Carros da BMW sem chave são fáceis de roubar

123 Comentários

O vasto mundo da tecnologia sempre foi um aliado conservador da indústria automóvel. Durante muitos anos os automóveis eram recheados com alguma tecnologia mas sempre em quantidade qb e em segmentos devidamente estipulados pelo preço de mais um extra. Vidros eléctricos? Era um extra, Air Bag, Rádio com leitor de CD’s? Eram um extra.

Actualmente o arrojo é maior, principalmente nas marcas mais sofisticadas e o uso das chaves físicas, de metal com chip, está a desaparecer. Agora a moda são RF fobs ou comandos via rádio que dão acesso ao interior da viatura e permitem colocar a mesma em funcionamento. Esta tecnologia nas mãos erradas está a facilitar o roubo de BMW’s. Veja como é simples!


No Reino Unido esta tecnologia tem feito estragos, como podemos ver aqui, roubar um BMW demora pouco mais que 3 minutos!

Os larápios conseguem entrar na viatura, evitando os sensores de intrusão, chegam à porta da consola de diagnóstico de bordo ou OBD-II e reprogramam a nova chave com os códigos digitais únicos que dão acesso ao controlo do BMW.

Este sistema existe nas marcas para, caso do cliente perca ou danifique o dispositivo original, a marca possa fazer a sua substituição, mas, segundo parece, os criminosos descobriram como o fazer por eles mesmos.

O mais dificil mesmo é ultrapassar o alarme da viatura que, mesmo assim, é técnica aprimorada há anos nos roubos de carros. No caso destes BMW, a quebra de um vidro lateral não activa sequer os sensores de ultra-sons interiores.

Segundo este artigo, na entrada é usado um “RF jammer” – ou bloqueador de sinal rádio-frequência – para que o alarme não seja activado quando não é usado um comando RF fobs exacto ou mesmo quando é partido um vidro, como é feito no vídeo mostrado em cima onde assaltam o BMW série 1.

Todos os carros vendidos na Europa devem permitir acesso livre aos códigos OBD, de modo a estar acessível fora do fabricante (ou seja, a qualquer oficina mecânica, mesmo não oficial). A BMW não é o único fabricante que permite o acesso através de uma porta ODB, mas a mais recente onda de assaltos a veículos BMW, comparada com outras marcas, aparece com um novo factor a ter em conta, poderão estar a ser passadas ao “mercado” grandes quantidades de chaves fobs “virgens”.

Depois de contactada por um cliente, a resposta da BMW foi a seguinte:

(…) existe a probabilidade de haver casos onde um criminoso possa estabelecer métodos para entrar e ganhar controlo de um veículo BMW ou de qualquer outro fabricante, e infelizmente isto está fora de nosso controlo. Tenho certeza que concorda que a BMW não pode ser responsabilizada por quaisquer incidentes desta natureza. No entanto, a BMW e seus parceiros continuam a trabalhar em estreita colaboração com as entidades policiais para monitorizar todos os métodos de roubo de veículos para garantir que nossos produtos permanecerão sempre nas mãos do legítimo proprietário.

 

Embora a posição da BMW ainda não exista em comunicado oficial, estará com certeza a trabalhar numa solução que resolva este buraco na segurança dos seus veículos. [via]

Quem domina melhor o conceito tecnológico, serão as equipas de segurança ou os larápios?

Partilhar:
Tags:

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Parabens ao Pplware por alertar as pessoas em relação a este tipo de situações.

    Em relação à pergunta e a este caso em especifico, acho que as equipas de seguramça são um pouco ingénuas e teimam em aplicar processos de segurança bastante elegantes mas pouco seguros.

    Em relação ao que se passa noutras marcas, como a Renault, existe falta de competencia na forma como contratam e geram informação valiosa dentro da empresa.
    Digo isto, porque ainda em 2010 saiu uma noticia que relatava uma série de assaltos a um determinado modelo da Renault. Estes roubos só foram possiveis porque a equipa de assaltantes quando trabalhou na empresa teve acesso a uma série de códigos de segurança.

    Voltando atrás, admira-me um pouco a BMW não tomar uma posição mais firme..

    1. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Em resposta ao seu comentário, estou completamente de acordo. No passado, não me lembro muito bem quando foi, o meu Renault foi alvo de tentativa de assalto. A minha sorte foi que a minha mãe ouviu o partir do vidro lateral e veio à janela e fez com que os assaltantes arrancassem em seguida. Ao chamar a polícia, a qual demorou eternidades a chegar a minha casa, qual o meu espanto quando o agente disse-me para não me chatear que o carro que eles usaram estava dado como roubado e como o carro tinha só o vidro lateral partido e como eu tinha seguro de vidros, só ia ter chatices ao apresentar queixa. Resumindo, acabei por alugar uma garagem a partir desse dia para evitar “futuras chatices”. Cumprimentos.

  2. Avatar de kekes
    kekes

    Vai ser sempre uma batalha muito complicada. Os larapios têm sempre alguma vantagem pois ficam sempre a ganhar.
    Vamos ver como as coisas se desenvolvem, se ganha o larapio ou o proprietario :\

    1. Avatar de Mario Mendes
      Mario Mendes

      Falham porque os sistemas estão todos interligados,e quando se desliga um estão a desligar todos,o que representa um erro de concecpcão,deviriam ser independentes a a ter um codigo deveria ser apenas para abrir a porta.Com o avanço da electronica e a quantidade que existe nos carros cada vez vai ser mais facil rouba-los.

