Apple coloca novo processador mais eficiente no iPad 2

62 Comentários

Se está a pensar comprar o iPad 2, então tenha em atenção o que vai comprar. A empresa Chipworkds reportou no mês passado que a Apple procedeu a uma actualização nos processadores A5 utilizados no iPad 2 e Apple TV. Desta feita a Apple colocou um novo processador A5 de 32nm na última versão da Apple TV e no iPad 2 que agora está na versão 2.4.


Em comparação com o chip de 45nm do processador A5 anterior, existente no iPad 2, o novo chip é praticamente 42% mais pequeno. Com isso, a AnandTech provou que o novo e mais pequeno chip consegue ser mais eficiente no que se traduz num aumento da performance da bateria.

Processor A5 de 32nm do iPad 2 v.4

Aparentemente o novo iPad 2.4 poderá ter 18% mais de autonomia de bateria quando utilizado em reprodução de vídeo, 15.8% quando o utilizador navega na Internet e 29% quando o iPad está a servir de consola de jogos, onde o consumo de recursos está ao rubro, isto em comparação com a versão anterior do iPad 2.

Como poderá comprar o iPad 2.4?

Bom, segundo esses reports, esta versão já está no mercado, mas somente poderá saber qual processador que está a comprar quando ligar o iPad e for verificar as informações do sistema.

Se comprar agora um iPad 2, será uma “loteria” ter o novo ou o antigo processador, ou então espere mais um pouco, até que o stock dos iPads 2 seja escoado e o que for reposto seja já totalmente com o novo processador. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edgar Clérigo
    Edgar Clérigo

    oh bolas ! Vou comprar o meu entretanto !

    1. Avatar de Vítor M.

      Manda vir pela App Store, esses são “com grande probabilidade” já com o novo processador.

      1. Avatar de Edgar Clérigo
        Edgar Clérigo

        a fnac tem ‘x%’ de desconto em talão e como estou a pensar comprar por lá mais uma carrada de coisas, fica mais em conta

  2. Avatar de João Reis
    João Reis

    Só uma marca com este poder faz um refresh tão interessante a um super produto. Só é pena não anunciar na capa do produto, venderiam como rebuçados.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Não anunciarem quais é que tem o novo processador, para sabermos o que estamos a comprar. Sem lotarias.
        É um refresh, actualização ao ipad2 que já tem 1 ano..mais. Conhecem muitas marcas a fazer isto?
        Eu não, e ando nesta “luta” a mais de 13 anos.

        1. Avatar de João Semedo
          João Semedo

          Estás a gozar ou é só ignorância? É que todas as fabricantes de hardware o fazem, constantemente…

          Queres uma lista de marcas?

          Redesenhar os componentes internos para processos de fabrico mais pequenos e consequentemente mais eficientes é a regra da industria…

          1. Avatar de RaCcOn

            João o que ele queria dizer é uma marca pegar num artigo que já tem 1 ano de vida no mercado, e que até já tem um sucessor e alterar o seu hardware de modo a tornar-lo mais eficiente…

            As outras marcas, nesta situação já tem o equipamento antigo descontinuado, em alguns casos já nem actualizações de firmware dão, quanto mais actualizações de hardware.

            😉

          2. Avatar de João Reis
            João Reis

            Redesenhar é uma coisa, colocar uma CPU mais potente e com menor consumo é outra completamente diferente.

            A pergunta do gozo aplica-se ao que acabaste de dizer, só podes não querer entender ou não leste o artigo destes comentários.

          3. Avatar de RCS
            RCS

            Se precisam de um exemplo para perceber, têm o exemplo do Galaxy S, que levou um CPU novo.

        2. Avatar de Ana Martins
          Ana Martins

          @João Reis e @RaCCon, o João Semedo tem toda a razão.

          Vocês claramente não entendem que redesenhar componentes internos dos aparelhos é muito comum entre fabricantes.

          Dou um exemplo muito óbvio que são as consolas de jogos, como X360 e PS3. Estão constantemente a ser redesenhadas internamente, para CPU’s / GPU’s de processos de fabrico mais pequenos e mais eficientes energéticamente.

          Ainda há pouco tempo a Microsoft actualizou a motherboard da X360 para um chip único de CPU/GPU partilhado, que resulta num ganho enorme de eficiência.

