Apple actualiza iCloud.com com novos serviços

29 Comentários

Depois de ter terminado o serviço MobileMe, a Apple prepara o lançamento da nova versão do serviço iCloud.com.

Actualmente a Apple tem alguns serviços sincronizados com os dispositivos mas pretende alargar a oferta acrescentando mais serviços e melhorando a abrangência de outros.

Será, como já chegamos a dar conhecimento, no início do próximo mês de Agosto que se espera o lançamento da versão final do iCloud.com mais recheado.


O centro das operações será cada vez mais o iCloud. Além de oferecer espaço para backup dos iDevices, o iCloud.com oferece serviço de produtividade.

Os actuais Mail, Contactos, Calendário, Encontrar iPhone e iWorks permitem sincronizar os respectivos dados com os dispositivos Apple, quer com iOS quer com Mac OS X.

Agora, na nova versão, a Apple acrescentou o Lembretes e o Notas e melhorou o Calendário e o Encontrar o meu iPhone.

O Notas actualiza agora todas as notas que forem deixadas na aplicação o que ajuda bastante tendo em conta a facilidade de utilização desta ferramenta. Traz um novo look com ligeiras melhorias visíveis em todos os dispositivos. Os utilizadores podem criar, editar e excluir notas, com as actualizações a serem reflectidas nos dispositivos iOS em tempo quase real.

O aplicação Calendário não tem qualquer alteração imediatamente visível, no entanto foi desprovido de lembretes que passaram a estar na sua própria aplicação.

Os Lembretes fazem parte da nova versão e trazem todo o potencial que já conhecíamos do iOS, assim podemos prever que irá haver também uma interacção maior com o Mac OS X Montain Lion. Pode colocar tudo nesta aplicação online que será transposto para o seu iPhone quase em tempo real.

O Find my iPhone foi polido e agora em cada dispositivo aparece o ícone da bateria para dar indicações do estado da mesma. Nesta altura os mapas ainda são os da Google mas deverão ser já os da versão iOS 6 quando tudo estiver alinhado com a versão Mapas da Apple.

A Apple está apostada em satisfazer os mais de 125 milhões de utilizadores do iCloud e não será surpresa se dentro em breve algo mais aparecer, pois este será o centro de operações de segurança e produtividade do iOS e do Mac OS X, onde todos os dispositivos e aplicações poderão interagir para melhorar o ecossistema Apple oferecido ao utilizador.

Nota: Esta versão ainda só está disponível para developers iOS.

Homepage: iCloud Beta

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    Ainda não aparece no meu…deve ser uma questão de tempo.

    Obrigado pela dica, as Notas vai dar um jeitão

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      O notas e o lembretes deveria ter a opção de pastas. Uma das razoes porque nao os uso é exatamente essa, pois tenho dezenas de notas

      1. Avatar de Tiago Dias

        No lembretes podes dividir por “temas/categorias” (ou “pastas”). Penso que é a isso que te referes?

        Nas notas de facto falta isso.

    2. Avatar de Vítor Gonçalves
      Vítor Gonçalves

      Só aparece se fores a beta.icloud.com 🙂

    3. Avatar de Relvas
      Relvas

      Vai demorar bem mais.

      Isto é uma beta, se não és developer não tens acesso por enquanto.
      Só lá para a saída do iOS6 😉

      Cumps

      1. Avatar de Marco Ervões
        Marco Ervões

        Eu não sou developer e no entanto consigo aceder.

        1. Avatar de Relvas
          Relvas

          se consegues é indicativo.. que tens o iOS6 através de outras “formas” if you know what i mean.

  2. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    E as fotos que estão partilhadas não há nenhum sitio para ver? So mesmo entre iDevices?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      isso tb eu gostaria de perceber

    2. Avatar de Relvas
      Relvas

      Existe. iPhoto, e Aperture

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Relvas, continuas a precisar de idevices. Deveria de haver forma de consultar as fotos via web

        1. Avatar de Cenas
          Cenas

          Com o iPhoto podes fazer os Journals que posteriormente indicam um link para se poder visualizar o journal na net (que inclui funções como zoom e download das fotos). Contudo continua a ser uma forma bastante limitada de visualizar fotos dos iDevices

        2. Avatar de Vítor M.

          Ainda não há. Depois da Apple ter extinguido o MobileMe e a Galeria, nenhuma outra app web apareceu para permitir ver as fotos, mas não deve tardar a aparecer. Inclusive nas opções no beta iCloud aparece uma opção para permitir ou não a sincronização das fotos, ora, se não tem nenhum serviço lá para fotos, para que raio é aquela função?

  3. Avatar de Edgar Clérigo
    Edgar Clérigo

    Vão a beta.icloud.com e não a icloud.com … have fun!

  4. Avatar de Fox
    Fox

    Estas novas opções ainda não estão disponíveis para o público em geral… só está disponível para programadores.

