Utilize o Samsung S Voice no seu Android 4.0 ICS

42 Comentários

A Samsung, no último evento Unpacked Mobile, apresentou o seu novo trunfo no mercado móvel: o smartphone Samsung Galaxy S III. São muitas as novidades que se destacam neste smartphone, não só a nível de hardware mas também várias inovações de software incluídas exclusivamente neste terminal, disponível na Europa a partir do próximo dia 29.

Uma das novidades é o S Voice, já aqui falado. Embora não seja uma inovação, trata-se da melhor adaptação para Android, até agora, de um assistente que reage à voz do utilizador, capaz de responder a algumas questões, pedidos e executar várias tarefas.

O S Voice é um exclusivo do Galaxy S III e… … eu disse exclusivo?! Não, não é um exclusivo! Experimente-o já, mesmo antes de estar oficialmente à venda no nosso continente.


No caso da Apple, o fabricante que impulsionou o software que interpreta e responde à voz nos smartphones, com o lançamento do Siri, a decisão incidiu em disponibilizar esse software apenas num modelo: o iPhone 4S. Assim, quem quiser utilizar e ter disponível esse software, terá obrigatoriamente de adquirir o iPhone 4S ou, pelo menos, ter acesso a um.

No Android, devido à sua essência, o acesso aos conteúdos funcionam de forma bastante diferente e, com a simples instalação de uma aplicação, há acesso garantido a muitas funcionalidades. É o caso do S Voice, a aplicação “voicetalk.apk” criada pela Samsung pode agora ser utilizada por qualquer um, desde que tenha a versão Ice Cream Sandwich do Android. O mérito é da “malta” do SamMobile que disponibilizou o firmware oficial. O resto foi, como já é costume, conseguido no fórum XDA-developers.

Na verdade, não está ainda provada a utilidade e eficiência de um assistente do voz no dia-a-dia presente e acessível no smartphone. Existem vários problemas inerentes ao reconhecimento de voz, dicção e contexto, e quando a resposta não é interpretada como pretendido, o transtorno surge e conclui-se que seria mais rápido efectuar determinada acção da forma tradicional. Prova disso é o sucesso que o Siri da Apple está a ter, bastante abaixo do esperado.

Foram precisos cerca de 2 dias para que a Samsung, por meio da Vlingo (empresa por detrás do S Voice), interdisse a utilização deste software exclusivamente ao Galaxy S III (GT-I9300), pois trata-se de uma funcionalidade exclusiva. Para conseguir “enganar” o servidor seria necessário modificar, no Android, o ficheiro build.prop e identificar o seu Android como “GT-I9300”.

Mais uma vez, a partir do XDA-developers, o membro pHaez arranjou forma de contornar a limitação e identificar o acesso ao servidor da Vlingo como sendo um Galaxy S III, modificando assim a versão original. A versão aqui disponibilizada já é a versão modificada.

Não há ainda certeza que este software consiga correr sem problemas em todos os smartphones com Android ICS. Para já sabe-se que corre sem problemas no Samsung Galaxy Nexus, Sharp Aquos, Motorola RAZR, HTC EVO e eu próprio comprovei o funcionamento no Samsung Galaxy Tab 7 com CM9. Comprovei também que não funciona no Asus Transformer Prime.

Resta agora entreter-se um pouco a conhecer e interagir com este S Voice. Sim, digo entreter, pois duvido que o vá utilizar frequentemente.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SGS
    SGS

    A Vlingo bloqueou o acesso so S Voice para todos os que não são Galaxy S III. Para usar, tem de se editar o build.prop no “model name” do smartphone para i9300.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Lê lá o artigo. Não te custa nada e só tens a ganhar com isso, afinal vais passar a saber o que (ainda) não sabes 😉

  2. Avatar de Rui Pinheiro
    Rui Pinheiro

    Atualizei o i9100 para o ics e tenho vários reboots. Aconteceu convosco?

  3. Avatar de Tiago Carneiro
    Tiago Carneiro

    no Samsung Galaxy S2 com 4.0.3 nao funciona

    tenta-se instalar e diz “Aplicação Não Instalada”

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      O mesmo se passa aqui

    2. Avatar de Hugo Cura
    3. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Tens de desinstalar primeiro o voicetalk que o S2 tem, só depois é que podes instalar este.

    4. Avatar de Daniel Carneiro
      Daniel Carneiro

      No meu S2 Tambem dá o mesmo problema. :S

    5. Avatar de Manuel Coutinho
      Manuel Coutinho

      No meu S2 foi um mel , só tive que instalar o apk 😀

    6. Avatar de gabriel
      gabriel

      no meu nexus s tambem nao pegou

      1. Avatar de Rudholf
        Rudholf

        No meu X foi ninja foi soh instala e fumega de boa

    7. Avatar de Jeziel
      Jeziel

      Olá, no meu S2 eu desinstalei o Comando de Voz usando Titanium Backup, e consegui instalar depois de reiniciar o cel numa boa, pelo próprio apk disponivel aqui, lembrando que estou utilizando a versão 4.1.2 UK que peguei no samfirmware e o cel está com root. Espero ter ajudado. Boa tarde.

  4. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Boas,

    Fico muito contente por saber que um membro conseguiu com algum sucesso portar a aplicação para aparelhos mais antigos que o S3. No entanto vi este pequeno filme do site gsmarena que me deixou um pouco “triste” com a aplicação da Samsung.

    http://youtu.be/aAwUdhxzmF4

    Abraços,

    1. Avatar de the man
      the man

      E novidades? copias feitas a pressão sem um ecosistema em condições…

  5. Avatar de k
    k

    E num galaxy s original.

