Puppy 5.3 – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!

62 Comentários

Uma distribuição Linux concebida para computadores mais antigos

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer o Linux Puppy, uma distribuição que ocupa apenas 125 MB.

puppy_00

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Wary Race” 5.3 que traz consigo:

  • Várias actualizações ao nível das aplicações
  • Suporte para mais idiomas
  • Xorg 7.6
  • kernel 3.0.25
  • Vários bugs corrigidos
  • Melhorias significativas para correr também em PC’s recentes

Veja todas as novidades aqui

puppy_01

Porque é que o Puppy é diferente?
  • A distribuição tem um tamanho reduzido (~125 MB)
  • Permite o boot via CD, DVD, pen USB e outros
  • Corre na RAM, o que o torna um sistema operativos bastante rápido (em comparação aos sistemas operativos que necessitam de disco)
  • Poucos requisitos a nível de hardware
  • Tempo de arranque na ordem dos 30 a 40 segundos
  • Inclui um conjunto variado de aplicações de trabalho, jogos, editores de imagens
  • Detecta a maioria do hardware do sistema
puppy_02

Como qualquer outro Linux, o Puppy é ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui) e segundo o site do projecto, esta é também uma distribuição ideal para aceder ao seu banco online (ver aqui).

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!

Licença: GPL/LGPL
Download: Puppy 5.3 [129 MB]
Homepage: Puppy

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Uma das coisas que me tem feito odiar o Linux tem sido a sua total incapacidade para se adaptar a varios tipos de monitores sem que estes sejam conhecidos.
    Tenho um televisor LCD com entradas HDMI e VGA Toshiba TX-32LX70F e o maximo de resolucao que me da é 640/480 e noutras compilacoes 1024/768.
    Com o Windows nunca tive problemas destes em qualquer das versoes que ja testei e consigo a resolucao maxima 1360/768.
    No linux tenho que andar com truques e mais truques, ler foruns que so complicam e acabo por desistir.

    Mas claro, deve ser so um problema meu.

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Não é problema só teu, na verdade existem muitos problemas que o Linux em geral ainda os tem, e que já não deviam ter há uns bons anos atrás. Apesar de considerar que se está a caminhar num bom caminho, existem ainda muitas lacunas a limar.

    2. Avatar de Arnaldo
      Arnaldo

      Não é problema teu, embora vás encontrar sempre quem procure convencer-te do contrário, pois alegadamente o Linux é infalível, reconhece todo o hardware, faz tudo maravilhosamente bem e não tem problema nenhum. Depois, quando se vai a experimentar, a resolução do ecrã não está boa, as aplicações 3D não correm, os vídeos em flash dão aos soluços, após umas actualizações automáticas o sistema não consegue sequer entrar em ambiente gráfico, etc. etc.! E toda a gente já teve estes problemas, mas como o Linux tem de ser “perfeito” vão-te dizer sempre que não, que isso só acontece no Windows e que, portanto, o problema é TEU.

    3. Avatar de sSs
      sSs

      Linux is not for noobs 😀 You Don’t Say?

      1. Avatar de Arnaldo
        Arnaldo

        Ah, esqueci-me de referir que, a par daqueles que teimam em dizer que Linux é infalível, prático, fácil, etc. também há aquele grupo de crianças que é o oposto. São aqueles que ficam fascinados quando aprendem linhas de comando como sudo apt-get update e depois ficam convencidos de que só eles é que dominam esse sistema altamente poderoso, capaz de comandar o mundo a partir da consola, que é o Linux.

        1. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Não correndo o risco de entrar em generalizações, é exactamente assim que descrevo uma grande parte dos utilizadores de Linux. É triste mas é uma realidade, para resolver um problema primeiro que tudo tem-se de reconhece-lo…parece-me que ás vezes as pessoas esquecem-se disso!

