Tem um vídeo de pernas para o ar? Eis a solução!

28 Comentários

logo_wmmaker.jpgAgora que somos 3 cá em casa, a maquina de fotografar e o telemóvel são as ferramentas número 1!

Temos de andar sempre prontos para apanhar mais uma novidade que ela possa fazer. E a ideia é apanhar a coisa no momento certo e sem grandes preparações.

Esta vontade de apanhar tudo por vezes leva a que se cometam erros de principiante, claro que se houvesse 5 minutos de reflexão, certos acidentes cinematográficos não ocorriam. 😉


O que mais me aborrece é o filmar com o telemóvel na posição em que o apanho a jeito. Isso dá direito a ter metade dos filmes que lhe fiz com um desfasamento de 90 ou 270 graus.

Pretendo é mesmo ficar babado com o espectáculo que tenho aqui em casa. Mas como meter 5 ou 6 pessoas de cabeça à banda a ver as “macacadas” que ela faz? Impossível!

Tinha de arranjar uma maneira de rodar os vídeos, mas como? E claro sem recorrer a ferramentas complicadas ou a precisar de pó mágico. Mas a solução é bem simples e está em qualquer Windows. Simples simples! Basta chamarem para a confusão o Windows Movie Maker.

No caso do Windows Vista basta escreverem “windows movie maker” na caixa de texto do menu iniciar. No caso do Windows XP acedam ao menu Iniciar, Programas e depois a Acessórios. O Windows Movie Maker deve andar por lá. Se nenhuma das duas maneiras servir podem sempre aceder a “c:\Program Files\Movie Maker\moviemk.exe

E depois de o chamarem os passos são os seguintes:

  • Importem o vídeo que pretendem rodar para dentro do Windows Movie Maker.

  • Arrastem o vídeo importado para dentro da timeline. Devem ficar com a primeira imagem do vosso vídeo “torto” na janela da direita. Acedam a Ferramentas -> Efeitos e passam a ter disponível todos os efeitos que esta ferramenta trás.

  • Escolham a vossa opção pretendida de “Rodar”. No meu caso foi “Rodar 270”. Arrastem a opção pretendida para cima da time line, com o cuidado de a colocarem em cima do vídeo que já lá deixaram. O vídeo da janela da direita deverá estar já na posição correcta. Caso não esteja apliquem mais 90º ou 270º até ficar como pretendem.

  • Tendo o vídeo na posição certa falta-nos apenas gravar o dito.

  • Para isso acedam ao menu Ficheiro -> Publicar Filme.

  • Escolham o tipo de ficheiro que pretendem (no meu caso foi “Este computador”). O tipo que escolherem vai influenciar a qualidade do filme.

  • Indiquem o nome e o local o pretendem gravar.

  • Afinem as definições de qualidade do vídeo final.

  • E é só deixar o Movie Maker trabalhar…

No final devem ter o vosso vídeo no local que indicaram.

Acabaram-se portanto as desculpas para andarem a ver os vossos vídeos com a cabeça de lado. É mesmo muito simples e poupa-vos nas dores de pescoço e nas pomadas para os torcicolos.

UPDATE: Faltou indicar de início que o Windows Movie Maker apenas aceita vídeos de certos formatos. Caso o Windows Movie Maker se queixe do vídeo que estão a querer alterar, basta descarregarem uma ferramenta de conversão e converterem para, por exemplo, wmv (esse formato é suportado).

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PR

    Ena… isso vai dar mto jeitinho 🙂

    Thanks!

    http://takea-break.blogspot.com

  2. Avatar de PR
  3. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Pedro, salvaste a lavoura!!!
    Tenho lá uns filmes feitos na lua-de-mel por minha esposa, e quase todos são defasados em 90º!
    Genial!
    P.S.: é possível girar somente uma parte do filme também?

  4. Avatar de Ricardo Lopes

    Eu odeio o Movie Maker, e já me aconteceu isto várias vezes (amigos e familiares com a mania de tirar fotos de lado dá nisto). Não há outro programa que faça isto facilmente?

  5. Avatar de Pedro Simões

    @Ricardo Lopes,

    Achas este processo complicado? 3 clicks e 2 drag and drop?
    Mais simples que isso só se arranjares um software que te leia o pensamento e que te converta o filme…

    1. Avatar de Serafim
      Serafim

      Concordo plenamente
      O programa é super simples de usar, mais intuitivo impossível.
      Valeu pela dica

  6. Avatar de Ricardo Afonso

    @Ricardo Lopes
    Dificilmente encontrarás um programa mais fácil do que o Movie Maker 😛 mas para ser sincero, não me admirava nada se por acaso existir alguma aplicação que sirva apenas para rodar os vídeos lol é que muita gente tem esse problema, e apenas os quer endireitar, nada mais 🙂
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  7. Avatar de Ricardo Afonso

    e não é que existe mesmo?! 😀 vejam aqui: http://www.dvdvideosoft.com/products/dvd/Free-Video-Flip-and-Rotate.htm
    Atenção, eu não o experimentei, por isso não sei se funciona correctamente, apenas pesquisei por curiosidade 🙂
    Mas o método que o Pedro Simões explicou continua a ser melhor, pois basta usar o movie maker que já vem com o windows 😉
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  8. Avatar de Pedro Simões

    @Felipe Rei,

    O que pedes provavelmente é possivel. Mas envolve mais uns passos.
    Vais ter de, provavelmente, partir o vídeo em diversas zonas e aplicar o “filtro” apenas na zona que queres e no final juntar o vídeo todo de novo.

