PPLWARE – Apresentação da Aplicação para iOS

116 Comentários

Por Edgar Clérigo para o PPLWARE.COM

O PPLWARE.COM faz hoje 7 anos de existência, é um marco para qualquer serviço online, principalmente um serviço que existe para partilhar conhecimento.

Este conhecimento pode ser obtido actualmente no mais peculiar dos cenários, a realidade é que praticamente toda a gente tem um smartphone e cada vez há mais adesão a este tipo de dispositivos, pelo enorme leque de vantagens que os tornam superiores a um computador!

Então, temos de lá estar, seja pelo browser, seja através de aplicações desenhadas para o visitante recolher o máximo de informação, poder partilhar a sua opinião sem perder tempo e da forma mais cómoda. Assim estamos a apresentar a app PPLWARE para iOS.


Foram muitos os que solicitaram esta aplicação, quando foi apresentada a app para o Windows Phone. Decidi meter mãos à obra.

Como estudante de Engenharia Informática sempre tive curiosidade em aprender cada vez mais, nomeadamente linguagens de programação, e quando adquiri um MacBookPro decidi aprender a programar em linguagem Objective-C. Após ler alguns tutoriais sobre a linguagem, dediquei-me a um projeto, ou seja, conseguir chegar a um objetivo final, algo que pudesse dar jeito no final, tanto para mim como para terceiros.

Como primeiro projeto em Objective-C e sendo eu um seguidor assíduo do site PPLware, decidi criar uma aplicação para ler as notícias e ainda conseguir fazer tudo o que faço via web, incluindo comentar as notícias, ver os comentários da notícia, etc. O resultado final desta minha primeira experiencia foi este:

anterior próxima
Nesta primeira versão da aplicação o utilizador consegue:

  • Ver as últimas 10 notícias do site;
  • Ver notícias completas do site;
  • Implementação do YouTube / Vimeo para ver os vídeos referentes à notícia;
  • Permite ao utilizador ver a notícia via browser (implementado na própria aplicação);
  • Permite comentar / ver os comentários da notícia;
  • Partilhar a noticia via e-mail , twitter, usando as API nativas do dispositivo, com as contas já configuradas no telemóvel;

anterior próxima

  • Partilhar a notícia via Facebook;
  • Gestão das notícias através de favoritos, podendo seleccionar as noticias de maior interesse e guardá-las para ver mais tarde;
  • Leitura do blog OFFLINE, ou seja, o utilizador consegue carregar a informação toda e vai poder ler o blog completo, sem a necessidade de estar ligado à Internet;

Na próxima actualização:

  • Versão específica para iPad para dar uso a objetos específicos do iPad;
  • Integração da aplicação com o iCloud, ou seja, vários dispositivos com a mesma conta (Apple ID) que irá permitir ao utilizador partilhar os favoritos entre os dispositivos;

Agradecimentos:

Pedro Oliveira – Pela ajuda dada no código e tratamento de imagem

Departamento de Engenharia Informática – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria – Pela conta Apple developer fornecida para desenvolvimento desta aplicação;

Nelson Nunes – Questões relacionadas com a acessibilidade para “cegos” da aplicação.

Nesta fase estamos a solicitar beta testers para a aplicação, se acharem que podem dar um contributo a este projecto, que sairá ainda este mês para o mercado, digam-nos nos comentários. Iremos mais tarde convidar via email para que nos possam ajudar a desenvolver uma melhor aplicação.

Partilhar:
Tags:

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    e android?

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      +1 XD

      1. Avatar de RickPinto
        RickPinto

        +2 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      Está também em desenvolvimento. Mais algum tempo e está também cá fora.

      1. Avatar de Chambel
        Chambel

        Já desenvolvi…Interessados em ver?

  2. Avatar de David Luís
    David Luís

    Mto bom, so falta mesmo e a do ipad 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Está o Edgar agora também a dar os primeiro passos na app para iPad, ao ritmo dele, em breve estará cá fora.

  3. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Parabéns Edgar 😉

  4. Avatar de Diogo Pereira
    Diogo Pereira

    Ainda não pude ver a aplicação, mas não posso deixar de dar os parabéns e um obrigado ao Edgar Clérigo pela entrega a esta causa.

  5. Avatar de Andé
    Andé

    Muito bom, parabéns Edgar!

  6. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Deixo aqui os meus parabéns ao Edgar pelo empenho na aplicação, à qual tive o prazer de acompanhar de perto!