    Os nossos amigos do pplware esqueceram-se de referir isso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Fox, tens razão. Já deixei essa nota no post.

  5. Avatar de Nuno Eusebio
    Nuno Eusebio

    Existe algum programa deste género para android, pelo menos tão completo como este, com acesso ao calendário, mensagens, contactos etc

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Gmail, Google Contacts, Google Calendar, Google Tasks, Drive.
      Tudo isso faz sync automático no android… 😉

      1. Avatar de DG
        DG

        Isso também não existe para IOS queres ver?

        Porra não dá para ler uma noticia da apple sem apanhar com isto, nem uma do Android sem apanha com os apple fanboys.

        E fazerem comentários construtivos para variar?

        PS: desculpem, o desabafo.

        1. Avatar de Hugo Cura

          DG, não percebi o porquê dessa exaltação. Alguém colocou uma dúvida que foi respondida, isoladamente, de forma respeitosa e correcta, sem colocar em causa vantagens/desvantagens ou qualquer outro facto.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Da fuq?
          Tenho um Android e um MacBook logo fanboyzices não é muito comigo…

          Ele perguntou por um programa completo que lhe oferecesse email, contactos, calendário, etc e eu só lhe respondi que pode ter o que ele quer sem um “programa”! Tenho os meus calendários, contactos, emails, tarefas e documentos sincronizados no Mac, no Windows e no Android sem precisar de iCloud.

          Just chill out!

    2. Avatar de Hugo Cura

      Nuno Eusebio, não se trata de “um programa” mas sim um conjunto de serviços. Os clientes Apple têm acesso a este, os utilizadores de Android poderão utilizar os serviços inerentes à conta Google ou, se não quiserem e tiverem um Samsung, podem usar o serviço de sincronização dessa marca.

    3. Avatar de Vítor M.

      Existe sim, mas o que não existe é um ecossistema tão perfeito quanto o da Apple.

      1. Avatar de Queda
      2. Avatar de Agatho
        Agatho

        Eu sou utilizador de W7 Desktop, Android Smartphone e Ipad.
        Sobre o Icloud, parece ter muita qualidade, no entanto é um pouco “fechado”, no sentido de ser restrito à Apple.
        O que eu tenho sentido muito funcional em todos os sistemas é o Dropbox (sincroniza Linux, Windows, Mac, Mobile), seguido do Sugar Sync.

      3. Avatar de Ciro Espítama
        Ciro Espítama

        Permita-me discordar, Vítor. o iCloud não é bom na sincronização de contactos e calendários. Duplicou-me os contactos e os compromissos que eu marcava nos iDevices demoravam imenso a aparecer no iCloud.com. Sem falar que o Pages e Numbers para iOS devem ser excelentes para quem usa Mac, mas para quem usa Windows e Open Office são uma bela porcaria! Implicam em download do ficheiro para edição e posterior upload, bem diferente do Dropbox que permite a edição directa.
        Como sou utilizador do Gmail, sincronizei os contactos e agenda através da conta Google e meu problemas acabaram! Como também utilizo um Galaxy Ace, que por defeito implica uma conta Google, tenho tudo muito bem sincronizado nos dois smartphones, no iPad e em qualquer PC que utilizo.
        A minha conclusão é que a tua necessidade é que deve ditar que tipo de aparelhos e/ou serviços que utilizas. Para o meu caso (usuário Windows, iOS e Android), o Dropbox, Google Calendar, Gmail, Google Contacts e o iCloud complementam-se.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ok, temos opiniões diferentes. Eu só uso sincronização via iCloud em todos os meus iDevices. A duplicação só te aconteceu porque deverias ter a conta do Gmail também a sincronizar.

          Quanto aos ficheiros do Numbers e Pages, não tenho grande opinião, uso pouco em sincronização. É mais utilização local e não tenho senti até hoje uma necessidade de os ver logo noutro dispositivo, portanto não tenho opinião me termos de ser ou não rápido.

          Em termos de mails, contactos, calendário e agora Notas…. estou bastante satisfeito. Concordo que a Google tem um sistema mais maduro e que funciona melhor, o caso do Gmail para quem usa Windows, Android e iOS é sem duvida o melhor, eu uso uma conta Gmail para testes nos vários sistemas operativos e tenho sempre uma sincronização actualizada dos contactos, por exemplo.

          1. Avatar de Ciro Espítama
            Ciro Espítama

            Creio que mais que opiniões, temos utilizações diferentes, pois eu uso Windows, e creio que utilizas Mac. Pode vir daí a minha impressão menos boa do iCloud.

  6. Avatar de Clea
    Clea

    Quando teremos uma lista de tarefas sincronizada com o calendário, onde possamos identificar por cores os temas e as prioridades?? Falta muito para eu conseguir com o iphone a performance simples e útil da agenda palm.
    Obrigada.