Como fazer formulários digitais no Word 2007

86 Comentários

Certamente já sentiu a necessidade de elaborar um determinado documento e distribui-lo de forma a que, posteriormente, seja apenas alterado/preenchido em determinadas partes. Falamos então de formulários digitais.

Exemplos de formulários podem ser inscrições para o ginásio, inscrição em cursos, formulários de adesão para o cartão de sócio do seu clube, etc etc.

Este tipo de documento digital pode ser facilmente realizado no MS Word e posteriormente ser preenchido também de forma digital.


Para isso abram o vosso Microsoft Word (2007) e sigam os seguintes passos:

Carregar no Office Button (botão redondo amarelo)

Ir depois a Word Options (Opções do Word)

E definir a opção: Show Developer tab in the Ribbon (Mostrar separador Programador no Friso).

Irá aparecer uma nova tab no Word com o nome Developer (Programador)

A partir daqui podemos construir todo o tipo de controlos (text form, check box, etc). Vamos por exemplo fazer uma Ficha de Inscrição para o cartão pplware :).

Para tal vamos usar o seguinte conjunto de controlos que se encontram dentro de Legacy Forms (Formulários Legados).

sshot-7

Vamos começar por escrever os campos que pretendemos e depois  inserir o controlo text form (Campo de texto) primeiro controlo. A partir daqui, todo o formulário fica ao gosto de cada um.

Cada controlo inserido tem as suas propriedades. Podemos por exemplo definir que só devem ser aceites números, ou só letras, qual o número máximo de caracteres a introduzir, etc.

sshot-8

O próximo passo é proteger o formulário de forma a que não sejam alteradas formatações e que o utilizador final apenas possa escrever nos campos disponibilizados.

Após escolher “Restrict Formatting and Editing(Restringir Formatação e Edição), irá aparecer do lado esquerdo um painel onde poderemos escolher quais as opções de protecção para o nosso documento.

Como podemos verificar pela imagem anterior, a opção “Yes, Start Enforcing Protection(Sim, impor protecção), encontra-se desactivada. Isto acontece porque estamos no modo de design. Para tal deveremos desactivar esse estado.

Depois de desactivar o Design Mode (Design de estrutura), carregamos no botão “Yes, Start Enforcing Protection” (Sim, impor protecção), que agora já se encontra disponível. O sistema irá solicitar a introdução de uma password para proteger o documento.

Após proteger o seu documento, basta gravar e distribuir (aguardando que se consigam algumas inscrições 🙂 )

Espero que tenham percebido todos os passos e que vos seja útil 😉

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mauricio
    mauricio

    Brilhante 😉 Já uso isto desde a versão 2000 e confesso que dá imenso jeito!
    Parabéns pela dica!

  2. Avatar de jmarcelo
    jmarcelo

    Show!!!
    V@leu pela dica. 🙂

  3. Avatar de rcdroopy
    rcdroopy

    Muito bem 🙂

  4. Avatar de rui marques
    rui marques

    excelente esta dica .
    5*

    offtopic.

    alguem conhece algum programa que me permita receber e enviar fax’s apartir do outlook?

    penso que esta questão também daria um bom tópico.

    1. Avatar de tat
      tat

      SAIU DESDE GRADO SUBSÍDIO
      ACUADA

    2. Avatar de beto
      beto

      olha tem uma ferramenta chamada RightFax, cuida de todos os processos de faxes, eles tem alguns plugins para outlook e tudo o mais.

      Trabalha bem com o exchange, talvez seja uma alternativa, depende apenas do tamanho da sua necessidade.

  5. Avatar de Vítor M.

    Hmm confesso que me vai dar um “jeitaço” também para fazer algo parecido andava a usar uma aplicação… pirata…Shame On Me

  6. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    É uma grande dica sim senhor.
    No meu serviço todos os requerimentos que temos na net foram feitos assim e dá um jeitão tanto para os utilizadores como para os serviços.
    Eu costumo fazer pdf´s com estas funcionalidades e também ficam impecáveis.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    @Vítor M.
    Lol

    @Pedro Pinto
    excelente tutorial :p

  8. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Muito bom manual, gostei. Não uso, esse tipo de coisas, mas bastante prático.
    Os meus parabéns.

