Speak It 0.2.0.2 – Firefox lê em voz alta

13 Comentários

Há um argumento que foi em tempos uma das bandeiras do Opera. Este browser em 2004 apresentava o IBM’s Embedded ViaVoice speech technology, tecnologia que permitia “ler” em voz alta o texto encontrado nas páginas apresentadas. Muito se falou e continua a falar nesta função, principalmente porque existe “mercado” empenhado nesta tecnologia.


Todos sabemos que uma das mais badaladas características do Firefox é a polivalência. Acho que podemos fazer tudo dentro do browser (corrijam-me se estiver enganado).

Podemos também, à imagem do Opera, pôr o Firefox a ler os textos das páginas que apresenta.

Esta tecnologia beneficia pessoas invisuais ou pode ser um auxílio para quem não pode estar frente ao computador mas pode ouvir o que se passa na máquina. Esta extensão não é nova, popularizou-se no Firefox 2 e foi agora transformada para o Firefox 3 a poder executar.

No fundo esta extensão aproveita a tecnologia Text to Speach integrada no Windows. No firefox encontra-a na barra de status e pode deixar a extensão ler todo o texto que encontrar ou seleccionar o que quer ouvir.

A função no idioma português não é nada útil, no entanto, em inglês podemos ter um discurso fluente e perceptível. Podemos inclusive adicionar motores de discurso. Podem ver aqui o que existe disponível.

Não vos apresento esta tecnologia como um utilitário, mas num futuro próximo teremos esta tecnologia ao serviço das funções mais básicas, como por exemplo digitar num telemóvel, numa SMS, o texto que ditamos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Speak It 0.2.0.2 [15.39KB]
Homepage: Speak It

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Homem da Fruta
    Homem da Fruta

    Pessoal do pplware, antes de mais um bom Natal. Em segundo lugar, ainda não tive oportunidade de o dizer, parabéns pelo blog. É um dos que visito diariamente.

    Em relação a este post, fui ao link da extensão e lá diz que apenas dá para versões mais antigas do firefox (tenho o 3.0.5). Não haverá uma versão para o firefox mais recente?

    Abraços.

  2. Avatar de Ecrã Azul

    “Acho que podemos fazer tudo dentro do browser (corrijam-me de estiver enganado).”

    o meu não me faz o almoço 🙁

    😉

  3. Avatar de António
    António

    Há, actualmente, algum programa que permita ditar e o computador escrever? Eu tenho o Freespeech 2000, que funcionava relativamente bem, mas não corre em XP…
    Será que alguém me pode dar uma ajuda?

    Obrigado

    Bom Natal para todos

  4. Avatar de Vítor M.

    Ecrã Azul não faz mas ensina-te a fazer 🙂

    “Não lhes des o peixe, ensina-os a pescar”

    Homem da Fruta se leres o post verás que lá diz que o xpi que está no download foi alterado para funcionar na versão 3 do Firefox.

  5. Avatar de o_unico
    o_unico

    parece interessante, vou testar também 🙂

  6. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Há imensas extensões destas… Basta ir à página dos Add-ons e procurar por Text to Speech. Algumas até gravam em mp3, para se ouvir mais tarde (tipo podcast…)

  7. Avatar de umjoao
    umjoao

    Experimentem isto com o rate a 2/3:

    shquutaa!

    shquutaa!

    by! mush eea! trabayaar!

    Boas Festas <:)

  8. Avatar de umjoao
    umjoao

    Bow ass fest us!

  9. Avatar de umjoao
    umjoao

    he hum bwo ano no voo!

  10. Avatar de Bruno

    Eu já havia desenvolvido um a mais tempo !!!
    http://arquivos.brunozp.com e divirtam-se !

    Se alguém precisar de voz em pt-br só entrar em contato pelo meu site.

    Falow

  11. Avatar de underradiationnise@live.com.pt
    underradiationnise@live.com.pt

    como pôr o Opera a ler os textos das páginas que apresenta?!