Microsoft prepara ofensiva contra iPad?

54 Comentários

Todos temos a certeza de que a Microsoft tem estado arredada da guerra que tem havido entre a Apple e os restantes fabricantes e gigantes da Internet sobre o domínio do mercado de Tablets.

Este conceito, tornado realidade pela Apple em 2010, tem tomado o mundo de assalto e é hoje em dia um dos gadgets mais vendidos, quer para utilização pessoal ou profissional.

Segundo rumores que sairam a público no final da semana passada, a Microsoft prepara-se para apresentar hoje o mais recente concorrente do iPad.



A indicação da apresentação deste novo equipamento foi dada pelo site The Wrap, que fez uso de fontes internas da empresa, para noticiar que a Microsoft se prepara para apresentar um equipamento similar ao iPad.

Está marcada para amanhã, em Los Angeles, uma apresentação surpresa da Microsoft onde foi dito que fará “um grande anúncio”, que se crê ser a apresentação do seu tablet.

Segundo alguma informação adicional que foi também conseguida, este equipamento trará instalada a versão RT do Windows 8, desenhada e criada especialmente para este tipo de equipamentos, baseados em processadores ARM.

Quando lançou o convite à imprensa, a Microsoft não deu qualquer indicação do que seria apresentado nesse evento. Está também marcado para hoje uma apresentação conjunta entre a Microsoft e a Nokia, onde serão apresentados novos equipamentos baseados em hardware Nokia e com o Windows Phone 7 da Microsoft.

Espera-se também desta apresentação conjunta novidades sobre o serviço de mapas da Nokia, pois assim foi mostra a imagem que a Nokia publicou na sua página do Facebook.

Apesar da experiência da Microsoft no campo da fabricação e comercialização destes equipamentos ser quase nula, não é de descartar que entre também na guerra de vendas que está instalada entre a Apple e os restantes fabricates de Tablets baseados em Android.

Será uma forma de publicitar o seu mais recente sistema operativo, o Windows 8, na versão RT e de voltar a marcar uma posição firme no mercado.

Mas, sendo ainda esta uma simples suposição, existem mais algumas possibilidades que podem ser credíveis. A primeira é a Microsoft tomar a mesma posição da Google, aliando-se a um fabricante e lançando o que entende ser o padrão para os tablets com Windows 8. A segunda é que esse fabricante seja a Nokia e que o que hoje é apresentado é finalmente o Tablet Nokia, baseado em Windows 8.

A especulação está ao rubro, com todas estas possibilidade a poderem ser uma realidade. Na verdade apenas depois das 23:30 de hoje se saberá o que a Microsoft tem realmente de tão grande para apresentar ao Mundo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edgar Gomes
    Edgar Gomes

    Todas as novidades são bem vindas, pois o que queremos é mais opções de qualidade, todos ficamos a ganhar e o mundo não gira há volta da mesma coisas ou modas…

  2. Avatar de jorge Resende
    jorge Resende

    não é por nada, mas acho que a Microsoft ainda tem que caminhar muito para apanhar a Apple no que diz respeito ao mundo de tablet! acho eu lol

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Até nos telefones tem de correr mt. O WP7 é o total flop, não saem actualizações, faz 30% do que a concorrência faz, tem interface bonita e funcional para 70% dos casos mas depois sente-se a falta de controlos quando comparado com concorrentes… :S A maior expectativa está para os equipamentos hibridos utilizaveis como tablet (interface metro) e numa docking station como full desktop

      1. Avatar de Diogo Ramalho
        Diogo Ramalho

        O Windows Phone 7 faz 30% da concorrência?? Sinceramente está praticamente ao nível do iOS.

        E tendo em conta o que a Apple apresentou na ultima conferencia ainda em mais pé de igualdade o Windows Phone vai estar!

      2. Avatar de Queda
        Queda

        não saem actualizações? mas quê, ao minuto? não isso não… X)

        porra meu, nem sabes do que falas.

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        “não saem actualizações”

        Okis…

        http://www.microsoft.com/windowsphone/en-gb/howto/wp7/basics/update-history.aspx

        Não sei mas 8 atualizações entre fevereiro de 2011 e junho de 2012 não me parece assim tão pouco, e muito menos o mesmo que nada.