  3. Avatar de sergio
    sergio

    são coisas diferentes uns constroem os outros contornam

  4. Avatar de João Ramiro

    Eu conhecia o método do “comando de televisão” mas só da para destrancar o carro, depois requer a “típica” situação de roubo 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, e nesse caso tens de “captar” a info enviada no InfraVermelho. Quando tinha praí uns 16 anos tinha um relógio desses…era fantástico 🙂

      1. Avatar de TM
        TM

        Uns da casio…era fixe mudar os canais de televisão no bar da escola. lol

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      isso é do tempo do arroz de 15. A informação nestes casos enviada está encriptada

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Estes engenheiros devem ter tirado o curso com o Miguel Relvas

  6. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Bem, no que toca a ao primeiro caso em que reprogramam a chave até nem é preciso ter grande ciência. Fui ao Google pesquisar a marca do aparelho “EDILOCK” e parece que está disponível a qualquer pessoas com 8000€ para gastar (é caro mas quem quiser fazer carreira disto recupera o dinheiro num instante:p). Eles até dizem que o sistema é suposto ser usado para fins oficiais e que os fins ilegais ficam à responsabilidade de cada um:p Aliás, o site parece ser um paraíso para quem se quer dedicar à coisa mas não duvido que haja outros.

    Já o segundo caso parece-me uma espécie de by-pass mas é curioso que também diz BMW, o que me leva a crer que também terá sido programado para outras marcas com o mesmo sistema…

  7. Avatar de Nuno-mc
    Nuno-mc

    Classe pobre FTW! 😀

  8. Avatar de JardadoDemonio

    Ainda não percebi porque andam a mudar o método de abrir o carro com uma chave.
    É mais seguro electronicamente ou puro e simplesmente “fino”?
    É que já há uns tempos houve um onda de roubos de méganes também por causa da chave electronica.

    E hoje em dia, quem quiser roubar um carro electronicamente basta ir a net e procurar videos k logo arranja maneira…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Pois, é ridículo. Quanto muito, entendo acrescentear um fecho eletrónico ao fecho à chave.

  9. Avatar de Hélder Pinheiro
    Hélder Pinheiro

    Infelizmente, nada que não aconteça com os Meganes hoje em dia cá em PT..

  10. Avatar de Topplus
    Topplus

    Bom alerta! Com chave antiga também era possivel por um carro a trabalhar.
    Diria que os larapios criam a necessidade das equipas de seguranca.

  11. Avatar de Nuno Pica
    Nuno Pica

    Infelizmente já me aconteceu.. Desapareceu o meu 118d pack M sem deixar rasto ..

    Provavelmente com este sistema :S

    1. Avatar de Rui Ramos
      Rui Ramos

      Nunca mais apareceu?

      Perda total, ou tinhas seguro contra todos os riscos?

      1. Avatar de Nuno Pica
        Nuno Pica

        Nunca mais o vi, a sorte foi mesmo ter o seguro contra todos

  12. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Há uns meses atrás a sic noticias mostrou uma reportagem de ladrões franceses onde eles indicavam como roubavam os carros através deste generos de sistema, desde renault a porsches e diziam os paises para onde exportavam as viaturas

  13. Avatar de Carlos Campos
    Carlos Campos

    Ainda bem que tenho um Passat de 94 e não a lavo, nem tem alarme nem nada, xD o radio custou 19,90€, assim ninguém o quer!

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Comentário vencedor 😀 😀 😀

      1. Avatar de MUTANTE
        MUTANTE

        Concordo!
        «O seguro morreu de velho» e eu cá prefiro ter um rádio que lê K7. Somente K7!!!

        1. Avatar de vitor
          vitor

          Não vás por aí. Eu tinha um fiat uno todo podre com leitor de k7 e até esse me roubaram…lol. Mas tambem não fizeram nada com ele porque era de código.

          1. Avatar de Fabio
            Fabio

            EU nem radio tenho, estragou-se à mais de um ano e não me apetece (guito) meter outro. Carro é um Mitsubishi Lancer de 96

  14. Avatar de CK
    CK

    E é por isso que tenho um Opel Corsa de 91. Tenho uma válvula de corte de gasolina e outro que obviamente não vou dizer qual é. E Não há imbecilho que nenhum que o leve.

    Se o levarem é de empurrão!

    Penso que um truque infalível é mesmo deixá-lo sem gota.

    PS: Mai nada!

    1. Avatar de elbize
      elbize

      Fica para peças o teu carro pha LOL

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Caso não saibas, experimenta tirar o botao dos 4 piscas e vira-lo ao contrário e vê o carro pronto a pegar de empurrão, uma falha enorme nesses carros (Corsa A 2ª serie).
      Já tive um corsa de 91 e quando me mostraram nem quis acreditar, a primeira coisa que fiz foi por um corta corrente.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Vocês fazem humor negro com coisas serias

  15. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    eh eh eh eh o meu vizinho tem (tinha!!!) um BMW…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      tipíco português… o RSI não te dá para um BMW, claro…

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os renault meganes ja são furtados assim desde que sairam… mas agora é que se preocupam porque são BMW’s

  17. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    continuo sem perceber qual é o sentido da porta ODB estar sempre ligada.. acho que fazia sentido essa porta ter de ser manualmente ligada com uma chave física (há moda antiga) que se encontra-se dentro do compartimento do motor com o fecho encriptado com um chip que se encontrava dentro do motor ou na própria injecção..

