Silício preto

14 Comentários

O que começou por ser um palpite científico, poderá vir a tornar-se numa revolução com impacto em várias tecnologias, desde sensores a células fotovoltaicas.


De acordo com o jornal New York Times, esta descoberta acidental dos Físicos da Universidade de Harvard poderá vir a revolucionar a indústria dos sensores ópticos, porque o silício preto é muito sensível à luz: entre 100 a 500 vezes mais sensível quando comparado com os sensores tradicionais.

O novo material, que é preto à vista desarmada, apresenta milhares de pequenos espigões quando observado a um microscópio electrónico. São eles os responsáveis pelo aumento na sensibilidade à luz. Os primeiros testes mostram que o silício preto é capaz de absorver o dobro da luz visível quando comparado com o silício normal. Por outro lado, é sensível a luz infravermelha que é invisível à actual geração de detectores.

Existem diversas áreas onde o silício preto poderá vir a ser usado, desde os sensores de imagem usados em máquinas fotográficas e câmaras de vídeo digitais, a células fotovoltaicas, com a vantagem de que o novo material pode ser fabricado nas instalações existentes, o que significa uma poupança substancial nos custos de produção.Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor Teixeira
    Vítor Teixeira

    Obrigado pelo artigo, fico muito satisfeito por ver notícias desta área no vosso pplware. Incentivo a continuação 🙂

    Vítor Teixeira

  2. Avatar de Carlos Fonseca
    Carlos Fonseca

    Maquinas fotográficas compactas com a capacidade de captação de uma DSLR? Não sei se o artigo pode influenciar este caso, mas era interessante ver as capacidades 🙂

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Esperam-se grandes avanços de produtividade a nivel das energias renovaveis nomeadamente solar, ate pode ser bom para portugal nao iamos construir a maior central solar da europa? (se calhar da peninsula iberica nao tenho a certeza ).

  4. Avatar de Pedrocas

    Por acaso ainda na passada sexta tive k apresentar uma mega relatorio sobre carbonato de silicio e boro.. e de facto o silicio tem propriedades mecanicas de outro planeta!!!

  5. Avatar de VITORTEIXEIRA
    VITORTEIXEIRA

    Por estranho que pareça não fui eu que postei o primeiro comentário… Alguem anda a usar o me nome. De qualquer forma… interessante o post.

  6. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Grande ppl sempre com noticias interessantes, procurando por silicio preto no google o people ware vem em 4º lugar… 🙂

  7. Avatar de camarao
    camarao

    VITORTEIXEIRA

    Já te passou pela cabeça que possa existir outra pessoa com o teu nome. Eu sei que ele é invulgar, mas ;D

  8. Avatar de felipe

    O blog nDual convida o PplWare a participar do concurso “Melhor blog do ano 2008” na categoria informática. Por favor, acesse a pagina: http://ndual.freehostia.com/posts/771 para mais informações e inscrição!
    Atenciosamente
    nDual contact and support team

  9. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    Seria óptimo era se fosse só Portugal a ter esse silício preto…com tanta borrada que fazem por aí é natural que haja toneladas desse suplicio , desculpem , silicio…:)

  10. Avatar de jrpfernando

    Estou à espera que o PPLWare entre no convite do felipe para poder(mos) votar em massa neste magnífico espaço 🙂

  11. Avatar de Nastase

    Notícia muito interessante. O que mais gosto neste silício preto (para além das fantásticas possibilidades que abre) foi o facto de…. ter sido descoberto por acidente 😀 Quem disse que os acidentes eram maus? 😉

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  12. Avatar de Vestel
    Vestel

    Bruno…

    Já tá construida, só que não funciona bem, porque nos lembramos de comprar as celulas na Alemanha que como teem menor incidencia solar que Portugal, estão a abrir todas devido ao elevado aquecimento em Beja………..

  13. Avatar de Vítor Teixeira
    Vítor Teixeira

    @VITORTEIXEIRA

    Ninguém anda a postar comentários com o teu nome.. eu simplesmente uso o meu 😉

  14. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    “Por outro lado, é sensível a luz infravermelha que é invisível à actual geração de detectores”

    Essa não percebi, ou quem escreveu o artigo (e refiro-me à fonte) traduziu mal ou há qualquer coisa que não bate certo. Tanto a minha máquina digital (já algo antiga) como a câmara fotográfica do meu telemóvel são sensíveis à luz infravermelha. Lá que isso seja mais sensível não duvido visto que ao que parece a estrutura é diferente quanto ao resto ….