Energia nas portas USB

27 Comentários

Ontem liguei um disco externo ao Hub USB que tenho no meu servidor. Estranho, não obtive qualquer resposta do disco!!! Assim de repente não entendi porque razão o disco estava “morto”.

Antes de começar a “stressar” lembrei-me que o HUB não deveria ter energia suficiente para alimentar o disco, visto este servir vários dispositivos.

Mas afinal que quantidade de energia tem cada porta USB?

imagem_portas_usb00

 


Cada concentrador USB disponibiliza 500mA de intensidade de corrente para alimentar os periféricos que necessitam de energia para funcionar. Em cada concentrador poderá ter várias portas, que disponibilizam energia até ao total disponível no concentrador.

Caso não haja quantidade de energia disponível nesse concentrador, então o dispositivo que ligar não funcionará pois não é alimentado à altura das suas necessidades.

Podemos ver a potência consumida por cada dispositivo se analisarmos cada porta USB. Para isso fazemos o seguinte:

1. Abra o Gestor de Dispositivos com o comando devmgmt.msc que deve correr na janela executar (win+r).

2. Faça duplo clique em Controlador USB (Universal Serial Bus).

3. Clique com o botão direito do rato em Concentrador Raiz USB e, em seguida, clique em Propriedades.

4. No separador Potência, veja a energia necessária para cada dispositivo na lista Dispositivos ligados.

Notas:

  • Os concentradores para dispositivos USB (Universal Serial Bus) têm alimentação própria ou por bus. Um concentrador de alimentação própria (concentrador ligado a uma tomada) fornece o nível máximo de energia ao dispositivo. Um concentrador de alimentação por barramento (um concentrador ligado a outra porta USB) fornece o nível mínimo de energia. Os dispositivos que exijam muita energia, tais como câmaras, devem ser ligados a concentradores de alimentação própria.
  • Pode verificar as atribuições de energia de um concentrador USB para detectar situações em que demasiados dispositivos estejam a utilizar o concentrador.
  • A opção Controlador USB (Universal Serial Bus) aparece apenas se tiver uma porta USB no computador.
  • O separador Energia aparece apenas para concentradores USB.

Dei conta de uma realidade que desconhecia, nas portas USB das minhas máquinas, daqui em diante conseguirei equilibrar o consumo, repartindo as ligações pelas várias portas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de malcriado
    malcriado

    Muito boa dica mesmo!!!!

  2. Avatar de Renato Miguel
    Renato Miguel

    Boas…

    por acaso tenho um problema desses… tenho um disco externo 2.5 ”, que é alimentado por usb, quando ligo ao portatil é reconhecido e “trabalho” bem com ele… quando chego ao PC do emprego ligo e nada se passa… já experimentei ligar o cabo onde faz a ligação USB/Dados ao PC e o do USB/Energia ao portatil e aí já dá!!!

    O que não dá é muito jeito!!!

    😉

  3. Avatar de Miguel

    Pois tambem cheguei à conclusao que a minha hub nao dava para o disco externo, mas a porta USB do portatil ja da 😀

  4. Avatar de Evandro
    Evandro

    soh em windows vista?

  5. Avatar de Renato Miguel
    Renato Miguel

    por acaso no meu… no vista dá.. no Win Xp não.. mas não deve ter a haver com o SO… e sim com as portas… k é uma bela… digamos k .. Bodega!

  6. Avatar de nfu
    nfu

    Por isso muitos discos externos usb de 2,5″ têem 2 bananas usb do lado do host, para ir buscar mais corrente, distribuindo o consumo por 2 em vez de 1.

    A desvantagem óbvia é que assim ficam 2 portas ocupadas com apenas um dispositivo.

  7. Avatar de Renato Miguel
    Renato Miguel

    pois.. mas nfu.. o problema está aí… eu tenho de andar distribuir bananas… e acredita k de macaco não tenho nada… 😉

    é que para o pôr a funcionar no PC… tenho de ligar a banana de energia ao portatil.. porque as do PC não dão energia suficiente! :S

  8. Avatar de aver
    aver

    Um cabo USB que dum dos lados tem dois terminais para ligar a duas portas USB, recebendo energia das duas, costuma resolver a falta de energia. O Kanguru tem um cabo desses.

    Uso um disco externo com fonte de alimentação própria, mas de facto isso não é muito prático para portáteis.

  9. Avatar de Flecha
    Flecha

    Os HUB’s USB devem ser alimentados externamente, ou seja, com fonte de alimentação própria!

  10. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Não sei se vocês perceberam, mas há algum lugar nessa janela de configuração em que se pode especificar manualmente a quantidade de energia que você quer disponibilizar para cada porta (ou concentrador).

    Lembro de ter tido essa espécie de problemas e ter resolvido assim.

  11. Avatar de MARCOS

    Ola, a qualidade da fonte de um desktop pode ser a causa de problemas com dispositivos USB ?

  12. Avatar de Ruben
    Ruben

    Podem chamar-me de picuínhas mas o Ampère não é uma unidade de potência eléctrica… De resto, muito bom post. Cumps

  13. Avatar de Weasel

    Em XP também dá (testado aqui c/ versão XP PRO SP3)

  14. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Já tinha me deparado com este problema antes, mas realmente não reparei no erro das unidades, e do valor, aquilo com certeza que não são 500 watts 😀

    Potência – Watts
    Intensidade de corrente – Amperes

  15. Avatar de J.P. Fernandes
    J.P. Fernandes

    Eu vou pela regra do 25/75. Parto sempre do principio que num Desktop 25 da energia das portas usb está nas frontais e o resto nas traseiras. dai ligo sempre os discos às traseiras.