    é que os carros como estão, fazendo a analogia para o mundo da informática, era o mesmo que tivéssemos os nosso computadores na rua, presos ao chão, com password, mas que as portas usb estivessem ligadas e livres para usar à vontade do freguês.. esta-se mesmo a ver o que iria acontecer..

    1. Avatar de hog
      hog

      A porta OBD tem de estar acessível, é uma obrigação do construtor. Se tivesse outro sistema (ou se o pudesse ter) era naturalmente ultrapassável como todos os sistemas de segurança que mais cedo ou mais tarde passam de “impossíveis” para ultrapassáveis por um miúdo de 8 anos, não era uma simples chave que ia parar um gatuno, pois mesmo antes de haver sistemas eletrónicos os carros eram roubados com tanta ou mais facilidade que hoje, uma coisa é certa, não penses que a BMW, Renault, Mercedes, etc andaram a gastar horas, dias, meses ou anos de engenheiros pagos a preço de ouro, a desenvolver sistemas de segurança, para agora tu dizeres que afinal era só meter uma chave física com um “fecho encriptado com chip” para não terem este problema…

  18. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    ainda bem qe ando de saxo xD

  19. Avatar de Orlando Xipcar
    Orlando Xipcar

    Boas… A solução é simples e nem ainda a BMW descobriu. Basta cortar os fios por tras da ficha obd. Caso o carro avarie, basta procurar um mecanico e não um tecnico de diagnostico !!! Se calhar a propria BMW tem falta de mecanicos pelo que desaconselha esta solução a todos os clientes. Quando comprar um X6 vai ser assim que vou resolver o problema e ficarei tranquilo todos os dias com o carro na rua. Beijos e abraços…

    1. Avatar de Goncalo Silva
      Goncalo Silva

      Quando tiveres dinheiro para um X6 tambem deves ter para o meter numa garagem

      1. Avatar de Diogo Pereira
        Diogo Pereira

        Grande resposta! Nem mais 🙂

      2. Avatar de Igorov
        Igorov

        É… vamos andar de garagem no bolso sempre que saímos à noite? Ou fazemos uma viagem?
        É com cada esperto aqui as vezes…

        A solução de cortar um fio especifico não é má mas para isso crias um sistema de corta corrente nesse mesmo fio, quando fores a garagem podes sempre usar a ficha sem problemas.

  20. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    O melhor mesmo é esquecerem os carros e passarem a andar de bicicleta!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também já há situações em que as roubam…hoje uma boa bicicleta vale, muita das vezes, mais que um carro.

  21. Avatar de pph
    pph

    Isto nao tem nada que saber, se pudessem usar criptografia resolviam o problema. Mas ao terem de ter o sistema aberto para as oficinas da concorrecia, surge este problema.

    Agora o que nao entendo é porque nao isolam o sistema de arranque/debloqueio do carro do resto do sistema de diagnostico.

  22. Avatar de jorge
    jorge

    admira-me como um site destes permite este tipo de publicações!!
    este tipo de post, em todos os foruns de automoveis sao banidos…. porque permite o acesso a “qualquer”tipo de pessoas
    sejam inteligente na aceitação de alguns posts. se é para serviço e para conenhecimento… nao entrem por estes caminhos…

    ha coisas que devem ser pensadas e refleticdas….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Jorge,

      Chama-se a isto “serviço publico” e alerta. Não publicamos qualquer técnica de “assalto” ou algo parecido…apenas alertamos os nossos leitores. Como li num comentário de um leitor “Se calhar foi com esta técnica que me levaram o carro”…

      Não custa nada estarmos informados e partilhar situações.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Pois Pedro Pinto acho que se devia dedicar a outro tipo de servico quando tem comentários de ” hoje uma boa bicicleta , vale muitas das vezes , mais que um carro”
        Claro que tem razão…..

        Experimente dizer isso a alguém que possa ter sido vitima de assalto a um BMW … Pois este tipo de carros talvez sejam um pouco mais caros que uma bicicleta … Pois as bicicletas se calhar n teem OBD

        Talvez, e de certeza absoluta que exista alguém que tenha um bom BMW e uma boa bicicleta … Experimente ter só uma boa bicicleta em vez de um carro!!!

        Ou…. Interrogu-se porque e que não são publicados este tipo de ” alerta” nos sites de
        Onde são discutidos estes assuntos de ” serviço publico como diz!,

        1. Avatar de R.
          R.

          Oh Jorge, já reparaste que não disseste ABSOLUTAMENTE nada, nesta resposta?

        2. Avatar de Pedro Pereira
          Pedro Pereira

          Caro Jorge,

          Sem naturalmente querer ferir a sua susceptibilidade (aparentemente sensível), e em sentido figurado, levando o seu raciocínio para outro ponto de vista, a classe criminosa dos ladrões é que poderá ter todo o interesse que a informação acerca do seu novo tipo de actuação seja o menos divulgada…

          Parece-me que neste caso, o efeito de informação ao cliente “bem intencionado” supera amplamente o do “mal intencionado”.

          Já agora, e se me permite, se aprecia o ténue e falso sentimento de paz e segurança provocado pela ingenuidade e falta de informação, aconselho-o a desligar-se da internet e a levar a cabo o estilo de vida naturista…

          Cumprimentos

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Desligar me acha mesmo?
            Fiquei a saber de como fazer certas coisas que antes não sabia .

