Dica – Como instalar o Java no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

51 Comentários

A instalação do Java numa máquina é um processo que causa sempre algumas dores de cabeças. Ou porque não é versão adequada, ou porque existe algum tipo de conflito, ou porque as variáveis de ambiente estão mal definidas… ou porque simplesmente não funciona. Por omissão, o java não vem instalado no Ubuntu 12.04 LTS e, quem necessitar de correr aplicações desenvolvidas em java ou java applets, tem mesmo de proceder à sua instalação. Para esse feito podemos proceder à instalação do SDK ou do OpenJDK.

java_01

Para instalar facilmente o Java no 12.04 LTS Precise Pangolin  podemos usar um dos seguintes métodos:

Método 1 – Instalação do OpenJDK

OpenJDK é um projecto da Sun Microsystems para a criação de um Java Development Kit baseado totalmente em software livre e de código aberto.

Para instalar o OpenJDK basta abrir a linha de comandos e inserir:

sudo apt-get install openjdk-7-jre

Nota: O openjdk-7-jre ocupa cerca de 115 MB.

Método 2 – Instalar o Java 7 via PPA

A instalação do SUN JDK não pode ser realizado oficialmente via PPA. No entanto, o site webupd8 disponibilizou um PPA que permite facilmente instalar o Java 7. Para isso, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

Depois de instalado podemos facilmente confirmar se o Jav SDK foi bem instalado, usando para isso o comando:

java –version
java_02
Suporte para java Applets

Mesmo depois de ter instalado o Java, o browser não suporta ainda a execução de applets.

java_03

Para resolver tal situação, basta instalar o pacote icedtea-7-plugin (ocupa cerca de 116 MB).

sudo apt-get install icedtea-7-plugin

Após a instalação do pacote anterior é necessário reiniciar o browser para que tudo fique a funcionar correctamente.

java_04

E está feito! Esperamos que esta tutorial  seja o mais valia para quem necessitar de ter o Java instalado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a.felix
    a.felix

    Portugal no seu melhor.. quando podiamos ter equipamentos mais baratos e inovadores, vem o lobby M$ e chula ainda mais os Portugueses. Cada vez vale mais a pena comprar tecnologia fora de portugal.
    http://www.h-online.com/open/news/item/Study-explains-how-retailers-stop-Linux-from-entering-the-market-1564385.html

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bom , este white paper é qualquer coisa ??||| … isto de facto são só lobbys .

      Serva

  2. Avatar de António
    António

    Estes posts a explicar como se instalam aplicações no ubuntu são engraçados mas inúteis.

    Tutorial para instalar qualquer aplicação no ubuntu:
    1º Abrir o centro de software do ubuntu
    2º procurar o que se quer instalar
    3º Clicar no botão que diz “Instalar”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deu para ver que não “pescas” nada disto 🙂

      1. Avatar de kilho
        kilho

        Sem dúvida! xD Pelo menos tens de adicionar os repsitórios se nao o centro de software nao sabe onde ir buscar certos progs 😛

        1. Avatar de António
          António

          Só se quiseres instalar a versão da oracle. A versão openjdk está nos repositórios oficiais.

          1. Avatar de PapiMigas
            PapiMigas

            true

      2. Avatar de Tiago Pires
        Tiago Pires

        +1 😀

      3. Avatar de António
        António

        Claro que exagerei um bocado porque o centro de software do ubuntu não tem tudo. Mas tem quase tudo o que é indicado nestes posts que aparecem no pplware.

        A única coisa que se aproveita neste post é a explicação para instalar a versão da oracle se bem que para 99% das pessoas, a versão openjdk é mais do que suficiente.

        PS: Não me conheces de lado nenhum para dizeres que eu não pesco nada disto. Fica a saber que eu já mexo em linux desde 1999.

        1. Avatar de Tiago Pires
          Tiago Pires

          Se não gostas, não leias. É o que eu faço com os posts que não acho tão interessantes. 🙂

          1. Avatar de António
            António

            E é o que faço normalmente mas acho que já é um exagero, e como leitor do pplware, senti a obrigação de dar a minha opinião.
            Quando se trata de coisas complicadas percebe-se mas instalar o java!? É mais complicado (apesar de ser bastante simples) instalar o java em Windows e nunca vi nenhum post desses aqui.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          António, leva o comentário em tom de brincadeira. Se já “mexes” em Linux desde 1999 não devias ter respondido da forma que respondeste. O centro de software do ubuntu não resolve tudo….além disso, Linux não é só ubuntu !

