Wine 1.5.5 – Correr aplicações Windows no Linux!

34 Comentários

Instale o Wine 1.5.5 no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Vamos conhecer as novidades do Wine 1.5.5

wine_01

Depois de alguns meses de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Wine lançou mais uma versão estável, que se fez acompanhar de algumas novidades. O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

wine_02

Como instalar no Ubuntu 12.04?

A instalação do Wine no Ubuntu é muiito simples.Para tal basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install wine1.5

Principais novidades desta versão

  • Várias melhorias no suporte ao Microsoft Office 2003, 2007
  • Suporte para o Adobe Premier Pro
  • Suporte para a framework .NET 4.0
  • Ficheiros DDS são agora suportados no D3Dx9
  • Suporte para instalação do Mono

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Escolha aqui a sua distribuição Linux
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Boas. Eu uso Windows XP e Mint em dual-boot num Pentium IV, normalmente quando preciso do MSOffice vou para o Windows XP, apesar de já conhecer a existência do Wine há algum tempo, como se trata de uma espécie de emulador, será que usá-lo para usar o Office no Linux não fará o sistema travar ou funcionar lentamente? Será que consome muito do sistema?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, no meu caso funciona bastante bem

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Obrigado. Sendo assim, irei testar em breve e se correr bem nesta máquina posso dizer adeus ao velhinho XP, não faz sentido uma licença para um desktop já ultrapassado e a própria Microsoft faz questão que abandonemos o XP (basta olhar aos exemplos do skydrive desktop, Windows Live 2011 e outros). O MSOffice é praticamente a única aplicação que me leva a ir ao Windows.

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Podes crer que funciona 5 estrelas , com esta versão não sei ainda vou instalar , com a 1,4 foram feitas muitas melhorias na compatibilidade com o Office e não tinha qualquer sinal de bloqueios ou de crashs .

      Cumprimentos

      Serva

    3. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Eu antigamente tb tinha alguns problemas, depois instalei o PlayOnLinux e com essa aplicação vai buscar tudo o que é preciso para além do Wine…

  2. Avatar de Carlos Costa

    Maravilha!!!

    Confesso que ainda não tive oportunidade para o testar. Assim que pegar nisto, tenho de testar com o CorelDRAW, PhotoShop & Dreamweaver e afins

    1. Avatar de carlosf
      carlosf

      Se já dominas MUITO bem esses, talvez seja a opção que procuras.. Mas eu pessoalmente aconcelhava-te a ver as alternativas a essas aplicações para linux.. talvez te surpreendam até.

      1. Avatar de Carlos Costa

        Já acompanho o CorelDRAW desde a versão 2 e ele já vai na X6 “16”

        Gosto do Ubuntu, em especial da sua Daí estar mesmo a pensar fazer um dualboot para ensaiar o Corel nele.

        Arranjando tempo neste fim-de-semana, eu testo isso e dou noticias.

    2. Avatar de David Luís
      David Luís

      Se o CorelDRAW der avisa 🙂

      1. Avatar de Cristiano Rückert
        Cristiano Rückert

        Lembro que no Corel X5 a instalação não funcionavam, a versão portável corria sem problemas, a X6 vou testar logo mais!

  3. Avatar de camurso_
    camurso_

    Atenção que o wine não se dá muito bem com cracks e afins…

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Verdade

      Serva

  4. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Testei o office 2007 no wine 1.4 e deu barraca… dizia que tinha actualizações e ficava tentando actualizar, mas ñ descarregava nada, ficava travado.

    1. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      Em relação aos office como está ?

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Atenção que tens de saber configurar o Wine , podia ser um bom tema para um artigo Pedro Pinto .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de carlosf
        carlosf

        Verdade! O meu wine em archlinux corre coisas que não corre no ubuntu (por defeito)..

  5. Avatar de HomeGamer
    HomeGamer

    Uso o wine desde algum tempo e acho que quase todas as aplicações (as que eu instalei pelo menos) correm melhor até do que no proprio windows
    só com jogos é que tenho má experiência nunca consegui por um a funcionar direito por isso ainda não migrei completamente para o linux

    1. Avatar de Don Piano
      Don Piano

      Para os jogos rodarem é necessário fazer umas modificações no registry do wine, para ele utilizar o renderizador opengl ao invés de emular o directx, além de substituir o drive de video nouveau (se for nvidia) pelo oficial (www.geforce.com/Drivers). Aceleradoras gráficas Intel, nem pensar…

  6. Avatar de Orlando
    Orlando

    Boas,

    tenho uma questão em relação ao wine. Dá para pôr jogos a funcionar com esta versao do wine?

