Hackers lançam falsa actualização do Messenger

13 Comentários

Vários utilizadores do serviço de mensagens instantâneas MSN Messenger estão a receber falsos e-mails onde os emissores pedem para fazer uma suposta actualização do programa. Assim que o utilizador clica no link falso o computador é infectado com um vírus Trojan.


A descoberta foi feita pela empresa de segurança informática Websense, que mesmo assim considera a ameaça de baixo nível.

O objectivo dos hackers neste caso é atrair os cibernautas com uma actualização de um dos programas de mensagens instantâneas mais conhecidos, mas que na realidade não existe a não ser para propagar os vírus.

De acordo com a Websense, neste e-mail os criminosos apelam aos utilizadores para descarregarem a nova versão do MSN Messenger, cuja principal característica promete protegê-lo contra vírus responsáveis pela distribuição de spam através do seu computador.

Neste caso o vírus escondido no e-mail é do tipo Trojan, uma ameaça que permite controlar um PC de forma remota e serve sobretudo para roubar dados pessoais.

Os hackers criaram mesmo uma janela parecida com as utilizadas pelo MSN para tornar o ataque mais realista.

A Websense aconselha todos os cibernautas que receberem este tipo de mensagens electrónicas suspeitas a não clicarem nos links, pois arriscam-se a ver as suas máquinas infectadas.SOL

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Até agora não recebi nada, e também não ia instalar nada…
    Thanks pela info!

  2. Avatar de José Moreira

    Ainda bem que temos o Pplware!!!
    Já agora: os programas de defesa do computador (anti-vírus, anti-spyware, p.ex.) não detectam esse troiano?

  3. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    Estes tipos têm cada ideia….só mesmo de crackers…

  4. Avatar de O Silva
    O Silva

    ainda bem que não uso Messenger….

  5. Avatar de maurycio
    maurycio

    😀 sempre a inventar
    Não sei já onde li, onde falavam que os virus do futuro vão ser usados através dos mensageiros instantâneos. E é uma realidade cada vez mais sentida.
    Como não uso M$ Messenger, estas mensagens passam-me sempre ao lado. Agora para que só usa M$ Messenger… muito cuidadinho 😉

  6. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Mas quem é que ainda cai nestas esparrelas????

  7. Avatar de maurycio
    maurycio

    @Nuno José
    Muita gente… acredita! 😀

  8. Avatar de Bruno Bernardino

    OFF-TOPIC

    Só um “apartezinho” 😉 :

    Não concordo que se digam coisas como: “Assim que o utilizador clica no link falso o computador é infectado com um vírus Trojan.” pois isso contribui para aqueles emails do género “não abras o email com o assunto ABC porque mal o abres apaga-te tudo do computador” e consequentemente que as pessoas acreditem nisso. Isso não existe. Só após instalarem (entenda-se que clicam sim no link, e EXECUTAM o programa) é que o vírus/spyware/malware, etc. pode fazer algum mal (e não apaga o disco todo… pode é apagar ficheiros/documentos importantes).

    Espero que considerem a minha crítica construtiva, porque senão estão a contribuir com alguma “desinformação” informática 😉

    Quanto a essas coisas, tenho dito: Linux 😉

    Abraço

  9. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    Usem as opções dos vossos emails como deve ser

    eu tenho a minha lista de bloqueados cada vez a crescer mais

    e garanto-vos que depois de bloquearem aqueles @****.br nunca mais são incomodados com porcarias

    era habitual aparecerem mails para eu confirmar compras ou reembolsos…e por incrível que pareça o link dava para um ficheiro .exe

    ahahahahah

  10. Avatar de Davish
    Davish

    Linux é que é bom… pq? Pq há menos virus para ele, nada mais.

    Msn não tem nada de mal, pelo contrário. É a falta de informação ou descuido do utilizador que acaba por levar a melhor quanto aos virus.

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    @Davish

    Esse comentário sobre o Linux revela que não experimentaste Linux ou tiveste uma muito má experiência… de qualquer das maneiras, é mentira que seja melhor apenas pelo facto de não existirem vírus para ele ( http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/virus_no_linux.html ), é melhor por muitas outras razões, já enumeradas tantas outras vezes aqui pelo Pplware, não me vou repetir.

  12. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Se bem me lembro as actualizações ao MSN são feitas com o próprio MSN e não por mail… E se bem me lembro a microsoft não costuma mandar mails nenhuns… Mas pondo isto de parte… Acho eu que tinha de passar centenas de avisos do meu antivirus para executar dita actualização.