Mozilla apresenta planos para novas interfaces do Firefox

34 Comentários

A disputa que está no terreno para a criação do melhor browser tem dado frutos que no final são proveito dos utilizadores. As novas funcionalidades e as novas interfaces vão permitir que tenhamos a melhor experiência de utilização possível e retiremos o máximo da Internet, com todos os conteúdos que esta no disponibiliza.

A Mozilla tem feito um trabalho árduo para conseguir trazer o seu browser, o Firefox, para os padrões actualmente em uso e tem tentado competir directamente com a concorrência. Tem o seu browser presente na maioria dos sistemas operativos e o seu desenvolvimento tem sido integrado e constante.

É vontade da Mozilla unificar ao máximo a sua interface e isso pode estar para breve.



De acordo com uma apresentação feita por Madhava Enros, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de interfaces da Mozilla, a evolução das interfaces do Firefox passa pela unificação e por uma mudança radical na sua imagem. Estas alterações vão se propagadas por todas as plataformas onde o Firefox está presente ou onde venha a estar.

Ao ter uma interface idêntica e com as mesmas funcionalidades nas diferentes plataformas, está garantido que os utilizadores conseguem manter a utilização entre plataformas e que não existe qualquer necessidade de habituação nas mesmas.

A própria interface vai ser mudada, para que seja mais fluída e com texturas e curvas mais suaves. A interface vai ser simplificada e com menus mais simples de usar.

É vontade da Mozilla construir as novas versões do Firefox já com estas alterações, começando pela do Windows 8 e depois propagá-las às restantes versões.

Vejam abaixo uma apresentação de Madhava Enros, onde todas estas novidades são apresentadas.

Esta nova interface, a ser aplicada em todas as plataformas, tem o nome de design Australis. Este projecto faz parte da iniciativa Kilimanjaro, que pretende estabelecer o Firefox como o seu ecossistema de software.

Este vai combinar as novidades de design com as restantes melhorias, tais como aumentar o suporte para aplicações e melhorias de velocidade.

Não foi estabelecida ainda uma data para que estas alterações comecem a ser aplicadas, mas espera-se que estas vejam a incorporar o Firefox num futuro breve.

A concorrência está a mexer-se, não apenas nos SO’s tradicionais mas também nos móveis e a Mozilla tem de desenvolver o Firefox para dar resposta firme e até mostrar rumos e caminhos a serem seguidos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Se a Apple tivesse dado um “traque”, era notícia no pplware.

    O Gmail praticamente duplica o espaço disponível, e nada. Em que medida um artigo sobre o rato pseudo-mágico da Apple, que provavelmente só interessa a um punhado de pessoas, pode ser mais relevante que uma alteração que beneficia mais de 250 milhões de utilizadores, transcende-me.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ui e isso já foi referido. Aliás eu no dia que saiu isso confirmei que o meu Gmail já tinha mais de 8GB de espaço total. O Hugo referiu isso mesmo, não sabes é o que dizes isso sim, depois como tens um amor/ódio pela Apple, ela não te sai da boca… é amor! 😉

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Referido = notícia ? OK, não sabia, peço desculpa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Gerardo… diz-me algum site nacional que fale mais da Google, Android e afins que o pplware.com (até internacional com o vasto leque de artigos do vasto leque de serviços Google deve ser complicado).

          Repara, isto a título de curiosidade, temos mais artigos de Android do que de iOS, temos mais artigos sobre o Gmail que sobre o Hotmail ou sobre o Mobile Me e afins…

          Não sejas mais papista que o Papa sff, sei que és muito mais inteligente que isso.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Acho que te está a escapar qualquer coisa…

      “Por outro lado, a Google está a valorizar o Gmail, serviço que, como devem ter reparado, aumentou de forma gratuita o espaço em cada conta.”

      in:
      https://pplware.sitedev.pt/internet/google-lanca-servico-cloud-google-drive/

    3. Avatar de Pedro Simões

      Por outro lado acho que te enganaste no artigo onde querias comentar.

      É a pressa de dizer mal ou foi distracção?