        3. Avatar de Francisco
          Francisco

          Há pessoas que realmente não têm nada para fazer alem de criticar por criticar e não dizer nada de util e construtivo para a sociedade…

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Se num futuro próximo for vitima de assalto ! Lembre – se do que aqui esta escrito

            Depois pode dizer a seguradora se tiver esse seguro( se não tiver aconselho a fazer) de roubo que sabe como eles fizeram… Até vi na net
            Informação útil: claro que sim

        4. Avatar de Mario Mendes
          Mario Mendes

          POis eu acho que as pessoas devem ser avisadas, e até é uma caracteristica da BMW esconder informção dos compradores sempre foi uma imagem de marca,o cantrario por exemplo da Mercedes que avisa sempre e ajuda os clientes,ainda me lembro quando foi a passagem para a gasolina sem chumbo fartei-me de penar na altura e nunca me disseram se o modelo que tinha podia levar gasolina sem chumbo a mercedes não só comunicou como ainda forneceu os dados com as afinações a fazer por causa desta maneira de tratar o cliente nunca mais a BMW me convenceu pela falta de respeito pelo cliente,

      2. Avatar de Carlos João
        Carlos João

        Boas Pedro Pinto,

        ainda bem q partilham este tipo de informação, o carro dum amigo meu desapareceu do dia para noite sem deixar qualquer vestígio na rua, provavelmente foi assim que o roubaram porque já me tinham falado sobre isto.

        1. Avatar de Vítor M.

          O conhecimento é a arma para combater a ignorância e a ignorância é o ouro do bandido.

          Há pessoas que “gostam” de ver os outros em estados ignorantes… governam-se pelo regra do “na terra de cegos, quem tem um olho é rei”.

          Partilhar conhecimento é abater oportunistas.

    2. Avatar de Vítor M.

      Jorge, admiro-me ainda haver pessoas com a tua mentalidade. Pensei que estavam já erradicadas, mas afinal estava enganado.

    3. Avatar de MLeite
      MLeite

      Sem dúvida. Por acaso, já tinha ouvido falar desta técnica porque conheço um amigo que o carro deve ter sido assim levado.

      Achas que as “pessoas” que se dedicam a este tipo de roubos, já não conhecem estas técnicas. Vai também fazer queixa dos telejornais que também passam este tipo de notícia.

      As pessoas devem ser informadas para saber o perigo que correm se a BMW não fez isso… tem de ser os meios de comunicação avisar.

  23. Avatar de RaCcOn

    As portas OBD tem muito mais utilidade do que algumas pessoas possam pensar, e o facto de as desligarem não invalida que se consiga aceder na mesma.

    Basta que se dêem ao trabalho e está feito, ao invés de 3 minutos são 6, não há grande stress lol

    By the way, isto vai acontecer cada vez mais, os carros cada vez mais são electrónicos e haverá sempre quem queira dar a volta a situação.

    No método antigo da chave, isto já acontecia e até era mais fácil.

    Eu desde que vi uma pessoa a abrir a minha 406 com a vareta do óleo de um Fiat Punto, não digo mais nada lol

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Duvido muito…

      De qualquer forma, há um método 99% infalível…

      1. Que é… desoldar os fios da ficha OBD

      2. Voltar a soldar os fios, com uma ordem completamente aleatória e errada.

      3. Fazer um cabo fêmea-macho, que “resolva” o baralhamento, isto é, que ligue os contactos “bem” para os “mal”.

      4. Guardar o cabo-chave num sítio seguro

      5. Trollar os ladrões 🙂

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Excelente método……

      2. Avatar de TopPlus
        TopPlus

        Curti a tua ideia 🙂

        Não vale deixar o “cabo-chave” no carro… lol

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Humm, acho que vou fazer uma bricolage!!! 😉

  24. Avatar de No Way Jose
    No Way Jose

    Algumas ideias:
    – GPS incorporado no carro que informa o condutor e a polícia caso o carro entre em movimento quando não seja suposto estar.
    – Accionamento das portas e ignição apenas por impressão digital ou ocular.
    – Caso o carro detecte uma tentativa de furto, liga-se a si próprio e desloca-se para longe do local – esta é um pouco mais futurista 🙂

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      1) Bloqueador de sinal gps.
      2) Na volta ainda cortavam os dedos às pessoas ou pior…
      3) Detectar uma tentativa de furto é muito subjectivo, mas bem que podia bloquear a ignição para os casos de furto que pudessem ser detectados.

      Hoje em dia para se ter um carro com algum valor é necessário ter seguro contra roubo para a desilusão não ser tão grande.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        hehehehe, ia procurar esse video mesmo… Isso é que é um alarme de HOMEM 😀 😀

        Mas gosto mais do carro lança-chamas

        http://veja.abril.com.br/140499/p_078.html
        http://www.youtube.com/watch?v=fDrzMGdYWZc

        Com a vantagem de ser um sistema real 😀

    2. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Não é tão futurista quanto isso… a própria BMW utiliza em alguns carros (ainda em testes) o sistema de o carro se deslocar sozinho até certo ponto atraves de GPS e reconhecimentos das faixas de rodagem e do que tem em volta em caso de acontecer algo ao condutor e ainda avisar INEM ou policia… logo adaptar esse sistema a este tipo de situações não me parece muito descabido! 😉

    3. Avatar de Vítor M.

      Há muitas coisa para ajudar a proteger… mas há muita coisa que desarma esses dispositivos 😉 a velha história do gato e do rato.

