IUC vai aumentar já em 2026? Saiba o que diz o Governo

31 Comentários

O Imposto Único de Circulação (IUC) é um tributo anual que todos os proprietários de veículos matriculados em Portugal estão obrigados a pagar. Circula a informação que o imposto vai aumentar. Mas será mesmo assim?

IUC vai aumentar já em 2026? Saiba o que diz o Governo


IUC vai manter os mesmos valores

Muito se tem falado sobre o IUC, sobretudo porque, em fevereiro de 2026, todos os veículos passarão a pagar este imposto nesse mês, deixando de o fazer no mês da matrícula, como acontecia até agora. Isto quer dizer que alguns condutores têm de pagar o IUC duas vezes num espaço curto de tempo.

No entanto, esclarecida esta parte, circula agora a informação que o valor do IUC vai aumentar.

IUC vai aumentar já em 2026? Saiba o que diz o Governo

Segundo o Governo português, não vão ser alteradas as taxas do IUC, ou seja, os valores base vão manter-se.

Perante a circulação de informações falsas, designadamente nas redes sociais, importa esclarecer que o Governo não vai proceder a qualquer aumento do IUC para veículos anteriores ou posteriores a 2007

Assim, a forma de cálculo manter-se igual ao do ano passado. De relembrar que para os veículos matriculados antes de julho de 2007, o valor do imposto é determinado exclusivamente pela cilindrada e pelo tipo de combustível. Para os automóveis registados após essa data, o cálculo inclui também fatores ambientais, como as emissões de CO₂, o ano de matrícula e o tipo de combustível, aplicando uma tributação mais elevada aos modelos com maior impacto ambiental.

Leia também…

IUC: Se pagar em dezembro de 2025, tem de pagar em fevereiro de 2026?

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    Se fosse só o IUC estavamos safos, mas, ano novo aumentos novos… mais do mesmo!! enfim!!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Aqui e no mundo inteiro, ou pensavas que os tugas tinham comprado o exclusivo da inflação?

      1. Avatar de Julio
        Julio

        Não é um problema da inflação.

        Se os preços subissem de acordo com a inflação, estavam 6x mais baixos.
        O que se trata é de desestablização de mercados, terrorismo imobiliário, canibalismo monetário,e por ai a fora.

        Casa de bichos, e ptas no fundo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Uma coisa são impostos, não podem subir acima da inflação.
          Bens de consumo, stocks ou bens imobiliários têm os seus próprios factores macro económicos que provocam subidas ou descidas, a inflação não é chamada para esses casos.
          Vocês confundem tudo, não aprendem a viver no mundo como ele é, perdem mais tempo com lamúrias do que a lutar para vingar

      2. Avatar de anon
        anon

        se as coisas aumentassem conforme a inflação não estava muito mau… há produtos que de um ano para o outro estão 100 e tal, 50 e tal % mais caros (o azeite e afins nem se fala, é só ridículo), enquanto que a inflação está abaixo de 3%…

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Ainda falta validarem as tabelas de IVA. É que há 6920 milhões de euros, a mais, no valor do IVA, que o governo ainda não explicou. Contando com os 2,6% a 8,5%, que são as previsões de crescimento, do PIB, previstas no orçamento, há 6920 milhões, acima do que, uma subida dessas, iria dar, em IVA. Por isso, vão mudar, produtos, nas tabelas, para obterem esses 7000 milhões. Falta saber quais serão e se serão públicos ou serão os contabilistas a verem 450000 produtos, a mudar de taxas e alterarem programas informáticos, a tempo de 1 de Janeiro, 2026.

  2. Avatar de mamba
    mamba

    Ainda bem. Mas acredito que é apenas uma questão de tempo. Já o governo anterior Xuxialista queria aumentar brutalmente o IUC e apenas não o fez porque o governo foi abaixo.