  7. Avatar de sheldon
    sheldon

    A versão é tanto para iphone quanto ipad?

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Só iPhone . Estou ainda a trabalhar na versão iPad.

  8. Avatar de jokryn
    jokryn

    Sei que talvez isto pouco importa de onde estamos ligados mas se estivesse em PT não me importava de ser cobaia nesse projecto. Seria bom estender o mesmo para Android. Eu daria uma ajuda se soubesse programar. Estou a aprofundar os meus conhecimentos em informática via Unix.

  9. Avatar de Marco Carvalho
    Marco Carvalho

    Como utilizador apple que sou, acho que esta aplicação vai facilitar a vida a muitos de nós, pelos simples facto de que, quem é leitor assíduo, vai conseguir visualizar muito mais facilmente os conteúdos! E quanto aos beta testers,caso necessitem posso dar uma ajuda 😉 Força no projecto!

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Sou voluntário para testar a versão para Ipad quando ela sair.

    Abraço

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Querias dizer: “Apple developer”, certo?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Foi um gralha, já corrigida, obrigada 🙂

  12. Avatar de Exkezitu
    Exkezitu

    Será que podias fornecer os livros que leste?

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sou voluntário para testar a versão para Ipad e iPhone

    Abraço

    Fernando

  14. Avatar de João Correia
    João Correia

    Available para testar em iPhone e iPad.

  15. Avatar de João Correia
    João Correia

    Naturalmente, desde já muitos parabéns pelo esforço e trabalho desenvolvido.

  16. Avatar de Joca
    Joca

    Mais um voluntário para beta tester aqui, está com muito bom aspecto 😉

  17. Avatar de Luís
    Luís

    Simplesmente…muito bom!!!
    Gostei!!!
    🙂 🙂 🙂 🙂

  18. Avatar de jesus
    jesus

    Parabéns aos intervenientes no desenvolvimento da aplicação. Vou me tornar um beta tester. vamos ver como se comporta no 3gs.

    Um bem haja

  19. Avatar de Marco Cipriano
    Marco Cipriano

    Available para testes. Parabéns pela app.

  20. Avatar de Relvas
    Relvas

    Também estou disponivel para testes em ambos 🙂
    A aplicação está bem conseguida pelos vistos.. espero num futuro proximo também haver algumas melhorias talvez na interface! mas é mesmo uma grande noticia hoje 😀 e logo hoje que o pplware faz 7 anos ehehe

    parabéns

  21. Avatar de Ana Narciso

    Muito boa iniciativa, obrigada Edgar! Sempre em prol da comunidade Pplware, assim dá gosto. 😀

  22. Avatar de Wolverine
    Wolverine

    Parabéns, Edgar! A persistência dá sempre os seus frutos e as noitadas na 0.2 também. 😀

  23. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Available para testar em iPhone. Os meus parabéns pela App

  24. Avatar de CS_Tbone
    CS_Tbone

    Parabéns Edgar e Parabéns Pplware!

  25. Avatar de Nelson Nunes
    Nelson Nunes

    Parabéns pela iniciativa.
    E parabéns por teres falado comigo, para vermos a acessibilidade. É isto que faz falta em muitas aplicações… Uma preocupação pela integração de todos.
    No que puder ajudar, conta comigo, Edgar.

    Um abraço

  26. Avatar de Tiago Dias

    Parabéns Edgar!

    Está um excelente trabalho 😉

  27. Avatar de Bruno Silva

    Se precisarem de beta tester podem enviar um email que estou disponivel.

  28. Avatar de Diana
    Diana

    Eu estou disponível para ser beta tester.
    Uma sugestão para futuras atualizações: gravar ficheiro em pdf, como no site, algo que eu utilizo bastante e considero muito útil. Assim, ficariam disponíveis offline e podíamos abrir os ficheiros noutras aplicações.

  29. Avatar de Swegen
    Swegen

    boa iniciativa! sou voluntário para a testar se ainda precisares.

  30. Avatar de Diana
    Diana

    Podes partilhar os tutoriais em que te baseaste para criar a aplicação?

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      @Diana , iTunes U … Tens videos feitos pelo meu Departamento, DEI – ESTG – Leiria, do Politécnico de Leiria. Depois também tens videos muito interessantes de Standford.