          Sobre o 1 ano de vida do iPad 2? Placas gráficas revistas ao nível de hardware, com chips mais pequenos e mais eficientes e com bem mais de 1 ano de vida é o que não falta por ai.

          O exemplo das consolas de jogos também é bom.

          A PSVita saiu e a Sony continua a lançar versões revistas da PSP ao nível do hardware. Fez o mesmo com a PS2, que já depois da PS3 estar há 3 anos no mercado, lançou uma nova versão PS2 SLIM com AC integrado e CPU/GPU mto mais eficiente.

          Os exemplos são mais que muitos e certamente existem muitos smartphones no mercado que ao longo do seu ciclo de vida vêem os seus componentes internos redesenhados para versões de fabrico mais microscópicas e mais eficientes.

          Isto é tão natural que a maior parte do ppl nem se apercebe. Mas agora a Apple fez uma revisão de hardware ao iPad 2 e é um exemplo brilhante e único?

          Faz lembrar o marketing absurdo da Apple a anúnciar o Copy/Paste e o pseudo-MultiTasking no iOS, há uns anos, como fosse uma coisa nunca antes feita lol.

          Por amor de deus, sejam mais humildes.

          1. Avatar de Serva
            Serva

            Like

          2. Avatar de João Reis
            João Reis

            Primeiro de tudo:
            A cota de mercado do iPad não tem concorrência, ou seja, eles lançam isto sem necessidade.

            Em segundo digo-lhe desde já que os exemplos que deu são muito bonitos aos olhos de leigos. Você está a comparar alhos com bogalhos.
            Os aparelhos que deu como exemplo não se actualizam nem lançam versões NOVAS todos os anos sem falhar 1.
            Ou seja, deita por terra tudo o que acabou de dizer, você deu exemplo errados de aparelhos que são lançados e mantem-se no mercado durante anos a fio, e claro, vão sendo actualizados e bem.
            Você não disse nenhuma mentira atenção, mas não tem nada haver para este exemplo. Além do mercado dos exemplos que deu é muito mais feroz e concorrencial, em tablets, 90% é iPad e como disse nem sequer tinham esta necessidade.
            Dou-lhe outra razão, o iPad2 com melhor processador vai ser vendido ao preço do antigo. Torna logo a melhor compra possível em termos de tablets, só é pena, e isso critico, não terem nada diferenciador na própria designação do produto para sabermos que vamos comprar um com o novo.
            Acho que humildade é o que lhe falta acima de tudo. Os seus exemplos embora verdadeiros não servem para este exemplo concreto. Espero que tenha sido bastante claro.
            – Mercado concorrencial totalmente conquistado em termos absolutos e percentuais (ou seja sem necessidade de melhorar)
            – E ainda para mais, o produto é todos os anos melhorado com novas versões totalmente novas, coisa que no mercado das consolas não acontece em NADA..parecido
            Obrigado pela leitura,

        3. Avatar de Ana Martins
          Ana Martins

          João Reis, desculpa lá, mas estás a dar uma de ignorância extrema. O que dizes não faz qualquer sentido.

          Em vez de seres humilde o suficiente para admitires que não sabes o que estás a falar ainda te enterras mais ao tentares bater com a cabeça na parede.

          Isto é tão simples para qualquer pessoa entendida que a tua ignorância nesta matéria salta à vista.

          E não te ofendas comigo, só te estou a tentar explicar como é que as coisas funcionam, para aprenderes. Humildade é também uma caracteristica de quem gosta de aprender com o conhecimento dos outros.

          As actualizações de hardware não têm nada a ver com cota de mercado mas sim com o ciclo de vida dos componentes e com o amadurecimento dos processos de fabrico.

          É precisamente porque a Apple ainda fabrica e vende o iPad2 que ela investiu na actualização do CPU para uma versão mais reduzida e mais eficiente energéticamente, porque simplesmente fica muito mais barato/económico de produzir.

          Não há rigorosamente nenhuma diferença entre a Apple, Sony, Microsoft (xbox), Intel, AMD, Nvidia, Asus, Toshiba, nesta matéria.

          O número de iterações destas revisões também não tem directamente a ver com o tempo que o produto está no mercado, mas sim com a relação de volume de vendas versus o tempo em que passa a ser rentável substituir o fabrico dos componentes por processos de fabrico de menos nanómetros.

