gMote 1.4

21 Comentários

Há aplicações que nos facilitam a vida, essa é uma das razões que me levaram a vasculhar a Internet de lés-a-lés. Aparecem muitas aplicações que nos permitem dar um salto qualitativo no desempenho das funções informáticas. Hoje sugiro que experimentem o gMote.


gMote é uma ferramenta original para controlar várias actividades no seu computador. Esta aplicação permite utilizar o rato com se fosse uma varinha de condão, onde os gestos originam comandos.

A ideia é simples: poder gerir acções, como abrir ou fechar janelas, copiar e colar, arrastar e largar, maximizar e minimizar, controlar o leitor multimédia, navegar com o browser pela Internet, etc. etc. etc. tudo com gestos.

Primeiro configuramos os movimentos e acções a serem executadas, desenhamos o gesto com o rato e atribuímos uma acção, estes movimentos cinéticos ficam gravados no gMote.

Carregamos simultaneamente no Shift+Control+botão direito do rato (combinação que podemos alterar) e executamos o tal movimento com o rato que ensaiámos e gravámos. Veja o que acontece: o gMote dá vida aos seus gestos mágicos.

Diga lá que não é uma ideia inovadora que abre portas a muitas outras possibilidades saídas desta filosofia?

Imagine o que se pode fazer com um apontador numa apresentação multimédia?


.Recapitulando:

  1. Descarrega a aplicação e executa (não é necessário instalar).
  2. Junto ao relógio verá o ícone da aplicação, dê um clique.
  3. Com a janela do gMote aberta grave um novo lote de movimentos para diversos comandos.
  4. Personalize se entender os movimentos, treine e depois grave.
  5. No botão em cima do lado esquerdo active a aplicação.
  6. Agora com a combinação de teclas e o botão direito do rato execute o comando.
  7. No system tray, junto ao relógio com o botão direito por cima do ícone pode activar, desactivar e colocar a aplicação a arrancar com o Windows.

Fica ao dispor da vossa imaginação.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: gMote 1.4 [991.49KB]
Homepage: HandForm

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mauricio
    mauricio

    mt bom… testado e aprovado 😀

  2. Avatar de Vítor M.

    Sem dúvida, estou já há dias a usar a versão 1.4 e está muito rápida e funcional. Esta ferramenta bem afinada é um espectáculo 😉

  3. Avatar de Rex
    Rex

    Mto bom post! Já saquei, vou agora testar!
    Já a algum tempo tinha pensado k isto devia existir mas nunca me dei ao trabalho de procurar… e aqui está ele 😛
    Dei por mim a tentar fazer “back” com o rato no explorer 😛 enfim… mta net na cabeça 😛

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Bom artigo só uma coisa:

    “Imagine o que se pode fazes com um apontador numa apresentação multimédia?”

    Essa frase não ta muito preceptivel =P

    Abraço, bom trabalho

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    ui… que utilidade…

  6. Avatar de DeeSeven

    Muito interessante…
    Bem configurado pode ser bastante útil, e então eu que adoro atalhos 😀

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Acredito que seja bom, mas estou com um problema.

    Com isso a correr o PC empanca por todos os lados e fico sem o evento do botão do lado direito do rato no Windows 😀

    Aconteceu algo semelhante a mais alguém? Vou tentar descobrir o porque.

    Cumprimentos, Ricardo

  8. Avatar de DeeSeven

    Podes sempre substituir o botão nas configurações, eu por exemplo escolhi o scroll do rato…

  9. Avatar de Rex
    Rex

    @Ricardo
    Talvez tenhas criado um atalho com um só clique n?

  10. Avatar de puling
    puling

    o meu portátil já traz uma coisa deste género, mas vou ver este para ver se é melhor

  11. Avatar de Alenka
    Alenka

    a desenhar a risca é buéeeee lentooooooooooooo

  12. Avatar de Orite
    Orite

    Muito interessante e de grande utilidade.

  13. Avatar de Blizard

    Parecia uma bela aplicação…
    Mas esse de tger de carregar no Shift + CTRL ao fazer o gesto… tira-lhe qualquer interesse…
    SE tenho de carregar nessas teclas… carrego também noutra tecla e faço um atalho… que nunca falha!
    😉

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  14. Avatar de Rex
    Rex

    @Blizard
    N é preciso carregar em tecla nenhuma. Vais as configurações e escolhes a configuração k aches melhor.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    @DeeSeven e Rex

    Os problemas depois de um restart ao sistema não se repetiram. Obrigado!

  16. Avatar de UKN
    UKN

    Engraçado no mínimo.

  17. Avatar de Lino Oliveira

    Dêem uma vista de olhos no StrokIt (http://www.tcbmi.com/strokeit/).
    Uso há bastante tempo e não posso viver sem ele 🙂

  18. Avatar de Lino Oliveira

    Único senão: parece que nem sempre funciona bem com o Vista.

    P.S. Desculpem o comentário dividido em dois!

  19. Avatar de Vítor M.

    Lino Oliveira e que tal um post de tua autoria sobre essa aplicação?

    Caso queiras participar podes enviar o post para vitorm.peopleware@gmail.com

    Aposto que haverá muita curiosidade à volta do software 😉

  20. Avatar de Lino Oliveira

    Caro Vítor

    O tempo é muito, muito pouco!
    Sou docente do ensino superior. Estou a fazer um doutoramento (sem me terem concedido dispensa de serviço :-() pelo que só consigo acompanhar este vosso fantástico site através da subscrição do canal RSS).
    Mas vou tentar escrever qualquer coisa.

    Posso já adiantar que o StrokeIt não é tão versátil como o gMote nos gestos.
    São predefinidos e associados a letras e a movimentos (cima, baixo, diagonais, etc.) mas podem combinar-se vários e associar-se a determinadas aplicações, isto é, o mesmo gesto podem resultar numa acção diferente consoante a aplicação que está activa.

    Vamos lá ver se consigo escrever alguma coisa documentada com imagens lá para Fevereiro.

    Continuem este excelente trabalho que recomendo amiúde!

  21. Avatar de Pedro

    Parece uma boa aplicação..Vou testar e depois digo algo.