          1. Avatar de faustino
            faustino

            Não é possivel aos programadores de “Linux” saber todas as combinações de hardware possível, ou porque estão sempre a sair equipamentos novos, ou porque não tem acesso a todos, ou porque não lhes são facilitados dados necessários à criação do software que permita a utilização do equipamento, ou porque muito equipamento não se sabe identificar e dizer as suas capacidades quando questionado pelo SO.
            No Windows é fácil( até pelo exemplo dado acima se percebe como é fácil) o fabricante faz os drivers( e só um fabricante de equipamento convencional que fosse “burro” não o faria para 90% do mercado) ou então vocês estão ainda mais lixados do que com Linux.
            Conclusão, nos casos apresentados o problema não é do Linux em si mas do equipamento e especialmente do fabricante não “disponibilizar” esses dados a quem “faz” o “Linux”.
            PS. Esta é a minha opinião pessoal quem não gostar dela tem esse direito.

          2. Avatar de Alexandre Amaral
            Alexandre Amaral

            Faustino, concordo com o teu ponto de vista apesar de eu achar que a tua conclusão estar errada, a culpa é do Linux porque não cria incentivos aos programadores, a falta de parametrização, de guidlines, etc. O que leva a isto? Leva aos factores que tu falas e bem, a diversidade do Linux é, ao mesmo tempo, o seu grande calcanhar de Aquiles.
            Muitos podem não concordar comigo, mas acho que até a diversidade (que é uma coisa boa) tem de seguir regras para ser sustentável.

          3. Avatar de faustino
            faustino

            Alexandre o problema realmente está na falta de parametrização ecapacidade de seguirem guidelines, etc. mas quem falha não é o Linux, mas sim os equipamentos, que muitas vezes não seguem os standards, não sendo por isso capazes de responder a querys sobre as suas capacidades, isto em relação aos problemas descritos nos comentários anteriores.
            Quanto aos incentivos aos programadores não o entendo o que queres dizer com isto. O Linux segundo o que sei cumpre determinadas normas, como sejam as POSIX, logo ele segue guidelines, se estás a falar das muitas distribuições que existem acho que não é por aí pois por exemplo, Libreoffice, firefox, etc., etc. funcionam em todas as distribuições genéricas.
            Para mim, o problema está nas empresas grandes não verem, ou não “quererem” ver, necessidade em desenvolver as suas aplicações para Linux e não no Linux não permitir por falta de cumprir normas e guidelines.

      2. Avatar de LOLMAN
        LOLMAN

        LOL, cada um usa o que lhe faz mais jeito…. se é linux ou não, só ao utilizador lhe cabe a escolha… e acredita quando te digo que o linux não é para n00bs. De novo, isso depende do utilizador.

      3. Avatar de Dat55
        Dat55

        Voces tem um problema. e melhor procurar um psicologo 🙂

    4. Avatar de Sérgio Marques
      Sérgio Marques

      Caro Redin,

      Para os seus problemas aconselho a experimentar o PCLinuxOS. Ainda não tive qualquer problema a nível de hardware, tanto na versão completa como na mini. Tenho inclusive um portátil com uma placa gráfica SIS 671. Nenhuma, mas mesmo em nenhuma distro conseguia por a resolução certa, pois nenhuma possuía suporte direto para esta placa. Após diversas pesquisas na net, consegui descobrir 2 (Mandriva e PCLinuxOS) que tinham suporte a esta placa. Experimentei uma e outra e decidi-me pela segunda. Posso dizer que sou um utilizador satisfeito. Uma das grandes vantagens desta distro é ser uma rolling distro. Isto significa que recebe todas as atualizações durante muito tempo. Isto é, no caso de algumas distros que são dsponibilizadas a cada seis meses não há a posibilidade de efetuar uma atualização, por exemplo, da versão 2 para a versão 3 de uma dada aplicação. Com o PCLinuxOS estes problemas não se colocam.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Obrigado pelas vossa palavras de incentivo.
        Vou testar esse PCLinuxOS e logo digo alguma coisa.