        E ahmm… sabes que depois de amanhã vai ser apresentado o Windows Phone 8, certo?

      4. Avatar de Vitor Costa
        Vitor Costa

        Caminhar muito??
        Vê-se logo

    2. Avatar de Vitor Costa
      Vitor Costa

      Caminhar muito? Vê-se logo que falas sem conhecimento. Tenho um Iphone 3gs e um samsung omnia 7 com mango e posso te dizer que o samsung dá 10 a zero ao iphone. A começar na bateria e a acabar no sistema operativo o iphone é bom para os meus filhos brincarem não serve para mais nada. O samsung é um autentico pc portatil. O iphone é só para inglês ver, bloqueia aquece que parece uma torradeira e cada dia que passa dura menos a bateria.

  3. Avatar de Manuel Costa

    Até pode ser a verdadeira “banhada”, mas o que é certo é que com isto, conseguiu por todo o mundo tecnológico em alvoroço !!!

    1. Avatar de Sginho
      Sginho

      Alvoroço?
      Eu nem me mexi nem mexo… nem me aquece nem arrefece devido ao fraco trabalho da Micro$oft…

      1. Avatar de queda
        queda

        Fazes melhor é? 🙂

  4. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Nice 😉

  5. Avatar de Ricardo Cardoso
    Ricardo Cardoso

    O mais importante neste momento é saber se o lumia será actualizável para WP8; espero que falem disso, caso contrário, é possivel que as vendas destes equipamentos fiquem estagnadas.

    1. Avatar de Vasco Miguel Côrte-Real Ferraz de Oliveira
      Vasco Miguel Côrte-Real Ferraz de Oliveira

      O Lumia e restantes… Mas a verdade é que não acredito que não sejam upgradeable… Afinal até as máquinas de “ante-primeira geração” (Dell Venue Pro ou lá o que era e afins) receberam o Mango, estou a contar receber o Apolo no meu Omnia 7.

  6. Avatar de Dumitru Toderici
    Dumitru Toderici

    que venha! tudo que é concorencia melhor para nos! mas ca para mim axo que vao apresentar um tablet da nokia com windows 8! será?? vamos ver!

  7. Avatar de Nelson Jerónimo
    Nelson Jerónimo

    Se for para lançar um tablet com processador ARM a correr o Windows 8 mais vale ficarem parados. O WP7 é um sistema bastante fluido, pelo que penso que a melhor opção seria mesmo ‘copiar’ a estratégia Apple, assim mesmo à descarada, um tablet desenhado pela Nokia (tipo Lumia, que são lindos de morrer) a correr o windows phone 7. Isto dito por alguém que tem um fraquinho pelos produtos Apple (à 14 anos que uso Macs diáriamente).

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    A mim não surpreenderia se a Microsoft anunciasse a compra da Nokya , a situação financeira da companhia está em muito maus lençóis .

    De qualquer das formas a concretizar-se o lançamento da versão ARM do W8 a Microsoft baralha e dá de novo , se a integração ao nível dos outros SOs da Microsoft for perfeita então têm todo um mundo empresarial para desbravar .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Cá esta um post em que assino por baixo

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Subscrevo

    3. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      Não digo que assim será ou não, a verdade é que tal acontecimento seria algo até que agradável. A Nokia tem muitos anos na industria mobile, acho que hardware wise, e em geral, ninguém pode falar mal da nokia, aliado ao capital e à experiência de software development da microsoft… bem deixo à imaginação de quem queira.

      E digo isto porque muito embora seja utilizador Mac e aprecie os produtos apple, existe algo nas politicas da Apple que sempre me custou a engolir, como por exemplo atrasar capacidades dos produtos para 2 anos mais tarde fazerem essas mesmas implementações e tentarem vender como algo novo.

      Politicas como o bluetooth no iOS, escolhas de opções proprietárias como display ports quando todo o mundo anda no hdmi (agora, ao fim de anos e adaptadores vendidos a 30 euros cada lá decidiram colocar hdmi… enfim nao vale a pena continuar)

      +1.