      1. Avatar de Fabio Santos
        Fabio Santos

        Este Pessoal, fala muito e não diz nada..pff
        Ao menos pensem antes de comentar sobre um assunto do qual não estao devidamente informados

    4. Avatar de FSantos
      FSantos

      Valha me deus!!

      Tu deves ter ficado muitas horas nas filas do pingo doce, não?

      Já andas todo avariado!!

      Se a apple tivesse dado um “traque” era um “traque” digital logo seria notícia no pplware.

      Sem contar o post no lugar errado.

      Os 50% de desconto foi só no dia 1!!! WAKE-UP 🙂

    5. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      A verdade é que a pplware é um dos melhores sites do género e tenho a certeza que a equipa trabalha bastante para fazer o bom trabalho que têm feito até agora. Não os culpes por terem preferências pessoais que quase não se notam nos posts.

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas as nossas preferências são as vossas, cada um fala do que usa e gosta de usar, este site fala sobre a experiência, sobre o saber por ter usado.

        Eu sou um utilizador Gmail há muitos anos, eu sou um utilizador Chrome do tempo em que Firefox era rei e senhor:

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/chrome-plug-ins-o-principio-do-fim-do-firefox/

        Já há 3 anos eu dizia o que hoje é uma realidade, e podes ler o que já na altura diziam sobre a minha opinião. É divertido ver que a verdade hoje vai mesmo ao que eu há 3 anos havia dito…. portanto… temos de ter noção da realidade.

        Muitos hoje se lessem o que escreveram naquele post… haveria de torcer as orelhas 😀

        1. Avatar de Nome (Obrigatório)
          Nome (Obrigatório)

          Ahahaha muito bem, muito bem! Eu lembro-me desse artigo, foi depois de o ler que mudei para o chrome, e nunca mais mudei hehe
          Obrigado! 😀

    6. Avatar de WtF
      WtF

      Se não estás interessado nas noticias do pplware, porque é que as lês?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Ainda bem que as pessoas não ficam indiferentes aos meus comentários 😀

        Vamos lá ver se nos entendemos! Longe de mim querer decidir o que o pplware publica ou deixa de publicar, era descaramento a mais. A comparação que fiz foi: Se um ratito, de uma marca que nem sequer é líder de mercado (nos desktops anda muito, muito, muito, longe) merece uma notícia (que não interessará a mais que um punhado de leitores, mas isso não lhe retira nenhum mérito), então o facto de um sistema de e-mail utilizado por mais de 200 milhões de pessoas ter aumentado significativamente o espaço merece uma “super-noticia”.

        Parece-me uma observação normal, não? Que diriam se os telejornais que falam em acidentes entre 2 carros na A2, não falassem da colisão de 2 comboios da CP ???

        No fundo, no fundo, é um grande elogio ao pplware, pois não estou habituado a ser surpreendido por GRANDES noticias, porque por norma já as li aqui!!!

        1. Avatar de Tiago Dias

          Se soubesses a quantidade de notícias, ou mesmo qualquer outro tipo de artigos, que fica por publicar, ou porque não há tempo para dedicar à escrita, ou porque há outras coisas que se sobrepõem.. e por aí fora… (se estás atento ao mundo tecnológico, certamente sabes que é-nos impossível publicar tudo).

          O aumento do espaço foi praticamente em simultâneo com o lançamento do GDrive. Foram publicados um artigos de excelência sobre essa matéria que superam qualquer outro a nível nacional, e ombreiam com o topo do internacional. Foi referido esse aumento do Gmail num desses artigos.. e estás a pisar na mesma tecla só porque essa notícia não teve um título só para ela? Por favor…

    7. Avatar de NT
      NT

      Carraio,

      Sr. Gerardo (entre outros), em vez de ‘reclamar’ com o pplware porque não vão reclamar com o resto do mundo? Temos um número ENORME de canais de televisão que só dão tralha para ‘entreter’ os demais. Se não gostam da qualidade/variedade das noticias aqui apresentadas, criem os vossos blogs e metam lá as noticias que acham que são importantes. Não tenho nada haver com a ‘gerência’ do pplware sou apenas leitor do blog porém farta um pouco queremos ver mais valias aqui em vez do tradicional bota abaixo.
      Também podia dizer que o Sr. CEO Vitor M. não publica nada sobre BSD’s (ou tlvz publique[freenas] mas foi que me lembrei agora) ou que devia ter mais disto ou daquilo…

