Opera 10.0 Build 1219 Beta

30 Comentários

A equipa que desenvolve o Opera lançou a versão especial: The Christmas Edition.

O Opera 10 é o novo standard para os browsers. É com esta afirmação que vos apresento o novo Opera 10.

Há algum tempo que o Opera nos vem habituando a tecnologias inovadoras na navegação web. Não encontramos em nenhum outro navegador qualidades e avanços tecnológicos que encontramos há muito no Opera. Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.

Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:

  • Bloqueio de pop-up e conteúdos
  • Navegação por separadores
  • Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
  • Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
  • Navegação/leitura de conteúdos por voz
  • Cliente de correio electrónico
  • Leitor RSS
  • Cliente IRC
  • Gestor de passwords
  • Gestor de contactos
  • Zoom e enquadramento automático
  • Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
  • Preenchimento automático de formulários, etc.

Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.

Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.

A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.

Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10.
Explorando algumas das novas funcionalidades:

  • Procura rápida – não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
  • Opera Link – este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
  • Novo motor do browser – fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
  • Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
  • Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
  • Superior suporte para os tão referidos Web standards.
  • Resultado 100 no Acid3.

Opera 10 - Acid3

Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.

O que há de novo na versão do Opera 10.0:

  • Novo motor Presto 2.2
  • Melhor performance
  • Perfeição 100/100 no Acid3 test
  • Nova função auto-actualização
  • Corrector ortográfico
  • Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
  • Implementados Widget em Linux

Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.

Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Opera 10.0 Build 1219 Beta inter. [9.01MB]
Download [win]: Opera 10.0 Build 1219 Beta class. [5.29MB]
Download [mac]: Opera 10.0 Build 1219 Beta [15.16MB]
Download [mac intel]: Opera 10.0 Build 1219 Beta [9.77MB]
Download [linux]: Opera 10.0 Build 1219 Beta
Homepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Opa!

  2. Avatar de Lisber
    Lisber

    Nice and Clean !

  3. Avatar de Sílvio Horta

    Epa! Não estava à espera que saisse já! Fui apanhado desprevenido, eu que até sou um Opera fã… Vamos testar

  4. Avatar de CáVai
    CáVai

    “Não encontramos em nenhum outro navegador qualidades e avanços tecnológicos que encontramos há muito no Opera”

    Uma afirmação um tanto ou quanto desmedida, a não ser que esta versão inclua funcionalidades que eu ainda não tenha conseguido descobrir.

    O mundo dos browsers já não é o que era aqui há uns anos. Como um colega meu costuma dizer : “Tudo o que havia para inventar já foi inventado”.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Qual a diferença entre os links para sacar para win?

    cumpzz

  6. Avatar de npl
    npl

    Opera é mm mt bom!!!

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    @CáVai

    Para quem acusa uma afirmação de ser desmedida, não és muito coerente quando dizes uma barbaridade como “Tudo o que havia para inventar já foi inventado”, pois isso revela uma mente muito fechada.

  8. Avatar de BigLord

    Eu sou um firefox fanboy lol… não me ia conseguir habituar ao opera =(

  9. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Bruno Bernardino :

    Não sou eu que digo é um colega meu… 😀

    Além disso, parece que ferí susceptibilidades porque senão conseguias perceber que foi força de expressão…
    O que quis dizer é que o Opera, embora já tenha sido muito inovador isso já não se verifica hoje em dia (auto-update? A sério?…).
    De facto parece que o mundo dos browsers (e nisso incluo todos eles) se encontra numa fase estagnada.

    Devias ter uma mente mais aberta áquilo que os outros têm para dizer em vez de transformares uma simples observação numa guerra pessoal.

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    @CáVai

    Desculpa, mas estes últimos 3 dias foram péssimos para mim, provavelmente estou mais irritadiço.

    No entanto, citaste o teu colega, dessa não te livras 😉

    Acho que se encontrava estagnada até o Chrome chegar com um novo conceito. Gostaria era que os browsers se sentissem mais intimidados por ele e considerassem a ideologia.

    Outra coisa, só te “ataquei” pela falta de coerência que demonstraste no teu comentário.

    Eu consigo fazer “vista grossa” a muita coisa, e nem me importar com o que os outros dizem ou deixam de dizer… o que me incomoda mesmo é a falta de coerência…

  11. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Bruno Bernardino :

    Na boa…

    Só não quero que fiques a pensar que fiz aquele comentário por favoritismo.
    Embora tenha as minhas preferências em relação a browsers acho que cada um deve usar aquele que lhe servir melhor.

    E embora não seja adepto do chrome (pura e simplesmente não me preenche as medidas), concordo que será ele o jogador mais agressivo nesta disputa,pelo menos nos próximos tempos…

    Só espero que os outros consigam acompanhar…

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Funciona no wine ???? não estou a afim de ficar compilando programas

  13. Avatar de Bruno Bernardino

    @Fernando

    Existe uma versão para Linux.

