DomoVest – O casaco que comanda!

15 Comentários

A Universidade da Beira Interior, através do seus departamentos de Informática e Têxtil, desenvolveu um casaco que poderá ser um excelente auxiliar para pessoas com algum tipo de limitações. Esta peça tecnológica permite comandar vários dispositivos electrónicos, com um simples apertar de botão.


Desenvolvido a partir de uma ideia simples, os departamentos juntaram sinergias e desse esforço nasceu o DomoVest. Este dispositivo é constituído por uma peça normal de vestuário onde lhe é acrescentado um módulo emissor.

Materiais eléctricos têxteis, flexíveis e resistentes são montados de forma imperceptível no interior do casaco. Na manga, para fácil acesso, é colocado um teclado onde poderão ser ligados e desligados os dispostos.

No interior do casaco, poderá ser colocado de forma discreta o emissor que comandará os módulos ligados aos aparelhos que o utilizador quiser ligar ou desligar.

A ideia está só no início, este protótipo tem ambições mais alargadas podendo oferecer a pessoas idosas, pessoas com dificuldades de movimentos ou grávidas, um vasto leque de serviços. Por exemplo, o casaco poderá emitir uma luz ou um sinal vibratório se a campainha da porta estiver a tocar, poderá dar alertas para inúmeras situações de perigo, entre muitos outros exemplos práticos.

Homepage: Universidade da Beira Interior

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    No Verão vai ser chato andar de casaco dentro de casa 😀
    __________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  2. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    Excelente. Todas as Universidades são boas, mas a da Beira Interior e de Aveiro, são de excelência.

    Apesar de ser um projecto ainda em fase inicial, penso que terá muito futuro, pois as pessoas com mobilidade reduzida poderão beneficiar e muito.

    Excelente artigo e notícia.

    Cumps,

    Hélio Moreira

  3. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    @Hélio

    LOL, tens jeito para a comédia! Com que então as universidades portuguesas “de excelência” são a UA e a UBI!? xD

  4. Avatar de Lokier
    Lokier

    Desculpem-me o spam. lol boa noticia. :p

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    Boa notícia.

    Queria só referir a falta de profissionalismo quando a jornalista diz “cada tecla MANDA sinais aos receptores”, perto do minuto 1:43 … podia facilmente ter dito “envia” ou “transmite” em vez de “manda”…. só faltava dizer “cada botão amanda raios”… é a SIC… eu nem do Refresh-TV admitia algo assim! 🙂

  6. Avatar de Pingalhete
    Pingalhete

    @_Planax_

    Então quais são????? a Independente ou a Moderna???
    Só quem não “viveu” e desenvolveu projecto nesses ambientes académicos extremamente avançados como os da UA, UBI e UMinho é que pode mandar bocas e por em causa coisas que não ideia do que está a dizer…

    Alias, em Portugal pode-se mesmo dizer que existem as Universidades de Aveiro e a Universidade do Minho e pouco mais!

  7. Avatar de Pingalhete
    Pingalhete

    Se bem que em muitas outras tb se trabalha bem… 🙂 …. digo eu…

  8. Avatar de O Silva
    O Silva

    O projecto não é novo e já tinha sido realizado até em escolas profissionais… com menos orçamento e marketing à mistura…
    Exactamente com o mesmo sistema X10 da Marmitek… desmonta-se o comando e cose-se o dito à roupa…

    Notem… que este comentário não é a desvalorizar… venham mais ideias, que a discutir é que se evolui!

  9. Avatar de BigLord

    Lol não venham agora tornar isto numa guerra de universidades… xD

    Eu gostei da ideia, e mais impressionante ainda é a ideia ser portuguesa.

    🙂

  10. Avatar de Teixas
    Teixas

    apesar de ser a primeira vez a comentar, tenho de vos dizer que desde que encontrei o pplware nunca perdi um post…Parabens!
    continuem assim!

    Parabens à UBI também pelo projecto!
    Estou a ver que toda a gente concorda pelo menos com um aspecto: a UA é se não a melhor, uma das melhores universidades em Portugal a nível tecnológico, é pena o país ainda ter algum preconceito relativamente às universidades mais recentes…geralmente as universidades mais antigas ainda têm mais prestigio…
    Espero que com estes projectos, as pessoas mudem de opinião o mais rápido possível.

  11. Avatar de r'assis

    se tiver calor e mxm bem lixado de usar essa casaco…:D

    MAS TA MT A FRENTE:D

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Parabéns já agora inventem uma máquina para auto -gerir os dinheiro que são gastos do estado (contribuintes) para estarem a brincar aos professores ventoinha (quem não sabe,quem é, leiam a BD antiga do pateta ou do tio patinhas).

    E para os espertos, que queiram-me criticar vão ao google e vão descobrir um pais em que 70% do PIB é por causa do .tv, pelos vistos também é um pais altamente avançado tecnologicamente embora seja um pais do 3ºMUNDO com ordenados miseráveis….

    Tristeza de país que só forma “meninos” que são m***A mas são o futuro da m****a deste país….

    Eu quando for grande também quero ser arbitro ou politico para ser corrupto, é o meu maior sonho ser CORRUPTO…..

    Só M****A!!!!!

  13. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    @ Pingalhete

    LOL, no Porto e em Lisboa não hás de ter nada de jeito, queres ver? =) Não era minha intenção começar uma guerra, apenas achei que não se pode considerar toda uma universidade “de excelência” olhando para uma área, quando há tantas áreas académicas para englobar.

    Quanto ao projecto, é sem duvida interessante, e se um dia estiver largamente implementado pode vir a beneficiar qualquer um, não só quem tem deficiências motoras.

  14. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Faz-me lembrar o WALL-E.
    Quem viu o filme sabe de que estou a falar.
    Parabéns pela invenção, mas……