Wine 1.4 – Correr aplicações Windows no Linux!

41 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Vamos conhecer as novidades do Wine 1.4

wine_00

 

Depois de mais de 20 meses de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Wine lançou mais uma versão estável, que se fez acompanhar por muitas novidades. O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

wine_01
Principais novidades do Wine 1.4
  • Novo motor DIB
  • Ligações áudio totalmente reformuladas (com base no modelo do Vista)
  • Drivers ALSA, OSS e CoreAudio foram totalmente reescritos
  • Possibilidade de usar o GStreamer para reprodução de áudio e vídeo
  • Suporte para ARM
  • Adicionados novos codecs para imagens, incluindo suporte para TGA e descodificação CMYK JPEG, BMP , TIFF, e PNG para SNIC
  • Suporte completo para o Microsoft Office 2010
  • entre muitas outras funcionalidades que podem ser consultadas aqui
Como instalar no Ubuntu?

A instalação do Wine no Ubuntu é muiito simples.Para tal basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine1.3

Nota: O pacote chama-se mesmo wine1.3 pois trata-se da versão de desenvolvimento. Para os utilizadores do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, o Wine 1.4 já se encontra nos repositórios.

Licença: GPL

Sistemas Operativos: Linux

Download: Escolha aqui a sua distribuição Linux

Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel R.
    Samuel R.

    Sabem me dizer se o suporte completo ao office 2010 inclui Visio e One Note? Estas duas aplicações me quebram um belo galho

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Alternativa ao Visio: OpenOffice Draw 3.0

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        ou o fabuloso DIA

        cmps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tenho de analisar esse por aqui 🙂

  2. Avatar de GreenTuxer

    O artigo devia era chamar-se “Como correr aplicações windows no Ubuntu”. Se um artigo é para Linux, generalizem mais o guia, caso contrário, sejam mais específicos no título, para indicar melhor o conteúdo do artigo.

    Não se esqueçam que muita gente vai mesmo tentar apt-get, mesmo que usem outras distribuições. E não se esqueçam também que, conforme a distribuição, as dependências e conteúdos de repositórios são diferentes.

    Não digo para falarem de todas as distros, mas serem mais generalistas apenas.

    É uma crítica constructiva, espero não ser mal interpretado.

    1. Avatar de Pastor Recordista

      Também acho! Porém o Ubuntu já foi tomado como base, e quase todos os artigos são escritos baseados nele.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, tem sido essa a nossa base…assim como redhat. Mas qualquer help que precisem é só dizer.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas @GreenTuxer
      O titulo que indicas foi o que sempre usamos. Hoje quisemos mudar um pouco e não vejo porque implicar…acho que está claro (my opinion)
      Quanto à instalação em outras distribuição é so aceder ao site…alguma duvida que tenham é só perguntar que ajudamos.

    3. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      GreenTuxer, tens no final do artigo um link para a respetiva distro, “Escolha aqui a sua distribuição Linux”, é só lá ir e fazer o download respectivo, :-).

  3. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Se é a versão 1.4, porque razão a última linha: sudo apt-get install wine1.3???

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      E no repositório do OpenSuse também só tem a versão.

    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      Na última linha do artigo tem lá esta nota:
      “Nota: O pacote chama-se mesmo wine1.3 pois trata-se da versão de desenvolvimento. Para os utilizadores do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, o Wine 1.4 já se encontra nos repositórios.”
      😉

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Arlindo, ai ai ai, não leste o artigo, até la meti uma nota 🙂

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    “Suporte para ARM” WOW!

    Ja estou a ver aplicações do windows a correr em Ubuntu nos tablets e smartphones android

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, para mim a GRANDE funcionalidade 🙂

      1. Avatar de s-k
        s-k

        x2

        A primeira coisa que pensei foi no “Ubuntu for Android”. 🙂

        Mas fiquei com uma dúvida…

        “O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.”

        Vai ser possível executar programas x86 em “máquinas” com processadores ARM através da “tradução” do wine??? (É claro que haverá sempre algumas limitações). Ou esse wine para ARM só funcionará com futuros programas para o “Windows 8 ARM”?

        Cumprimentos

        1. Avatar de Pedro Pinto

          O “Ubuntu for Android” é outra coisa :)…uma boa ideia da Canonical!