  14. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Belo post, só uma correção: a versão é ALPHA e não BETA.
    a diferença entre os dois responde ao comentário do amigo @CáVai, que desdenha do auto update…

    http://www.opera.com/bitmaps/products/browser/next/timeline.png

    Como diz na figurinha, 2008/Alpha = Engine
    em 2009 a gente discute as inovações :]

    vlw

  15. Avatar de andre
    andre

    Completando

    “Tudo o que havia para inventar já foi inventado… no Opera”

    Os outros copiam depois 😀

  16. Avatar de Marco
    Marco

    Desde 2001 que uso tabs, caixa de pesquisa, pesquisa integrada, um download manager minimamente decente, e muito mais num browser leve e rápido graças ao Opera!

    Só tenho pena que esteja tão mal adaptado a ambientes GTK, e que os outros browser minimamente leves não me satisfaçam. Pois, tenho mesmo que usar o “bloated” Firefox!

  17. Avatar de Blizard

    É um browser fabuloso…
    Mas o Firefox ‘tunado’… é imbatível 😉

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  18. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Gustavo :

    Não percebo o que queres dizer. Seja alpha ou beta não vejo assim nada de tão inovador nesta versão do Opera. Aliás não vejo nada de inovador em nenhuma nova versão de nenhum browser seja ele Opera ou outro qualquer…
    Quanto ao auto-update, mencionei-o porque achei ironico um browser anunciado tão inovador ainda “obrigar” os utilizadores a fazer upgrade manualmente.

    @andre :

    Sim, não tenho problemas nenhuns em admitir que o Opera foi durante muito tempo o browser que ditou as tendências. Não podemos esquecer contudo que não venceu os outros em todos os aspectos , alem de que várias funcionalidades copiadas por outros conseguiram ultrapassar as do Opera.
    Mais uma vez utilizando a função de auto-update convém mencionar que a Opera, quando quer, também copia bem pela concorrência.

    @ Marco :

    Estás a contrariar-te a ti próprio…
    Primeiro dizes que o Opera tem tudo e mais alguma coisa e depois dizes que o “bloated” é o Firefox. Tens que te decidir…

    Convém deixar claro que, apesar de utilizar Firefox como plataforma de trabalho, normalmente aconselho o Opera a quem pensa deixar o IE pois considero o Firefox uma ferramenta demasiado complexa para novatos.

    Agora, não suporto é surrealismos… Neste momento o Opera é o browser que traz mais tralha de origem. Aliás é por isso que o recomendo a novatos, porque já traz tudo.

    O firefox numa instalação limpa é um browser bastante simples, leve e rápido. De facto é tão simples que nos obriga a compensar as suas faltas com extensões.

    Não percebo porque é que toda a gente tem tanta relutância em admitir os pontos fracos do software. Como se existisse algum que fosse perfeito…

  19. Avatar de Antonio Coutinho
    Antonio Coutinho

    Uso o Opera há 2 anos e só mudo quando sou mesmo obrigado.

    É melhor em tudo, além disso, não tem plugins porque já traz tudo.

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    @Tiago

    2 downloads windows
    “Versão International” versão “English (US)”

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ok, eu usava o Firefox e adorava, mas decidi dar uma espreitadela a este Opera e guess what: não quero outra coisa.

    Era mesmo isto que eu queria e fico ainda mais contente saber que esta versão ainda é alpha, o que significa que ainda vem aí muita coisa. 😀

  22. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Para mim, este é s/ dúvida alguma o browser mais rápido entre todos. O Firefox só tem a vantagem de ainda ser o + personalizável através de uma panóplia de suplementos.
    O Chrome ainda não me convenceu 😀

  23. Avatar de André T.
    André T.

    Eu uso o Firefox e o Opera pois assim posso aproveitar o bom dos dois. 😉 Vá lá, parem com as guerrinhas e sejam amigos. 😀

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    Obrigado Ricardo 😉

  25. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Fiz o acid test em 4 browsers:

  26. Avatar de Bruno Bernardino

    O Internet Explorer continua a ter falhar muito nos testes de standards / etc. :/

    Só vão seguir standards que não deles no IE 10 ou IE 11…

  27. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @Bruno Bernardino

    pois 21/100 e muito mau. O internet explorer 7 tem 8/100 salvo erro.

  28. Avatar de escriba666
    escriba666

    pra navegar ainda prefiro o epiphany e/ou galeon

  29. Avatar de vitor silva
    vitor silva

    tou á espera da versao portable.. á uma semana saquei a portable mas é do 9.. e estou a curtir. estou na duvida entre o safari e este aqui, é que o safari nao fica atras e estou avituado a ele