AMD disponibiliza suporte 3D Livre

27 Comentários

Quem é utilizador de longa data de Linux, certamente se lembra de há uns anos atrás da tarefa fastidiosa, que era “rezar” que houvesse uma maneira, de a sua placa gráfica ser detectada neste sistema operativo. Recentemente tem havido uma maior abertura por parte dos principais fabricantes de processadores gráficos em suportar este sistema operativo.

A disponibilização de controladores binários proprietários, sempre foi algo que muita tinta fez correr com críticas ao longo de toda a comunidade Linux. No seguimento dessas críticas a Intel foi o primeiro grande fabricante de processadores gráficos a disponibilizar o código fonte total dos seus controladores.

Outros fabricantes como a AMD ficaram indiferentes a esta decisão. No entanto os utilizadores de placas gráficas ATI, têm até agora tido experiências distintas. Por um lado os controladores livres para Linux com suporte 2D existentes são bastante estáveis, mas para quem quisesse até agora ter suporte 3D tinha que usar os binários disponibilizados com suporte 3D pela própria AMD, revelando-se bastante problemáticos e nalguns casos com fraca performance, relativamente aos seus equivalentes em Windows.

A AMD em resposta aos vários apelos e como meio de melhorar a qualidade do suporte para outros sistemas operativos que não Windows, decidiu agora abrir o código fonte 3D dos seus controladores proprietários usados em Linux.

Isto não é uma só boa notícia para a comunidade de Linux/Unix, mas também para todos os curiosos de qualquer sistema operativo em geral que queiram ter acesso, à arquitectura/código de modo a construir controladores para tirar o máximo partido possível de placas gráficas com GPU ATI.

Será que a NVIDIA irá seguir o mesma filosofia?

Fonte: The Register

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Off Topic
    Que se passava há pouco com o Pplware que ficou sem se conseguir entrar? Só apareciam letras em código?!
    Foi problema vosso ou do meu computador?
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  2. Avatar de Shogun
    Shogun

    Finalmente, drivers decentes para a minha ati,vou esperar k alg consiga desenvolver um driver. 😀

  3. Avatar de npl
    npl

    off topic

    Hiren’s BootCD 9.7

    ja anda ai 🙂

  4. Avatar de Vítor M.

    npl obrigado pela informação. Já está agendado para logo 😉

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    hum…. para jogar jogos com “aspecto de spectrum ou amiga” quem precisa de boas placas graficas lol

    Quando um grande jogo sair e na caixa disser : “LINUX; WINDOWS; PS3; XBOX” eu até começarei a pensar que linux ja é um SO

  6. Avatar de Koala Loko

    hu hu hu eu estou aguardando por esta novidade ha tempos !!!!

  7. Avatar de Me&Me
    Me&Me

    @Pedro

    Não sei se percebes-te mas haver drivers havia…o problema era complicado de instalar…

    Uma vez que o Unreal Tournament corre em ambiente Linux, até porque os criadores do jogo fizerem de propósito para todos os S.O.’s principais…

    Linux é um grande S.O., não chega nem aos calcanhares do Windows…disso garanto-te…se é complicado trabalhar com ele? É, inicialmente….mas para quem tem anos de experiencia…aquilo já é a sua ‘casa’!

    abraço

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    @Me&Me

    sim eu sei que havia… e era preciso compilar…. etc etc etc… u sou utilizador linux, mas nunca o usaria para trabalhar… “tempo é precisoso”

  9. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    para quem usa linux e tem uma ATI é uma optima notícia.

    depois de algumas asneiras que li aqui tenho de comentar.
    para aqueles ignorantes que acham que Linux nem é um Sistema Operativo, é porque não passam mesmo de ignorantes, porque o facto de eles não o saberem configurar nem usar, não quer dizer que não seja um bom Sistema Operativo.

