Especialistas pronunciam-se: esta é a distância mínima a que deve dormir do router Wi-Fi

24 Comentários

Será aconselhável manter o router Wi-Fi ligado durante a noite? E que consequências pode ter para a saúde, se é que as tem, ter a cama demasiado perto dele?


Preocupações exageradas?

Na verdade, trata-se de um tema recorrente. É seguro e recomendável dormir junto ao router Wi-Fi? Pode o seu sinal afetar o descanso ou até a saúde?

Bom, ciclicamente, esta questão preocupa muitos utilizadores, e os especialistas abordam-na, por vezes, de forma demasiado ambígua, sem que pareça existir uma resposta totalmente clara e definitiva.

Contudo, os especialistas parecem estar a afinar os seus critérios. Por outras palavras, agora já se comprometem com uma posição mais concreta.

Um novo estudo procurou trazer alguma clareza ao tema e até respondeu à grande questão: qual deve ser a distância mínima a que é aconselhável dormir do router Wi-Fi?

Onde colocar o Wi-Fi para não afetar o sono

A maioria dos especialistas concorda que a radiação emitida pelos routers Wi-Fi não é perigosa. Ou seja, não é preocupante para a saúde humana, pois é considerada “não ionizante”. Mesmo a Organização Mundial da Saúde defende que não há evidências sólidas de que possa haver efeitos ou consequências graves.

Ainda assim, recomenda-se alguma precaução, sobretudo no que diz respeito ao descanso. Porquê esta aparente contradição? Segundo alguns relatórios, a exposição prolongada pode estar associada a perturbações do sono, especialmente em pessoas mais sensíveis, com tendência para insónias.

De acordo com a ICO Optics, a distância mínima aconselhável para dormir em relação ao router Wi-Fi é de cerca de 3 metros. Desta forma, minimiza-se a exposição aos campos eletromagnéticos (EMF). Para pessoas particularmente sensíveis, recomenda-se uma distância de cerca de 6 metros, e para crianças, ainda maior: entre 9 a 12 metros.

Os especialistas explicam também o motivo destas recomendações. Baseia-se na lei do inverso do quadrado aplicada aos sinais Wi-Fi: ao duplicar a distância em relação à fonte, a intensidade da radiação reduz-se para um quarto.

Em termos simples, ao afastar o router alguns metros da cama, reduz-se substancialmente a exposição ao sinal sem fios.

Os especialistas falam em “higiene digital”

Não é a primeira vez que os especialistas destacam as vantagens de desligar o Wi-Fi durante a noite, enquanto se dorme. Também recomendam evitar a presença de vários dispositivos sem fios, tablets, telemóveis, consolas e outros,  demasiado perto da cama, já que todos emitem sinais e estímulos adicionais. A este conjunto de práticas chamam “higiene digital”.

Por vezes, o problema nem está tanto na tecnologia em si, mas na componente psicológica. Desligar-se conscientemente da tecnologia é também uma forma de relaxar e descansar melhor, que, no fundo, é o verdadeiro objetivo.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu durmo com um na mesinha de cabeceira durmo como uma pedra á mais de uma década…

    1. Avatar de Jito
      Jito

      Como um calhau

    2. Avatar de maxim
      maxim

      há* =)=)=) será do router?

    3. Avatar de Rui Borges
      Rui Borges

      Eu durmo com o meu debaixo da almofada para ter sonhos com fibra 10gigabit

      1. Avatar de Técnico Meo
    4. Avatar de Julio
      Julio

      Pois por isso é que tens a cabeça feita num 8, parece uma ventoinha!

      E secalhar também apanhas a radiação dos carros electricos, não?
      dev ser só cancro..

    5. Avatar de Filipe
      Filipe

      Dormir como uma pedra não quer dizer rigorosamente nada… Como é que você sabe realmente a qualidade e descanso do seu sono e do seu cérebro?

  2. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    O artigo inteiro sobre opiniões de “Especialistas” – porém sem citar o nome de um único sequer…

    1. Avatar de Vítor M.

      Estão nos links, com artigos científicos. Custa alguma coisa dar um clique nos links?

    2. Avatar de FM
      FM

      Da uma trabalheira clicar nos links e ir ler, investigar, pensar puxar pelos neurónios…arre que o pessoal, hoje em dia, só gosta de “comer o que já esta mastigado” para enfiar tudo pela goela abaixo.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    É obrigatório é pintar o quarto com tinta anti EMF… Quem mora em prédios não chega á reforma… Secalhar o objetivo é mesmo esse…

    1. Avatar de eunaovinada
      eunaovinada

      Onde compro isso em Portugal? E para os de alta frequência como os paras?

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Em Portugal não há. Tens de comprar na Europa, como por exemplo Alemanha. Uns gozam, outros vêm isto com bem-estar e um investimento na saúde…

  4. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    O meu fica a 2 metros.
    Ou afasto a cama, ou começo a dormir, ao contrário XD

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    Então e o 5g que até tenho melhor sinal no quarto que o WiFi ?

  6. Avatar de Anacletozinho
    Anacletozinho

    E quem usa powerline, mdsh ou outro?

    1. Avatar de DigitalDetox
      DigitalDetox

      As powerlines criam um efeito gaiola, mais acentuado que as linhas eletricas em uso normal.

  7. Avatar de Simão
    Simão

    Sinceramente não sei quem é que tem o Router ao pé da cama……
    Quanto muito poderá estar “perto” pois se estiver na Sala ou quiçá escritório e está perto pois está do outro lado da parede.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Então vem este cientistas fazer um estudo e fazer recomendações por causa do router perto de nós!
    Porque não vão fazer um estudo nos prédios que estão cheio de antenas e cabos!? sabem é muito!
    isso já não faz mal a saúde!!?
    Até postes de antenas no terro ao lado de uma casa!
    Vão enfiar o estudo no sitio que cá sei!
    E quem deixa o telemóvel perto de nos com o wi-fi ligado ou o dados moveis!?
    Não interessa?

  9. Avatar de Dei
    Dei

    Eu desligo o router. Para quem mora em apartamentos é um pesadelo quando os vizinhos têm repetidores na zona dos quartos.

    1. Avatar de João
      João

      Igualmente, os meus routers são desligados à noite.

  10. Avatar de V@
    V@

    Mas custa alguma coisa montar uma gaiola de Faraday em torno do leito? ehehheh

  11. Avatar de Tieta do Agreste...
    Tieta do Agreste…

    Depois reclamam porque a inteligencia artificial fica neurotica ou inventa coisas. Quanta baboseia esse post, preocupacoes desnecessarias. Cuidado heim, daqui a pouco AIDS vai pegar pelo ar ou pela vias auditivas. Daqui a pouco alguem vai dormir do lado do roteador e acordar sem braço ou cozinhado e careca pelo radicao heim. Que perigo heim! Parece igual aquele pessoal sensasionalistas de antigamente preocupados com radiacao do celular faz mal para o cerebro e que até fazia um posto de abastecimento pegar fogo na “teoria” tento que desligar quando for abastecer combustivel. É no minimo comico tamanha a preocupacao. To ate com medo dessa coisa “inofeniva” chamada de roteador a partir de agora kkkk.. Tem tanta coisa mais preocupante e mais grave nesse mundo acontecendo, e pessoal preocupado mirando na formiga nos milliwaves de potencia kkk de tao paranoico estao… Acho que o Putin nao deve estar nem dormindo depois dessa noticia, deve ter abalado o psique dele rsrsr