        1. Avatar de Sérgio Marques
          Sérgio Marques

          Caro Redin,

          Não se esqueça dos requisitos mínimos para executar o SO. O PCLinuxOS está disponível com diversos ambientes gráficos. Gnome, KDE, Xfce, Enlightnement, Lxde e OpenBox. Pessoalmente, prefiro o KDE, mas para computadores mais limitados aconselho o Xfce. O Gnome, a nível de recursos utiliza +- o mesmo que o KDE e ainda está com a versão 2. Mesmo para computadores rápidos, o Xfce é uma boa escolha, tem tudo a ver com gosto. Para iniciar e ver se o hardware é reconhecido, experimente a versão mini. Se tudo correr bem, então experimente os diversos ambientes e veja qual gosta mais. Se tiver dúvidas, existe um fórum com uma comunidade bastante prestável.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Resumo de testes:
            Testei em primeiro lugar o puppy e ja comecava a ficar contente quando na realidade o que me era apresentado nao correspondia a verdade. As resoluções altas aparecem para eu escolher mas ao efectuar o “prob” nao funcionaram e a unica foi 1024*768.
            Depois testei o PCLinuxOS. Instalei e no fim procurei confurar o hardware. Apareceu uma consola de varias configuracoes, e novamente apareceram varias possibilidades de escolha.
            Mesmo tendo escolhido a desejada e feito o reboot ao sistema continuava na resolucao minima aceitavel como encima no puppy.
            Depois andei a brincar com outras coisas e acabei por ficar no modo texto/comandos e claro, ja nao saí mais dali.
            Amanha vou tornar a reinstalar tudo para ver se me enganei em alguma coisa.

        2. Avatar de Mycro
          Mycro

          Eu sempre tive esse problema com a resolução do meu. Tenho uma placa nvidia, com os drivers da nvidia instalados. Não percebia porque é que não conseguia obter uma resolução mais alta até que… em vez de abrir o programa da nvidia simplesmente, abri com o comando sudo. Agora consigo meter a resolução toda à vontade.

          1. Avatar de Sérgio Marques
            Sérgio Marques

            Caro Mycro,

            o comando sudo não é aplicável a todas as distribuições. Temos que ver caso a caso e para o SO que estamos a falar, este comando não se utiliza

        3. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Já agora redin qual é a tua placa gráfica? Se for uma mais recente convém instalar os drivers do fabricante, tanto a amd como a nvidia disponibilizam os drivers para linux. Eu tb tive um problema parecido com um eizo flexscan de 21″ e não o conseguia colocar na resolução nativa de 1600*1200@85Hz, até que instalei os drivers do fabricante nvidia e voilá. 😉

          1. Avatar de Sérgio Marques
            Sérgio Marques

            Caro Joaquim, a questão de ver a placa gráfica é importante mas no caso em apreço, os programadores do PCLinux não aconselham a utilização de programas exteriores aos repositórios. Por outro lado, temos o problema de, por ser uma rolling distro, as atualizações disponibilizadas por esses produtores que referiu, vão sendo disponibilizadas nos repositórios e dependendo da placa utilizada, o seu suporte pode ter sido descontinuado

        4. Avatar de Sérgio Marques
          Sérgio Marques

          Redin, não precisa de linha de comandos para corrigir a resolução. Antes de mais aconselho a atualizar o sistema. Se for Kde, na barra inferior tem o Synaptic. Abre, Refresh Ou Recarregar, consoante o idioma Mark all updates ou Marcar todas as atualizações, Aplicar e Aplicar ou Apply e Apply. Se necessário Reboot ou Reiniciar. Após isto, na mesma barra há um ícone para o PCC que é uma espécie de painel de controlo do Windows. Ou então na consola escreve pcc. Escreve a senha, verifique os separadores de menu. Num deles há de haver a opção para definir a resolução. É provável que esteja definida para Auto. Altere para a que pretende. Só assim é que a resolução persiste entre Reboots. Se alterar nas opções do KDE, estas só são aplicáveis à sessão.

          Eu só não lhe digo qual é pois perderia a piada de experimentar as opções disponíveis nos menus.

          Mais vale sermos nós a fazer do que ser alguém a dizer como fazer.

          Para além disto, como o PCLinuxOS só vem em ingês, abra uma consola e escreva este comando: addlocale

          Será aberta uma caixa de diálogo onde pode escolher o idioma pretendido. Se quiser permanecer com o inglês, ignore esta opção.