  31. Avatar de Edgar Felix
    Edgar Felix

    Boa tarde,

    Estou disponível para beta tester…

    Cumprimentos,
    Edgar

  32. Avatar de Bruno Melo
    Bruno Melo

    Podem contar comigo para testar 😉

  33. Avatar de dido
    dido

    Parabéns! But who cares about ios? Android For the win1

    1. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Na minha terra à um ditado que diz: “Abre os olhos mula!!”

      Convém manter uma visão periférica jovem.. Não levas o Android à vitória ignorando a concorrência.. 🙂

      E já agora mais um Beta tester para a versão iPad se precisarem..

      Parabéns pela app mas principalmente pelos 7 anos de trabalho e dedicação ao site/blog e à grande diversidade de temas, plataformas e aplicações aqui apresentadas diaramente..

  34. Avatar de Victor Rego
    Victor Rego

    Desde já os meus parabéns pela iniciativa!

  35. Avatar de Paulo José Matias Silva
    Paulo José Matias Silva

    E para Android????

  36. Avatar de joaosanto
    joaosanto

    Parabéns Excelente APP 😀 Edgar

  37. Avatar de fiendmost
    fiendmost

    aceito um iphone para ser um tester deste aplicativo! 🙂

  38. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Estou dispovel para testar. 🙂

  39. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mt bom! Spooky falta o Port para Android! 🙂

  40. Avatar de Filipe Lourenço

    Parabéns ao Edgar pelo trabalho desenvolvido! Continua! A iniciativa é bastante valorizada no mercado de trabalho que te aguarda.

    Parabéns também ao Pplware! 😀 7 anos, número mágico! 😉

  41. Avatar de rui sousa
    rui sousa

    +1 disponivel para testar em iphone! Com todo o gosto

  42. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Parabens pela iniciativa. Sería interessante fazerem a mesma app para Android e Windows Phone e depois patilharem a vossa experiência ao fazer as várias apps. Era uma review muito interessante às 3 principais plataformas na prespectiva do desenvolvimento.

  43. Avatar de guicale
    guicale

    Para testar não é preciso fazer jailbreak para instalar o ficheiro .ipa?

  44. Avatar de Pedro Cerqueira
    Pedro Cerqueira

    Bela aplicação. ofereço-me para testar XD

  45. Avatar de Nuno Araújo
    Nuno Araújo

    Bem!!! Fantástico, esta é a aplicação mais aguardada por mim, sou assíduo do PPLWare, é aliás onde me actualizo no a tecnologias diz respeito. Tenho ios e estou ansioso por experimentar esta aplicação. Para além do que aplicação vai fazer e das actualizações que se seguem, não se dá para acrescentar por exemplo, o utilizador escolher via separadores o tema de seu interesse, ou seja eu por exemplo leio em 1º tudo o que relaciona com mac ou iphone, e poderia ter a opção de escolha de sempre que esses favoritos tivessem actualização, receber um push… existem outras ideias mais que pertilharei. Entretanto se pretenderem ainda mais alguém para testar a aplicação, não se esqueçam de mim.
    Obrigado e parabéns.

    Nuno Araújo

  46. Avatar de Bernardo Silva

    Parabéns Edgar!
    Muito bom trabalho depois de muitas experiências e testes tudo com muita vontade própria e determinação para desenvolver em iOS!!! =D

    Abraço

  47. Avatar de maloky
    maloky

    tb podem contar comigo se for preciso.

    abraço

  48. Avatar de Marco Pinto
    Marco Pinto

    Por estas e por outras que o PPLWARE é um site de referencia!
    Sempre com info muito actualizada e com um tratamento cuidado e abrangendo varias plataformas e OS.
    Não encontro muitos sites internacionais que cheguem, sequer, aos calcanhares do PPLWARE.
    Os meus parabéns a todos os que trabalpapelaria o site, pela qualidade e excelência dos conteúdos aqui apresentados!
    No que respeita a esta aplicação, vou esperar pela versão para iPad!

    Parabéns!

  49. Avatar de Marco Pinto
    Marco Pinto

    Por estas e por outras que o PPLWARE é um site de referencia!
    Sempre com info muito actualizada e com um tratamento cuidado e abrangendo varias plataformas e OS.
    Não encontro muitos sites internacionais que cheguem, sequer, aos calcanhares do PPLWARE.
    Os meus parabéns a todos os que trabalpapelaria o site, pela qualidade e excelência dos conteúdos aqui apresentados!
    No que respeita a esta aplicação, vou esperar pela versão para iPad!

