Gnome-Pie 0.5 – Um laucher fantástico para o Gnome

13 Comentários

Quando vimos um tema, uma doca ou um widget espectacular num computador temos sempre tendência em saber qual o nome da aplicação que permitiu criar tal efeito. Nos dias de hoje são muitas as aplicações que permitem dar um toque de elegância aos nossos sistemas operativos e exemplo disso é o recente Gnome-Pie.

gnome_pie_0000

O Gnome-Pie foi desenvolvido por Simon Schneegans e segundo o próprio autor “esta aplicação foi inspirada no no add-on O-Pie que foi desenvolvido para o jogo Word of Warcraft”. O Gnome-Pie é um excelente laucher para Gnome, que permite dispor as aplicações no desktop tendo associado um conjunto de efeitos fantásticos. gnome_pie_02

Vamos ver o Gnome Pie em acção

Como instalar o Gnome-Pie 0.5 no Ubuntu?

Para instalar esta excelente aplicação no Ubuntu, deve abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:simonschneegans/testing
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-pie

Depois de instalado basta executar o gnome-pie

gnome_pie_00

Será disponibilizado um ícone na barra superior e carregando com o rato sobre o mesmo podemos aceder as preferências da aplicação. Como podemos ver pela imagem seguinte, o gnome-pie disponibiliza vários temas com efeitos fantásticos.

pie_00
Novidades do Gnome-Pie 0.5
  • Disponibilização de novos temas
  • efeito wobble adicionado a todos os temas
  • Sub-Pies são agora abertos na localização original (do Pie)

Mais novidades aqui

Atalhos pré-criados para usar o Gnome-Pie

Utilizar o Gnome-Pie é bem simples.  Para tal, são disponibilizados por omissão 6 atalhos que permitem aceder a funcionalidades dentro do próprio sistema.

  • Sessão: <CTRL><ALT> Q
  • Multimédia: <CTRL><ALT> M
  • Aplicações: <CTRL><ALT> A
  • Favoritos: <CTRL><ALT> B
  • Janela: <CTRL><ALT> W
  • Menu Principal: <CTRL><ALT> ESPAÇO

Exemplo de acesso ao menu principal

gnome_pie_03

O Gnome-Pie é um aplicação que impressiona qualquer um, uma vez que torna o nosso desktop muito dinâmico e com efeitos muito giros. Experimentem e digam-nos o que acharam!

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Santos

    Parece-me atraente… vou experimentar!

    O meu Windows 7 andava a arrastar-se… chegou a altura da formatação, mas desta vez decidi dar oportunidade ao Ubuntu. Está aqui a bombar, como sistema principal.
    Impressionante, tenho uma pen bluetooth que não dava no W7, porque não consegui drivers, mas mal liguei ao Ubuntu, ligou de imediato e sem pedir nenhumas drivers. Isto é muito fácil de usar. Instalar programas é como no Android, é só escolher, carregar no botão e já está. Não tenho que gramar anti-virus, há software para tudo e mais alguma coisa e o melhor de tudo, é aquilo que os críticos “esquecem-se”, é de borla! Sim, porque em tempos de crise é muito importante!
    Um abraço!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, o Ubuntu actualmente faz tudo o que os outros fazem. É so uma questão de saber trabalhar com ele.

    2. Avatar de jpng81
      jpng81

      cuidado com o ubuntu… é que depois não queres outra coisa. 😀

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Neste momento estou a testar o backtrack 5 – R2…outros mundos…está fantástico!

      2. Avatar de Santos

        Sim, isto ainda está apenas a aquecer!

    3. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      O android é que é como o ubuntu 😀

  2. Avatar de Serva
    Serva

    Esta aplicação é soberba , Pedro andas noutros mundos ??? .. olha que tens responsabilidades e muitas , só em segredo também fiquei com o apetite aguçado e anda a dar umas voltas .

    Abraço

    Serva

  3. Avatar de Corporium
    Corporium

    Não sei que raio vocês fazem para pôr windows 7 a arrastar…está muito bom em termos de performance pois passa a vida a desfragmentar…tenho um instalado há 1 ano e a funcionar 24/7 e está perfect…e só o formatei porque estava atulhado e o queria deixar limpo, senão ainda o tinha há mais tempo sem formatar ^^. Quanto há questão ou neste caso há minha sugestão para este programa e outros…deixem tb os comandos para se desinstalar as apps linux caso queiramos.

    Quanto ao meu comentário sobre esta…está BRUTALLL :D.

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      É fácil, na linha de comandos escreve:
      sudo apt-get remove “nome_do_programa”

      Neste caso: sudo apt-get remove gnome-pie

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Infelizmente tenho de gramar o W7 no trabalho, arrasta-se, mas claro para um utilizador linux qq coisa q fique um pouco mais lenta começamos a desesperar, diga-mos somos mais exigentes talvez demais.

  4. Avatar de Claudio
    Claudio

    Gostava de saber se as aplicações que correm em W7 correm em Ubuntu… Desculpem a minha pergunta mas tou tentado a meter o ubuntu como segundo OS

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      http://appdb.winehq.org/

      Vê aqui quais as que correm no emulador wine. Mas sinceramente tenta usar programas nativos que façam o mesmo.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Obrigado Nuno,

        Os programas que falo são programas de trabalho específicos da área (ArcGIS, IDRISI, eCognitions)…