          Para além deste comando pode também executar na consola o comando: getlibreoffice

          Este comando transfere e instala a versão mais recente do LibreOffice.

          Tanto este comando como o anterior podem ser executadas as vezes que pretender, embora julgo que irá utilizar mais o segundo.

        5. Avatar de Mycro
          Mycro

          Sergio, nunca experimentei o Puppy nem o PCLinuxOS, por isso não sabia se funciona nesses ou ou não. Como o Redin falou em várias distribuições de linux tentei apenas dar o meu contributo com uma coisa que funcionou comigo numa delas.

          1. Avatar de Sérgio Marques
            Sérgio Marques

            Mycro,

            Tudo bem. Toda a ajuda é bem vinda. A questão é que muitas vezes diz-se que Linux é Ubuntu e tal não é minimamente verdade. E para não ser mal interpretado, não sou contra este SO, nem contra os seus utilizadores. A possibilidade de escolha é uma virtude dos sistemas tipo unix e cada qual usa o que acha melhor para si. Eu também só me estava a referir ao PCLinux uma vez que nunca experimentei o Puppy. De qualquer das formas, não existe sudo mas existe su ou su- que produz o mesmo efeito que o sudo, que é ganhar acesso root.

    5. Avatar de André Lopes
      André Lopes

      Tens razão. Antes também me aconteciam coisas do género, mas comecei a ser mais activo.

      Agora esses problemas reporto logo à equipa do Ubuntu e Linux.

      Se pudesses instalar o Ubuntu e reportar o problema tal como foi feito por mim aqui: https://bugs.launchpad.net/linux/+bug/957115 e aqui https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=42944 era excelente.

      Apesar de este bug ser recente, tenho tido uma rápida resolução em outros bugs, tais como Webcams.

      Experimenta o Beta 2 do Ubuntu 12.04 e reporta o problema. =)

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Viva.
        Hoje deixei um comentário a explicar a minha resolução.
        Poderás ver mais abaixo.
        Agora sobre reportar o problema já não o vou fazer porque já apaguei todos os ISO e instalações do ubuntu, mint, pclinuxos, etc etc que tive em testes.
        E alem disso não saberia por onde começar a relatar já que o inglês não é o meu prato forte.
        Mas de qualquer maneira, obrigado pela consideração.

    6. Avatar de Daniel
      Daniel

      nunca tive problemas com o video no linux.. agora mesmo, estou usando o puppy e com resolução máxima num monitor enorme.

  2. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    De facto, esse problema é transversal a todos os usuários do linux.
    Eu tenho um portátil com uns anitos em dual boot, win7 x ubuntu e a resolução máxima em ubuntu é de 1024×768, o que é uma porcaria, exactamente a mesma no win7.dp há drivers criados pela sis para windows que eleva a resolução para 1200×800 e para linux não existe esses drivers. O que é uma pena, pois o linux é excelente, nomeadamente o ubuntu que é a versão que uso.
    Para subir a resolução para 1200×800 no ubuntu, o que é o mínimo aceitável tive de “fuçar” na net e por fim encontrei uns drivers criados na marra, por alguém que ama o linux e os disponibilizou para outros usuários.
    Aos poucos as empresas que criam hardware também vão disponibilizando drivers compatíveis com o sistema linux. São os casos da ATI E NVIDIA…
    Espero que o sistema linux tenha um crescimento suficientemente reconhecido para que no futuro esse problema ñ exista.

    1. Avatar de André Lopes
      André Lopes

      Arlindo, da mesma forma que respondi ao redin, faço o mesmo a ti.

      Eu costumo reportar estes problemas logo à equipa do Ubuntu e Linux.

      Se pudesses reportar o problema tal como foi feito por mim aqui: https://bugs.launchpad.net/linux/+bug/957115 e aqui https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=42944 era excelente.

      Apesar de este bug ser recente, tenho tido uma rápida resolução em outros bugs, tais como Webcams.

