Afinal, há mais! Governo vai reforçar o programa E-Lar com novos cheques

13 Comentários

Após estar disponível por um período muito curto, devido à elevada procura, o programa E-Lar, de apoio à troca de equipamentos a gás por equipamentos elétricos mais eficientes, será reforçado. Novo período de candidaturas já tem data marcada!

Boca de fogão a gás

No sentido de transformar as habitações em espaços mais sustentáveis, confortáveis e energeticamente eficientes, através da integração de soluções inteligentes de gestão de energia, o Governo Português abriu um programa de apoios, de nome E-Lar.

Após grande procura por parte dos consumidores, que levou a que a verba disponível esgotasse em cerca de uma semana, o Governo decidiu alocar mais 51,5 milhões de euros ao programa E-Lar.

Portugueses terão nova oportunidade para usufruir do programa E-Lar

O programa E-Lar permite substituir fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos equivalentes elétricos de classe energética A ou superior.

As candidaturas online, através do site do Fundo Ambiental, deverão arrancar no dia 2 de dezembro, segundo avançado pelo Correio da Manhã.

O anúncio oficial deverá ser feito, esta terça-feira, pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, no Parlamento, no âmbito das audições da discussão do Orçamento do Estado para 2026.

Lançada no dia 30 de setembro deste ano, a iniciativa começou com uma dotação de 30 milhões de euros e, em apenas seis dias, recebeu cerca de 40 mil candidaturas.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Como sempre as ilhas nao fazem parte de Portugal !!!!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      São regiões autónomas, com orçamento próprio…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        “autónomas”…. 🙂
        Já beneficiam de outras coisas…

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Poupam 8000 milhões de euros, quer mais?
      Já foi tempo de cobrarem 1 euro por cada 900 milhões de euros, de lucro, para as empresas, lá sediadas. Dava 792000 milhões de euros… curioso que nunca se falou de como eram usados os 1530 milhões, que a Madeira (e Açores) chegaram a receber, anualmente.

  2. Avatar de Pedro Miguel Tavares
    Pedro Miguel Tavares

    E muitos dos primeiros vouchers vão ficar por utilizar, tal são as despesas que se tem que pagar.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tem um prazo, terminando o prazo, passa para outra pessoa. Tudo vai depender da empresa, algumas cobram 1001 coisas, outras não.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Quem pede, tem de escolher a loja a usar. Já lá devia ter ido, ver preços (e condições). Só depois pedir vouchers.
        É daí que 98,5% (38,56 milhões de euros) já usados, foram por agregados familiares com 6700 euros (ou mais) de rendimento mensal. Dos pobres, ainda mal passaram dos 25%.
        Deste novo pacote, 100% devem ir para quem ganhe 130000 a 800 milhões de euros, anuais. Ou para construtores, que usam dados de trabalhadores, em grupos de 2000, para mobilar apartamentos novos, cobrando 45000 euros, pelos electrodomésticos e armário, recebendo 1100 euros, das ajudas do governo… sendo lucro, para o empresário. Vá, dá 100 euros, a quem o deixou usar, a identidade. Governo não previu estes abusos, porque não quis.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O erro destes programas e outros é permitir acesso a todos, inclusive a quem não precisa. Quem tem boas condições económicas, e aproveita a ajuda que nem precisava. Um pouco como a ajuda no combustível, em que recebia o dinheiro mesmo que nem tinha carro.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Quem os pede, já se devia ter informado. Daí que 97%, do valor, já usado, foi para agregados com 6700 euros, de rendimento mensal. É que dos mais ricos, 98,5% já foi usado. Dos pobres (abaixo de 2500 euros de salário mensal) só 25,1% foi usado.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Lá vem o Manel dos milhares e dos milhões e muitos zeros!
        Só gostava de saber onde andas a consultar essa informação na sua maioria fantasiosa?
        É mesmo só produto da tua cabecinha?
        Ou tem alguma ajuda extra?

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Já não vai a tempo da Black Friday!

  4. Avatar de daniel
    daniel

    mais subsidios

  5. Avatar de MR
    MR

    Desta vez o progama dura um ano ja que o primeiro foi a gamar agora vai durare..