Boeing prepara novo smartphone com comunicações seguras

13 Comentários

A Boeing está actualmente a desenvolver um telemóvel baseado no sistema operativo Android que competirá com os outros fabricantes do mercado e proporcionará dispositivos com comunicações altamente seguras.


Roger Krone, presidente da Boeing Network and Space Systems, admitiu ser provavelmente a primeira vez que a gigante da indústria aeroespacial e de defesa oferecerá um dispositivo de comunicação apropriado às redes móveis.

A empresa está próxima do fim do ciclo de desenvolvimento e pronta a lançar o chamado “telemóvel Boeing” no fim de 2012, afirma Brian Palma, vice-presidente do grupo de infraestrutura segura da empresa.

“Os concorrentes que oferecem dispositivos similares, seguros e encriptados, cobram $15,000 a $20,000 por dispositivo e usam software e hardware proprietários”, relata Palma.

“Vamos atingir preços mais baixos, mas… não os preços do mercado de massas”, disse, referindo-se aos iPhones, Blackberries e outros smartphones do mercado consumidor.

“Acreditamos que existe um interesse significativo no lado da defesa assim como no lado da inteligência, e também no mundo comercial”, continua.

A Boeing vê uma grande tendência de negócio, em que os empregados costumavam ir trabalhar para tirar partido da tecnologia disponível, por ser francamente superior à disponível em casa. Mas hoje em dia, passa-se o contrário. Os produtos para os consumidores ultrapassaram o IT de escritório, e os empregados questionam-se acerca deste facto.

Por esta razão foi escolhido um sistema baseado em Android. Os utilizadores destes telemóveis de topo querem a mesma capacidade de utilizar aplicações populares, ao mesmo tempo que garantem a segurança das suas comunicações, afirma Palma. A empresa vê a oportunidade para este novo dispositivo no mercado de resposta a emergências.

O telemóvel “proporcionará aquilo a que estão habituados e também funcionalidades numa perspectiva de segurança”, acrescenta Krone.

“Estamos todos a viver isto”, afirma Krone enquanto segura o seu smartphone. “E não vamos voltar a trás. De facto, o próximo que vou adquirir será mais fino, pequeno e com mais capacidades”.

Krone afirma que ainda não se decidiu se “o telemóvel Boeing” trará consigo o nome da empresa. Palma recusou revelar os parceiros deste novo projecto.[via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Mas o problema da segurança móvel não é herdado dos problemas da segurança das *redes* móveis? De que forma pode um telemóvel ser mais seguro ao usar uma plataforma só por si manchada pelo malware e que usa as redes móveis normais?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      @Ecchin ,

      Bom dia , suponho que a segurança que é abordada no artigo não é a mesma de que falas , e depois é muito simples de se perceber o Android tem o seu código Livre e isso é de extrema importância ara a implementação de software que ao nível militar possa até passar pela encriptação .

      Quanto ao Malware que falas ser abundante para estes lados não tenho notado nada , mas pode ser que alguém tenho outro testemunho .

      Ana excelente artigo , será que me poderias fornecer o teu email para te enviar de vez em quando alguns temas para possíveis artigos (feitos por ti).

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Vítor M.

        Usa o email geral, com A/C da Ana. O material chega-lhe às mãos.

  2. Avatar de Serva
    Serva

    @Vitor ,

    Bom dia qual é o email geral sff .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto
        1. Avatar de Pedro Pinto
  3. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Vejam estes Links , o mundo dos smartphones e da liderança Mundial de venda de telemóveis em geral está ao rubro .

    http://www.portaldasnoticias.com/apple-se-torna-a-maior-vendedora-de-smartphones-do-mundo/

    http://www.portaldasnoticias.com/samsung-ultrapassa-nokia-e-se-torna-a-maior-vendedora-de-celulares-do-mundo/#

    A Nokya vai infelizmente ter de fazer inevitavelmente a travessia do deserto para não lhe acontecer o mesmo que a RIM , com a parceria com a Microsoft pode ser que esta tendência de queda tão acentuada se esbata um pouco , mas não foram muito animadores os dados das vendas dos Lumia , provavelmente por estarem muito caros em relação as Specs que oferecem , apesar de tudo é uma empresa Europeia que acabou por vender a alma ao diabo passando toda a sua produção para a China , mais uma vez se nota que aqui a culpa foi inteiramente de gestão .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      A Nokia está a dar uma aula de como destruir uma grande empresa.

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Fica aqui este Link acerca do mesmo tema mas já de origem Lusa .

    http://economico.sapo.pt/noticias/samsung-ultrapassa-nokia-e-e-lider-de-mercado-em-portugal_128945.html

    Cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    “Os utilizadores destes telemóveis de topo querem a mesma capacidade de utilizar aplicações populares, ao mesmo tempo que garantem a segurança das suas comunicações, afirma Palma.”

    Não estará logo aqui um risco de segurança?

  6. Avatar de Tlint
    Tlint

    Se usarem as habituais tecnologias… de chave privada RSA, DSA ou ECC… certamente que previnem o “ácaro” ocacional, mas se o perigo é outras grandes empresas ou outros governos quererem ouvir essas comunicações é mais um produto para dar uma falsa sensação de segurança. Pois há muito que circulam os “borburinhos” que as agências de segurança de alguns países são capazes já à vários anos de decifrar essas tecnologias com computadores do género quânticos… por tanto só com tecnologia capaz de prevenir tal capacidade é que é realista considerar tais comunicações como realmente seguras.

  7. Avatar de Paulo P.
    Paulo P.

    Pois, eu creio que o,”turning point” será a partir do momento em que teremos, por exemplo o ubunto mobile a funcionar em pleno. Já que trará o equivalente do sistema para mobile Android,”que é baseado em linux”, com todas as possibilidades que temos num sistema linux de desktop, ai sim veremos segurança e muitas outras possibilidades…mal posso esperar.. 😉