  25. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Pois, é importante dizer, é este sistema, não é só o sistema da BMW… Audi, Mercedes, BMW, etc… e tu à base disto…

    E só para dizer que das duas uma, tendo dinheiro para um BMW ou o tinha numa garagem, ou o tinha com seguro contra todos os riscos que me pagasse o carro.

    Mas pronto, e sejamos sinceros, hoje em dia rouba-se qualquer coisa, seja com sistema KeyLess ou com chave normal… não há volta a dar… vai qualquer um e de qualquer maneira. Infelizmente!

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo, hoje a BMW amanhã outra marca, até porque os métodos são ligeiramente parecidos, há pequenas alterações de segurança, contudo, que marcam a diferença 😉 mas não quer isso dizer que mais dia menos dia não sejam partidas.

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu aconselhava os proprietarios destas viaturas a alterar um pouco o sistema com alguns truques ..
    Como por exemplo, trocar alguns fios da tal ficha OSD..

    Como especialista em seguranca, posso afirmar que os sistema de seguranca nunca devem ficar configurados por omissao!

    Este e um dos maiores erros das pessoas..

    1. Avatar de Vítor M.

      Existem métodos, como referes, simples e que podem ser a solução. Os localizadores também podem ajudar, no entanto os jammers são já um problema para quem usa os localizadores. E hoje é fácil comprar um desses bloqueadores de sinal.

  27. Avatar de joao
    joao

    á ladroes por este nosso pais fora a correr pro ebay. Donos de carros que se ponham a esconder os bolides em bunkers

  28. Avatar de Rotter
    Rotter

    Excelente post, tenho um BMW e não sabia que estava exposto aos larápios desta maneira.
    vou começar a andar com a velha tranca comprada no Lidl.
    actualizar o seguro para incluir roubo também é uma opção.
    esta informação é extremamente útil para os proprietários de BM´s e outras marcas (ninguém está livre)salvaguardarem os seus veículos.
    cuidado com as férias …

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente… ninguém está livre.

    2. Avatar de lafaiete
      lafaiete

      Sou o proprietário de uma Bmw 535d de 11 de 2008, fui roubado no dia 12 de dezembro, vem o perito averiguador passado uns dias dizer que foi com as chaves á bmw e lhe deram a ultima informção da chave, (obrigatorio dar ao proprietário), que está estava datada do dia anterior a´s 17 horas o carro desaparece no dia 12 num sitio a 3 kilometros de casa, a bmw diz que é possivel que a actualizaçao só se verifica após 30 minutos e perante um determinado numero de kilometros percorridos, a companhia quer declinar a responsabilidade com base neste papel, que posso fazer ajudem me.

  29. Avatar de joao
    joao

    ninguem esta livre não é bem assim, comprassem carros como deve de ser. Tenho um da marca que todos os estudos dão como mais dificil de roubar.

    1. Avatar de Tozé
      Tozé

      é um renaut, lol

    2. Avatar de MLeite
      MLeite

      Mais dificil não quer dizer que seja impossível. Todos os sistemas são falíveis.

      Neste caso, o ladrão demora 3 minutos… noutros demora 10 minutos. Ninguém esta livre.

  30. Avatar de PP
    PP

    o meu mercedes 190e nunca teve problemas xD

  31. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Acho de facto algo preocupante, mas por exemplo outra medida, porque não fazem uma medida de segurança do género: Cada reprogramação de uma chave que se faça o carro bloquear a sua ignição por exemplo por 8 horas ou mais? Isto claro para o bom e para o mau, se eu tivesse um carro destes não me importava nada desde que oferecesse mais segurança. Isto é claro se for possível…

  32. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tanto inventam que estragam tudo! Custa muito tem um carro com chave convencionar de código , tem um alarme normal comprado á parte do carro com conta corrente á bomba de gasolina. Ou a melhor das hipóteses e feito por nós,um simples fio ligado a um interruptor escondido dentro do carro que liga á bomba de combustível. Chega-se ao carro liga-se o botão e vamos embora. Sem alarmes e outras tretas do género.
    Fui obrigado a fazer um corta corrente ao meu velho y10 que existia larápios que o roubaram 2 vezes! Nem as trancas de prender o volante e os pedais me safaram!

  33. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Antes de mais sou dono de uma carrinha megane que infelizmente tem de ficar na rua diariamente, como muitas outras pessoas.
    Uso o sistema keyless e devo dizer que gosto muito de o usar, pela facilidade de abrir e fechar o carro com um toque. Para muitos isto é uma pieguice mas na minha opinião é um sistema que trouxe mais vantagens do que desvantagens.
    Relativamente aos assaltos:
    “No caso destes BMW, a quebra de um vidro lateral não activa sequer os sensores de ultra-sons interiores”
    1.º Como é que é possível ultrapassarem um alarme de um carro?
    Mal o vidro fosse partido o alarme tinha de ser logo activado: bloqueava o carro, mandava sms para o condutor e soava o alarme.
    “poderão estar a ser passadas ao “mercado” grandes quantidades de chaves fobs “virgens””
    2.º Como é que um fabricante tão conceituado como a BMW permite que estejam a ser “passadas chaves virgens”? Um fabricante como a BMW tem grande controlo sobre os seus fornecedores. Aliás este tipo de equipamento de segurança devia ser fabricado na própria BMW e não por fornecedores externos.
    Se o sistema é aberto para que outros mecânicos sem ser BMW possam aceder aos carros.
    3.º Porque é que a BMW não o fecha e dá assistência gratuita a problemas relacionados com acesso a este sistema.
    O livre mercado ao contrário do que alguns querem fazer querer tem destas coisas.