    Brinca um pouco com o Movie Maker e vais ver que consegues.

  9. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    @ Felipe Rei
    E que videos sao esses, hum ??? lua-de-mel e coisa e tal
    se quiseres que eu lhes faça a rotação diz …
    eu não me importo

    rotfl

    (obviamente tou a brincar)

  10. Avatar de atomicB
    atomicB

    Conheço muita gente que subestima o WMM, mas a verdade é que para umas coisas simples e rápidas é uma alternativa muito capaz 🙂

  11. Avatar de Ricardo Afonso

    @ atomicB,
    é bem verdade 😀 faz-me lembrar um pouco o Paint do Windows 😛 trabalho diariamente com o Photoshop mas não passo sem o Paint no sistema, para coisas simples chega perfeitamente e é mais rápido, tal como o Movie Maker 🙂
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  12. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Luis Miguel, agradeço-lhe muito os préstimos, mas não pense que eu seria tolo a ponto de fazer qualquer foto ou vídeo de minha mulher! É mais seguro não os fazer jamais do que fazê-los e vê-los vazar (porque o vazamento é inexorável!). 😉
    Ademais, não leste bem: quem fez o vídeo foi ela, donde compreende-se que:
    1. Mulheres não costumam fazer vídeos do tipo que desejas ver. Costumam, sim, ser vítimas dos mesmos e;
    2. Mulheres e tecnologia têm uma relação complicada entre si, sendo este o motivo da lateralidade dos vídeos.
    Por isso, o máximo que verias seria um passeio de buggy nas dunas de Natal (Rio Grande do Norte, Brasil).
    Abraços a todos.

  13. Avatar de José Gonçalves

    Excelente tutorial Pedro. Parabéns!

    Cumprimentos

  14. Avatar de Miguel
  15. Avatar de Redin

    O VirtualDub parece que utiliza uns filtros para fazer o mesmo.

  16. Avatar de Ricardo Lopes

    Muito obrigado, Ricardo Afonso 😀
    Eu não disse que era complicado com o movie maker, eu disse que o odiava. Isto porque fiquei traumatizado de trabalhar com vídeos nele, crashes em cima de crashes quando eram vídeos grandes 🙁

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Obrigado ao Pedro Simões e ao Ricardo Afonso,
    é que o WMM tal como o WMP não fazem parte dos meus programas.
    Sendo assim o Video Flip veio mesmo a calhar.
    Mas tal não teria acontecido sem este artigo, por isso
    obrigado aos dois.

  18. Avatar de KOISO
    KOISO

    eu no meu nokia tb tenho uns para virar a 90º o problema é k como o windows movie maker nao os reconhece pk tao em .3GP ja os converti p wmv mas fikam é com os frames demasiado rapidos e agora nao sei como é k se metem mais lentos.
    Alguem sabe ?

  19. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    o windows movie maker e bom , se não crasheasse tanto. o usava sempre mas na hora de renderizar o video e transforma-lo o programasempre dizia que houve um erro, que procurasse a fonte dos arquivos anexados, enfim. aí pesquisei e acabei achando alternativas fabulosas…os fáceis Ulead..Proshow Gold, proshow producer (excelente e fãcil)…agora os melhores…..imaginate (efeitos lindos)
    adobe premiere, adobe after effects…e a estrela principal, uma maravilha….Pinnacle Studio Ultimate 12 (o que eu uso). Se voce misturar alguns deles aproveitando o melhor deles voce faz filmes (quase) com suas fotos e imagens estáticas…..
    Ah, esquecí…todos são pagos…..gastei uma fortuna em torresmos.

    arrive derci (será que é assim ?)

  20. Avatar de Liziane
    Liziane

    Exelente post!!

    Parabens!!

  21. Avatar de Joana Carolina
    Joana Carolina

    Cara…nossa,se vc fosse politico ja teria meu voto..facilitou mta coisa na minha vida!!!huahauahua
    Valeu!!!
    abraços

  22. Avatar de doc piranha
    doc piranha

    Uso o virtualDub para o efeito. Faz tudo. Até incorporar legendas. Mas é bom saber que o win tem alternativa.

  23. Avatar de rosy
    rosy

    valeuuuuuaprendi com facilidade voce é dezzzzbrigadouuuuuuuuuuuu

  24. Avatar de paulo
    paulo

    pô cara muitissimo obg, valeu!

  25. Avatar de jojo
    jojo

    mmmmmmmmmmmmmt obg, salvaste minha vida D:

  26. Avatar de Kelly
    Kelly

    Muito obrigada essa informação me ajudou muito.

  27. Avatar de Maria
    Maria

    Obrigada pela explicação!!!! Salvei uma reportagem e entrevistas que fiz com os meus alunos!!!
    Obrigada!!! 😉