Strava Cycling – Aplicação móvel para os verdadeiros ciclistas

36 Comentários

Registo de percursos, comparação e competição!

Como já todos devem saber, eu sou um amante do BTT e do ciclismo. Por norma gosto sempre de registar todos percursos e saber qual a minha prestação/evolução nos mesmos. Há uns anos atrás, quem pretendesse registar os percursos necessitava de comprar por exemplo um sistema GPS específico ou um relógio para o efeito. Com o aparecimento dos smartphones, passamos a ter um equipamento 3 em 1: telefone + GPS e ainda dá para tirar umas fotos para colocar, por exemplo, nas redes sociais.

Depois de termos apresentado o Sports Tracker, MyTracks, Cardio Trainer e SportyPal, Endomondo Sports Tracker, hoje vamos conhecer o Strava Cycling.

strava_00

O Strava Cycling é uma aplicação que está disponível para várias plataforma móveis (ex. Android, iOS, dispositivos Garmin), semelhante às que já analisamos aqui no Pplware. Esta aplicação permite registar todas as nossas voltas, analisar a performance, assim como avaliar as voltas dos nossos colegas do pedal.

strava_04

Uma das características interessantes desta plataforma, é a parte da competição. Uma vez que os percursos e respectivos tempos são partilhados, qualquer ciclista poderá tentar bater sempre os “records” dos outros ciclistas!

Principais funcionalidades do Strava Cycling

TRACK

  • Possibilidade de registar todos os percursos
  • Informação detalhada sobre cada percurso, incluindo distância, elevação, calorias gastas
  • Integração com mapas reais

COMPARAÇÃO/COMPETIÇÃO

  • Comparação de percursos para avaliação de performance por mês/ano, etc
  • Comparação dos mesmos percursos com outros amigos do pedal

Como referido, a aplicação estão disponível para várias plataformas móveis, e oferece todas as funcionalidades necessárias para que um ciclista avalie a sua prestação num determinado percurso.

strava_02

Além do modulo de ciclismo a aplicação permite ainda registar as nossas corridas (se instalado o Strava Run) e é também possível integrar com equipamentos que registam a frequência cardíaca.

strava_03

Depois de registados os percursos, o ciclista pode efectuar o upload dos mesmos para o site STRAVA, que funciona quase como uma rede social, e aí avaliar em detalhe todas estatísticas e pormenores associados.

strava_05

Sobre a aplicação Strava

Strava Cycling é mais uma interessante aplicação para os amantes do pedal. Como referido, a parte da competição é interessante na medida em que existe um constante desafio em ter melhores performance que o nosso colega. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Boas Pedaladas!
iPhone / iPod /iPad Android

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Serol

    E de todas as já apresentadas qual é a melhor?

      1. Avatar de Pedro Monteiro
        Pedro Monteiro

        Tenho instalado o endomondo no meu nokia E5 e estou bastante satisfeito. O sports tracker nunca consegui que ele funcionasse como deve de ser, mesmo com um upgrade 🙁

    1. Avatar de Paulo Froeder
      Paulo Froeder

      Uso o Strava e não troco por outro pois ele faz o Ranking automático e quando vc viaja leva a Bike junto e deixa sua marca onde existem os seguimentos!

      1. Avatar de Fransergio
        Fransergio

        Muito bom, mas em locais sem sinal de internet ele já não funciona

  2. Avatar de Offroad
    Offroad

    se tivessem uma de offroad podiam por, agradecido

  3. Avatar de RicardoR
    RicardoR

    Continuo a preferir o Endomondo, disponível para múltiplas plataformas, e o mais completo dentro deste mundo de aplicações.

  4. Avatar de Helder Coelho

    Mais popular nos “states”, mas há já algum tempo que começaram a ecoar as reviews aqui pela Europa. Também ando a testar este Strava e para já parece equilibrado, apesar de estar muito virado para a vertente competitiva.

    No entanto ainda não é a app que melhor preenche os desejos dos ciclistas, que quanto a mim deverá reunir o registo e mapeamento, competição, partilha de tracks ao estilo rede social, e uma das mais importantes capacidades – a navegação gps.