          A Apple fez esta actualização no iPad2 ao fim de um ano. A Sony já fez mais de três actualizações na PS3 no mesmo período e muitas mais ao longo do ciclo de vida da PS3. E no caso da PS3 não falamos só de CPU, falamos de motherboard, chips de memória, GPU, etc.

          Qual a diferença? Nenhuma, simplesmente para a Apple e Sony tornou-se a cada iteração destas mais barato de fabricar os componentes.

          Acho que qualquer pessoa minimamente informada está ciente disto. Se tu queres viver na ignorância ridícula de pensares que a Apple fez o que ninguém faz e que o fez por caridade, lamento desiludir-te. Para tua informação, a Apple fez o que qualquer fabricante faz quando é rentável fazê-lo.

          Não há aqui magia nenhuma, nem caridade nenhuma. Este iPad2 com o CPU revisto, sai mais barato à Apple fabricar do que continuar a fabricar o original.

          Se não queres aceitar ao menos informa-te sozinho e aprende alguma coisa.

          1. Avatar de Vítor M.

            Calma, tirando alguns excessos de linguagem e adjectivos carinhosos, estou a gostar da vossa participação e diálogo.

            Mantenham o nível elevado sff e não troquem “mimos” parvos.

            Estão com outro tipo de argumentos a informar muita gente.

            Obrigado.

        4. Avatar de Ana Martins
          Ana Martins

          Peço desculpa se pareço agressiva. Utilizo a palavra “ignorância” no sentido do seu significado e não com a intenção de ofender.

          Mas realmente, posso evitar essa linguagem porque geralmente é interpretado como ofensa.

          Em relação ao assunto, não tenho mto mais a acrescentar. Não estou a criticar a Apple, estou simplesmente a tentar explicar ao João Reis, que esta revisão do CPU do iPad2 não é nenhuma novidade em termos de prática (como ele enfatizou). Aliás, é tão vulgar à esmagadora maioria dos fabricantes que raramente é notócia e essa é seguramente a razão da falsa convicção do João Reis.

          João Reis desculpa se te ofendi.

          Beijos, portem-se bem 🙂

          1. Avatar de João Reis
            João Reis

            Ana 🙂
            Podias ter sido mais elegante apenas isso, ainda para mais sendo uma mulher com um nome bonito.
            Vamos a factos.
            Estás a comparar produtos com ciclos de vida comercial diferentes. A PSP vai ter substituto/actualização ou novo modelo, como quiseres chamar passado quanto tempo?
            Xbox sai um modelo todos os anos? De qtos em qtos anos?
            Se queres podemos comparar com o exemplo que deste da PSP, então vamos raciocinar:

            A PSP é feita para vários anos como bem sabes, se está a rever o processo de fabrico e a melhorar é porque sabe e toda a gente sabe que se vai vender durante anos, compensa ser melhorada ainda para mais porque está em concorrência aberta e voraz com o resto das consolas portateis. (nem sequer neste aspecto de concorrência se equipara com o iPad)

            O iPad2 já tem novo modelo e foi lançado a apenas 1 ano, e mesmo assim com novo modelo (Novo iPad) melhoraram o processador (significativamente) ou seja vais comprar o modelo anterior ainda melhor do que era, a preço de anterior.

            Não me deste nenhum exemplo parecido, ou então não me fiz entender mais uma vez. A PSP nem a Xbox irão lançar novo modelo num prazo mínimo 3 anos? talvez mais estou a dizer por baixo.

            Além disto que te digo, tens de englobar no contexto iPad, não existe concorrente em termos de tablets é curiosamente o seu irmão mais novo o Novo iPad da mesma empresa. Mesmo esquecendo o facto de ter 90% de cota de mercado dos tablets coisa que ignoras mas interessa, eles não tinham necessidade de melhorar ainda para mais já existindo o Novo iPad/Novo Modelo.

            Reflecte e diz-me coisas.

            Cumpts

        5. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Que luta?

          Ou tens faltado aos treinos?

      2. Avatar de Ana Martins
        Ana Martins

        João Reis 😛 Mais uma vez desculpa pela agressividade das anteriores respostas…estava irritada e despejei em ti 😛

        Mas sobre o assunto. Apesar de ter saido o novo iPad com novo hardware, o iPad 2 continua a ser fabricado e continua a ser vendido. Provavelmente está nos planos da Apple, continuar a fabricar e comercializar o iPad 2 por muitos mais meses. É bastante provável que façam o mesmo que fizeram com o iPhone 3G / iPhone 3GS.

