Comparativo de Pilhas: Energizer, Duracell e Panasonic

83 Comentários

Motivado pela falta de indicações acerca da quantidade de energia fornecida pelas pilhas comuns, Denis Hennessy decidiu utilizar o Arduino para montar um circuito que medisse o desempenho de um conjunto de pilhas. Os resultados são curiosos.



Plus, Ultra, Super, são tudo designações atribuídas às pilhas que compramos no supermercado, e que supostamente “duram” mais tempo. Mas nem sempre esta designação corresponde à realidade.

Denis Hennessy, confrontado com a necessidade de desvendar os mito das pilhas, decidiu comprar e testar diversas marcas e modelos utilizando um circuito montado com o Arduino.

Segundo Denis, a ideia é simples: um circuito que descarregasse completamente cada uma das pilhas enquanto a energia produzida é medida, segundo a segundo. Adicionou ainda um pequeno ecrã LCD e um sensor de temperatura para medir a temperatura ambiente. E claro, uma ligação USB para recolher as medições.

Aqui fica o gráfico da tensão eléctrica ao longo do tempo, para cada uma das marcas de pilhas.

Resumiu ainda numa pequena tabela a capacidade (Wh) medida de cada pilha e o seu custo, permitindo calcular a relação custo-capacidade.

O que se resume ao seguinte gráfico, em que o desejável são as pilhas com barras menores, isto é, um custo mais baixo para a capacidade das mesmas.

Repare-se na posição de marcas conhecidas como a Duracell e Panasonic, supostamente “Power”, “Plus”, “Evolta”, e na surpreendente posição da marca menos conhecida, “RS”.

O autor deste teste disponibilizou o código-fonte e o esquema do circuito que serviu como base deste comparativo.[via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Energixer? no titulo

    1. Avatar de TCoiso
      TCoiso

      Vê-se que nunca entraste numa mega loja da china, senão saberias que essa marca existe mesmo. Estranho é ela estar no título e não estar no teste…

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        O máximo achei a Durabell. rsrs

    2. Avatar de Vítor M.

      É “poder” a mais, eu bem disse à Ana para não escrever no avião… mas ela recusou-se a levar a renda!!!

      Obrigado pelo reparo 😀

      1. Avatar de cc
        cc

        Engraçado que também estou a ler o artigo num avião : )

        1. Avatar de 8D
          8D

          ou com um avião 😉 lol eheheh!!!!! do catano …

    3. Avatar de Ana Narciso

      São chinesices…

      Agora a sério: foi lapso, mas um dos meus colegas já corrigiu 🙂

  2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Aos anos que esperei ver um comparativo de pilhas xD

  3. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Bom trabalho!

    BTW, “Energizer” 😉

  4. Avatar de A
    A

    Teste interessante, no entanto não foi incluído a melhor bateria AA NiMH no mercado: a eneloop.

    1. Avatar de Roberto F
      Roberto F

      Acho que estas pilhas não são recarregáveis.. Porque dentro das recarregáveis, sem dúvida nenhuma a Eneloop..

      Posso dizer que comprei umas à uns tempos e tenho-as usada na máquina fotográfica de vez em quando e até agora recarreguei-as.. zero vezes!

      Com umas recarregáveis normais, mesmo que as usasse pouco, a descarga mesmo sem serem usadas era notável.

      O problema de supostamente ter umas pilhas recarregadas e afinal não terem carga quando as ia para usar, acabou-se

      1. Avatar de Rubens
        Rubens

        Roberto,

        Você tem razão quanto à qualidade das pilhas Eneloop. Na empresa onde trabalho, só utilizamos a pilha GP RecyKo+ que consegue manter a carga durante 1 ano no estoque, além de manter a corrente durante a utilização, baixa resistência, etc..
        Como houve um aumento considerável na venda dessas pilhas no mercado internacional, testamos a pilha Eneloop e, para a nossa surpresa, tem as *mesmas* características da RecyKo+.
        Como a RecykKo+ existe há muito mais tempo, tudo nos leva a crer que a Eneloop é também fabricada pela GP, ou seja, é uma RecyKo+ com outro nome (OEM).