    Estes? Este ano não o fazem.. Mas dentro de dois, três ou quatro? admirava-me era se não o fizessem.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lógico que o vão fazer, pensas que os impostos podem ficar estagnados enquanto a inflação aumenta?
      Vocês devem viver na fairyland

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O governo actual precisa de 9300 milhões de euros, para não ter deficit, acima do que está previsto, no orçamento apresentado. Imagine lá onde é que o governo irá buscar isso (e acreditando que a economia pode disparar 3,94%, como lá está previsto, quando 100%, das entidades assumem 1,6% como “óptimo”).
      O IUC vai mudar (novos impostos sobre EV e 50% a 80000% de aumentos) para 2027, conforme a cilindrada e ambiente. Para 2026, não há tempo de alterarem a legislação. É que o valor será calculado, com base nos dados, a 31 de Dezembro, de 2025… ora aí ainda está, em vigor, a lei actual.
      É esta a razão, que 9000 milhões de perfis online, não refere. E o governo ouve aplausos de 20 horas, seus, quando anuncia “IUC não vai aumentar, em 2026, porque não vamos alterar a lei”.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Tenho 4 carros electricos. O mais barato custou-me 76.000 euros. Pago ZERO de IUC 🙂

    1. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      para já 😉

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já pagas o suficiente pelo tempo que ficas à espera do carregamento dentro do carro a olhar para o telemóvel e a pensar “que grande seca”

      1. Avatar de Anung
        Anung

        ERstão sempre carregados, é o empregado que os carrega.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          E levas o empregado de viagem contigo? Depois vais para a colibri enquanto ele fica a ver a barra de progresso, além da seca apanhas uma cganeira do pastel de nata

    3. Avatar de Nem eu seiNem eu sei
      Nem eu seiNem eu sei

      Grande campeão

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Por agora… para 2027 pagará 160 euros a 98000 euros, conforme a capacidade da bateria. E em 2028, sobe 290%.

    5. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ema o pai natal passou mais cedo este ano?
      Espero que utilizes pilhas recarregáveis tanto para os carros como para os comandos deles 🙂 🙂 🙂

    6. Avatar de PORSCHE HATER
      PORSCHE HATER

      É só PORSCHES MACAN E TAYCAN em casa…

    7. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Deixa-me adivinhar, tens 4 carros elétricos para poderes fazer viagens mais longas sem a necessidade de carregar hah ahahhahah h ah ahah a hah ha ah. Assim que a carga de um estiver a terminar, entras noutro dos teus carros e continuas viagem hah ahh aha hah ahh ah aha h

      1. Avatar de Anung
        Anung

        baaateerrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!

    8. Avatar de Anung
      Anung

      JL? Realista? Venham dar-me uma ajuda que eles querem-me!

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Não faz diferença se é PS ou PSD, estes gajos estão sempre a roubar o povo.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Podes acrescentar mais partido nisso, o estado não gera riqueza, apenas distribui, uns dirão que justamente ou dizem o contrário o importante a reter é, o que muda é a cor do balde e as moscas em volta o resto é tudo a mesma mer…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Se for um estado comandado pelos capitalistas faz mais do que isso. Paga ajudas de estado aos negócios dos capitalistas com impostos sobre o trabalho pagos pelos 50 ou 60% de baixo.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Dá lá um exemplo de um país exempler!

    2. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Deixa lá os partidos e olha para quem manda, os USA não querem cá mudanças nem distribuições de riqueza nos outros países senão os americanos comuns ficavam logo para trás e os oligarcas seria obrigados a contribuir, preferem muitos e burros e riqueza concentrada numa elite.

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    O IUC de antes de Julho/2007 não passa de um esquema mafioso. Basta ver que nas tabelas dele um bmw série 7 3.0 diesel paga menos que um megane ou Toyota Corolla 1.4 a gasolina do mesmo ano. Não foi boa ideia o pessoal do proletariado e classe terem-se sublevado para defender aquilo. Foi a burguesia exploradora a classe que mais beneficiou dele.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Na comunolândia não vos ensinam a pesquisar?

      Até Junho 2007
      730d – 72,26 euros
      Corolla 1.4 gasolina – 64,40 euros

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Segundo li algures, o UK está a pensar introduzir aos EV um pagamento por milha percorrida, para compensar ausência de outros impostos.

    Ou seja, quantos mais EV existirem, mais depressa acabam as borlas.

  7. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Deviam aumentar 500% para os elétricos pois andam a espalhar radiação e a estragar o pavimento devido ao peso elevado.