        Lógicamente só faz sentido redesenhar o fabrico de componentes internos, se está nos planos continuar a fabricar, porque o objectivo é mesmo modernizar o fabrico para métodos mais eficientes e mais baratos. Por isso, não interessa se o iPad 2 só está há 1 ano no mercado e se a PS3 está há 6 anos. O que interessa é se continuas a fabricar/vender e tens a oportunidade de reduzir custos nos componentes internos e lucrar mais com as futuras vendas ou possivelmente suportar uma redução de preço.

        E neste aspecto as fabricantes estão sempre a investir. Não te esqueças também que a maior parte das fabricantes têm nos seus produtos componentes fabricados por outras fabricantes. Pelo que o timing de redesenhar componentes internos pode estar dependente de outros fornecedores.

        Com esta notícia ficas-te a saber que a Apple fez isto com o iPad 2. Mas isto acontece em muitos produtos que estão no mercado, tanto a nível de CPU’s, GPU’s, chips de memória, motherboards, etc, e tu e todos nós não temos essa noção simplesmente porque se calhar não é notícia.

        É verdade que não acontece em muitos outros, porque têm ciclos de vida muito curtos e não há planos para os continuar a comercializar.

        Em suma, o que digo é que a Apple ter redesenhado o CPU do iPad2, não é nenhum feito mágico protagonizado pela Apple como quase deste a entender. É um processo natural na maior parte dos produtos que vendem e estão ai para continuara vender.

        Sinceramente, a impressão que me deu nas tuas intervenções é que estás a misturar o fabuloso tablet que é o iPad 2 com decisões normais de fabricantes. Sim o iPad 2 é excelente, mas este novo CPU é na melhor das hipóteses um pouco mais eficiente a nível energético e a substituição do CPU não é nenhuma caridade da Apple.

        Espero ter agora conseguido esclarecer melhor o meu ponto. Beijos 🙂

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Certo, o teu ponto de vista já fez mais sentido. Não se trata apenas de melhorar para agradar mas sim para reduzir custos no seu fabrico, concordo.
          Sobre o tempo de vida desconheço os planos da Apple mas certamente que é bem bem menos do que uma PSP ou qualquer exemplo que deste. A necessidade da Apple será unicamente essa cortar custos porque a nível concorrencial este produto apenas concorre com o seu irmão mais novo como já o disse antes.
          O que discordamos pelos vistos é na subtileza da actualização. Para mim é um incremento digno de uma noticia em qq site ou revista de high-tech, 10% a mais de bateria e maior desempenho é brutal, como sabes dos tamanhos e das barreiras que existem para melhorar estes 2 aspectos.

          Acho que nos fizemos entender, espero que o PPLWARE continue a publicar modificações do genero, pelo menos destas em que incrementam bastante a qualidade do produto.

          Beijo Ana,
          Obrigado pelos argumento que fiquei a conhecer melhor 😉

    1. Avatar de João Semedo
      João Semedo

      Estás a gozar ou é só ignorância? É que todas as fabricantes de hardware o fazem, constantemente…

  3. Avatar de JC
    JC

    O facto de ser uma “lotaria” não é proibido por lei?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, eles têm um que já deixou de ser distribuído, para eles é como se no mercado já não existisse o anterior. Depende depois da capacidade de escoar produto por parte do revendedor.

    2. Avatar de =)
      =)

      Muitos produtos vêem assim. É difícil fazer os mesmos produtos iguais pois os fornecedores já não têm em stock ou ficaram careiros lol
      Eles trocam tudo é processadores, memória ram, memórias rom… não sei quais são os limites ou se existem, mas os produtos que vendem são todos assim.
      As caixas de alguns mantêm-se iguais, enquanto outros consegue-se detectar pelo serial number ou pelas revisões (rev1)

  4. Avatar de AbIlio MartInho
    AbIlio MartInho

    Em termos de hardware a Apple tem como estratégia falar o que lhe convém e normalmente o menos possível.
    Por exemplo comprei o adaptador HDMI para o meu iPad 2 em Abril.
    Tinha testado antes o de uma amigo comprado em Março. Isto porque o objectivo era instalar o XBMC (o meu leitor multimédia está a ficar obsoleto) e usar como control remoto o iPhone. Ficou uma delicia, muito bom com acesso ao disco de rede e reprodução por Wifi irrepreensível.
    Lá mandei vir adaptador para mim da Apple.
    A surpresa foi que a partir de Março alteraram-no e só dá para usar no iOS 5.1. Ora no 5.1 não tenho direito a xbmc.
    Foi comprado no site da Apple (39€) e não tinha uma única referencia a essa alteração nem especificações sobre o software que era compatível.
    É só um exemplo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva.