          1. Avatar de npl
            npl

            essa foi muito forte!!!

            🙂

            mas calma pessoal.

            sempre ajuda quem anda ai sem saber o que fazer!!!

            podia estar um aparte a dizer que podia tambem ser feita a instalação pelo centro de software…. vá!!! 😛

          2. Avatar de @lmx
            @lmx

            disses-te tudo Pedro!!

            não percebo o porque de aparecerem de tempos em tempos pessoas apenas para criar ruido!!!
            Nos posts de windows quase nunca aparecem, ja nos posts dos macs também la ha alguns!!!
            Arranjem uma vida é o que eu posso dizer desses elementos supra sumo inadaptados á realidade humana!!

            O meu bem haja a todos.

            cmps

        3. Avatar de monux
          monux

          – Eu também mexo em Linux a anos, e estou sempre aprendendo. Muitas coisas aqui no Peopleware.

          1. Avatar de Renato
            Renato

            Uso linux desde 1998 e esse post me foi útil. Obrigado! 😉

      4. Avatar de Serva
        Serva

        Exactamente .

        Cumprimentos

        Serva

      5. Avatar de RuiPinho
        RuiPinho

        Boas, mexo em linux desde 1991 tinha sencivelmente 1 ano quando disse a palavra sudo, o sudoku foi inventado por mim só para teres uma ideia do bixo que eu sou.

        “apt-get update brain” para todos

    2. Avatar de Mick
      Mick

      tenta lá fazer isso na versão server 😛

  3. Avatar de Ric1
    Ric1

    eu sei que e um pouco off topic mas tenho uma duvida relacionada com a instalação do Ubuntu 12.04
    Quando vou a testar pela Virtual Machine diz que o Kernel não é apropriado para o CPU
    sugestões PARA RESOLVER?

    1. Avatar de kilho
      kilho

      Estas a tentar correr uma versao x64 num sistema x86? eu sei que parece ser uma pergunta parva mas pode acontecer:P

    2. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      Esse erro tb me deu a mim, quando tentei correr a versão beta.
      Quando saiu a versão final actualizei a 11.10 para o pangolim e ficou tudo ok.

  4. Avatar de DRPMS
    DRPMS

    Bom post, bem sei a dor de cabeça que o java dá…

  5. Avatar de Carlos Conceição

    Muito bom sim! Aqueles que agora se iniciam, precisam deste tipo de informações para se tornarem grandes.

  6. Avatar de Entidade
    Entidade

    É por estas que as distros linux dificultam o crescimento. É tudo feito por comandos, e para além disso, pessoalmente, não gosto desses repositórios apt-get e companhia que nem sempre têm na lígua da minha preferência, instalando noutra do meu desagrado. Eu tenho preferência de ir aos sites, escolher, fazer download e instalar. É a facilidade que falta no linux.

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      É precisamente por ser necessário usar linha de comandos que o linux é muito bom!
      Quantas vezes é que já ouviste falar de antivirus para windowz? E para linux?
      É que em windowz qualquer porcaria que faças download da net pode ser instalada! Por isso é que é um sistema com segurança fraquíssima!!

    2. Avatar de Tiago André
      Tiago André

      eu axo precisamente o contrario o apt-get foi a mlhor coisa inventada.
      Em vez d ter d ir ao site escolher instalar basta fazer sudo apt-get nome_do_programa e voilá
      feito

  7. Avatar de Alberto
    Alberto

    Nao adiantou muita coisa pra mim a versao desse java aberto é antiga e nao consigo acessar meu homebanking….nesse ponto o Linux fail 🙁

  8. Avatar de s-k
    s-k

    Quando ainda estávamos no tempo da Sun, o OpenJDK estava na versão 6 e tinha muitas incompatibilidades. Toda gente optava por instalar o java da Sun.
    Depois a Oracle decidiu fazer a “vida negra” aos utilizadores de Linux. Por isso decidi instalar o OpenJDK7 e para minha surpresa até o Android SDK funciona sem problemas.

    Fiquei com a ideia que a versão 7 do OpenJDK evoluiu bastante.
    Até agora não tive problemas, e só vou instalar via ppa em último caso.
    Por isso gostava de saber se alguém aqui já teve algum problema de incompatibilidade com o OpenJDK 7.