    1. Avatar de hog
      hog

      Porque é que a BMW não se lembrou disso tudo, era tão simples não era?!!? Manda um mail para eles que de certeza que te contratam só para dares ideias e eles pagam muito bem!

  34. Avatar de JGF
    JGF

    A discussão sobre assaltos a carros limita-se à demora de mais um ou outro segundo: não há sistemas seguros contra ladrões de automóveis! Por isso é irrelevante qualquer tipo de sistema e qualquer discussão sobre se marca x ou y é mais segura que a outra. Tudo se resume a um espaço de entre 1 a 5 segundos de diferença entre diversos modelos de automóveis para o ladrão entrar e o por a funcionar. A diferença estará em quem pode ter ou não sistemas de deteção do automóvel roubado e isso pode custar mais uns euros a quem o tiver ou puder ter…

    1. Avatar de joao
      joao

      estas enganado, imensos testes com ladroes do melhor que há, abriram tudo quanto é modelos em mais ou menos tempo, excepto os carros do grupo VW, convém ser sério nestas coisas.

      1. Avatar de JGF
        JGF

        joao preciso ser sério e IMPARCIAL, eu não defendo marca nenhuma e conheço bem todos os testes que referes e posso dizer que estás mal informado. É uma questão de segundos de diferença entre entrar e por a andar um automóvel seja de que marca for! a VW não tem nenhuma tecnologia anti ladrão nem melhor que os outros, ou seja todos podem ser roubados por uma diferença de uns míseros segundos. Lamento dizer mas o TEU VW pode ser roubado como os outros num abrir e fechar de olhos. Os ladroes são mais competentes” que os fabricantes de automóveis, isto para não dizer que alguns ladroes são mesmo mecânicos das maquinas… mas cada um tem a sua opinião e pode deixar-se ficar no limbo da sua inocência, tens o teu direito a permanecer assim!

      2. Avatar de R
        R

        És mesmo… “excepto os do grupo VW”. Os Audis são do grupo VW e não desaparecem? Nota-se mais em BMW porque é o carro mais apetecível!

      3. Avatar de hog
        hog

        LOL!!! Isso é que é defender a marca! Trabalhas na Autoeuropa na secção de Segurança anti-furto?

  35. Avatar de Joao
    Joao

    É usar a velha bengala presa no volante. É por isto que se vê Porches no Reino Unido com um enorme ferro amarelo preso ao volante que pouco o deixa girar. Bem podem por o carro a trabalhar, mas não o conduzem com duas tretas.

  36. Avatar de Andre L.
    Andre L.

    Vejam no youtube “Viagem ao Submundo da Criminalidade Francesa – Toda A Verdade [Sic-Noticias]” onde são mostradas varias “areas” onde um qualquer aspirante a “Gangster” pode escolher a sua area de expertise….

    O normal e o furto de carros de alta cilindrada para serem vendidos para o narcotrafico no caso d carros mais fracos vao para peças…. como ja foi dito a renault tb teve este problema recolhendo varias viaturas pr reforçar a seguranca,,,,

  37. Avatar de bimbo
    bimbo

    Tanbem acho que informação desta não tem seu lugar no pplware, ainda para mais com os videos a mostrar os aparelhos e software, podem ter certeza que vai dar ideias a alguns.
    De resto concordo que a unica maneira mesmo de travar estes roubos de carros keyless é “cortar” o trocar fios da ficha obd como ja foi aqui dito, mas uma coisa caseira, que os eletrecistas não são de confiança.

  38. Avatar de David
    David

    A BMW deveria ser responsabilizada!

    Pois se um carro tem alarme é para funcionar, nao para enfeitar e ter um LED a piscar…Se há metodos de roubo que evoluem, porque nao se evolui os metodos contra essas pragas?

    Enão não se estudam meios para dificultar essas situações?
    Ou seja compramos um carro com alarme que se paga imenso para depois ficarmos sem o carro e com sorte para alguns se a viatura tiver seguro e os parametros dos seguros estiver conforme pode ser que o seguro pegue, senão o seguro foge, e o dono fica sem absolutamente nada!!!!

    As marcas deveriam ser a principais responsveis por estas situações, uma vez que são elas proprias que criam os supostos sistemas antiroubo! ou será que não????

    Abraço!

    1. Avatar de hog
      hog

      Responsabilizada como? Entregar uma viatura nova a todos os clientes alvo de furto?

      1. Avatar de tiago
        tiago

        Se as pessoas comecarem a deixar de ir la comprar bmw eles punham se finos..isto ta feito assim porque eles querem interessalhes , ganham imenso com isso essa e k e essa

  39. Avatar de Jorge
    Jorge

    A nível de marcas ontem smart hoje Renault e BMW amanha outra qq é só quererem

  40. Avatar de Bruno
    Bruno

    A solução: interruptor num dos fios da ficha OBD. RESOLVIDO

    1. Avatar de eloi leal
      eloi leal

      Já agora queria dizer ,que sou técnico de eletrónica e que algum tempo desenvolvi um pequeno progeto que funcionava através de telemóvel e que eu em qualquer parte do mundo eu fazia quase tudo a um carro desde desligar-lhe o motor, cortar o acelerador,quase tudo que se imagine, só tinha um pequeno contra esse carro tem que trazer dentro escondido um simples telemóvel ligado a um simples circuito eletrónico, mas não o instalei, instalei sim um ainda mais simples, que simplesmente não digo que era impossivel por o carro a trabalhar ,mas não era fácil e se me roubassem o carro a trabalhar, quando desligassem o motor este nunca mais trabalhava, ou pelo menos ia dar trabalho .