  5. Avatar de Tiago Oliveira
    Tiago Oliveira

    Estas aplicações são muito bonitas. Mas tem um problema. Um ciclista de estrada não esta apenas umas 2 horas em cima de bicicleta. E com o GPS ligado a bateria não aguenta o percurso todo pelo menos é esta a minha experiencia.

    1. Avatar de Gunner 11
      Gunner 11

      Boas. Então está na hora de comprares um smartphone novo. Tenho um GALAXY S com dois anos e a bateria aguenta cerca de seis a sete horas com o GPS ligado. Se calhar andas é com o 3G ligado e isso sim gasta muita bateria. Abraço

      1. Avatar de wishmaster
        wishmaster

        Estou com o Gunner 11.
        No meu caso, com o Sportstracker, consigo ir até às 6 horas… E a partir desse tempo, também já é demais em cima de uma bicicleta …lol acha nádegas e test que aguentem…eheheh

        1. Avatar de wishmaster
          wishmaster

          Corecção: “haja”

  6. Avatar de Paulo Mateus
    Paulo Mateus

    Usei algum tempo o Sportypal, hoje utilizo o Smove, é pena que só funciona em bada, quanto a mim é uns dos melhores, visto que temos a possibilidade de seguir um track com orientação dinâmica.

    Aqui deixo o link : http://smove.qooapps.com/
    http://smove.qooapps.com/screenshots/screenshots.php

  7. Avatar de João Santos
    João Santos

    Já experimentei o Strava. Gostei da parte de gestão de manutenção da bike, no site: dá para ver a durabilidade dos componentes. Os programas de registo/partilha (endomondo, etc) são muito interessantes, mas nas minhas voltas de BTT preciso de seguir trilhos ou no mínimo consultar mapas/imagens satélite de origens diferentes.

    Por isto costumo utilizar o Oruxmaps (também estou a experimentar o OsmAnd). Abre uma infinidade de mapas, dá para ter mapas offline, tem ferramentas que nunca mais acabam. Sigo um trilho e gravo todo o percurso. No final exporto o ficheiro GPX, faço o que quiser com ele e importo para o site do Endomondo para partilhar.

    Relativamente à autonomia, tenho um LG P500 que me dura cerca de 3,5h com o ecrã ligado na luminosidade máxima e 3G ligado para fazer download dos mapas. Tenho uma bateria extra que me dá mais 2h de autonomia. É limitado, mas não tenho razões de queixa.

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Sim o Oruxmaps é sem dúvida o melhor do género, disponível. Mas depois falta-lhe a integração directa com as redes sociais que hoje já são inseparáveis.
      É pouco prático pegar no .gpx ou no .kml enviá-lo para outro cliente e ir depois adicionar as fotos da praxe.

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Eu não costumo adicionar fotos e por isso não sinto falta dessa opção. O Orux envia directamente para outros serviços que não o Endomondo. Se quiser publicar faço-o a partir desse site.

    2. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Para mim nada bate o orux! Só a possibilidade de seguir pistas offline…

  8. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Boas

    Desculpem a minha ignorância mas pergunto eu.

    Existe algum programa deste tipo que dê para á medida que vamos pedalando e vai gravando o percurso para que possamos ver á posteriori e o oposto, isto é, definir um percurso por exemplo no google earth, de seguida transpô-lo para este programa e depois sermos guiados pelo programa de modo a cumprir o trajecto definido anteriormente.

    Espero ter-me feito entender.

    Aguardo respostas.

    Obrigado

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Existem várias. Mas pela qualidade saliento o Oruxmaps, Andorzic (usa mapas Oziexplorer), TrekBuddy, ViewRanger ou o Wikiloc.