    Mas da bastantes force close em funcoes que o telemovel nao consegue realizar como ligar o bluetooth. O reconhecimento de voz tambem nao e brilhante, mesmo em ingles. Portugues e inexistente, para variar, o que remove qualquer utilidade da aplicacao para nos para alem da piada que possa ter.

  6. Avatar de Adreno
    Adreno

    i900 com ICS sem espinhas!

  7. Avatar de Miguel Ribeiro

    Já há um apk que diz ao servidor que o meu telem é o SIII logo, nao tenho que fazer isso tudo. E funciona impecável.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Fazer isso tudo o quê? Leste o artigo? Sabes por acaso qual o apk aqui disponibilizado? 😉

  8. Avatar de Konieg
    Konieg

    Apenas para validar a instalação e funcionamento ok num Galaxy S i9000,ICS 4.0.4

      1. Avatar de Daniel Ferreira
        Daniel Ferreira

        X3 Apenas não me deixou alterar os dizeres predefinições. Estoira cada vez que tento. Mas com os predefinidos funciona as mil maravilhas

  9. Avatar de Jerry
    Jerry

    ao instalar o apk, depois ao abrir ele dá um erro: “Lamentamos o S Voice foi interrompido”.
    (Xperia Ray ICS)
    Obrigado desde já pela vossa ajuda.

  10. Avatar de l1nk
    l1nk

    Instalei no Galaxy Nexus e correu perfeitamente sem ter que alterar nada, versao ICS 4.0.2.

  11. Avatar de Blizard

    Estas aplicações de reconhecimento de voz… não pegam… nem o Siri pegou e é da Apple! Imagine-se…

  12. Avatar de Kombo
    Kombo

    Instalado no LG P500 ICS 4.0.4 sem qualquer dificuldade…não me parece é que vá utilizar isto no dia a dia =D

  13. Avatar de Lopix
    Lopix

    Eu até gostava de atualizar, mas o meu samsung s2 da TMN ainda não tem updata para o ICS… começo a ficar irritado.

    Lopix

    1. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      Devias ter comprado o S2 na Vodafone assim já tinhas ICS 😉

    2. Avatar de GreenTuxer

      Não metas ROMS por ti que não é preciso… à espera de updates de operadora nunca mais sais daí!

    3. Avatar de Miguel Veiga
      Miguel Veiga

      Vais Ao Sammobile.com e sacas o firmware para o ICS 4.0.3 para a Open Europe e ficas com isso a bombar

  14. Avatar de Pisca
    Pisca

    Para o Galaxy S2, aqui: http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=26372726&postcount=49

    Basta seguir as instruções

    Instalado sem problemas, e trabalhar aparentemente bem, convém saber inglês é claro

    Com uma Rom rom cozinhada para ajudar

    Nota. Já não é preciso fazer “habilidades” com o build.prop

  15. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    Experimentem esta aplicação. É de reconhecimento de voz e é muito parecida com a Siri. Tem um desempenho muito agradável

    https://play.google.com/store/apps/details?id=yourapp24.android.tools.alice_lite

  16. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    Já há mais de uma década tinha um telemóvel com reconhecimento de sons (gravava o som e associava uma função e quando voltava a dizer o mesmo som ele comparava com os sons que tinha na sua base de dados e realizava a função. Não era um verdadeiro reconhecimento de voz mas resultava bem quando queria ligar a alguém sem digitar os números todos. Mas nunca mais vi esse tipo de programa…

  17. Avatar de sr21
    sr21

    No Hauwei Ideos X5 (U8800) funciona sem muitos problemas.
    Até agora só me dá FC quando tento alterar a saudação para abrir o S-Voice.

  18. Avatar de jeton90
    jeton90

    No Samsung Nexus S a dar ok

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas

    Tenho um Galaxy Note e quando está a instalar diz que a aplicação não pode ser instalada, tenho ICS 4.03 original, ainda sim grande post continuem o excelente trabalho.

    Cumprimentos

  20. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    A actualização do ICS para o galaxy S2 já saiu na tmn, o da minha namorada é tmn e ela já actualizou através do kies. O svoice tá a bombar perfeitamente no meu, sem nenhum problema, sem root sem nada. Obrigado Hugo Cura.

  21. Avatar de João Falcão
    João Falcão

    Tenho um galaxy s2 e ao tentar instalar o apk diz que a aplicação nao foi instalada,já percebi que deve ser devido ao voicetalk, como faço para eliminar? E se o svoice der problemas, como faço para voltar ao anterior?

    1. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Para eliminares o voice podes usar uma aplicação chamada ES explorer que é gratuita na Play Store e te permite apagares tudo o que quiseres no telefone e não necessitas de ter o telefone rooted. Espero ter ajudado!

  22. Avatar de David

    Consegui instalar o app no galaxy SII (que roda a ROM que veio de fábrica, sem nenhuma alteração – ICS 4.0.3), e funcionou bem.

    O estranho é que em outra ocasião eu tentei instalar esse app e deu erro exatamente como os colegas citaram acima e dessa vez foi de boa. Acho que essa versão que o site disponibiliza tem algum ajuste pra rodar no SII que a outra versão que tentei instalar não possuía. Mas valew, tá bombando aqui!!!

  23. Avatar de Filipe
    Filipe

    Está funcionando tudo OK no Xperia X10!
    Valeu !!!!! 🙂

  24. Avatar de s3
    s3

    Tenho a aplicação no meu telemovel mas em varios idiomas menos em português. É possivel colocar em português? Ou existe outra aplicação identica que tenha idoma português?

  25. Avatar de Luciano
    Luciano

    Instalei no meu Motorola RAZR XT910 e sempre fala que deu erro na conexão, porém, usando na wifi perfeitamente outros apps.