  16. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    @Marcos

    Sim, e outras coisas, gráfica não ligar, falta de corrente na memoria e o pc crashar enfim.

    Mas podes sempre testar esse dispositivo noutra máquina antes de trocares de fonte. A qualidade da fonte não é só comparar Watts, convém verificar a corrente que consegue manter (Amperes).

  17. Avatar de aver
    aver

    Off Topic

    Já foi lançado o novo Windows Azure (azul-marinho) o tal que se falava para desenvolvimento de aplicações web que já teve vários nomes, windows cloud, etc.).

    Sem tradução
    “is an internet-scale cloud services platform hosted in Microsoft data centers, which provides an operating system and a set of developer services that can be used individually or together”.

    Numa tradução livre
    “é uma plataforma baseada na web, dimensionável, alojada nos centros de processamento de dados da Microsoft que fornece um sistema operativo e um conjunto de serviços de desenvolvimento que podem ser usados individualmente ou em conjunto”

  18. Avatar de Canelas
    Canelas

    Eu k já estoirei um portatil devido ao excesso de voltagem nas usb.

  19. Avatar de N_Lite
    N_Lite

    Aproveitando este tópico relacionado com o HD Externo gostaria de saber se alguém me sabe dizer como resolvo um problema que tenho com o meu HD Externo. Quando o PC arranca por vezes não prossegue devido ao HD Externo pois se desligar ele e voltar a arranjar o PC já arranca normalmente.

  20. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    Vocês tem todos PC’s muito potentes sim

    ahahahahah

    Um disco de 3.5 polegadas tem de ser alimentado à parte do USB (tenho um externo que necessita de ser ligado à luz)

    Um disco de 2.5 polegadas (tenho 1 externo) trabalha bem só com uma porta USB

  21. Avatar de Kastma
    Kastma

    Comprei um disco externo 2.5” WD My Passport Essential de 320GB. Experimentei em alguns pc’s (uns com vista outros com xp) funcionou perfeitamente. Até que experimentei num pc mais antigo (a correr xp sp2 e só com portas USB 1.1) e nada! Reconhecia que estava qualquer coisa ligada mas nao passava de “Dispositivo USB nao reconhecido” (ou qq coisa assim). Pensei que o problema fosse falta de corrente nas portas USB, mas, arranquei o pc com o live cd do Ubuntu 7.10 e reconheceu o disco às mil maravilhas! Funcionava tudo, copiar, ler do disco… Como posso resolver o problema do XP?

    1. Avatar de Tron
      Tron

      já tentou atualizar drivers da placa?

  22. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    – Os hubs por si “roubam” energia ás portas e todas as portas do hub sao alimentadas por 1 USB logo, se nao houver transformador, os HDD podem nao funcionar

    – os SO regulam a energia dos USB (se o driver funcionar correctamente) por isso um que nao tenha “energy savings” a funcionar correctamente pode nao enviar os 500mA quando sao necessários. Em principio desligando o energy savings para o USB deixa de haver problemas

    – todos os discos 2.5″ devem estar em conformidade para puxarem no máximo 500mA mas, claro está, que muitos devido á velocidade puxam mais e aí desligam-se “do nada” ou nem sequer arrancam.

  23. Avatar de Luís Santos

    Essa opção já está disponível desde o Windows XP e sempre a usei para ver em que portas é que podia ligar as drives externas (as de 2,5″ apenas, pois as de 3,5″ necessitam sempre de alimentação externa).

    E descobri também uma coisa interessante há uns tempos: tive vários discos externos de 2,5″ e vários cabos que vinham com eles, e sempre achei estranho uns funcionarem bem apenas com uma ficha USB e outros precisarem de duas. Mais tarde, e por mero acaso, descobri que se usar um cabo USB dos GPS’s da Garmin (dos que têm uma “caixa” cilíndrica no cabo, antes da ficha que liga ao PC), todos os discos de 2,5″ funcionam bem apenas com uma porta USB. Agora é o cabo que uso sempre 🙂

    http://boxxer.wordpress.com/
    http://in4serve.wordpress.com/

  24. Avatar de Paulo Ribeiro

    malta vamos la esperar pelos adaptadores para ter SDD’s externos ou poder encaixa-los no proprio desktop como se fosse um cartao de fotogradias que isto de usar discos externos a mamarem o limite da potencia da porta até vos pode lixar o disco se ele nao for bonzito.

  25. Avatar de Isai

    Quando se tem um HUB com alimentação elétrica independente (fonte de alimentação), não se percebe tal problema.

    Faço uso de um HUB com 8 portas USB e nunca me deparei com problemas de energia.

    Parabéns pelo site!
    Aqui no Brasil nós gostamos muito.

  26. Avatar de Victor Vieira
    Victor Vieira

    Cara, eu desativei essa funcção e agora meu teclado e meu mouse nao funcionam… como eu soluciono isso sem formatar e sem utilizar um mouse ou teclado PS2 (nao possuo)?

    Algueem pode me ajudar?