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        Olhe que acho que o exemplo providenciado de opção proprietária no hardware da Apple não foi o que pretenderia fornecer. O DisplayPort até que é um formato bastante «aberto». 😉

        1. Avatar de João Pinho
          João Pinho

          Exacto tem razão, mas acho que deu para perceber a intenção… Trata-se da adaptação do produto ao “mundo exterior”, quero então dizer que são mais os adaptadores apple vendido que aparelhos com displayport/mini displayport etc…

          quanto à gafe do proprietário era mais direcionada à mini-displayport (presente no meu macbook).

          wikipedia:
          “Shortly after announcing the Mini DisplayPort, Apple announced that it would license the connector technology with no fee.[5] Apple reserves the right to void the license should the licensee “commence an action for patent infringement against Apple”.[6]”

          1. Avatar de SatoMew
            SatoMew

            Compreendo o que diz mas até o Mini DisplayPort já faz parte da especificação do formato DisplayPort. Mais ainda, segundo o artigo que fala do Mini DisplayPort na Wikipedia (o qual está ligado neste comentário e o qual o senhor citou), diz isto imediatamente abaixo da parte que citou:

            The following year, in early 2009, VESA announced that Mini DisplayPort would be included in the upcoming DisplayPort 1.2 specification.

            In the fourth quarter of 2009, VESA officially announced that the Mini DisplayPort has been adopted. All devices using the Mini DisplayPort must comply with the 1.1a standard.

            Ora isto confirma que o Mini DisplayPort, fazendo já parte da especificação do DisplayPort desde 2009, também é um formato «aberto» e padronizado. 😉

          2. Avatar de João Pinho
            João Pinho

            sublinho então o seu comentário SatoMew. Fica só mesmo a questão de ser inconveniente 😀

    4. Avatar de Ciro Espítama
      Ciro Espítama

      O problema do Windows RT é justamente esse, ele não é o Windows 8 que toda a gente espera. Será apenas um SO para ARMs, como já é o iPad e os tablets Android. Enquanto tablets com o Win 8 “verdadeiro” não saírem não teremos o passo à frente na evolução dos tablets, que é a sua funcionalidade como dispositivo real de criação de conteúdo, com programas aos quais os usuários estejam acostumados (Office, Auto Cad, etc.), que tenham jogos ao nível dos jogos para PC e que permitam transições quase imperceptíveis entre um tablet, uma Xbox, um PC e um Windows Phone. Pois isso, actualmente, só a Microsoft tem condições de fazer.

      1. Avatar de João Pinho
        João Pinho

        Acredito que será para poder combater o iPad de uma forma mais direta e em pé de “igualdade”. Tablets com SO chamemos “normal”, seria algo do genero dos Slates apresentados pela microsoft ainda antes do iPad. Mas, “it’s not apple we don’t care”, e talvez não quisessem entrar pelo caminho dos slates depois do falhanço que foi (muito embora possamos encontra-los em series como CSI ou NCIS já não me recordo).

        Agora, a verdade é que há altura os SO não eram tão thumb friendly como hoje o são… e a julgar o windows 8, acho que avançou nesse aspeto e era algo que estava a contar, e não que criassem um spin off do mesmo

  9. Avatar de Diogo Ramalho
    Diogo Ramalho

    Segundo algumas especulações fala-se no PureView 808.

    A imagem do mapa é de Honolulu que tem como código 808.
    Para alem disso a Nokia US publicou uma imagem com o mesmo “06.18.12” no seu facebook com uma mesa de mistura também com o nome de 808.

    Como a Microsoft está “associada”, não sei se será a mesma conferencia ou conferencias distintas… Pode ser a chegada do PureView ao Windows Phone. Não são esperadas novidades sobre o Windows Phone 8 visto que a conferencia dedicada ao mesmo é daqui a uns dias.

    Estou curioso para saber o que vai sair daqui porque é estranho não ter sido revelado o porque da conferencia. Parece que a Microsoft está a aprender com a Apple no secretismo. 🙂

  10. Avatar de sn
    sn

    Acho que se o alvo da microsoft é Ipad então começa mal. A microsoft tem é que combater o android e só depois o Ipad.