      Só uma dica, não sei até se é o que utilizas:

      http://goo.gl/qseBT

      1. Avatar de AbIlio MartInho
        AbIlio MartInho

        Sim é o que uso.
        E estou bastante à vontade com ele pois uso no Ubunto há bastante tempo. No iPad foi a primeiras vez mas com alguma paciência personalizei como queria.
        O problema está no adaptador HDMI. Estes que estão a vender desde Março só funcionam em iOS 5.1.
        Com 5.1 não há JB logo não há XBMC.
        A razão do meu post foi alterarem as especificações deste hardware sem dar cavaco levando-me a gastar 39€. O melhor era ter ido ao ebay…
        A solução passou por trocar com o do meu amigo que tem um new iPad pois o de Março dava “Acessório não suportado” quando inserido no dele, apesar de que ignorando o aviso funcionava.
        Enfim…

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Espera uns dias vai sair o JB para 5.1, está por horas/dias.

    2. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      XBMC -> Jailbreak… Achas que a Apple ia dar “suporte” oficial a aplicações da Cydia Store?!

      1. Avatar de the man
        the man

        É com cada 1… lol

        1. Avatar de Abílio
          Abílio

          Quem falou em suporte para o XMBC pela Apple.
          Leram na diagonal.
          Falo de alterarem um hardware (adaptador) sem alterarem as especificões. O cabo não funciona em 5.0.1 e ponto. Nem com as App da AppStore.
          Só falei em Xbmc como motivo de comprar o cabo. Como disse com o de Março funciona lindamente o XBMC NA TV
          Enfim

        2. Avatar de Abílio
          Abílio

          Leram o que escrevi.
          Alguém pediu suporte à Apple para o Xbmc
          A única coisa que pedia é que especifiquem o hardware e software que é compatível com o que vendem.
          Leiam com mais atenção antes de comentarem tentarem ridicularizar
          Agradecido

          1. Avatar de André Sousa
            André Sousa

            Ena, que alguém ficou muito ofendido… Se reparares o suporte veio com aspas, se não entendes.

            Normalmente quando há actualizações de hardware da parte da Apple, seja acessórios ou não, eles depreendem que é para usar o software mais recente e consequentemente “cai” (olha as aspas novamente) o suporte para versões antigas. É fácil resolver o teu problema, basta actualizares para a versão compatível com o cabo, que pelos vistos é a 5.1. Agora vais responder que não podes por causa do jailbreak, e claro do XBMC. Logo, queres algum tipo de suporte da parte da Apple para o teu problema certo? Mas a Apple não te pode fornecer isso claro está. Porque? Jailbreak… Simples…

            Tens razão quando falas que a Apple devia colocar os “requisitos” para os acessórios, mas querendo tu uma utilização ESPECIFICA para algo que eles não suportam, por força de software actualizado, é ridículo. Eles dão suporte a comunidade deles, não a comunidade jailbreak.

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Para quem quiser comprar um ipad lembre-se que o ipad 2 tem agora uma autonomia bastante maior do que o ipad 3.
    Está explicado o porque da Apple não divulgar esta alteração.

  6. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Cheira-me que esta atualização foi mais para evitar o jailbreak.

    1. Avatar de =)
      =)

      Parece mais que foi para o processador não sair do sitio se estamos a falar da cola pois os contactos desse processador ficam por baixo.

  7. Avatar de João Cardiso

    Continuo sem perceber como se poderá averiguar se é o novo modelo depois da compra…. Podem esclarecer?
    Obrigado.

  8. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Tenho um dúvida…

    Ando interessado em comprar um tablet. Estou indeciso entre o Galaxy 7500 com 3G e o Ipad 2 com 3G.

    Já tenho um telemóvel android e por isso tenho já algumas aplicações compradas…

    Quero usar para trabalho. Navegação em sites e bloco de notas.
    Uso também o google apps: docs, gmail, calendário, tarefas, contactos…

    Que me aconselham?