    Parabéns!

  50. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Vou ja fazer download vcs merecem 😉

  51. Avatar de pedro maia
    pedro maia

    boa noite, estou interessado em desenvolver uma ideia que tive para uma app, mas não tenho nenhum conhecimento a nivel de programação, se alguem conhecer um programa com pre-moldes, ou se estiver interessado em envolver-se que contacte via email.

    pmaia7@gmail.com

    Melhores cumprimentos,

    Pedro Maia

  52. Avatar de SF
    SF

    Nao encontro a aplicacao na AppStore . Onde anda ela?

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Ainda nao saiu 🙂 é um preview … ainda este mês está na app store !

  53. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Parabens se quiserem mais um para testar a versao beta e so dizerem

  54. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Disponibilizo-me para testar 🙂

  55. Avatar de Caloã
    Caloã

    Podem contar comigo para testar a app, o meu iphone já está ansioso por ter acesso a ela 😀

  56. Avatar de BFS
    BFS

    Bem já temos para WP, iOS, agora só falta mesmo para Android! 😉

  57. Avatar de Serva
    Serva

    Excelente iniciativa , penso que seria uma boa ideia criar-se uma interface semelhante para os outros Sos moveis seria a marca do Pplware , quem seja designado para desenvolver ou quem se voluntariasse era bom que seguisse as mesmas funcionalidades .

    Cumprimentos

    Serva

  58. Avatar de Luis
    Luis

    Grande iniciativa. Os meus parabéns!
    Disponível para testar em iPhone e, espero no futuro, em iPad.

  59. Avatar de Sérgio Oliveira
    Sérgio Oliveira

    Boa iniciativa…
    Mais um voluntário…

  60. Avatar de Álvao Anjos
    Álvao Anjos

    Excelente iniciativa, Parabéns!

  61. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Edgar, obrigado por não te teres esquecido dos utilizadores do Voiceover.
    É pena que outros desenvolvedores não dem atenção a acessibilidade das suas aplicações.

  62. Avatar de Henrique
    Henrique

    Available para testar em iPhone

  63. Avatar de Bruno Miguel
    Bruno Miguel

    Desde já muitos parabéns pela esta excelente aplicação! Agora só falta para Android!

    Se por acaso precisarem de tester para a versão android é só mandarem-me mail!

    Cumpts

  64. Avatar de Diogo Damas
    Diogo Damas

    Um excelente trabalho… Parabéns 🙂

  65. Avatar de Complex
    Complex

    Gostava de ser um dos beta testers basta mandarem me o ipa 😉

  66. Avatar de Valter Matos
    Valter Matos

    Estou disponível para testar no iphone caso achem necessário! Parabéns!

  67. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Como leitor diario, voluntario-me para ser beta tester da aplicação.
    Continuação do excelente trabalho.

  68. Avatar de Rafael
    Rafael

    Se quiserem/precisarem, gostaria muito de ser um beta tester..
    Cumprimentos e boa sorte com mais um excelente trabalho da equipa pplware! 🙂

    Rafael Almeida

  69. Avatar de Ivo Mota
    Ivo Mota

    Para android é que era xD

  70. Avatar de Vítor Silva

    muitos parabéns, sem dúvida uma aplicação que já faltava.
    caso precisem de beta testers, estou ao dispor.

  71. Avatar de André Silva
    André Silva

    humm, esta simples de mais graficamente…poderia estar muito mais bonita :/
    Se precisarem de uma ajudinha em algo só contactarem 😉

    Bom trabalho, já deveria ter sido lançada á mais tempo 😀

  72. Avatar de André M.
    André M.

    Parabéns pela nova aplicação iOS.

    Agora é trabalhar para uma aplicação para Android 😉

    Cumps

  73. Avatar de SmileX
    SmileX

    Parabéns pela nova aplicação!! 🙂

    Pplware sempre a inovar e informar 🙂

    P.S. Será que podiam lançar uma versão compativel com iPod Touch 4 ?

  74. Avatar de Filipe
    Filipe

    Teria todo o gosto em experimentar tenho um 3gs. É só contactar. Cumprimentos.

  75. Avatar de kevin
    kevin

    Estou interessado em testar, tenho um 3gs e um ipad 2.
    cmpts

  76. Avatar de Paranoiasnfm

    Mais um interessado em experimentar a aplicação!

