CPU-Z 1.49

13 Comentários

CPU-Z é uma ferramenta freeware que lhe permite obter dados do processador, por exemplo o nome, a velocidade do clock actual, a voltagem, etc., informações sobre a motherboard, cache, memória RAM, entre outras. Muito útil para quem gosta de mexer dentro do capô da máquina, em particular os “overclockers”.

Embora mais ‘pesada’ que outras aplicações do género, CPU-Z é também mais completa e rigorosa na análise das características dos processadores, tanto Intel como AMD.

Novidades desta nova versão:

  • Suporte para o processador AMD Phenom II.
  • Suporte para os novos modelos Intel Core 2.
  • Melhoramento do tempo de load.
  • Novo processo de validação online.
  • Novo quadro de honra.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista
Download: CPU-Z 1.49 [592.93KB]
Homepage: CPU-Z

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de poi
    poi

    também a o GPU-Z.
    faz o mesmo mas para a placa gráfica.

  2. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    Eu só gostava de perceber e’ a razão pela qual o CPU-Z me indica um multiplicador de 6x quando tenho na BIOS 9x (Intel Q6600). :/

  3. Avatar de pedro
    pedro

    n3XXuS isso são as opções de optimização energética em funcionamento. inicia um programa que obrigue a puxar pelo CPU, e liga o cpu-z ao mesmo tempo. vais ver que isso fica com o multi que esperas.

  4. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    @pedro

    Epah experimentei muita coisa, desde o Super PI ate ao 3DMark06… :/

    O multiplicador continua a 6x ou seja 1600 MHz em vez de 2400 MHz a 9x. Na BIOS, no system monitor, ele esta sempre a “piscar” e a alternar muito rapidamente entre 1600/2400. Ja actualizei a BIOS, opah fiz tudo mesmo possível imaginário, não sei que porcaria e’ esta :X

  5. Avatar de Guilherme

    @n3XXuS

    é normal o processador ficar a alternar a frequencia do clock n3XXuS, se usas o Windows Vista, ele faz isso de forma dinâmica, se queres mesmo ver o seu processador trabalhar a 2400 MHz, instale o Kubuntu e vá nas opções de energia. Verás umas barras com os núcleos do procesador, e eles alternando o clock, dai podes mudar para que ele use toda a velocidade do processador, os 2400 MHz.

  6. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    @ Guilherme

    Não, neste Desktop por acaso tenho o Windows XP. Sei que os processadores Intel usam a tecnologia Speedstep que vê quando o CPU nao precisa de trabalhar a 100% e baixa o clock para poupanca de energia, mas eu tenho o Speedstep desactivado na BIOS. :/

  7. Avatar de Guilherme

    @n3XXuS

    Estranho, mas pelo que sei o Windows XP não se dá muito bem com multiplos núcleos. Em todos os softwares de análise mostram 6x?

    Estranho :/

  8. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    @ Guilherme

    So’ tentei com o CPU-Z mas tens mais algum do género? Ja equacionei ser um problema na BIOS a reportar o clock mas e’ muito estranho…

  9. Avatar de Guilherme

    @n3XXuS

    Tem o PC Wizard 2008, e o Everest. Tenta esses dois, mais pode realmente ser um problema da BIOS em reportar o clock. Já viste em algum Linux desses atuais (Kubuntu 8.10, Fedora 9 ou 10) as configurações de clock que eu havia te falado? Ai podemos dizer mesmo se é um problema da BIOS em reportar o clock.

  10. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    @ Guilherme

    Isto e’ muito confuso… vejamos:

    EVEREST Ultimate Edition:
    Processadores:
    Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU @ 2.40GHz 5.1.2600.0
    Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU @ 2.40GHz 5.1.2600.0
    Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU @ 2.40GHz 5.1.2600.0
    Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU @ 2.40GHz 5.1.2600.0

    PC Wizard 2008
    Real Frequency : 1600.3 MHz
    Multiplier : 6x
    Low/High Multiplier : 6x / 9x
    Multiplier Locked : Yes
    Marketing Frequency : 2400.03 MHz

    Initial Frequencies :
    Frequency : 2400 MHz
    Bus Speed : 266.67 MHz (QDR)
    Multiplier : 9x

    Frequency Control :
    Core #1 : 1600.66 MHz
    Core #2 : 1600.50 MHz
    Core #3 : 1600.03 MHz
    Core #4 : 1600.41 MHz

    Enhanced SpeedStep (EIST) : Yes – Enabled

    Ora bem, reportam clocks diferentes como podemos ver e o SpeedStep aparece como estando activo, eu desactivei na BIOS. Vou experimentar ver isso no Ubuntu.

  11. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    @ Guilherme

    Problema resolvido, na BIOS tem duas opções uma que e’ do SpeedStep, para activar e desactivar. Tem outra que faz com que o SpeedStep seja activado sempre que o OS executa a instrução Halt e esta ultima opção se estiver activa ignora a primeira por isso e’ que o SpeedStep estava activo e por isso e’ que reportava os 1600MHz. Obrigado pela ajuda 🙂

  12. Avatar de Guilherme

    @ n3XXuS

    Valeu n3XXuS, aproveite seu Core 2 Quad,com “força” total e eu continuo aqui com o meu Dual Core. 🙂

    Até a próxima.

  13. Avatar de Adriano
    Adriano

    Bem sei q os prossesadores QUAD e os x4 da amd são bom pra CAS… Possuo um X4 Phenom 9750 2.4g e mesmo assim em auguns testes feito aqui até contra o X2 6000+ 3.0g ele é meio lento…
    Eu acredito ser o quad optmizer (ñ sei como escreve) q ainda ñ foi lansado, Pois o x2 tem o duol optmizer instalado. Instalei esse no meu X4 e ficou lento no GTA4 sem ele instalado fica melhor na casa dos seus 26 a 28 fremes.
    PS: meu pc posui ainda 2g ddr2 533 Nvidea 8500gt 512m 128b.
    PS2: O outro x2 posui 4g ddr2 800 Nvidea 8800gt 512m 256b. Ambos hd sata mais logo vo para o AM3 pq minha placa mae suporta então ñ quero esperar muito…