    1. Avatar de carlosf
      carlosf

      eu testei instalar a propria steam em linux.. e funciona (muito mais não faz, mas roda :P) o meu pc também não é grande coisa, portanto… é experimentar

    2. Avatar de Don Piano
      Don Piano

      Claro, testei Grid Race, GTA 4, Dead Space 1 e 2, Call of Juarez 2, Left for Dead 1 e 2, Wheel Man, Wolfestein 2011, Fear 1 2 e 3, Dead Island, Crysis 2, Call of Duty Modern warfare 3, Sims 3, Stranglehold, etc… Com perfeição.

  7. Avatar de GreenTuxer

    Hoje saiu o Fedora 17, falar dele está quieto… Se fosse Ubuntu já tinham artigos até com guias de instalar coisas específicas ou alterar configurações…

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Instalei a versão beta em KDE e impressionou-me e nunca fui fã do Fedora , já agora o Caixa Magica 18 com a interface KDE está um espectáculo , esta vai ficar no meu segundo PC e provavelmente o Fedora também , quanto ao Ubuntu desisti é pouco produtivo a interface ainda está muito verde , praticamente não existe programação para esta interface a que existe ainda funciona mal , dou como exemplo o Ubuntu tweak , os programas de customização são um desastre com imensos bugs etc , agora a comunidade Linux está bem e recomenda-se e vai certamente crescer , quem gosta de tecnologia quer ter outra interacção com a maquina e com o SO , e isso só é possível com o Linux .

      Aceitem os meus sinceros cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de GreenTuxer

        Por isso é que gosto muito de usar os DMs tradicionais (sendo XFCE um dos meus preferidos, seguido de GNOME e KDE).
        Se fosse outra distro que não Ubuntu a ter o Unity, uma coisa era certa, o Unity não tinha qualquer saída, mas como é a distro com mais utilizadores, ainda se vai aguentando.

        Já uso Linux há uns 14 ou 15 anos, inclusive é a área em que trabalho. Já usei de tudo e conheço de tudo. No entanto, talvez pelo facto de trabalhar diariamente na área, começo a colocar de lado as minhas antigas distros favoritas, como Slackware. Hoje em dia Fedora é uma das minhas distros favoritas, tal como Ubuntu, pois tem o melhor de Linux, com a facilidade dum SO mainstream.

  8. Avatar de irlm
    irlm

    e que tal falar-mos KVM QENU XEN

    Fedora 17 estou a testar em VM.

  9. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Boas,

    Alguém sabe como aumentar a perfomance a abrir aplicações, por ex: M$ Office
    Em alguns sites sugerem a usar o wineserver -p mas o que é certo é que não noto nenhuma diferença.

    Abraços,
    José

  10. Avatar de jpng81
    jpng81

    Por falar em linux e wine… deixo aqui uma sugestão para um jogo muito porreiro para passarem no pplware.
    “Ace of Spades” http://www.ace-spades.com é uma mistura de minecraft com Team fortress, é um jogo bastante viciante e que por acaso corre lindamente em wine.

  11. Avatar de Arch
    Arch

    Com o Wine, consigo jogar Counter-Strike 1.6 na perfeição. Estou desejoso pela Steam no Linux!

  12. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    Demoraram anos para lancar a primeira versao estavel.. foi o software que mais tempo esteve ate hoje em versao alfa, mas eles agora apanharam-lhe o jeito 😛

  13. Avatar de Glink

    vou fazer a pergunta da praxe, o Access já roda bem nesta versão?

    ainda vou ver se consigo fazer a experiência esta semana, mas se alguém já a tiver feito dava jeito 😛

  14. Avatar de nuno
    nuno

    O Primavera funciona sem problemas?

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só ainda não migrei completamente para o linux por causa do AutoCAD, será que agora já funciona? Gostava mesmo de largar o windows…

  16. Avatar de Alexandre Figueiredo

    Senhores,

    Alguém testou o Outlook 2007 nesta versão.
    Preciso saber se está funcionando.
    Na versão 1.4 ele se instala, abre para configuração de e-mail, mas não consegue se conectar no servidor Exchange para validar a conta e assim ele não completa a configuração.

    Desde já agradeço.

  17. Avatar de Sandro Ribeiro
    Sandro Ribeiro

    Boas alguem sabe como instalar o photoshop no wine? já tentei mil e uma coisa e dá sempre erro :/