de SergioJP
        SergioJP

        Não o site é mesmo https e voce tem a opção de instalar o search engine também e com privacidade, pois não coleta e nem grava as suas pesquisas e nem o IP.
        @EU, bem lembrado este duckduckgo também é bom, mas prefiro o startpage pois esta em português.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          sim,correcto,o duckduckgo é em inglês,mas o ixquick pode ser definido em português.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Também tens o duckduckgo.com e o ixquick.com,e também em https.
      cumprimentos

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Olha, quanto a isso de ser apenas https em vez do http não posso confirmar. Dsapareceu-me do URL. Que raio… para qualquer site. Mas devia estar, faz parte do protocolo do endereço utilizado. 🙁

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Tenho usado sempre Firefox, vou agora na versão 15 (canal Aurora) e nunca tive problemas. Será que tens algum addon a mexer com a barra de endereço?
      Ou será que queres dizer que desapareceu o “http://”? Quando a ligação é feita em HTTP simples, o firefox oculta o protocolo. Mas quando é HTTPS vai notar que ele surge logo 😉

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Foi o que quis dizer, nunca tinha reparado que faltava lá o http. Cheguei a usar o opera, escodia sim, mas quando selecionava o link no url já me aparecia o http. Foi confusão minha. 😉

      Então significa que ao pesquisar no google e “usar o protocolo HTTPS, de forma nativa” não me acontece. 🙁

      1. Avatar de Paulo Roque
        Paulo Roque

        Essa situação do http desaparecer é de fácil resolução. É só escrever na barra de endereço about:config e carregar enter. Depois filtrar por browser.urlbar.trimURLs e clicar duas vezes no resultado da pesquisa. E voilá, aí têm o http de volta.:)

      2. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        Vai a about:config e copia-e-cola isto para a barra de pesquisa da página: browser.urlbar.trimURLs. Dá clique direito sobre esse parâmetro e clica em Alternar. Pronto, o Firefox já não esconde os parâmetros dos protocolos nos URLs, tal como acontecia até à versão 3.6 (salvo erro). 😉

      3. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Done!

        Thanks Paulo Roque. De facto prefiro assim. 😉

  3. Avatar de jedi
    jedi

    o icon para modo full screen para mac osx, é que podia estar mais destacado, quando se muda de tema. Quando é mudado o tema deixa quase de ser visivel o icon de full screen, mas tambem passa por que fez o tema tambem mas pronto. De resto para estar porreiro. lol. 😉

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Por falar nisso, os favicons tb desapareceram atrás do URL, aparece em todos os sites o ícon por defeito do firefox. O favicon apenas aparece nas abas. :S

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        É intencional. Lê mais aqui. 😉

  4. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    Acho que o firefox esta cada vez mais pesado e nos videos muitos vezes manda-me trabalhar a mim,tenho usar outro browser.Por este andat vão perder muita clientela.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Gosto muito do firefox, but i second this.
      Youtube em flash tem funcionado mal. Se colocar o meu chapéu de caça conspirações, diria que a Google faz de propósito. A versão HTML5 do youtube funciona muito bem, mas tudo o que é vídeo com publicidade não funcionar com HTML5…

  5. Avatar de Nelson Roque
    Nelson Roque

    Não consigo ver vídeos com este navegador… Alguém pode dar umas soluções?

    Com o Chrome vejo na boa.

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Que tipo de vídeos é que não consegues reproduzir no Firefox?

      1. Avatar de Nelson Roque
        Nelson Roque

        Tudo, youtube, sapo videos, etc, nao consigo ver nenhum.

        1. Avatar de SatoMew
          SatoMew

          Botão Firefox > Extras > Plugins.

          O Flash Player (apresentado como Shockwave Flash [versão] aparece listado? Se sim, está activado?

          1. Avatar de Nelson Roque
            Nelson Roque

            Tenho o Adobe Flash Player instalado no PC mas não aparece no firefox, nem desativado nem nada, tenho Shockwave for Director no navegador e activado.

    2. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Qual a edição do Flash Player que tens instalada? A edição ActiveX, exclusiva do Windows, para ser usada com o Internet Explorer, etc.? Ou é a edição regular do plug-in?

      Se não tiveres a edição regular instalada (i.e., aquela que não é a edição ActiveX), poderás sacá-la do seguinte link, o qual é o link directo para o instalador propriamente dito do Flash Player (sem aquelas tretas de downloaders e afins que a Adobe adiciona desnecessariamente nos locais regulares para transferência): http://download.macromedia.com/pub/flashplayer/current/support/install_flash_player.exe 😉

      1. Avatar de Nelson Roque
        Nelson Roque

        Desinstalei tudo o que tinha no PC, e instalei a versão regular (directamente do teu link)..

        Está na mesma, no YouTube aparece sempre esta mensagem: an error occurred please try again later

        1. Avatar de SatoMew
          SatoMew

          Sendo assim, não sei como te ajudar mais. Podes «postar» um screenshot do erro que te dá?

  6. Avatar de Daniel Bohry
    Daniel Bohry

    O versão atualizada do Nightly (16.0a1) possui as novidades do FF14?

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Claro. Por isso é que o canal Nightly é aquele de constante desenvolvimento e builds novas. 😉

      1. Avatar de Daniel Bohry
        Daniel Bohry

        Suspeitava desde o começo! Mas queria confirmar, pois estou a utilizar o Nightly a algum tempo, por mais que a todo instante haja updates, continuo a gostar (se bem que depois da versão 16 não houveram novas atualizações)!

        Grato!

  7. Avatar de wtv
    wtv

    Chovem versões do FF!

    1. Avatar de Campachi

      Testa essa versão:

      http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/all.html

      en.wikipedia.org/wiki/Firefox#Firefox_ESR

  8. Avatar de sérgio
    sérgio

    a mim continua sem ser https

  9. Avatar de Navegador Mokafoox

    Parabéns a Mozilla, por mais um lançamento de sucesso, a versão 14 esta em testes, por enquanto a versão 12.07 do Mokafoox continuará a usar a versão 13 como base, até que seja comprovada total estabilidade.

  10. Avatar de VitorSá
    VitorSá

    Boas.

    Existe a versão 64 bits oficial?