      É só escolher! 🙂

      1. Avatar de Pedro Vilela
        Pedro Vilela

        Pode usar o Strava, criando a rota, em http://www.strava.com/routes/new

  9. Avatar de Akiles
    Akiles

    Eu uso o MapMyRide+ nas minhas voltas de BTT e acho que se comporta muito bem, exporta os files GPX e etc.. Podendo analisar 2 percursos iguais para podermos melhorar( tempo,calorias,etc)
    Já usei muitos outros mas acho este o melhor. Exprimentem!!

  10. Avatar de Fabio

    Gosto muito do endomodo…

  11. Avatar de Carlos Lavajo
    Carlos Lavajo

    Para voltas de cerca de 3 a 4 horas as baterias dos smartphones servem perfeitamente. Mas para aumentar a autonomia o que recomendam?

    1. Avatar de Helder Coelho

      Existem algumas opções. Podes usar baterias de reserva, adquirindo iguais á do smartphone, carregadores solares, pilhas com ligação mini-usb, ou os tradicionais díanamos.
      Dá uma olhada neste link:
      http://bikevassourateam.blogspot.pt/2011/06/acessorios-quando-ba-te-ria-se-apag.html

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Podes pôr o telemóvel no perfil “sem comunicações” (tipicamente o modo “avião”), ou seja, sem ligação GSM/3G, apenas activas o GPS. Assim já deves conseguir poupar alguma energia.

  12. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Carlos lavajo, o endomondo tem uma opção (mas tens que comprar mesmo) que te permite poupar bateria (modo poupança de bateria).

    eu uso o endomondo, gosto bastante, uma vantagem grande é o facto de poder importar voltas, ou seja, quando vamos com amigos, se algum ficar sem bateria no seu smartphone pode pedir a um dos outros que envie a volta para ficar registada no seu treino.

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    para windows mobele 6. alguem conhece um bom?

  14. Avatar de Heliodoro Gomes
    Heliodoro Gomes

    O Strava é realmente impecável! Só é pena é não funcionar com o Symbian da Nokia! E como é que eu faço? Uso o Sports-Tracker e depois transfiro o respectivo ficheiro gpx para o Strava. O Strava é viciante! Tem uma particularidade: num determinado percurso, permite-nos criar “segmentos” e ver todos os registos, nossos e de quem por lá passou!

  15. Avatar de Heliodoro Gomes
    Heliodoro Gomes

    Só mais um pequeno aparte: utilizo um Nokia 500 e a bateria dura que se farta!

  16. Avatar de Leonardo Pena Simões
    Leonardo Pena Simões

    Já utilizei varias das app indicadas acima, e até ao momento não vejo nenhuma que se assemelhe ao Strava, existe uma infinidade de caracteristicas interessantes nesta app, os requisitos basicos, como medição de distancia, velocidade maxima, média, etc, existem em todas as app indicadas, porém e aqui creio que o Strav se distingue dos demais. Mede a altimetria total da volta, parcial em segmentos criado pelos proprios utilizadores, o percentual de declive e inclinação parcial e total, além dos registos em ranking dos segmentos, acho interessante perceber a evolução que temos numa determinada subida, pois podemos ver todo o historico de tempo, velocidade média, etc, que fizemos num determinado segmento, criado por nos ou por qualquer outro utilizador, além da vertente social existente no website, que a mim permitiu-me conhecer varios amigos atuais do pedal. Enfim Strava sem duvidas.

  17. Avatar de rafael valdissera
    rafael valdissera

    nao coonsigo postar no face meu strava? ja tentei de td, tenho um iphone 4

  18. Avatar de bruno mateus
    bruno mateus

    instalei o strava no meu android mas nao tenho conseguido fazer com que ele trabalhe nao consegue fazer a localização conseguem me indicar algo para o fazer trabalhar???

  19. Avatar de roger duarte
    roger duarte

    Tenho um lumia 520 alguém sabe dizer se o strava roda com o Windows Phone?

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Como faço para inserir fotos nos registros dos treinos no STRAVA?

    1. Avatar de Scott Gomez
      Scott Gomez

      Através do Instagram !

  21. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Nunca tive nenhum telemóvel em que conseguisse usar o GPS. Nunca se conectava.