  9. Avatar de kendimen

    Fiquei com uma dúvida… podem-me esclarecer com que programas se pode preencher o formulário?
    Cumprimentos!

  10. Avatar de Pepe
    Pepe

    Excelente post mais uma vez!

    Uma sugestão:
    Podiam experimentar fazer o mesmo com o Acrobat para criar PDFs editávais.

    Ab!

    1. Avatar de Marcus Almeida
      Marcus Almeida

      Ja criaram um “PDF” editável, o Foxit Reader é levíssimo, gratuito e editável… Muito bom mesmo. E o melhor de tudo, não tem aquelas atualizações intermináveis que roubam tua conexão o tempo todo. Vale a pena conferir!

  11. Avatar de orecicla
    orecicla

    esta dica é genial. dá mesmo muito jeito.

    abraço

  12. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    @Kendimen
    É feito em word e aberto e preenchido também com o word
    Cumprimentos

  13. Avatar de kendimen

    @Manuelito
    Apenas com o Microsoft Office Word, portanto! E versões anteriores ao 2007 conseguem lidar bem com estes?
    E obrigado pela resposta!

  14. Avatar de Rolando Almeida
  15. Avatar de Zecalentejano
    Zecalentejano

    Grande POST!!! BRUTAL !!!
    Thanks

  16. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    @Kendimen
    Desculpa falava de facto do Microsoft Office Word. O Office 2003 já faz isto, claro está que se fizeres um formulário em Office 2007 e o gravares com a extensão *.docx o office 2003 não o abre (a menos que tenhamos instalado o Microsoft Office Compatibility).
    No entanto, mesmo que façamos em 2007 podemos sempre gravar o documento com o formato *.doc (office 97 a 2003) e não teremos problemas em lidar com o formulário num 2003 ou até em algumas versões anteriores.
    Espero não ter sido demasiado confuso!

  17. Avatar de Caleira
    Caleira

    Muito Bom!

    Obrigado.

  18. Avatar de Rui Gonçalves
    Rui Gonçalves

    Foi uma das primeiras dificuldades, e que até hoje ainda não tinha solucionado no Office2007.
    Muito Obrigado.

  19. Avatar de kincas

    Não é bem melhor fazer um formulário num formato mais universal?
    Que tal em .pdf?

  20. Avatar de Carlos Belchior
    Carlos Belchior

    com q prog e que se faz o mm em pdf? para o office 2003 é =?
    cumps

  21. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    @Carlos Belchior
    Com o Adobe Acrobat dá para fazer formulários do mesmo estilo, no entanto:
    O Acrobat não é um software gratuito, ao contrário do Adobe Reader (com que normalmente lemos os pdf´s), pelo que:
    Não permite gravar o ficheiro depois dos dados introduzidos no pdf
    Serve essencialmente para preenchimento de formulários online, que depois se imprimem e se enviam por correio ou por mail.
    Na realidade, eu acho o pdf um formato melhor para forms. No entanto, ao ser um software pago, que não terá assim tanto interesse para particulares e pequenas empresas, é menos utilizado que o Microsoft Word, que a maior parte das pessoas têm no seu computador.

  22. Avatar de Regis
    Regis

    Para trabalhar em formato texto ou PDF (formulários ou não) nada melhor que o OpenOffice http://pt.openoffice.org/ . Gratuito e com as mesmas funcionalidades (texto) do MS Office.

  23. Avatar de kendimen

    @Manuelito
    Era exactamente isso que eu queria saber! Muito obrigado! 🙂

  24. Avatar de ernomo98
    ernomo98

    @Manuelito
    o MS Word também não é gratis, como bem dizes, muita gente o tem, mas ou tiveram que o comprar ou o sacaram crackado de algum lado, acaba por ser igual ao Adobe, ou o compras ou o sacas crackado de algum lado.
    Ja agora, alguém conhece algum soft que dê para criar newsletters(como tantas que recebemos de publicidade) para depois serem enviadas no outlook?

  25. Avatar de rui marques
    rui marques

    offtopic.

    alguem conhece algum programa que me permita receber e enviar fax’s apartir do outlook?

    penso que esta questão também daria um bom tópico.

