FreeBSD 7.1 Beta

21 Comentários

O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.

FreeBSD

O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.

Está disponível para as plataformas as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC-98 assim como para as arquitecturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64.

Licença: GNU
Download: FreeBSD 7.1 Beta [x86]
Download: FreeBSD 7.1 Beta [x64]
Homepage: FreeBSD

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio martins
    sergio martins

    Boas, por acaso isto tem live cd para exp antes de instalar ….?

  2. Avatar de Sepas
    Sepas

    Isto para um utilizador normal não é tao útil como um Ubuntu ou um Windows suponho não? Mas, como é baseado em Unix…Alguém que esclareca melhor isto sff 🙂

  3. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    Alguém me sabe informar se dá para correr o FreeBSD num PIII a 450MHz com 128MB de ram?
    Isto porque tenho alguns computadores já com uns anitos mas davam jeito só para trabalhar com um processador de texto, internet e pouco mais!
    Agradecido.

  4. Avatar de Ricardo Ferreira

    @Sérgio Martins

    Para correres o FreeBSD num Live CD, o melhor é recorreres ao FreeSBIE. O site oficial está em baixo, aqui fica um link para download:

    ftp://mirrors.isc.org/pub/FreeSBIE/2.0.1-RELEASE/

    Esta última versão é baseada no FreeBSD 6.1 e pode por isso estar desactualizada e conter alguns bugs.

    @Sepas

    Como disseste, o utilizador “normal” pode ficar assustado com as primeiras utilizações… 😉

    @Manuelito

    Verifica em:
    http://www.freebsd.org/releases/index.html

    Clica sobre “Hardware Notes” para a versão que pretenderes.

  5. Avatar de O SABIO
    O SABIO

    @Manuelito

    é melhor usares um linux… ubuntu ou fedora…. embora o free bsd tmb deve de correr na tua maquina…
    ou ainda podes instalar o xp e tirares os efeitos tdx…. incluindo a imagem de fundo..

    @Sepas

    este s.o. é para utilizadores mais avançados… o windows e o linux tambem sao baseados em unix….

  6. Avatar de JoAoZiNhO
    JoAoZiNhO

    alguem me pode arranjar esta versao so num dvd??? bigado….

  7. Avatar de António
    António

    “o windows e o linux tambem sao baseados em unix….”

    Que grande sábio tu me saíste 😛

  8. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    FreeBSD é boa malha :). É pena é não haver tempo para aprender tudo

  9. Avatar de jmtdstoc

    E SE não estou enganado o FreeBSD é a base sobre a qual foi construído o actual MacOS X.
    Alguém pode confirmar isto, ou não?

  10. Avatar de jmtdstoc

    Bom, a resposta à minha pergunta é afirmativa!
    O Darwin (base do MacOS X) é construído tendo por base o FreeBSD.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Darwin_(operating_system)

  11. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ jmtdstoc

    A base do Mac OS X é o XNU, em que este é derivado do BSD ( Berkeley Software Distribution).

    O FreeBSD também é derivado do BSD.

  12. Avatar de Sepas
    Sepas

    Acho que me vou aventurar nisto… Bem aprendi a mexer em vários “Linux’s” à custa do Google vamos ver se resulta neste. 😛

  13. Avatar de NT
    NT

    Broas ppl,

    Por acaso excelente sistema para que quer um computador para trabalho office/webdevel etc. Muito estável!

    @O SABIO
    Windows não é baseado em unix

    @Sepas
    Quem utiliza linux adapta-se muito facilmente a este sistema pois tem um ambiente de trabalho(KDE por defeito) e uma linha de comandos muito parecida, por exemplo ao Kubuntu.

    @Manuelito
    Deve correr, porém com lentidão. Se queres um S.O. para computadores mais velhitos tens um porreiro que é o puppy linux. O xubuntu também deve correr sem grandes problemas.

    Já agora, para quem mal sabe o que o FreeBSD é
    http://www.freebsd.org/projects/newbies.html

  14. Avatar de racoq
    racoq

    @Sepas

    Se queres experimentar um bsd fácil, usa o Pc-BSD que a sua mais recente versao ja traz o kde4., e é baseado no Branch estável do FreeBsd 7.
    Link => http://www.pcbsd.org/

  15. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O Windows não é baseado em Unix, mas contém pelo menos uma parte:

    A stack TCP/IP do Windows é baseada na do BSD…

    cumps

  16. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Pedro Silva

    pois o stack aquele que deu os problemas agora na bolsa de valores de londres.

  17. Avatar de philly
    philly

    Pela discussão toda, podem ajudar um amigo que quer fazer do pc algo mais do que simples IM, MP3 e alterar fundos de ambiente de trabalho? Eu uso windows, ou seja, tudo o pouco que aprendi sobre pc’s foi com este SO, mas estava a pensar em alargar conhecimentos, mas como sabem, é complicada a mudança. Quando um dia mexi na DLL errada, fui obrigado a formatar o disco, o que para um standart user foi complicado de reinstalar, visto que não tinha nenhum cd de instalação (eventualmente acabei por encontrar, mas não interessa agora). O que digo é que tenho noção do que uma partição no disco é (apesar de não sólida), tenho noção do que LiveCD é (por alto) e tenho noção que não quero ser mais um que compra um pc porque as teclas brancas são bonitas e porque vem com o Internet Explorer 8 que tem bonequinhos giros. Para tal, decidi pensar em instalar linux um dia destes e queria aproveitar o tópico para pedir ajuda.
    Desculpem a longa exposição e agradeço o tempo disponibilizado.

  18. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @philly
    Boas, o espírito é esse 🙂 já estás no bom caminho.
    Talvez seja melhor começares por usar uma máquina virtual como o vmware ou o virtualbox (eu prefiro o virtualbox mas podes testar os dois e decidir qual preferes).
    Com uma máquina virtual podes consolidar os conhecimentos que já tens e fazer as experiências que entenderes sem correres o risco de fazer asneira e ficares sem sistema operativo funcional.
    Podes testar instalar o windows e um linux e ver como corre, vais praticando até teres confiança suficiente para instalar windows e linux no teu disco físico. Mesmo depois de fazeres isto uma máquina virtual dá sempre jeito para testar todas as distribuições de linux que bem entenderes sem teres preocupações, no entanto aviso-te que fica mais lento (mas sempre é melhor mais lento que fazer borrada e perder o que se tem no disco ou ter de formatar o pc 😀 ).
    Boas experiências e quando tiveres dúvidas o google é amigo e podes sempre procurar ajuda no fórum do Pplware.

  19. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Nuno José

    Não sei onde leste isso, mas as notícias oficiais dos administradores do sistema foram que os problemas baseiam-se no facto do backend, do sistema, ser em sql server 2000 (WTF ???) e os programas (frontend) são basicamente escritos em C#.

    Dizem eles que agora vão migrar tudo para um sistema Linux e talvez DBMS Oracle, MySQL, DB2…

    Mais uma vez… se me pudesses facultar um link ou whatever, onde leste isso, agradecia 🙂

    cumps

  20. Avatar de philly
    philly

    @ROOKIE

    É o que irei fazer até porque já tinha ouvido falar nisso, obrigado.