  3. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Um truque que existe por aí na Internet é utilizar o program QEMU para criar uma máquina virtual. Vejam esta página:
    http://www.erikveen.dds.nl/qemupuppy/

    A qualquer altura pegam num sistema anfitrião Windows e correm lá o puppy 😀

  4. Avatar de SUSU
    SUSU

    Pelo que tenho visto esta é uma das distribuições de top para hardware mais antigo.

  5. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Será que vai correr no meu laptop Toshiba Satellite Pro 410CDT de 1996?

    1. Avatar de Dr.Estranho
      Dr.Estranho

      Aposto que sim.
      Eu instalei-o há uns anos no meu velho Dell com 64Mb de RAM e corria sem problemas.

  6. Avatar de Dat55
    Dat55

    eu nunca tive problemas de resoluções de ecra

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No caso do Puppy, ele disponibiliza a ferramenta “First Quick Setup”, que simplifica todas as configurações.

    2. Avatar de Bzaina
      Bzaina

      Se esse teu nunca for assim tão linear, é porque usas um monitor 4:3. Com widescreens dá quase sempre barraca

  7. Avatar de monux
    monux

    – O problema no Puppy é a falta de login/senha root.
    – Pelo menos eu não consegui achar!
    – É muito rápido,fácil a instalação no HD e amigável para máquinas bem antigas. Uso em um Averatec 3200 – 1gb memoria – Funfando muito bem.
    – O único problema é o citado acima.

    1. Avatar de vasco

      Se fizeres uma instalação frugal podes ter user files .2fs (ext2) ou .3fs (ext3) para as tuas coisas, como ficheiros e programas. Os user files podem ser encriptados e protegidos com senha. A instalação frugal é instalar dentro de um sistema de ficheiros. Por exemplo, aqui tenho o ubuntu e na pasta /puppy tenho instalado o puppy linux. Os ficheiros do puppy são como outros quaisquer para o Ubuntu.
      A maneira mais fácil de fazer isto é gravar o puppy num CD e instalar pelo install do desktop.
      No puppy acho que és root.

  8. Avatar de luis
    luis

    Em primeiro lugar, uma declaração de interesses: tenho dois portáteis toshiba, um com win7 e outro com ubuntu linux 11.10. Gosto igualmente dos dois sistemas por razões diferentes. Em relação à infalibilidade do linux, peço desculpa mas isso é um disparate, assim como a pretensa superioridade do windows. Mas pense só um bocado nisto: geralmente, os problemas do linux têm a ver com hardware que não funciona ou não é reconhecido. Porquê? Porque as empresas trabalham quase exclusivamente com a Microsoft e não disponibilizam as características técnicas ao software aberto (linux). O que eu sei, passado muitos anos de mexer em computadores, desde o tempo do MS-DOS 3.3, é que os sistemas operativos evoluem, assim como o que está dentro das máquinas. Mas também sei que a concorrência entre Sistemas Operativos é uma coisa positiva e não negativa. Para rematar, penso que a Microsoft não favorece lá muito essa concorrência.

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Estou de acordo com grande parte dos comentários que por aqui foram feitos , o Linux de facto poderia estar melhor , é um facto , mas pensem comigo e vão ver que tenho razão no que vou escrever , a seguir a Microsoft que beneficia de drives proprietárias dos fabricantes de hardware qual é o sistema que consegue correr em centenas de configurações diferentes , é o Linux , mesmo com falhas que têm de ser reconhecidas , hoje o Linux está a atingir uma maturidade que é transversal as comunidades por todo o Mundo e os resultados estão a aparecer de uma forma muito evidente .

    Quanto a esta distribuição , já instalei neste fim de semana prolongado e o que posso dizer é que nutro pouca simpatia por ela , penso que para maquinas antigas existem outras distros que conseguem correm muito bem e que são sem sombra de dúvida superiores , a função que eu encontro como mais positiva é que é mencionada no post , excelente para recuperar dados em Windows .