  26. Avatar de Paulo
    Paulo

    alguém me pode informar como se faz repetir algo que se escreve num campo e repeti-lo num outro campo que queria???

  27. Avatar de kincas

    Será que estão aqui a fumentar a pirataria?
    Que eu saiba e até à data o MS Office é pago (e bem pago).

  28. Avatar de Vítor M.

    kincas e eu que o diga que o paguei bem pago
    Nós aqui só utilizamos material legal, somos contra a pirataria 😉

    A todos os visitantes deixo o repto:
    Enviem-nos, guia passo-a-passo, como este, sobre truques e dicas do Word, Excel ou Access, por mais básico que seja alguém necessitará dele e será uma ajuda importante.

    Sabe mais? Óptimo, precisamos da sua colaboração nestes guias práticos, com a sua ajuda o trabalho fica facilitado mesmo ao nível profissional… pense nisso 😛

  29. Avatar de qq coisa
    qq coisa

    bla bla bla… da’ jeito sem du’vida… mas algo de novo…

  30. Avatar de Vistabs
    Vistabs

    aqui na minha tera dizem ta se bem mano, de facto!!!

  31. Avatar de Lívia
    Lívia

    Adorei, eu não sou usuária do word mas sabia q essa ferramenta existia, utilizei uma vez na versão 2003 e nem sabia mais o nome, tentei achar essa função no proprio site da microsoft, achei coisas mas complexas… valeu!!!!!

  32. Avatar de Rafael
    Rafael

    Como eu faço para bloquear esses campos do formulário sem permitir que o usuário de enter nas lacunas.

  33. Avatar de Mathias
    Mathias

    Muito bom, parabéns!

  34. Avatar de Karla Giselli Oliveira
    Karla Giselli Oliveira

    Primeiro parabenizo-o pela iniciativa de nos ajudar a manusear o Word 2007 com dicas tão úteis. Mas, gostaria de tirar uma dúvida:

    Fiz o formulário, conforme suas dicas, no word 2007, mas gostaria de abrir em word inferiores, mas quando abro não conseigo preencher o formulário, mesmo já tendo posto na parte das restrições a opção “preencher formulário”.. apenas consigo visualizar, mas não consigo escrever nem na parte da caixa de texto que inclui ao fazer o formulário.

    Por favor, me ajudem

    Karla Giselli

  35. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Karla,

    Passas-te o documento para word2003?

    Pedro Pinto

  36. Avatar de jefferson
    jefferson

    vlw dica muito boa mesmo !!!!!!!!!!!;;;;…….

  37. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Fiz um formulário, porém no meio do caminho inclui campos de texto. Quando no preenchimento usando tabulação ficou tudo fora de ordem. Aperto tab vai para o ínicio, aperto novamente vai lá no meio e por ai vai. Como faço para colocar em ordem?

  38. Avatar de Luis Carlos
    Luis Carlos

    Boa Tarde!

    Existe a opção de após a criação do formulário, colocar um botão para exportar as informações preenchidas para um txt?

    Obrigado!

  39. Avatar de Tiago Moreno
    Tiago Moreno

    show de bola… e como fazer tudo isso funcionar salvando o arquivo em PDF?

    obrigado

  40. Avatar de REGINALDO LUCAS
    REGINALDO LUCAS

    VALEU. Consegui realizar o meu intento (elaborar formulários no Word 2007) depois de quase 3 anos pesquisando.
    Eles conseguiram esconder bem a facilidade que existia no XP.

  41. Avatar de REGINALDO LUCAS
    REGINALDO LUCAS

    OLÁ PEDRO,

    Valeu a dica aí em cima. Consegui elaborar formulário simples, coisa que eu fazia com tamanha facilidade no word anterior.
    Eles conseguiram esconder bem essa facilidade. Só não sei por que razão.
    Abraços.

  42. Avatar de ilona
    ilona

    OBRIGADA. me foi muito util.

  43. Avatar de Filipe Lousada
    Filipe Lousada

    nos formularios ao pressionar tecla enter os formularios descem de linha, nao ha como bloquear a tecla do enter ?

  44. Avatar de AS
    AS

    Olá!
    Alguém sabe se é possível colocar as campos com preenchimento obrigatório, ou seja de alguma forma obrigar o utilizador a preenchê-los?

    Obrigada!

