ShadowExplorer 0.4

9 Comentários

Antes de apresentar esta fenomenal ferramenta, quero elucidar os leitores sobre uma conhecida capacidade do Windows Vista, falo do Shadow Copy.

O Shadow Copy (VSS) é um fantástico recurso implementado agora também no Windows Vista. Começou por apenas estar disponível nas plataformas Windows Server; felizmente foi tomada a correcta decisão de ampliar a utilização do mesmo ao novo sistema operativo .

Mas afinal qual é a finalidade do Shadow Copy?

Superficialmente falando, é uma opção que diariamente fotografa o sistema criando cópias de tudo o que reside no Windows Vista. Estas cópias diárias incluem mesmo tudo, desde downloads, ficheiros retirados de CD’s ou DV’S, etc.. A copia diária é feita de forma incremental, actualizando somente a diferença do ponto anterior para o ponto actual, fazendo uma gestão inteligente do espaço ocupado.

Com esta ferramenta é possível recuperar documentos de todos os tipos que indevidamente, acidentalmente foram removidos do sistema; digamos que podemos viajar no tempo, recuar nas datas e procurar o ficheiro no seu estado original à data anterior à sua remoção.

Aposto que muita gente desconhece esta fantástica aplicação. Podemos ver neste vídeo um resumo sobre a construção da ferramenta assim como algumas das suas características.

Claro que já se falou bastante neste recurso. Lembro-me de se falar logo nos princípios da era Windows Vista, como sendo uma mais valia para um sistema operativo não dedicado a servidores, mas onde ouvi mais vezes falar deste recurso foi quando saiu o Mac OS X Leopard com o seu Time Machine.

Bom, embora a tecnologia esteja presente em todas versões do Windows Vista, apenas as versões Business, Ultimate e Enterprise têm acesso a esta informação através de um interface nativo, um interface desenhado de raiz, pela casa mãe, para o efeito.

Vemos no vídeo que disponibilizo o link em cima, os responsáveis pela criação da ferramenta a utilizar os recursos tanto a capturar como a restaurar os dados.

Mas nada está perdido. Se não conseguimos, nós utilizadores de versões Home Basic e Premium, activar estas cópias via ferramenta embutida de origem, recorramos pois então a aplicações de terceiros. É aqui que entre o ShadowExplorer.

Esta ferramenta faz o quê?
Faz o que deveriam fazer todas as versões do Windows Vista: apresenta as cópias dos ficheiros que o Windows vai fazendo. É super simples lidar com a aplicação, pois basta instalar, executar como administrador e abrir no menu em cima, sim aquele “drop down”…

… uma data onde terá os seus ficheiros em estado virginal nesse dia a essa hora.

Sugiro que instalem a aplicação, ShadowExplorer, que vasculhem nas cópias feitas, para recuperar qualquer ficheiro, apenas com o botão direito do rato façam Export, e terão o ficheiro conforme foi guardado.

Mas… se tiverem a versão Ultimate, Business ou Enterprice, instalada no vosso computador, dirijam-se ao menu iniciar e escrevam na barra de pesquisas:
Centro de Cópia de Segurança e Restauro.

Podem ver nesta imagem que fiz no meu Windows Home Premium, a versão pobre da ferramenta:

Agora no meu Windows Vista Ultimate o mesmo serviço mas já com outras opções…

Podem ver também a opção no menu de contexto que permite em cima de determinado ficheiro ou pasta visualizar o ponto de cópia feitos antes das alterações.

Tirando as diferenças de idioma, pois isso é simples de encontrar paralelo em português, verá que a ferramenta é simples de utilizar e não faz sentido não ser nativa em todas as versões.

Fica aqui a apresentação da tecnologia e da estrutura que o Windows dispõe para salvaguardar os seus dados. Quero também frisar que o sistema de cópias de ficheiros foi desenvolvido com a mesma tecnologia da cópias e restauro de sistemas, ferramenta que lhe recupera as aplicações.

Utilizando estes recursos poderá trabalhar mais tranquilamente, sabendo que o seu sistema olha por si. Para todos os que não vêem vantagens em migrar para o Windows Vista, aqui fica uma das muitas que pretendo dar a conhecer.

Licença: Freeware
Sistemas Operativo: Windows Vista
Download: ShadowExplorer 0.4 [656.38KB]
Homepage: ShadowExplorer

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexx
    Alexx

    Excelente dica. Resolve imensos problemas e é uma fonte de segurança para aqueles dias em que apago o que não devo … mais um exemplo de “serviço público” do Pleopleware.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas,

    Não há possibilidade de usar esta ferramenta no XP?

  3. Avatar de paulf
    paulf

    Muito bom esse sistema. Mas o TimeMachine do Mac OS X Leopard não necessita de um disco externo para fazer os backups?
    Ou funciona também nos mesmos moldes do sistema do Vista fazendo o backup no próprio disco rígido do computador?

  4. Avatar de António Soeiro
    António Soeiro

    Boas a todos.
    Não conheço a aplicação, mas quem quiser administrar as Shodow Copies do Vista pela linha de comandos tem aqui algumas dicas:
    vssadmin list shadowstorage – lista o espaço que estamos a usar
    vssadmin resize shadowstorage /on=c: /for=c: /maxsize=qualquer valorGB – redimensionar o espaço para o valor pretendido mas nunca inferior a 1GB
    Reparem que com o segundo comando podemos “mandar” as Shodow Copies para outro disco.
    Fiquem Bem

    António
    MCSE, MCT

  5. Avatar de Rolando Almeida

    A minha opinião como usuário do Vista Business é que este sistema em termos de backup é excelente. Com o sistema nativo deixei de ter problemas. Todos os dominogos, às 19 horas, basta-me ter o disco externo ligado ao portátil e o backup actualiza-se. Passei a usar o formato padrão do windows precisamente para aproveitar ao máximo esta ferramenta que me deixa dormir mais descansado. E não há nada como o sistema vir todo amanhadinho de origem!!!

  6. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Manuel:
    Não, porque não existe a função de base.

  7. Avatar de pedro
    pedro

    Por acaso não conhecia esta aplicação e desta a 1 vez que foi postado aqui no site utilizei e agora é a ferramenta que esta nos meus favoritos, é indispensável simples de usar e que faz muito jeito. 😀

  8. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    existe um programa, espetacular, para oxp que se chama Rollback RX. ele tira snapshots do seu sistema, voce pode administra-los, não ocupam o espaço que o restauurador de sistema do windows usa, em caso de pane total ele da o boot e te transporta ao estado que voce deseja…enfim uma maravilha….ó o link aqui

    http://www.horizon-datasys.com/

    a propósito, não é freeware….

    deem uma olhada e me falem ai, Vitor e cia……..

    bem haja !!!!!!!!

  9. Avatar de Xic0
    Xic0

    @Manuel,

    pelo que sei o WinXP Pro tem esta faculdade.

    Existe em serviços (services.msc);
    Tenta fazer na linha de comandos “vssadmin list providers”;