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Gostava que o PPlware aprofundasse um pouco mais este tema, nomeadamente a configuração de redes wifi neste sistema em especifico.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podemos fazer isso 🙂 Pessoalmente também tenho gostado bastante deste SO

  11. Avatar de ognito
    ognito

    Instalei o puppy (uma versão antiga) num Pentium II e corria bem. Ainda me lembro do espanto após o 1º boot ouvir a máquina a ladrar… Muito bom.

  12. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Para quem não percebe nada de Linux esta versão é boa para experimentar? Ou é melhor testar a Caixa Mágica?

    1. Avatar de Dat55
      Dat55

      ja experimenteste mint ou ubuntu? penso que estas sejam as melhores para começar no mundo linux

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, também aconselho.

        1. Avatar de Sérgio Marques
          Sérgio Marques

          O caixa mágica (tal como o mint) é uma distribuição com base ubuntu, logo a dificuldade/facilidade de utilização é +- a mesma. Para além disso, é uma distribuição nacional e, em principio, deve estar mais adaptado ao nosso universo, como por exemplo nas placas de net móvel 3g.

          1. Avatar de Joao Ruivo
            Joao Ruivo

            Não tenhas duvidas, instalei o CM17 e traz logo o java da oracle instalado, O que ajuda imenso no site da finanças para fazer o irs. Abandonei o ubuntu oriinal e fiquei adepto do CM17, em relação às pen3G foi mesmo por caus delas que testei o CM17. E funciona com as ZTE e Huawei, Kanguru, vodafone e tmn. O Gnome 3.2 que traz comporta-se lindamente!! E o hdmi do amdE450 com os drivers finais da amd (tuturial no forum ubuntu, muito fácil de entender) é um luxo em todos os Tv lcd e Led que testei! Um pequeno reparo está na placa de som que não muda para hdmi quando se conecta ao tv. Mas é facil de mudar em Gnome 3.2

      2. Avatar de Redin
        Redin

        Já experimentei o ubuntu mais recente e também não consigo ver mais do que 1024px.
        Sobre as possíveis actualizações para um driver mais recente da nvidia, ainda não o fiz por dois motivos. Sou “dummie” nestes sistemas e alem disso como estou a retirar as ultimas versões destes SO’s e a minha placa gráfica tem uns 2 anos, pensei que não seria por ai que pudesse resolver o problema. Mas mesmo assim, vou tentar ver o que posso fazer.
        É que são tantas as distros, que não sei quais são as opções que se adaptam ao que estou a usar.
        Estou a ficar cansado de tanta oferta sem nenhuma solução pratica a vista.
        Para mim o mal do Linux é isso mesmo.
        Há quem venha dizer que o Linux não é para nobies. Então o que eram eles antes de mexerem pela primeira vez nestes sistemas. Já nasceram ensinados, foi? Por incrível que pareça, todo o pessoal que eu já contactei pessoalmente sobre este assunto, nenhum deles conhece o Linux a fundo para me poder resolver qualquer problema que seja. São todos conhecedores do sistema mas quando chega a altura real de resolver problemas, também se acanham.
        E eu que me lembro bem da primeira vez que mexi em computadores, lia manuais (Microsoft) bem grandes e com prazer do conhecimento e agora, são tantos os manuais que me atrapalho naquele que possa ser o mais correcto de utilizar.
        Bom, logo mais vou fazer outros teste e direi mais alguma coisa.

        1. Avatar de Sérgio Marques
          Sérgio Marques

          Já viu o meu comentário acima sobre a configuração da resolução no PCLinuxOS? Se quiser pde contactar diretamente comigo através de smarquespt at gmail dot com e vemos se conseguimos resolver esse problema. Mais concretamente qual é a placa gráfica? É que as minha ati 9200, bastante antiga é bem reconhecida no PCLinuxOS. Não tenho aceleração 3d em condições mas dá para o gasto e consigo ter a resolução 1360×768

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Obrigado pela oferta de ajuda.
            A minha placa é uma Nvidia EN8400GS.
            O meu pc tem como base uma ASUS P5WD2 Premium e 4Gb de RAM. Processador Pentium D 3ghz. Portanto mais do que suficiente para testar estas distros.
            Vou tentar seguir os seus conselhos do dia 9 de Abril de 2012 às 11:52 am e se ficar com duvidas entao eu contacto-o.
            Agradecimentos.

