Tiny Notepad – Um notepad com interface Metro

12 Comentários

A interface Metro, que acompanha o Windows 8, é a novidade do momento no que toca a sistemas operativos. Esta será com certeza alargada a futuras versões do Windows, quer sejam para PC’s ou para outras quaisquer plataformas.

Por ser tão nova e estar a causar algum amor/ódio, começam a surgir as primeiras aplicações com o seu look. Apesar de não serem desenhadas especificamente para essa interface vão buscar a ela as melhores funções e as ideias. O Tiny Notepad é um desses exemplos, um editor de texto com look Metro.



A novidade que o Tiny Notepad traz para o mundo dos editores de texto é mesmo o facto de ter uma interface que lembras as que a interface Metro vão ter.

Conseguem assim ter já no vosso Windows uma aplicação com o look que o novo sistema operativo da Micrsoft vai ter.

As funcionalidades que o Tiny Notepad tem são as mínimas que se podem exigir a um editor de texto, tendo no entanto algumas características que se podem considerar únicas.

A sua interface é bastante limpa e resume-se apenas ao essencial, o que priveligia uma simplicidade e facilidade de utilização.

Para acederem às funções de manipulação de ficheiros (gravar, abrir ou novo), gestão de texto ou pesquisa devem clicar com o botão direito do rato em cima da interface do Tiny Notepad.

Essa acção vai abrir um novo menu na interface do Tiny Notepad e aí acedem a essas funções.

No canto superior direito vão conseguir aceder a às configurações do Tiny Notepad. Aí podem activar o Wordwrap, definir a fonte a ser usada e a dimensão da janela do editor de texto.

Esta ultima função vem resolver um particularidade que chama de imediato à atenção na utilização do Tiny Notepad. A sua interface ser estática e não dar para redimensionar de forma directa.

Depois de chamarem esta definição só têm de redimensionar a janela para a dimensão pretendida e gravar essa nova definição.

O Tiny Notepad vale pela sua imagem diferente e associada à interface Metro do novo Windows 8. É também um editor muito simples e rápido de usar, sem grande complicações ou funções desnecessárias.

Não sendo dos mais completos pode ser uma alternativa para quem pretenda um simples editor de texto. Todas as funções básicas estão presentes e são de fácil acesso.

Testem o Tiny Notepad e preparem-se já um pouco mais para o que será a vossa utilização da interface Metro.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Tiny Notepad 1.00 Beta [80.8KB]
Homepage: Tiny Notepad

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Santos

    Que UI mais horrível. Espaçamentos completamente errados, whitespace inexistente… Enfim…

    1. Avatar de Celso Almeida

      Concordo plenamente, este notepad é extremamente feio e desageitado…

    2. Avatar de Caps
      Caps

      Eduardo,

      Sim o UI é horrível! Poderá detalhar o seu comentário, o que é whitespace? E onde podemos encontrar um bom artigo sobre desenhos de UI ou experiência, porque estou a pensar em desenvolver uma aplicação e normalmente o que fazemos é copiar UI das Microsoft ou algo do género. Mas se calhar eles não tem o melhor gosto.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    isto é um misto de interface Metro com janelas.
    Penso que a interface metro não se aplica às janelas. Nas janelas as grande diferenças é que são muito mais rectilíneas e aparentemente previlegia-se os paineis do tipo ribbon
    Já agora estas novas janelas do W8 fazem lembrar as do OSX.. Eu sei que respeita o conceito Metro, mas não deixa de fazer lembrar.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      obviamente não quer dizer que não caminhem no sentido proposto por esta aplicação

  3. Avatar de so what
    so what

    Desde quando é que só por ter umas letras brancas num fundo preto corresponde à linguagem de design Metro?

  4. Avatar de David
    David

    QUE COISA MAIS FOLEIRA+FEIA+SEM JEITO :p

  5. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Ui, de metro não tem nada. Nem a fonte..

  6. Avatar de S Pimenta

    Se o interface metro é do estilo disso, então vou ficar com o windows 7 para sempre!!!

    Ou começar a encontrar alternativas, pois a Microsoft so faz borrada atrás de borrada!

  7. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    Apenas posso responder com um link para que seja partilhado aos autores, quer da app quer do artigo, pois o conceito de interface metro não é nada do que está aí apresentado ou dito. Interface metro NÃO é ter um fundo preto e icons brancos …

    http://design.windows.com

    Obrigado e desculpem o desabafo, mas não podia deixar passar esta má imagem de um muito bom conceito (mas é neste limbo de integração do desktop do Windows 8 que tenho dúvidas, mas acredito que seja apenas uma fase de adaptação/transição).