  45. Avatar de Rosy CRistine
    Rosy CRistine

    Valeu!! Muito boa essa explicação!

    Muito Grata.

  46. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguém me sabe dizer como, ou se é possível, num formulário do Word, colocar um campo para introdução de imagens.
    Ando ás voltas com isto e não consigo lá chegar.
    (disponho do Word 2003)

    Desde já obrigado

  47. Avatar de Pedro
    Pedro

    Magnífica dica!! Se não fosse isto acho que estava completamente lixado aqui no emprego!!

    Parabens pelo Blog 🙂

  48. Avatar de Sansara
    Sansara

    Olá! Fantástico seu espaço e desprendimento em distribuir seus conhecimentos, auxiliando aqueles que precisam de ajuda nesta área. Eu não sabia como fazer formulário no word 2007, coisa que era tranquila na versão anterior. Muito obrigada pelas dicas, me foram muito úteis. Abraço.

  49. Avatar de Sansara
    Sansara

    Por favor, preciso de mais algumas dicas. Será que poderias me ajudar? Consegui fazer o formulário, mas estou cum uma dificuldade, não consigo manter a formatação dos campos. Por exemplo, quero que seja usada no preenchimento do campo a letra tahoma, tamanho 11, mas quando fui testar, o preenchimento se deu com times new roman, tamanho 10. Preciso resolver isso com uma certa urgência. Se puderes me ajudar, ficarei muitíssimo grata. De já, obrigada. Abraço.

  50. Avatar de Sérgio Pontes

    Excelente. Parabens

    Aproveito e deixo o desafio, porque não tutoriais sobre um dos mais complexos do microsoft office, como por exemplo, access?

    Tipo, tabelas relacionadas, gerar relatórios especificos, etc…

    Abraço à equipa e Boa Pascoa

  51. Avatar de Sergio Lopes
    Sergio Lopes

    Excelente Tutorial!
    Parebens !
    Esclareu minhas duvidas sobre formularios no word de forma ilustrada e simples!
    Muito Obrigado!
    Sergio

  52. Avatar de mlv
    mlv

    Olá,

    é de grande ajuda a explicação dada, no entanto, preciso de uma ajuda: alguém me sabe dizer como se faz para colocar X dentro da quadrícula?
    Obrigada
    Maria

  53. Avatar de Carlos
    Carlos

    Parabens, nunca tinha atinado com os formulários.
    Obrigado

  54. Avatar de Marco Luiz
    Marco Luiz

    Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    muito obrigado!

  55. Avatar de VEHS2
    VEHS2

    Estava procurando alguns tutoriais sobre o word 2007, para fazer
    formulários, porém essa parte ai eu já sei. Preciso fazer contas, mas não acho nada específico. Por exemplo, multiplicar a quantidade e o valor, obter o subtotal…A parte da soma é fácil, não tô conseguindo a multiplicação. Se alguém puder ajudar…Obrigada.

  56. Avatar de Juliana Roches
    Juliana Roches

    Show de bola, me ajudou muito

  57. Avatar de JOEL
    JOEL

    OBRIGADO PELA DICA, COSTUMAVA UTILIZAR ISTO NO WORD 2003, MAS QUANDO TROQUEI DE COMPUTADOR, ESTE TRAZIA O OFFICE 2007, QUE ACABEI POR DESINSTALAR POR NÃO SABER ONDE SE ENCONTRAVA O MENU PROGRAMADOR, MESMO ASSIM AINDA CONTINUO AGARRADO AO OFFICE 2003, MAS MAIS TARDE OU MAIS CEDO VOU TER DE MIGRAR PARA O OFFICE 2010, ASSIM JÁ COMEÇO A GOSTAR MAIS UM POUCO!

  58. Avatar de Vanessa Castro
    Vanessa Castro

    Adorei as dicas. Obrigada!
    Mas ainda restou uma dúvida: como faço para inserir campos com opções variadas para seleção?

  59. Avatar de João Bastos

    Me ajudou bastante. Grato

  60. Avatar de Altair Ferreira
    Altair Ferreira

    Cara juro por tudo, isto é o que eu mais quero só assim me livro dos serviços de gráficas caras, mas até o momento não consegui fazer nadica de nada, por favor alguem me ajude ta ai meu email siltech@bol.com.br.