    Dos 3 PC’s que uso diariamente, cada um tem um SO diferente: Linux, MacOS, e Windows. e ainda vou usando o windows apenas para lazer e para não me ir esquecendo do tormento que é um windows, para poder ajudar colegas e amigos quando me perguntam.

    tenho o linux como servidor, mas antes de o ter como servidor usei durante vários meses sem como SO principal para trabalhar, e mesmo os drivers da ATI não funcionarem sempre bem, para trabalhar chegou perfeitamente.
    recentemente comprei o novo Macbook, é o que uso actualmente para trabalhar.

    um Sistema Operativo não se define pela sua facilidade de utilização e pela possibilidade de correr muitos jogos, porque senão todas as consolas tinham um bom sistema operativo.

    se o windows tivesse a estabilidade, fiabilidade e segurança de um Linux ou de um MacOS, talvez ainda hoje eu o usasse sem ser para brincadeiras.

  10. Avatar de Shogun
    Shogun

    @OmeuNome

    Desculpa,mas ao chamares ignorante a alguns dos que comentaram,acabaste por ser tu também um ignorante,porque o windows é tão bom ou até melhor para trabalhar do que linux e MacOS,agora a questão é o que queres fazer com cada um deles,se queres fazer trabalhos gráficos,sem duvida nenhuma o MacOS,queres fazer administração de sistemas e fazer um servidor sem duvida que Linux é muito poderoso,mas se queres desenvolver programas,desculpa-me mas o Visual Studio da Microsoft está anos luz a frente de qualquer ide para linux e não me venhas falar em eclipse ou netbeans porque mesmo esses estão muito atrás,não estou a falar sem conhecimento,sei perfeitamente o que estou a dizer e se acima fiz uma observação ao facto de seres ignorante,não quis intencionalmente chamar-te ignorante apenas fiz uma comparação com a tua observação aos outros leitores deste artigo.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    faço administração de alguns servidores +/- uns 9…. com windows 2000 server, 2003 server, 2003 web…. em 9 anos não tive qq problema de software…. todos eles usam bd’s de SQL server 2000 e 2005… sao acedidos remotamente…

    nunca tive problemas de segurança… e quanto a performance… bem o 2000 server tem +/- 100 pessoas ligadas

    é mau o windows… por isso é que a maioria das EMPRESAS não o usam…

    mas ok…

  12. Avatar de Yux

    “Pedro diz:
    2 de Janeiro de 2009 às 10:22 am

    hum…. para jogar jogos com “aspecto de spectrum ou amiga” quem precisa de boas placas graficas lol

    Quando um grande jogo sair e na caixa disser : “LINUX; WINDOWS; PS3; XBOX” eu até começarei a pensar que linux ja é um SO”

    Ainda bem que pensam assim XD

    Bom ano 2k9 pplware .. keep the good work.

  13. Avatar de racoq
    racoq

    @Pedro

    “hum…. para jogar jogos com “aspecto de spectrum ou amiga” quem precisa de boas placas graficas lol”

    Savage 2 a Tortured Soul
    Enemy Territory, Quake Wars
    Doom 3

    Isto são jogos de Spectrum?

    Poderia dar mais exemplos, acho que te devias informar um pouco melhor sobre os jogos que existem para linux, antes de afirmares isso 😉

    Eu dou uma ajuda, consulta esta lista (em construção), de jogos existentes que foram analisados no forum do pplware,praticamente todos correm em Linux:

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=538

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Desculpe, mas linux para gamers só vai ficar interessante quando o wine conseguir a maturidade suficiente para rodar todos os jogos sem ocasionar perda de desempenho.

    E não venha falar de jogos opensource, pois muitos são de qualidade duvidosa ou são simplesmente ripoffs de jogos famosos.

    Mas bem, para quem se diverte com essa classe de jogos não me admira muito que acredite que existem jogos bons para Linux.

    Unreal Tournament e alguns outros uns parcos títulos de peso são a única exceção a esta regra. Isto mostra o quanto o Linux é insignificante para a comunidade gamer.

  15. Avatar de racoq
    racoq

    @Hugo

    A comunidade gamer é uma comunidade insignificante no Desktop. Os grandes titulos de jogos estão a ir todos para as consolas. Mesmo a variedade de titulos em Windows já não é nem de perto nem de longe o que era.