    Uma excelente notícia… o PPLWARE no iPhone, excelente! A aplicação que faltava!

    Abraço, fico a aguardar o convite. 🙂

  77. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Já algum tempo que andava a “chorar” por esta app tanto para ipad como para android… se precisarem de ajuda, ja sabem que podem contar cmg.

    cumps.

  78. Avatar de Ruben
    Ruben

    +1 para beta tester 😉

  79. Avatar de Lchalaca
    Lchalaca

    como e que posso instalar a aplicação no iphone 4?

  80. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,

    Também posso ajudar a testar a app.

    iPhone/iPad/iPod

  81. Avatar de Marisa Pinto

    Parabéns pela excelente aplicação!
    Gostei muito da aplicação, só tenho mesmo pena de ainda não a poder usar 😀

    Beta tester para iphone não posso porque não tenho iphone, mas assim que precisarem para ipad, digam 😉

    Mais uma vez PARABÉNS!

  82. Avatar de Rui Alves
    Rui Alves

    Eu gostava ,muito de poder testar a aplicação. Eu uso diariamente o iphone como principal dispositivo de acesso à net, por isso ia testar exaustivamente a vossa aplicação.
    Obrigado

  83. Avatar de Abílio
    Abílio

    Cá fico à espera dela. Estou mais expectante pela do Ipad.
    Parabéns e força nessa motivação.

  84. Avatar de MarianaC
    MarianaC

    Parabéns 🙂 é, de facto, mais uma das qualidades que distinguem o pplware!
    Só uma coisa, na imagem publicada que mostra a interacção com o twitter, o 99 é correspondente ao número de caracteres disponível? Não deveria ser 140?

    Mais uma vez, parabéns, é uma app bastante interessante

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Como esta agora, está a adicionar a imagem da noticia e o link da noticia automáticamente para fazer a partilha, possivelmente será dai os 99 caracteres disponiveis

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Pela imagem estás a utilizar o componente nativo de iOS 5 (penso que não está disponível a versões anteriores), seria interessante fazer de outra maneira para permitir a instalação da app na versão 4.3 (no minimo).

  85. Avatar de Marcos Silva
    Marcos Silva

    Olá malta… tenho Um iPhone 4s e gostaria de vos ajudar nesta luta… Se precisarem de beta testers pra iPhone, contem comigo.. até a nível de codigo, se calhar também posso dar uma ajuda…. sou leito assiduo também do pplware e tenho muitas dicas e sugestões..! trabalho na escola mais com C# mas posso me aprofundar no objective C….

    pensei ate que a app ja estivesse na store.. efim, o meu mail tá no comentario, qualquer coisa mandem uma msgm pro mail…

    p.s. – gostaria de agradecer ao criador do post da innovation week da microsoft pois foi graças a vocês que consegui ir ao evento no dia da apresentação do visual studio 11, e foi muito bom… até pensei que fosse econtrar por la alguem do site mas nao cheguei a notar isso, mas pelo sim e pelo nao, meus parabéns!

    Grande Abraço!

  86. Avatar de Bonifácio
    Bonifácio

    Tambem gostava de testar app.

  87. Avatar de António Sousa
    António Sousa

    Disponibilizo-me desde já para testar esta app.
    Além de ter iPad posso testar na mesma!
    Excelente trabalho!

  88. Avatar de L.K.H. Wolf

    Fixe! Ofereço-me para caçar bugs na aplicação se quiserem… não posso ajudar com a programação mas posso indicar o que encontrar mal 😛 (tenho o iPhone 4S)
    A propósito, já podemos fazer download do beta a partir da App Store (e depois actualizar para a versão final mais tarde)?

  89. Avatar de Roberto Dias
    Roberto Dias

    Despinivel para testar a app

  90. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Boas,
    Tenho um iPhone 3GS 5.1(9B176) se ainda estiverem a necessitar de beta testers terei todo o gosto em ajudar em tudo o que for necessário. Também sou programador de profissão, toda a ajuda que for necessária é só avisarem.

  91. Avatar de Marco Ervões
    Marco Ervões

    Essa aplicação quando sai para o publico, estou mortinho para a testar, se pretender um beta tester avise.

    Cumps
    Dottore

  92. Avatar de Jorge H
    Jorge H

    Já agora, venha esse update para as dimensões do iPhone 5.