    Cumprimentos

  9. Avatar de Ricardo N.
    Ricardo N.

    “A instalação do Java numa máquina é um processo que causa sempre algumas dores de cabeças. Ou porque não é versão adequada, ou porque existe algum tipo de conflito…” ou porque é um developer e precisa de alternar entre versões regularmente. Fica a sugestão para escreverem sobre “alternatives”.

    Cumprimentos,
    Ricardo

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sou novo no Ubuntu e estes posts me ajudam muito.Obrigado.

  11. Avatar de Márcio Teixeira
    Márcio Teixeira

    Venho só aqui agradecer o magnifico trabalho e suporte que tenho tirado daqui, não percebo metade do que postam mas já consegui fazer algumas coisas que para mim são fantásticas como o root ao ao meu smatphone android (senti-me capaz de desviar um satélite da NASA) e estou completamente rendido ao Ubuntu que uso em todos os meus computadores, pena que não está massificado como o windows.

    E para um país falido aqui está uma boa aposta:

    http://www.h-online.com/open/news/item/Icelandic-government-prepares-switch-to-open-source-1478484.html

    Abc,
    Márcio

  12. Avatar de paulo manciolli
    paulo manciolli

    Muito obrigado. Este tuturial resolvel meu problema com um programa do governo chamado nota fiscal eletronica obrigatorio em quase todos os comercios aqui no brasil.

  13. Avatar de André
    André

    ajudem-me… quando faço isto (Método 1 – Instalação do OpenJDK) ele pede a minha password, mas quando vou escrevê-la, não dá (clico nas teclas mas não escreve). ajudem-me….. se faz favor.

    abraço

    1. Avatar de Ricardo N.
      Ricardo N.

      É normal. Mete a password sem te enganares e carrega no Enter.

  14. Avatar de Ewerton Lima Salazar
    Ewerton Lima Salazar

    Funciona perfeitamente no Xubuntu 12.04 pelo método 2 via PPA, muito obrigado pela dica.

  15. Avatar de Jairo
    Jairo

    Perfeito !! Estava tendo muitos problemas para acessar o site do meu banco. O java não atualizava ou apresentava vários erros. Seguindo e seu tutorial tudo voltou a funcionar.

    Obrigado !!

  16. Avatar de jorge rangel
    jorge rangel

    Valeu, consegui instalar o java em minha máquina utilizando suas dicas, muito obrigado.

  17. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Muito obrigado, tutorial fácil e bem feito!
    Parabéns
    Abraço

  18. Avatar de Brayan
    Brayan

    Nossa, me ajudou muito… Eu não sabia que era preciso baixar o icedtea!

  19. Avatar de Seu Zé

    Viva o LINUX!
    O post me ajudou bastante. Um detalhe que achei bom aqui é que você comenta o que está acontecendo nos comandos que dá – coisa que não se encontra por aí – isso faz com que usuários novos (como eu) aprenda como o ubuntu funciona. Parabéns.

  20. Avatar de Juan
    Juan

    Agradecido, ótimo post, sou novissímo no ubunto e li outros posts, esse teu foi o mais objetivo e eficiente, agradecido mesmo..

    Abraços

  21. Avatar de Vítor silva
    Vítor silva

    muito bom post!
    ja agora podiam dizer como instalar o netbeans?

    Cumrimentos

  22. Avatar de Vítor silva
    Vítor silva

    já consegui através de :

    sudo apt-get install netbeans-ide

  23. Avatar de Weslei Andrade

    Pedro em primeiro lugar parabéns pelo tutorial, muito bom mesmo.Antes de encontrar seu tutorial não obtive sucesso, mas agora tudo funciona muito bem.
    Valeu e um grande abraço.

  24. Avatar de Ewerton Lima Salazar
    Ewerton Lima Salazar

    Olá, estou hoje com a versão 12.10 do Xubuntu e o método via PPA permanece funcionando perfeitamente, utilizo os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera e não tenho mais problemas com o Java, atualmente em todos os computadores que instalo o Linux utilizo esse método, definitivamente sua dica foi a melhor, mais uma vez muito obrigado.

  25. Avatar de Nelo
  26. Avatar de Ewerton Lima Salazar
    Ewerton Lima Salazar

    Olá, estou hoje com a versão 14.04 do Xubuntu e o método via PPA permanece funcionando perfeitamente, consigo utilizar o Java apenas no Firefox, Opera e Arora, já Google Chrome abandonei definitivamente. A única mudança é que instalo o Java 8 pelo comando oracle-java8-installer. Recomendo criarem um novo artigo com atualizações porque sua dica continua sendo a melhor. Obrigado.