    Por isso posso lhe dizer que o próprio Windows está a começar a ser também insignificante para a comunidade de Gamers.

    O que eu fiz foi mostrar alguns de vários exemplos de jogos de qualidade, e apontei para outros exemplos de jogos gratuitos cuja a qualidade é indiscutível. Parece-me que pela sua afirmação nem sequer se deu ao trabalho de aceder ao link que coloquei anteriormente.

    Só não vê quem não quer ver 🙂

  16. Avatar de Papz

    Então quer dizer que já se pode correr o wine à vontade com ATI’s?

    Nice!

  17. Avatar de Radnor
    Radnor

    @racoq

    A comunidade gamer é bastante grande no desktop. Acho melhor comecares a olhar para numeros de vendas de NVidias e Atis durante um ano. Vais ver que supera de longe a venda das 3 consolas (Wii, Xbox, PS3) durante o mesmo espaco de tempo.

    A comunidade gamer é enorme. Os jogos é que tem muito maior tempo de vida.

  18. Avatar de Shogun
    Shogun

    Ok a comunidade gamer é pekena comparada com consolas e tal,sabem msm do k estao a falar?Ja foram ver a quantidade de jogadores de cs por exemplo,ou outros jogos online?Ja para n falar na importancia de muitas lans k acontecem a nivel nacional e internacional.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    shogun… nao devem ver os torneios de gamers que existem pelo mundo fora…

    com maquinas fraquinhas… p3 e etc e geforce2 etc

    ou como nao existem torneios para os jogos de linux… nao sabem o que se passa alem do mundo linux

  20. Avatar de Spulva
    Spulva

    @racoq

    Ai é que te enganas, os jogos produzidos para PC, aguenta com o das consolas todas juntas, acredita o numero e imenso, e quando nao e lançado um jogo para PC surge stresses, nao é a toa que as empresas graficas investem milhoes em investigaçao para placas graficas para PC’s, o negocio gere milhoes…

    Li num artigo a 1 mes que apenas 3% dos jogos sao para a PS3, e 8% para a Xbox360, as outras ja nao me lmebro mas nao e nada pro ai em diante… façam as contas

  21. Avatar de racoq
    racoq

    No entanto nada inviabiliza aquilo que disse. Os grandes titulos estão a ir apra as consolas, e a tendência no futuro será essa. Deixo aqui um exemplo do Ultimo GTA, que foi lançado primeiro para PS3, e foi um sucesso a nivel de tudo. A versão de PC é uma verdadeira desilusão.

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=1163

    Os numeros por vezes são relativos, a tendência é a que disse. Penso que alguns de vocês em só verem números (que são muitas vezes relativos), deviam ler mais. Já para não falar da fraca performance do Windows Vista em jogos, fez com que os jogadores sedentos de boas framerates tenham migrado para as consolas, e claro alguns se tenham mantido pelo Windows XP.

    Digo e repito, o mercado de jogos em Windows já não é o que era.

  22. Avatar de cesar_panter
    cesar_panter

    O que devia de haver era comentários construtivos aos post e não estas guerrilhas entre Sistemas Operativos….

    Cada qual utiliza o que gosta, ou sabe e ninguém tem nada que tentar impingir a sua opinião…

    Sou utilizador normal de Windows mas não é por causa disso que venho para aqui dizer que todos deviam usar Windows, ou o inverso…

    cada macaco no seu galho…

    Bom post.

    a propósito do wine, não há um software que faz melhor que o wine, só que é pago?

  23. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    cesar_panter, deves estar a falar do Cedega ou do CrossOver Games

  24. Avatar de cesar_panter
    cesar_panter

    Obrigado CientistaMaluco

  25. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Anda sempre tudo a matar-se aqui com as guerras de sistemas operativos lol

    Isto dos drivers é uma óptima noticia!! Espero que se tornem bem melhores do que eram porque já me tinha arrependido de ter comprado um portátil com a gráfica ATI. Pelo menos até agora não suporta indirect rendering o que me irrita bastante… Espero que agora isso mude!!