Google Chrome 18.0 – Mais um marco atingido

30 Comentários

Como tem vindo a ser habitual de seis em seis semanas saiu uma nova versão estável do Google Chrome.

Neste momento o browser mais utilizado no mundo (ultrapassou o IE) tem grandes responsabilidades em manter o nível a que nos habituou. Será que esta última versão tem mudanças significativas? Fique para ver.


A grande diferença nesta nova actualização é a aceleração por GPU activada por defeito. Até aqui esta opção existia mas estava apenas disponível através do menu about:flags.

Esta alteração fará com que todo o rendering seja feito com mais rapidez e fluidez do que acontecia até agora. Para quem joga no browser também é uma grande mais valia. Jogos, como o famoso Bastion, funcionarão ainda com mais suavidade.

Veremos até que ponto esta opção não trará problemas a nível de bateria nos portáteis, mas é sem dúvida uma óptima evolução neste browser que já atingiu um nível de maturidade muito elevado.

De resto houve apenas melhorias internas, motor javascript V8 actualizado, actualizações de segurança baseadas nas vulnerabilidades expostas na competição Pwnium e outras mudanças imperceptíveis ao utilizador comum.

Fica uma questão a pairar no ar: será que ainda é possível haver melhorias visíveis ou vamos entrar em estagnação?

Google Chrome

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Uau, esta nova versão é um espetaculo. Eu acho que deveriam ter logo passado para a versão 20. Estas mudanças justificavam isso

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      A mudança do número de versão também é um update. 🙂

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        bem visto

  2. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Tenho um problema muito chato no Chrome quando utilizo o You Tube: Quando activo o modo de tela cheia a barra de tarefas do Windows 7 não desaparece, “cortando” a parte inferior do vídeo. Para ver em tela “realmente” cheia tenho que ir nas propriedades da barra de tarefas e seleccionar “ocultar automaticamente a barra de tarefas”. Pensei que a nova versão do Chrome tivesse resolvido esse problema, mas infelizmente mantém-se. Alguém mais tem esse problema? Sabem como soluciona-lo?

    1. Avatar de Guilherme Lawless
      Guilherme Lawless

      O mesmo acontece quando carregas F11 ? (Modo Ecrã Cheio)
      Tenta fechar o processo explorer.exe e voltar a abrir. Não me parece ser um bug do Chrome

    2. Avatar de Guilherme Lawless
      Guilherme Lawless

      Experimenta também, pode ser do Flash:
      Right click the screen on youtube and
      disable ‘enable hardware acceleration’

    3. Avatar de Tony_tha_Mastha

      Provavelmente estás a usar o player html5 fo youtube.

    4. Avatar de LuiSousa

      não estarás a ver o video em html5? vai aqui e verifica http://www.youtube.com/html5

  3. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Sou fã da Google… Mas dizer que o Chrome é melhor que o Firefox, é pura balela.

    Pelo menos aqui, o Chrome é inferior ao Firefox…

    Até pra carregar a página inicial demora…

    1. Avatar de Daniel Bohry
      Daniel Bohry

      Continuo a utilizar o Nightly como padrão, mas percebe-se o google chrome menos consumdor de ram e mais ágil.

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Certamente que não é do Chrome @Gaius Baltar , alguma má configuração que tenhas feito noutra versão do chrome , o melhor é desinstalares com um programa que te limpe todas as chaves do registo do Windows e depois de teres a certeza que não existem mais chaves soltas relacionadas com o Browser voltares a instalar , de qualquer das formas mesmo a usares um programa fiavel eu aconselho-te a ires ao registo manualmente e procurares por chaves do chrome .

    Cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Quando as coisas aceleradas por GPU tiverem a fluidez das coisas coisas não aceleradas, venham-me cá chamar.

    1. Avatar de clera
      clera

      estou contigo, animações em canvas e jquery mandam abaixo o Chrome que é uma maravilha, o que não acontecia na versão anterior..

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Uma das melhorias que podiam fazer era, ao por em Ecrã completo, ficar a barra de endereço como fica o Safari e o Firefox.

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Isso é que era!! Já procurei nas extensões mas não vi nada que funcionasse… Se alguém souber, seria uma óptima ideia!!

  7. Avatar de Emannxx

    Não percebo.
    Com tantas implementações GPU a serem implementadas, como é que o raio do browser ainda usa 100% do processador para carregar páginas!?

    Supostamente, a aceleração via GPU serve para retirar o peso do processador… bem… no Chrome, até agora, isso não aconteceu.

    1. Avatar de Emannxx

      *tecnologias aceleradas por GPU, não “implementações GPU”.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Podia dar para fixar as páginas mais visitadas na homepage. Já tiveram isso, mas tiraram não sei porquê.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      como assim?!? Isso nunca mudou

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Estão lá as mais visitadas mas não dá para fixar as que tu queres. Aquilo selecciona automaticamente as páginas mais visitadas.
        Se por exemplo, limpares o histórico e a cache aquilo desaparece.

    2. Avatar de tiago
      tiago

      malta, a magia do chrome está também nas extensões.

      há várias que permitem personalizar a página inicial. provavelmente há pelo menos uma extensão para resolver cada pormenor que alguém não goste no chrome… é procurar.

  9. Avatar de SexOnaSal

    o chrome chegou aos 18 mais depressa que eu (jk)

    quem quiser que perceba 😛

  10. Avatar de Erick Hoepfner
    Erick Hoepfner

    Até quando o Chrome irá desprezar um gerenciamento eficiente dos bookmarks e até mesmo uma sidebar?

  11. Avatar de John Brauner
    John Brauner

    O Chrome é um ótimo navegador, disso todos tem certeza, e para os leigos então, funciona muito bem. Mas eu particulamente não uso, apenas como outra alternativa, gosto muito da interface gráfica do Firefox e de seus mais variados complementos.

  12. Avatar de joqa
    joqa

    Enquanto o Chrome não tiver um “print preview” em condições, não mudo. Vou-me mantendo com o Firefox. O Chrome não deixa alterar a escala no “print preview”. Para mim foi esta funcionalidade que me levou a deixar o “internet explorer” há vários anos!

  13. Avatar de Felippe
    Felippe

    pra quem usa orkut e abre muitass abas no orkut ele simplesmente para de responder, pra mim que usa o orkut direto nao serve esse navegador

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Devia ser feito um gráfico temporal da disponibilização de novas versões de cada gráfico, o chrome é exponencial.
    Daqui a um ano estará a lançar a versão 1001.0

  15. Avatar de Charly

    Possivél é, o problema é que não se vê muito interesse da parte deles.

    A grande alteração que poderiam fazer, seria a nivel visual, o firefox continua a ganhar nessa área, por isso é que a gama de componente para firefox entram mais no pŕoprio browser que no chrome

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sinceramente, aprecio muito mais o visual simplista e minimalista do Chrome em relação ao Firefox. Isso aliado a uma melhor performance deixa-me sem dúvidas quanto ao melhor browser para mim.