          2. Avatar de Sérgio Marques
            Sérgio Marques

            Não sei o que se passa mas não consigo responder ao seu comentário logo respondo aqui. Uma breve pesquisa ao fórum do pclinux e verifiquei que esta placa gráfica é suportada. Mais, está para breve a atualização para a versão mais recente dos drivers. http://www.pclinuxos.com/forum/index.php/topic,102865.0.html

            Caso tenha dúvidas, contacte-me por correio eletrónico. Acho que resolvemos este problema facilmente.

          3. Avatar de Redin
            Redin

            Eu tambem nao consigo responder ao seu. Assim comeco por dizer o seguinte. Estou neste momento a responder-lhe via PCLinuxOS (mini) com o browser Opera que fui obrigado a instalar porque o Konqueror nao era compativel com o meu webmail da yahoo.
            Já tinha antes testado com a versao completa e verifiquei que afinal tinha estado a tentar correctamente os procedimentos que aqui fiz neste mini.
            Executei os procedimentos que pediu para fazer num dos seus posts e nao correu bem.
            Ou seja… consigo executar o CCP (como já o fazia antes) e consigo que as resolucoes aparecam. Escolha as mesmas, faço “save”, reebot (o sistema assim me pede como seria lógico) e acabo sempre com a resolucao que neste momento continuo a ter. 1024px.
            Fui confirmar ao CCP e as que eu tinha escolhido continuam lá mas nao corresponde à verdade com a que realmente aparece.
            Os valores em xorg.conf estao presentes mas nao sao opcao de escolha “Tamanho e orientação – Configuração do sistema” onde o ecran por default teima em me dar resolucoes pequenas.
            Se o que me contou, vier a concretizar-se, poderá vir a tornar-se util nao so nesta distro como em qualquer outra. Sendo um problema de drivers vamos a ver como se comporta com essa instalacao.
            Vou tentar contacta-lo por mail neste momento.
            Os meus agradecimentos por toda a ajuda que me tem proporcianado sem esquecer tambem todos os outros que me tem respondido por esta via.

  13. Avatar de Redin
    Redin

    A QUEM POSSA INTERESSAR…

    Com muito trabalho e com a ajuda do Sérgio Marques, acabei por encontrar a solução para o meu problema relativamente a colocar a resolução máxima do meu monitor TV Panasonic TX-32LX70F nos 1360×768 onde ele apenas me dava 800×600 e noutras 1024×768.

    O ficheiro xorg.conf na path \etc\x11\ estava sempre a receber valores falsos motivado por o confirador da placa grafica nvidia nao encontrar a leitura do monitor.
    Assim e apos alguns testes e ter a ajuda do manual do proprio monitor onde constava alem das resolucoes suportadas tambem os refresh horizontal e vertical.

    Assim deu resultado com os seguintes valores:

    # nvidia-settings: X configuration file generated by nvidia-settings
    # nvidia-settings: version 280.13 (buildd@rothera) Fri Aug 5 12:28:41 UTC 2011

    Section “Monitor”

    # HorizSync source: builtin, VertRefresh source: builtin
    Identifier “Monitor0”
    VendorName “Pnasonic”
    ModelName “TX-32LX70F”
    HorizSync 31.0 – 63.0
    VertRefresh 59.0 – 60.0
    Option “DPMS”
    EndSection

    Section “Device”
    Identifier “Device0”
    Driver “nvidia”
    VendorName “NVIDIA Corporation”
    BoardName “GeForce 8400 GS”
    EndSection

    Section “Screen”

    # Removed Option “metamodes” “1360x768_60 +0+0; 1360×768 +0+0”
    Identifier “Screen0”
    Device “Device0”
    Monitor “Monitor0”
    DefaultDepth 24
    Option “TwinView” “0”
    Option “metamodes” “1360x768_60_0 +0+0; 1360×768 +0+0”
    SubSection “Display”
    Depth 24
    EndSubSection
    EndSection

    Ah, é verdade… Continuo a detestar o Linux. LOL

    1. Avatar de André Lopes
      André Lopes

      Boas Redin,

      Posso-te desde já dizer que tens os drivers da placa gráfica desactualizados. A mais recente versão é a 295-33.