  41. Avatar de Hugo Cavalcanti Rio-RJ Brasil
    Hugo Cavalcanti Rio-RJ Brasil

    Há tempos (15 anos) tive um Gol (Volkswagens) e tinha um alarme de controle remoto, um dos primeiros. Percebi que a instalação dele era feito embaixo do painel e com fios coloridos, para facilitar a instalação/ladrão.

    Como este carro era muito roubado, cheguei em casa e retirei a central de comando, colocando ela dentro de um pote Tapeware, dentro de um plastico e coloquei na parte da frente do carro. Para dificultar mais, coloquei um cadeado grande fechando o capot por baixo, ou seja, não bastava destravar o capot de dentro do carro, era preciso sentar no chão e abrir o cadeado.

    Eu vi 2 ladrões tentarem roubar o carro e não conseguiram… hehehehe

    Ocorria mais ou menos o seguinte: O Ladrõ entrava no carro e pelo sensor já sabia qual era o alarme. Ao disparar o alarme, ele colocava a mão embaixo do paine e não achava nada. Ia abrir o capot apra desligar a bateria e, ao chegar na frente, que surpresa… não levantava e não sabia o porque… e desistia.

    Abs

  42. Avatar de Abílio
    Abílio

    Tive um vizinho que teve o carro, durante uns 10 anos atado com um cadeado a um poste de electricidade.

  43. Avatar de Carlos Costa

    Quanto mais electrónica, maiores são os problemas! Se no passado recente, um portátil servia para por um bom carro a andar. Nos dias que correm, imagina o que um smartphone pode fazer.

    Ainda na semana passada, perto de onde vivo, apanharam em flagrante delito 2 tipos na tentativa de roubar uma carrinha Audi A4 das novas. No BMW que estava na posse dos tipos, que também tinha sido furtado algures, estavam várias centralinas, o tal aparelho de “hack”, armas, chaves e documentos de vários carros de alta gama.

    1. Avatar de hog
      hog

      Mas quando eram de chave e sem eletrónica era ainda mais fácil roubar as viaturas, e agora??!? Como é que ficamos? Achas que evoluímos ou os computadores só vieram para nos atrasar o desenvolvimento?

  44. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Por que o roubo de carros não é combatido com maior força pela polícia? Por que as montadoras não usam tecnicas e tecnologias para impedir o roubo de carros.
    Por que isso movimenta o mercado. Quem tem um BMW tem seguro. A seguradora (outra empresa de fazer dinheiro) paga outro. A montadora agradece. Os empregos dos operários continuam garantidos. Pois é, até para acabar com o crime tem um impacto social negativo.

    1. Avatar de hog
      hog

      por acaso nunca tinha pensado nisso, tens toda a razão, as marcas facilitam o roubo e a policia só não apanha os ladrões para que não haja tanto desemprego! Resultado impacto social positivo! Épico!

    2. Avatar de JC
      JC

      A seguradora paga um novo?
      Comprei um novo há 2 anos, está impecável e a companhia seguradora valoriza-o agora por menos de 60% do valor de compra (e o prémio é cada vez maior).
      Se for roubado fico mesmo a arder…

      E acho muito bem que divulguem este tipo de informação. Pelo vendedor foi-me garantido que o sistema era infalível e eu estava descansado.

      1. Avatar de hog
        hog

        Era infalível na altura mas como todos os sistemas de segurança há sempre um momento em que alguém se lembra e arranja maneira de ultrapassar, tal como uma casa, metes trancas na porta e nas janelas, pensas que estás seguro mas há sempre maneira de entrar nem que seja pela chaminé. Não há nenhum carro impossível de roubar, alguns de chave é mesmo anedótica a facilidade com que se abrem. Em relação às seguradoras é assim, quando te estão a convencer a fazer um seguro é tudo muito bonito e fácil se um dia tens azar é a dobrar pois vão buscar todas as alíneas e mais algumas para no fim te darem o menos possível, se derem algum! Logo ao fim de 3 anos no máximo, começa a deixar de compensar fazer seguros deste tipo, o prémio começa a aproximar-se bastante da indemnização. Afinal eles no fim nunca perdem e os lucros são brutais, é tudo uma questão de probabilidades e estão todas contra ti

      2. Avatar de Chico
        Chico

        tembem era “impossivel” o titanic ir ao fundo… fiquei hoje sem a minha BMW 535 Biturbo kit M…. que raiva deste gatunos!!!!

  45. Avatar de fakir
    fakir

    Como sou um homem do norte, tenho um BMW 320, de 2011, duas portas, preto e todos os sábados lhe dou lustro para o by night e como alarme, tenho dois rottbeilers e digo-vos que até hoje não houve by pass, fichas OSD, mexidas por qualquer gerúndio ou aspirante a técnico de electrónica ou mestre do gamanço.Portanto bão por mim, metam dois rottbeilers, têm de ser dois, nem mais nem menos, se não a coisa depois não funciona. Pois, fica a faltar, aquele clik.