        1. Avatar de velf
          velf

          a eneloop é uma marca da sanyo

          1. Avatar de Fra
            Fra

            As eneloop são brutais. Tenho umas há mais de 1 ano numa velhinha Megadrive onde os meus filhos jogam de vez em quando (1 hora por mês, talvez). Ainda não as tive de carregar. Uso igualmente na minha máquina fotográfica as RecykKo+. A comprar, só destas marcas.

      2. Avatar de ManuelS
        ManuelS

        as baterias eneloop são do melhor para dispositivos de baixo consumo.
        Estas baterias têm uma taxa de auto-descarga muito baixa, tornando-as óptimas para comandos tv, ratos wireless, etc.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Para dispositivos de baixo consumo é preferível usar pilhas alcalinas.

          As eneloop são boas para lanternas, máquinas fotográficas, etc. Coisas que gastam moderadamente mas que podem passar algum tempo sem ser usadas.

  5. Avatar de the_doop_man
    the_doop_man

    O que muito de nos já sabíamos que o nome e a muita publicidade muitos engana. Eu compro sempre as mais baratas possivel embora ja use pouco mas duram sempre o mesmo que as supostamente melhores.

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Fantástico este teste , cada vez mais a publicidade a enganar-nos , que é que não se lembra do anuncio do coelhinho usado pela Duracell ” e dura e dura ” , os meus parabéns por este fantástico artigo .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de alan leal
      alan leal

      No caso da panasonic, existe toda uma tecnologia de segurança contra vazamento e um preenchimento ultra denso para ânodos e cátodos,sem falar no uso de novos materiais que extraem total potencial dos cátodos. Eu estou falando da evolta que inclusive entrou no guinees book em 2008 como a pilha alcalina de maior durabilidade do mundo. Quem tiver dúvidas entre no you tube (panasonic evolta grand canyon). Está dado o recado, não importa o aparelho evolta será sempre a melhor pilha.

  7. Avatar de Serva
    Serva

    Errata deveria ter escrito ” quem ” as mingas desculpas

    Serva

    1. Avatar de Jogabue
      Jogabue

      Olá Serva! Hoje não está acertando…

    2. Avatar de João
      João

      Errata: minhas e não “mingas”
      EHEEHHEHEHE

    3. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Oh Serva tens de aprender a responder aos comentários em vez de fazer um novo comentário! Não leves a mal 😉

  8. Avatar de Vítor M.

    Mundial este comparativo. Boa aposta Ana 😉

  9. Avatar de m4x
    m4x

    Sim senhor, um comparativo muito útil 🙂

  10. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Não estão aqui as melhores pilhas que são as do lidl.

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      X3 Sem a menor duvida!

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Pilhas do lidl só compro recarregadas. Elas tem 2 anos de garantia caso perca o poder de recarregar.

    3. Avatar de José
      José

      É verdade, para o preço a que são vendidas são muito boas. Comprei também umas recarregáveis da marca do lidl e comparando com umas duracell caríssimas não se ficam nada atrás! As piores pilhas recarregáveis que comprei foram umas enrgizer. Ao fim de prái 10 cargas morreram.

  11. Avatar de Primax
    Primax

    E as do IKEA? lol são baratinhas…

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Dica sugestiva: Dava geito que a(s) tabela(s) fosse(m) dinâmica(s) e permitirem o utilizador ordenar por coluna…:P

  13. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    E que tal sobre pilhas recarregáveis? 😛

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Qual a diferença? pois as especificações são iguais mas os preços mudam.

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Pelo que percebi, as quantidades.