    Obrigado… 🙂

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Os tablets Asus são de uma qualidade superior e eles têm muito boa reputação em relação a actualizações.

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas ninguém os quer verdade?

    2. Avatar de the man
      the man

      Ainda tens duvidas???

      Tablet’s android é para esquecer se quiseres fazer uso de produtividade, e ter serviços associados e 30 por uma linha, para nem falar em jogos.

      Preferia um ipad1 a qualquer tablet android.

      1. Avatar de Luís Miguel
        Luís Miguel

        aahhhhh???!!!!
        Suponho que isto exprime somente uma opinião.
        A minha é totalmente contrária.
        Produtividade (para mim) é no Android.
        Sou técnico de informática e não troco por 2 ipad 🙂

      2. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        E os produtos da google funcionam bem no Ipad? Estão bem integrados?

        Obrigado pela resposta! 🙂

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      iPad2 ainda para mais com esta actualização..é de olhos fechados completamente a melhor escolha.

      Se estiveres na duvida vai a uma loja e mexe nos 2, ficas parvo com a diferença, resposta ao toque, qualidade dos materiais, nem sequer se comparam.

      1. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        E os produtos da google funcionam bem no Ipad? Estão bem integrados?

        Obrigado pela resposta!

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Claro, melhor até pela fluídez.

          A App Store tem as apps mais fidedignas virus-free e de melhor qualidade.

          Mas não vá por mim, entre numa loja e compare mexa em tablets e mexa num iPad e verá.

          1. Avatar de El Lentinho
            El Lentinho

            Obrigado pela ajuda!

          2. Avatar de miguel

            G mail , G contacts , G calendar ?
            ou é mais alguma coisa?

            estes três têm integração com as apps nativas do iOS.
            em OS X é perfeita. em iOS não tenho experiência mas não deve ser menos…

            http://itunes.apple.com/pt/app/gmail/id422689480
            http://itunes.apple.com/pt/app/google+/id447119634

        2. Avatar de El Lentinho
          El Lentinho

          @Miguel,

          Uso o google docs também…

          Obrigado!

          Pelo que percebi, tudo funciona no ipad, mas com maior fluidez e, segundo me parece, maior simplicidade.

          Obrigado mais uma vez!

    4. Avatar de Bónus

      iPad.
      Como disse o João Reis, vai a uma loja, mexe nos dois e tiras logo as tuas dúvidas!

      1. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        Obrigado! 🙂

    5. Avatar de alguem
      alguem

      Asus Transformer Prime
      – tegra 3, blah blah, Android 4.0.4 ICS, blah blah.

      Excelente compra.

  9. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    E os produtos da google funcionam bem no Ipad? Estão bem integrados?

    Obrigado pela resposta! :o)

    1. Avatar de João Cardoso

      A que serviços te referes, particularmente?

      1. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        Por exemplo gdocs, sincronização e calendário e email, gtalk com videochamadas…

        obrigado. 🙂

        além disso, como vou trabalhar bastante com pdf, talvez o tamanho do galaxy seja o mais indicado…

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          esqueça, experimente os 2 e verá porque é tão óbvia a diferença

          Tirando o factor tamanho, que poderá ser impeditivo para si no iPad, de resto vai adorar o iBooks com os seus pdfs livros e o que quiser.

          1. Avatar de El Lentinho
            El Lentinho

            Bem, confesso que me fizeram pensar a sério no ipad… vou experimentar numa loja os dois.

            Obrigado pela ajuda mais uma vez! 🙂

          2. Avatar de El Lentinho
            El Lentinho

            @João Cardoso, João Reis, Bónus, Miguel, Vítor M., the man

            Para que conste, graças aos vossos comentários comprei hoje um ipad2!

            É favor pedirem as vossas comissões à Apple e à Fnac. 😉

            obrigado!

            Já agora, comprei na Fnac de Braga um de 32 gb com 3G branco com um desconto de 25%!!!! E não, não me enganei na percentagem!!!

            Mais uma vez obrigado pela vossa paciência nos comentários, além de quem já referi, também @Gerardo e Luís Miguel!!!

    2. Avatar de Vítor M.

      Funcionam melhor que no Android 😉 até rendem mais à Google que os mesmos no Android 😀

  10. Avatar de Qual e minha versão?
    Qual e minha versão?

    Mas afinal como é que sei no meu ipad se ele tem a nova versão ou a antiga?