      Sugestão –> Ir até ao fundo da página onde diz Contactos e remeterem as reclamações/sugestões para aí…

      E com este comentário já echi mais um bocado de página com algo que não tem nada haver com o tópico em questão…

  2. Avatar de Blizard

    Temos muito a agradecer à Fundação Mozzila!

  3. Avatar de Serva
    Serva

    Que é suportada pela Google

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Era…suportado pela Google!

      1. Avatar de okapi
        okapi

        A não ser que a Google tivesse recuado. Porque em Dezembro falava-se que o suporte económico seria atribuído doutra forma. O que me parece é que a Google continua a dar suporte á Mozilla. http://tinyurl.com/c6zvsfo

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Continuam a financiar o projecto , porque a Google sabe que se não apoiasse a Mozila morria e isso não era bom para ninguém .

          Cumprimentos

          Serva

          1. Avatar de jrk
            jrk

            O Google triplicou o valor da parceira porque o a MS iria pagar muito mais.

            Nada mal para uma empresa que iria “morrer”, como você disse. 🙂

    2. Avatar de alberto
      alberto

      O Google também suporta a Apple, dá para a empresa 1 bilhão de USD/ano!

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    quando vai sair essa versao pra android?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      “Não foi estabelecida ainda uma data para que estas alterações comecem a ser aplicadas, mas espera-se que estas vejam a incorporar o Firefox num futuro breve.”

  5. Avatar de MRodrigues
    MRodrigues

    Boas

    Para quando a disponibilização das apresentações da palestra dada pelo Pplware na fnac.

  6. Avatar de Emannxx

    Fiquei particularmente interessado na interface Metro. Parece bastante superior à do IE10.

  7. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Wait.. “distinctive” para a mozilla significa meter as abas feias e redondas como no chrome? Esta-me a escapar algo. Espero que continue a conseguir editar o userchrome no firefox.

  8. Avatar de Thiago
    Thiago

    Fiquei curioso pra ver o comportamento/ aparência dele no ubuntu.
    Ultimamente eu utilizo Google Chrome, mas talvez migre para o Mozilla Firefox novamente, pois o trabalho está me parecendo excelente =]

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Eu continuo a usar Firefox em Linux e sinceramente tenho também o Chrome instalado , e em termos de performance estão muito equiparados , a minha escolha recai no Firefox porque o seu layout é mais completo e claramente aumenta a capacidade produtiva , não estou a dizer que o Chrome seja mau , é só uma questão de gosto pessoal ambos são bons .

      Esta nova interface no que respeita ao Linux parece estar bem atractiva .

      Cumprimentos

      Serva

  9. Avatar de m4nr_
    m4nr_

    Assim que saia a versão final do Firefox 13, com o Speed Dial nativo, troco-o pelo Chrome.

    Ainda assim espero que o Speed Dial da raposa de fogo seja melhor que o do crómio…

  10. Avatar de NT
    NT

    Hummmm,

    A mozilla não estará a fazer um ‘mix’ de windows 8 com um toque de MacOS e uma pitada de google chrome?
    Como o outro diz, ver para querer… Vamos lá esperar até podermos meter as mãos no produto final.

  11. Avatar de Jose
    Jose

    A primeira coisa que disse mal vi estas imagens “Cópia exacta do chrome”. Lol.

    1. Avatar de Arnaldo
      Arnaldo

      De facto, mal viste… Nunca confundir o Firefox com o Cromo.

  12. Avatar de Rúben Lopes [lopesmaio]
    Rúben Lopes [lopesmaio]

    Uau, finalmente o Firefox ganhará uma funcionalidade que me dava tanto jeito no Chrome : gravar os nossos dados numa conta 🙂