          1. Avatar de s-k
            s-k

            Sim… mas agora que o wine tem uma versão ARM, já pode rodar no “Ubuntu ARM” que foi utilizado no “Ubuntu for Android”. Mas será que roda aplicações x86? era essa a minha dúvida.

            Cumprimentos

          2. Avatar de Diogo Santos
            Diogo Santos

            Não. Isso não é possível. O suporte Arm quer dizer que pode ser instalado em maquinas arquictectura ARM (maior parte dos novos smartphones / tablets) etc, e correr aplicações windows que foram compiladas para ARM tb.
            Um exemplo desta funcionalidade: correr aplicaçoes windows 8 ARM no raspberry pi.
            Mais info: http://wiki.winehq.org/ARM

  5. Avatar de maurycio
    maurycio

    “Experimentem intalar o Office 2010” 😀
    Será que dá para instalar o Office 2010 sem problemas?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, na boa. Temos aqui um tutorial com o PlayOnlInux para o Office 2007 – https://pplware.sitedev.pt/linux/instalar-o-office-2007-no-ubuntu-9-10-facil/

      1. Avatar de maurycio
        maurycio

        Fixe. Perguntei, porque há uns bons tempos atrás tentei instalar o Office 2007 e não deu. A versão do Wine també era outra 🙂
        Obrigado Pedro.
        Continuação do excelente trabalho

  6. Avatar de kilho
    kilho

    sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa<
    deve ser sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa :p

  7. Avatar de Régis "Tears of Corrosion"

    Amigos no Debian Squeeze há algum procedimento específico? Ou o Repositório Oficial do Wine já me dá suporte..?

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite , confirmo que se instala o Office 2010 sem qualquer constrangimento , desta vez esta versão Wine vem mais requintada , já experimentei instalar também o magic iso que não dava na anterior versão agora já dá e funciona mesmo a virtualização .

    Cumprimentos

    Serva

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Era bom que desse para todas as aplicaçoes windows, tipo sql server , talvez um dia cheguem lá.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      MySQL?Esntre dezenas de outros, porque SQLServer?

      cmps

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Muito simples , porque existe aplicaçoes que só funcionam com sql server.

  10. Avatar de exemplo
    exemplo

    office 2010 funciona a 100%?

    e o

    office 2007 funciona a 100%?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      O Office 2007 funciona bastante bem há ja algum tempo. Ainda não encontrei nada que não conseguisse fazer comparado com uma instalação nativa no windows. Que me lembre tb nunca tive um “crash”. O office 2010 nunca experimentei. É uma questão de experimentares 😉

  11. Avatar de Dluis
    Dluis

    Boas,

    Existe forma do linux correr asp.net ?

    Cumps

    1. Avatar de exemplo
      exemplo

      Acess acho que tem grandes problemas mas o melhor é ver no site do wine!

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Todas as ferramentas do office funcionam , sei pouco de Acess e não criei nenhuma base de dados com o Linux , mas abre na boa e eu diria que se o Excell dá para usar formulas e macros como fazemos no , o Acess também deve de dar .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de exemplo
      exemplo

      “Todas as ferramentas do office funcionam”. Isso é uma grande mentira! Há uns 6 meses instalei o wine o pp tinha problemas e outlook nem da para abrir. Para veres que o funciona ou não basta ir ao site do wine.

  13. Avatar de Serva
    Serva

    Queria dizer como fazemos no Windows , as minhas desculpas

    Serva

  14. Avatar de Dani_g
    Dani_g

    Boa tarde, desculpem a minha ignorância,mas será possível instalar esta aplicação no MACBUNTU?
    Bom fim de semana…

    1. Avatar de ricardo pereira

      é so fazeres como no ubuntu

  15. Avatar de Blizard

    Alguém testou o sql server?
    Nas últimas versões não funcionava…

  16. Avatar de glauton

    Cara aqui onde eu moro a internet o horrivel mas eu tenho baixado o wine 1.3 e o 1.4 tem alguma forma de ser instalado manualmente sem envouver a internet pq aqui eh impossivel direto na internet espero q alguem mi ajude procurei por todo canto e naum achei espero resposta