      Eu vou tentar reportar o bug ao Ubuntu e ao Linux por ti.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        não é bug ele tem é que actualizar a driver pois essa já é uma versão muito antiga ,
        aqui fica como ter a driver sempre actualizada.
        para isso vamos que instalar um ppa oficial com as ultimas drivers disponíveis para placas da nvidia, intel,ATI e outras.
        abre um terminal “linha de comandos”
        e coloca o seguinte

        sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

        isto vai instalar o ppa
        depois vamos actualizar os repositórios

        sudo apt-get update

        e por ultimo vamos actualizar o nosso sistema com a ultima driver da nvidia

        sudo apt-get upgrade

        depois feita actualização reinicias o pc

        e pronto com este ppa iras sempre ter as ultimas drivers da NVDIA e não só sempre actualizadas
        pagina do ppa “Ubuntu-X” team https://launchpad.net/~ubuntu-x-swat/+archive/x-updates

        1. Avatar de André Lopes
          André Lopes

          Quando disse bug, não foi dos drivers, mas sim do facto de o Ubuntu não detectar qual o monitor que o redin tem.

          Os drivers foi um comentário à parte. =)

        2. Avatar de Redin
          Redin

          Agora já não vou voltar a testar tudo de novo outra vez, mas isto não vai la com drivers.
          Então o meu televisor LCD é de SET2007 e só agora é que os drivers novos vão reconhecer os requisitos dele para compor o ficheiro xorg.conf de forma adequada?
          É mania mesmo dos sistemas linux.
          Estou agora a testar um sistema embedded da OpenElec e também não consigo fazer com que o monitor dê mais do que 1024.
          Adivinhem lá qual é o sistema operativo que vem por base?

      2. Avatar de Redin
        Redin

        Eu sei, mas também já tive essa versão instalada quando dos testes feitos no PCLinuxOS e continuei sem sucesso.

    2. Avatar de André Lopes
      André Lopes

      Redin, já criei o Bug ( https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/980724 )

      Se pudesses testar novamente o Ubuntu 12.04 beta 2 e ires ao terminal/consola fazer apport-collect 980724

      Dessa forma ajudarias a equipa do Ubuntu a identificar o teu monitor e o teu sistema de forma a corrigir o problema.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Bom, visto assim dessa forma, vou tentar reinstalar novamente o ubuntu para efectuar esse comando na consola.
        Aguardem noticias porque ainda não sei se vai correr bem o que me estão a aconselhar a fazer.
        “No Linux sou troll mesmo pah”

      2. Avatar de Redin
        Redin

        Estou neste momento com o ubuntu (12.04 LTS) e a escrever nele.
        Uma coisa inesperada foi que o driver por defeito que ele tem já é o ultimo 295.40 e por incrível que possa parecer, já me assume a escolha dos 1360/768.
        Tive apenas que definir melhor a cintilação para os 60hz adequados e foi tudo.
        Agora o que me pediu para fazer nao resultou porque eu não sou o relator e não me deixou escrever no launchpad.
        Ainda assim criei uma conta para mim para ver se o “enganava” mas não consegui.
        Só mesmo com as suas credenciais.
        Fico a aguardar as suas palavras.
        Obrigado.

        1. Avatar de André Lopes
          André Lopes

          Boas noticias…

          Sendo assim, duas questões:

          – Antes de ter activado as drivers da Nvidia, o Ubuntu reconheceu o seu monitor?

          – Definiu os 60hz nas definições da Nvidia correcto?

          Talvez tenhamos que fazer um novo bug, mas desta vez para o pacote linux para detectarem o seu monitor. Fico a aguardar as suas respostas para lhe fornecer os próximos passos.

          =)

  14. Avatar de Adriano Santos
    Adriano Santos

    Link Offline Coloquem online denovo ( Please )