        Mas posso estar errado… 😐

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Quant. Preço unitário
          100 0,559 €
          100 0,412 €
          dai a pergunta :s

          1. Avatar de Bruno Bernardino

            Exacto, também fiquei com a mesma dúvida. Não sei se é preguiça deles ou se há mesmo diferenças.

            Podes sempre contactá-los a perguntar a diferença 😀 Só coloquei o site porque ainda ninguém tinha deixado nenhum URL para comprar.

    2. Avatar de Malakyth
      Malakyth

      Essas são as RS Alcalinas e não as RS Power Ultra, certo? Ou seja, não são as “vencedoras”…

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Acho que são as Power Ultra mesmo, as alcalinas estão também no site, em packs de 4.

        1. Avatar de Malakyth
          Malakyth

          http://pt.rs-online.com/web/p/pilas-aa/6656198/ estas são a Power Ultra GP15AUP, na imagem consegue ler-se na pilha “Power Ultra”.

          As que puseste são as alcalinas GP15AU (sem o P).

          1. Avatar de Bruno Bernardino

            Tens toda a razão.

            Porcaria das pressas, enquanto se fazem outras 5 coisas ao mesmo tempo 😀

            Obrigado pela correcção 😉

        2. Avatar de aver
          aver

          Há que séculos que aqui por casa só se usa recarregáveis. Senão era uma renda para pilhas. Para máquinas fotográficas, daquelas em que as pilhas não duram nada, vale a pena comprar as Sanyo Eneloop ou Sony Cycle Energy.

  14. Avatar de Ze
    Ze

    e onde podemos comprar a esses preços?

    1. Avatar de Ana Narciso

      No sítio onde o Denis (autor do teste) as comprou. No entanto os preços podem ser mais ou menos equivalentes em Portugal, ou então, nada como procurar no Ebay ou outra loja online.

  15. Avatar de RP
    RP

    Onde se compram essas pilhas RS?!

  16. Avatar de Rui Chaves
    Rui Chaves

    Muito interessante este comaparativo, confesso que já tinha procurado há uns tempos, a titulo de curiossidade algo deste genero… mas ainda nao tinha encontrado uma analise tão completa a uma tão grande variedade de pilhas. Parabéns pelo execente artigo…

    Seja como for lá em casa uso pilhas recarregaveis em quase todos os aparelhos que necessitam de pilhas, ” relógios de parede, comandos de TVs, Balança electronica …

  17. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Óptimo comparativo. E muito útil!

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    A pilha ideal vai depender do tipo de equipamento a alimentar. Em muitos casos a RS PLUS POWER (linha azul escura) pode ser o melhor por durar mais tempo, mas vários equipamentos poderão funcionar melhor e tirar mais proveito das ENERGIZER (linha verde escura) ou das ENERGIZER INDUSTRIAL (azul clara) por precisarem de um nível de tensão mínimo durante mais tempo de se manterem em funcionamento, como é o caso da minha máquina fotográfica, que a partir dos 2V sensivelmente já não liga.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      correcção:
      “de modo a se manterem em funcionamento”

    2. Avatar de Malakyth
      Malakyth

      Concordo que podem durar mais tempo, mas o preço por Wh, é a unidade de comparação aqui. E as RS nesse campo são as melhores.

      Pessoalmente, não me importo que as pilhas durem menos uma ou duas horas e sejam 5x mais baratas.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pois, aqui está a fazer-se a comparação ao Wh referente à capacidade total da pilha, mas a pilha muitas vezes apenas é útil enquanto tem um valor X de tensão. Se avaliarmos o consumo de energia para cada caso, o custo por Wh também varia, visto não se usufruir da capacidade no seu total.

  19. Avatar de -

    Bom trabalho mas prefiro as recarregáveis … 😉 e uso GP power bank 2700 mas depende da necessidade … do aparelho … etc,etc,…
    Não querendo abusar fica a ideia para uma analise futura … sempre sem esquecer os cuidados a ter com este tipo de materiais … Saúde !