    1. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      A microsoft tem royalties com o android, isto é, recebe € pelos android vendidos.

      http://www.bgr.com/2011/09/29/microsoft-to-make-444-million-annually-from-android-royalties-goldman-estimates/

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      mal seria definir como alvo o segundo do mercado e não líder!

  11. Avatar de Ze androide
    Ze androide

    Acho otimo que a microsoft finalme te se chegue a frente no que diz respeito ao medcado das tablets, no final e fora fanatismos de marcas toda saimos a ganhar com as concorrencias das marcas e a imtrodução de novas ideias e conceitos, no entanto, lembro a todos o dia em que o steve jobs apresentou o ipad, a reaçao dos criticos que era um equipamento que nao tinha qualquer itilidade, apenas im iphone com um ecra grande, nao iria singrar frente aos netbooks, erc, etc, etc

  12. Avatar de Gonçalo Pimenta
    Gonçalo Pimenta

    É sempre bom este tipo de anúncios, e como já foi referido colocaram o mundo tecnológico em alvoroço 😀 eheh
    Ficamos a aguardar ansiosamente as novidades da Microsoft.

    Pedro Simões creio que tens um pequeno erro no último parágrafo “..Microsoft tem realmente de tão grane para apresentar ao Mundo.”
    Devia estar “grande” certo?

    Cumprimentos.

  13. Avatar de Cisko75
    Cisko75

    Obviamente qq gadget sera bem vindo. Concorrencia e salutar para o consumidor, e se se confirmar a entrada do gigante de Redmond nao ha duvidas que o mercado das tabs se agitara por variadissimas razoes. Primeiro, falamos da Microsoft que anda nisto ha muitos anos e raramente perde. Pode demorar a entrar mas quando entra nao perde. Depois porque o OS da microsoft seja o Mango ou o Windows 8 e muito mais fiavel, atraente e rapido que o Android. Mas acima de tudo pq existe uma enorme base de consumidores Windows. Tive duvidas em relacao ao telemovel, mas depois la me decidi pelo Lumia. Sem arrependimentos alguns, ja que e simplesmente um fantastico exemplar de hardware. QQ novidade sera bem vinda…

  14. Avatar de Linuxiano
    Linuxiano

    Creio que a ser verdade, um tablet de fabrico Microsoft ou até em parceria com a Nokia será um concorrente à altura do iPad, temos o exemplo da Xbox e Kinect, dois produtos bem sucedidos de fabrico de Microsoft e também penso que é consensual que a Nokia sempre primou pela qualidade do hardware. Aliando a isto as boas perspectivas do Windows 8 para dispositivos móveis (ainda não estou convencido quanto ao modo desktop), adivinha-se aqui uma luta a três. Esperemos é que seja um concorrente à altura também no preço, porque se o tablet Windows não for substancialmente mais barato que o iPad, será mais difícil conquistar mercado da Apple e sobretudo do Android, que consegue ter no mercado tablets bastante acessíveis. Certamente que é preferível o conforto de ter um tablet Windows + PC Windows, ter os dispositivos devidamente sincronizados e integrados do que ter um PC Windows e tablet Android, mas para a maioria das pessoas a carteira é que decide…

  15. Avatar de lumia pureview
    lumia pureview

    Oxalá seja o Lumia pureview com o sistema do windows 8 e câmara de 41 Mp.

  16. Avatar de Paulo Bastos

    Este pessoal da Microsoft tenta imitar e depois não sai nada de jeito, isto já parece a história do ZUNE.

    1. Avatar de Diogo Ramalho
      Diogo Ramalho

      Estás a referir-te ao Zune (dispositivo) ou Zune (Software)?

      1. Avatar de Paulo Bastos

        Zune aparelho de mp3 (Zune hardware).

        1. Avatar de Diogo Ramalho
          Diogo Ramalho

          na minha opinião eu até acho que era muito bom. tive pena é que não fosse alargado aos restantes países.

          Tanto em termos de design como de software dos mesmos, acho que foi tudo muito bem conseguido!