    1. Avatar de zegusto
      zegusto

      Dois bifes á moda do Porto tratava logo dos “rottbeilers” num instante -p

      1. Avatar de Bla
        Bla

        Que LOL! É cada um…

  46. Avatar de Francisco Catarino
    Francisco Catarino

    temos que voltar ao velho “bloqueador de volante” (que só faltava vir de oferta na compra de um FIAT Uno)

    1. Avatar de hog
      hog

      Também facilmente ultrapassável…

  47. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    a mim roubaram me um 316i,cinzento cabrio de 1984 a porta de casa na noite das eleiçoes.

  48. Avatar de pedrito
    pedrito

    Isso são tretas…
    A mim roubaram-me o meu bmw118i porque me roubaram a chave.
    Passado 7 horas foi encontrado intacto.
    Eu tinha um chip escondido 🙂
    E esta hem?

  49. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bom primeiro de tudo..verefico que ha aqui comentários desnecessários e de gente que nunca passou pela experiencia de chegar a rua de manha para trabalhar e não ver seu carro…muitas das vezes empreendimento de muito trabalho e suor…para uns um carro é um meio de transporte mas para outros é bem mais do que isso….22mil euros foi quanto dei pelo meu serie1…e ainda o estou a pagar…penso que nao nos deviamos preocupar com que as marcas fizeram ou deveriam ter feito a nivel de segurança se afinal o mal ja esta feito…deveriamos sim era reflectir em soluções para travar este bando de f.d p que andam a roubar o que tanto nos custa a ganhar(pelo menos falo por mim)…roubaram me o meu carro a porta de casa num dia de semana normal…alem de ter seguro contra todos riscos(podia ficar descanssado) nesse dia nao comi e nem dormi…advertindo tudo e todos o que me tinha acontecido…mandei publicar no Facebook de amigos…muitos amigos…para partilharem(eu nao uso Facebook)mandei fotos…mensagens e falei com gente que conhece gente…(penso que me faço entender)corri tudo…percuri tudo… noite dentro…sempre com fé que iria encontrar o MEU carro…mas em vao…no entanto estive tao perto…(ja irao saber porque)desanimado chego a casa perto das 4h da manha…exausto…e tento descansar…meu espanto quando perto das6h olho para o telemovel e tenho2 mensagens…dizendo que teriam encontrado meu carro…mas como nao respondi…chamaram gnr para tomar conta da ocorrência…é incrivel como tudo aconteceu…e agradeço a menina que o avistou perto de sua casa…bom para resumir meu carro apareceu praticamente 24h depois do furto e eu nunca desisti de o procurar(nao me acomodei em casa a espera que a policia o encontra se)andei da perna….

  50. Avatar de Bruno
    Bruno

    Agora passo a explicar “no entanto estive tao perto”porque apareceu 2km distanciado da zona onde andei a procura(nao vou por nome da freguesia nem da cidade onde apareceu por questoes pessoais)….tudo o que eu pedi a deus é que se o carro aparecesse que fosse intacto….e assim foi…imaculado la nisso agradeço ao grande boi que mo roubou..apenas o canhao entroncado e tampa obd que desapareceu(deve ter levado de recordaçao o filho de uma p….)e tudo o que estava no interior …emfim nunca pior…nem um risco…

  51. Avatar de Bruno
    Bruno

    Agora o que é de lamentar….e isto por estar a falar de segurança….falhou a bmw por deixar uma porta obd de tao facil acesso(sem precisar de qualquer tipo de codigo pin com o carro totalmente desligado e sem presença de chave)…falhei eu porque tendo garagem e ja ter sido advertido desse tipo de roubo continuei a deixar o carro na rua….mas pior do que isso falhou a gnr na entrega do mesmo que nem se certificou se eu era realmente o proprietário do automóvel(nao pediram qualquer documento comprovativo)…podiam estar a entregar o carro ao proprio ladrao…certo???????mas quê!!!!????andamos a brincar?????quem batizou este pais de país das bananas nao se enganou nem um pouco….

  52. Avatar de Bruno
    Bruno

    E outra coisa….pelo que sei estes tipo de carros ficam48h parados(estacionados)para ver se teem localizadores GPS…ora penso que o ladrao iria voltar para o pegar de vez…porque razao a gnr nao esperou por esse momento?????????porque rebocaram logo o carro??????

  53. Avatar de Bruno
    Bruno

    E finalmente…voltando ao assunto base da prevençao e soluçoes….amigos proprietários de bmw!!!o melhor a fazer é….1°DESVIAR OU DESACTIVAR A FICHA OBD…..2°POR UM LOCALIZADOR E IMOBILIZADOR GPS…..(isto para quem nunca foi roubado e nao queira gastar muito dinheiro)para quem como no meu caso tenha recuperado o carro e tenha receio que o codigo das chaves tenha sido copiadas é mudar por completo o modulo(centralina) do fecho que nao fica nada barato….ou entao para mim o melhor metodo por uma boa tranca made in usa no volante….espero ter ajudado…
    Ps:um grande obrigado a toda as pessoas que me ajudaram a encontrar o meu carro…principalmente aos usuarios do Facebook

  54. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ha….ia me esquecendo….e sim pode nao haver maneira de ter um automóvel completamente imune a roubos….tipo contra força nao ha resistencia…mas ha métodos como tirar um simples fusivel que deixa qualquer gatuno em terra…nao me venham dizer que o gajo ia ir buscar um reboque