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Dava jeito

    a) ter o tempo em baixo. por exemplo, a panasonic evolta pifa antes de todas as outras, mas quanto tempo antes?

    b) ignorar a parte inicial do gráfico, em que todas as pilhas são praticamente iguais.

  21. Avatar de Malakyth
    Malakyth

    Era porreiro alguém se disponibilizar a fazer um comparativo com pilhas do mercado português tipo Lidl, Ikea, etc…

    Já agora as Ikea AA são a 20 centimos cada pilha, ou seja preço/Wh deve andar nos 10ct ou menos.

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      Sim, teria mais interesse para nós.
      Alias, eu não sou nenhum perito nisto mas as pilhas perdem potencia com o tempo?
      De facto há aqui vários factores que não são mencionados, como o tempo em armazém ou na loja até serem vendidas e utilizadas e como isto afecta a sua performance.
      Se não tiver influencia parece-me um bom teste, se tiver, a data de produção deveria ter sido levada em conta.
      Dessa forma eu sabia se uma pilha de marca branca mais recente é melhor que uma pilha de marca normal mais antiga

  22. Avatar de Tiago Cruz
    Tiago Cruz

    Isto era bom era no tempo do gameboy ahahahahah 😛

    1. Avatar de tiago almeida
      tiago almeida

      no tempo do gameboy… e agora nos comandos das consolas: wii e xbbox 360 (xbox 360 o comando sem fio e sem bateria recarregavel.) e no comando do jogo “Buzz” para a playstation 3.

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        pilhas for live!

      2. Avatar de Rui
        Rui

        solução: eneloop

  23. Avatar de Blizard

    Mas que belo teste!
    Isto sim são testes úteis!

  24. Avatar de Carlos
    Carlos

    Hum…Aquele gráfico do tempo gostava de o ver mais em pormenor.

    Há ali pilhas que não interessa nada que se mantenham mais tempo com voltagem. É que a voltagem que mantêm por norma já não serve para nada…e portanto até podem ficar mais umas horas que as outras que a partir de certo ponto caíram, mas na prática, vai dar ao mesmo.

  25. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Resumindo e de forma simplista pode dizer-se que as pilhas mais caras são as que duram menos e, como tal, a publicidade enganosa que infelizmente não é característica só das marcas de pilhas há muito que devia ser punida e banida!

    É inaceitável que uma empresa, visando o lucro recorra a publicidade menos séria.

    Afinal a lei civil no que respeita aos contratos e que preconiza a boa fé, a ética, o cumprimentos pontual (leia-se em todos os seus pontos) é apenas para inglês ver. Temos muito boas leis, o mal está na falta de fiscalização e no poder dos lobbies.

    Já está na altura de os países e os seus responsáveis porem fim a isto!

    Bem hajam!

  26. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Muito bom! Há tanto tempo que esperava um comparativo deste género!

  27. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Só o que ainda não entendo é como todas as boas marcas e as chinas tbém ainda não criaram um envólucro hermético que não permita o vazamento do hidróxido de sódio(alcalinas) ou o cloreto de amônio(comuns) para dentro dos aparelhos de uso. Isso acontece ainda antes das pilhas se esgotarem. Não acredito que não haja uma solução, talvez não interesse…

  28. Avatar de Serva
    Serva

    Lagunna ,

    Boa noite completamente de acordo contigo , a publicidade de alguma forma tem uma responsabilidade civil que não é aplicada , estas empresas (todas elas) que praticassem este tipo de publicidade enganosa deveriam ser punidos com multas altíssimas e teriam de se retratar junto dos consumidores .

    Uma boa noite a todos , sem dúvida um excelente artigo e muito participativo

    Cumprimentos

    Serva

  29. Avatar de pedro
    pedro

    Seria interessante ter incluido pilhas da Varta:

    http://www.pt.varta-consumer.com/content.php?path=/1085487979.html&domain=www.pt.varta-consumer.com

    pessoalmente sou um cliente muito satisfeito das pilhas normais e recarregáveis deles.