    Agradeço

  61. Avatar de Aline
    Aline

    Muito boa a ajuda.

    Brigadinho.

  62. Avatar de LUCIANO
    LUCIANO

    Cara! valeu mesmo! era exatamente o que estava procurando.
    Obrigado.

  63. Avatar de clara

    nao gostei nao ajudou nada

  64. Avatar de APratas
    APratas

    Quando configura um campo de texto para numérico, ao escrever números e letras, clicando em TAB, o Word elimina e bem as letras.
    No entanto, se colocar “hh” mantém estas letras. Porquê?

  65. Avatar de LEANDRO
    LEANDRO

    MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO…. GOSTEI MUITO.

  66. Avatar de Fabiano
    Fabiano

    Está melhor explicado aqui do que no site da MSoft.

  67. Avatar de Camilla
    Camilla

    Eu tenho um formulário pronto, foi feito por outra pessoa e salvo como imagem. Há possibilidade de convertê-lo para formulário?

  68. Avatar de HuguG7

    E alguém sabe como se criam checkbox no word2007?

  69. Avatar de Paula
    Paula

    Pedro, vc poderia me dizer se existe um sistema de proteção de texto, deixando apenas alguns campos editáveis. Por exemplo: Nomes, Cliente, Data, Valores… Uso o W-2007. Obrigada!

  70. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Pessoal estou com um problema, queria que a área editável não saisse com o fundo cinza na hora da impressão. Ou melhor, eu só queria que saisse na impressão caso não fosse preenchido. p. ex. se eu fizer um formulário para preencher “nome:” só sairia com fundo cinza NA IMPRESSÃO se a pessoa não preencher para ficar fácil identificar os campos não preenchidos. Tem como?

  71. Avatar de Miguel
    Miguel

    tenho uma duvida! nao da para distribuir e as pessoas preencher e ter um botao que carregam e enviam para o meu mail?

  72. Avatar de Carlos
    Carlos

    isto e muito giro, ja tentei fazer, mas tenho um grande problema que o seguinte:
    Quando protejo o documento e guardo, ele não me deixa inserir nada, ou seja, fica todo protogido contra a adição, não me deixa fazer nada, como posso resolver este problema, alguem e me capaz de dizer???????

  73. Avatar de Fran

    Estou fazendo um curso de informática e o windows word na escola é o 2007 em português, só que no meu computer é em inglês, não conseguia encontrar e graças a tua gentil ajuda me encontrei. Excelente explicação. Parabéns e muito obrigado.

  74. Avatar de Andrea Araujo

    Vc foi incríevel….obrigada pela explicação.

    Parabens!!!!

  75. Avatar de felipe
    felipe

    valeu, muito bom!

  76. Avatar de Vitor Teodoro
    Vitor Teodoro

    Parabéns pelo trabalho.
    Fiz um formulário, em que são necessárias preencher datas. E não sei como fazer contas entre elas para aparecerem automaticamente num campo. Em que a conta será feita com base na existência e colocação de um X num quadrado.Pode-me ajudar?
    Obrigado

  77. Avatar de António Cardoso
    António Cardoso

    Trabalho magnifico.
    Fico com um problema, será que dá para me ajudar?
    Num formulário já feito e bloqueado, tem como anular o efeito do “enter” que ao ser usado no final do campo abre nova linha e dessa maneira altera o formulário.
    Muito grato pela atenção

  78. Avatar de Adriano
    Adriano

    Olá…Preciso de uma ajuda.
    Estou montando um formulário no Word 2013 e criei um ComboBox para selecionar um TIPO de marca de veículos. Logo a seguir, após selecionar a marca do veículo preciso de outro ComboBox para selecionar o VEÍCULO. No entanto, neste 2º ComboBox eu gostaria que aparecesse somente os veículos correspondentes à marca selecionada no 1º ComboBox. Como faço essa amarração ???

  79. Avatar de Edilson
    Edilson

    Quando abro o OPÇÕES DE WORD, no passo seguinte, onde você mostra o print com 5 opções selecionadas, no meu só mostra 4 opções e justamente a que você pede para definir (Show Developer tab in the Ribbon) não tem no meu. Será que consigo resolver de alguma forma?