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Zune HD até é bem bom, não fosse a decisão completamente idiota de só o vender nos EUA e até talvez tivessse vendido bem.

      O Zune Player (que também serve de aplicação de suporte do Windows Phone) é… estranho. É de longe o player mais bonito que alguma vez usei mas ao mesmo tempo fica completamente desenquadrado do resto das aplicações para Windows, um pouco como as aplicações da Apple que também destoam completamente do resto.

  17. Avatar de mr_quintas
    mr_quintas

    mas quem é que hoje em dia, quando lança uma novidade não e pra fazer frente ao produtos da Apple???

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nenhum empresa, vou te dar o primeiro exemplo, os smartphones de gama alta das outras marcas são completamente diferentes do iphone. Segundo exemplo, o ipad foi concebido para ser utilizado tanto na horizontal como na vertical, já os das outras marcas só na horizontal.
      Por fim gostava era de ver a apple no mercado sozinha durante 5 anos pelo menos (sem mais nenhum empresa no mundo do mesmo segmento), a ver o que inventava de novo, tanto de hardware e software, para ver se realmente as ideias vem todas de lá como muitos dizem.

      1. Avatar de mr_quintas
        mr_quintas

        Nenhuma empresa??? essa é boa….

        Sao todos diferentes??? andam sempre em guerras de design….

        O iPad que iria ser um aparelho que nao ia resultar, que era um flop e nao sei mais o que, que veio pra um sector do mercado mt pouco explorado, hoje em dia cada marca tem n PAD´s de diferentes tamanhos…

        a Apple nao Inventou a roda mas melhor o seu desempenho e funcionamento 😀

        ps.: nao sou portador de qualquer dispositivo Apple mas adorava ter um MBP 17″ 😀

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Só se for um macbook pro 17 usado agora lol

          1. Avatar de mr_quintas
            mr_quintas

            ainda há à venda nas lojas… os novos com retina display é que já não serão produzidos infelizmente

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          15 polegadas chega bem na minha opinião, com o retina tens mais espaço no ecrã (claro que as coisas aparecem mais pequenas).

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eheh!

    Como todo o mundo (literalmente) não faço ideia do que trata, mas não me lembro de alguma vez ter havido tanta especulação sobre um evento da Microsoft.

    Não é *nada* o estilo da Microsoft tanto segredo, basta ver o blog Building Windows 8 — bom, nesse até se pode argumentar que mantém o segrego, tal é o tamanho e a linguagem criptica usada 🙂

    O que não é de certeza: a apresentação do Nokia 808 PureView. Isso não faz sentido nenhum, porque é que a Microsoft iria lançar um produto da Nokia?

    O que muito provavelmente não é: a Microsoft comprar a Nokia. Não sei se se lembram do tempo que demorou a compra da Motorola pela Google. A diferença aqui seria enorme porque tanto a Nokia como a Microsoft têm um enorme peso no mercado, e portfolios de patentes gigantescos. Os 2 juntos ficariam a controlar boa parte da tecnologia necessária para sequer se contruirem telemóveis, e duvido que a UE concordasse com tal coisa.

    1. Avatar de Diogo Ramalho
      Diogo Ramalho

      O estranho é ambos terem anunciado uma conferencia para o mesmo dia! Será a mesma? Ainda não percebi se a conferencia é partilhada por ambos ou não.

      Eu acho que será algo relacionado com o Windows 8 tablet.

      Windows Phone não é porque a conferencia está marcada para quarta e vai servir para lançar o tango a nivel global…

      Quanto a hoje estou mesmo na espectativa…

  19. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    O evento começa às 23h:30m de Portugal.

    Espero que haja streaming! 🙂 E claro, cobertura por parte do Pplware.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Caldo Torres
      Caldo Torres

      Também fico à espera..

  20. Avatar de IPC
    IPC

    Seja o que for, desde que não dê 3RLs nos próximos 3 anos, como ocorreu com o Xbox 360, tá bom…

  21. Avatar de tiago
    tiago

    Poderá ser mas é o tablet da Barnes & Noble.

    1. Avatar de Nelson Jerónimo
      Nelson Jerónimo

      A Barnes & noble ja desmentiu hoje demanhã