  30. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Excelente teste
    Já que estamos a falar de pilhas… tenho por habito andar de bicicleta com o meu telemóvel Samsung Galaxy a fazer de GPS com o Everytrail.
    Só que tenho um problema ao fim de 3 horas já se foi a bataria. Alguém tem conhecimento de pilhas ou bateria ou mesmo carregadores (eficientes) para colocar na bicicleta e dar auxilio a carga do telemóvel ? já testei os carregadores solares mas isso não vale nada.
    Obrigado

    1. Avatar de claudio
      claudio

      experimenta aqueles carregadores solares vendidos no AKI
      não digo que te permitam andar permanentemente, mas pelo menos devem dar mais algum espaço de manobra

  31. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Estou neste a testar, nas mesmas condições, duas pilhas: Continente e Uso. A ver que tal.

  32. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Já tenho resultados para a Continente:

    Joules: 7030
    Capacidade (Wh): 1,95
    Custo/Wh: 0,38€

    Não está mal… Vamos ver agora a marca USO.

  33. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Uso

    Joules: 6944
    Capacidade (Wh): 1,93
    Custo/Wh: 0,19€

  34. Avatar de Ivo
    Ivo

    é preciso ver que rebentar com a pilha duma vez só não é uma utilização normal…produzia os mesmos resultados se a energia fosse gasta com intervalos grandes pelo meio como normalmente as pilhas são usadas?

  35. Avatar de gajo
    gajo

    Ora aqui está um artigo que uso muito. As piores que já comprei foram duas embalagens de Energizer. As do Lidl aguentam muito bem a carga mas não chegam às 100 recargas, depois vão-se. A melhor compra que já fiz em pilhas recarregáveis são umas Sony CycleEnergy HIBRIDAS. Mantive duas carregadas 10 meses guardadas e quando fui usar, ainda tinham 80% da carga. Tenho varias e algumas já devem ir nas 500 recargas.

    1. Avatar de gajo
      gajo

      Tambem tenho umas CycleEnergy de 2100 mh e curiosamente a maquina fotografica aguanta-se mais tempo com elas do que com umas energizer de 2500 mh.

  36. Avatar de André Gomes

    Interessante é que as melhores pilhas do teste foram omitidas nos gráficos e tabelas. Apenas constam na foto. Energizer Lithium:

    https://github.com/dhennessy/BatteryCapacityTester/blob/master/Results/energizer-lithium-mins.csv

    https://raw.github.com/dhennessy/BatteryCapacityTester/master/Results/energizer-lithium.csv

    Tenho algumas e são sem dúvida espectaculares, com uma performance imbatível mesmo a -20/-30ºC.

  37. Avatar de Pedro Reis
    Pedro Reis

    Comprar recarregáveis híbridas (mantém a carga quando paradas) compensa mais do que estas alcalinas deste estudo.
    Pode-se fazer este estudo também para as recarregáveis se se multiplicar a capacidade (Wh) calculada em cada carga de 1 bateria pelo número de recarregamentos possíveis indicado.
    O preço de cada pilha recarregável é maior, mas a sua capacidade multiplicada é muito maior! Assim, o custo €/Wh vai ser muito inferior aos calculados neste estudo.
    Melhores recarregáveis que conheço:
    . Sanyo Eneloop 3ª geração (HR-3UTGB) 2000 mAh; 90% após 1 ano; 1800 ciclo de carga
    . Panasonic Evolta (HHR-3XXE) 2450 mAh; 80% após 1 ano

  38. Avatar de Bruno Moreira
    Bruno Moreira

    sabia que a RS vendia Raspberrys, não sabia que vendia pilhas e pelos vistos das boas! Obrigado pela informação