IUC: Se pagar em dezembro de 2025, tem de pagar em fevereiro de 2026?

85 Comentários

O Imposto Único de Circulação (IUC) é um tributo anual que todos os proprietários de veículos matriculados em Portugal estão obrigados a pagar. Como já revelamos, o IUC tem novas regras. Mas será que quem paga em dezembro de 2025, tem de pagar em fevereiro de 2026?

IUC: Se pagar em dezembro de 2025, tem de pagar em fevereiro de 2026?


Alguns condutores têm de pagar o IUC duas vezes num espaço curto de tempo…

A resposta é Sim! Em fevereiro de 2026 todos os carros vão pagar o IUC. Isto quer dizer que alguns condutores têm de pagar o IUC duas vezes num espaço curto de tempo.

De referir, no entanto, que em 2026, os proprietários de veículos terão a possibilidade de pagar o IUC em duas prestações: a primeira até ao final de fevereiro e a segunda até ao final de outubro.

Esta opção aplica-se apenas a quem tiver um imposto superior a 100 euros. Nesses casos, o pagamento pode ser feito na totalidade até ao final de fevereiro ou dividido em duas partes iguais, facilitando o cumprimento da obrigação fiscal.

Partilhar:
Tags:

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Quem se queixa, que não tape o plafond do cartao de crédito em Dezembro.

  2. Avatar de José
    José

    Seria engraçado que, para “facilitar”, toda a gente comprasse o carrito em Janeiro/Fevereiro…

  3. Avatar de Max
    Max

    Convinha ter esclarecido o ano a que respeita cada pagamento.
    Em dezembro de 2025 paga-se o IUC do ano de 2025; em fevereiro de 2026 o IUC do ano 2026 (a menos que o dividam entre fevereiro e outubro; em fevereiro de 2027 o IUC de 2027.
    Noutro post já dei para o peditório “a lei diz que se paga o IUC por um ano – se paguei depois de fevereiro de 2025 é ilegal quererem que pague em fevereiro de 2026!”. Não, a lei dizia que se pagava o IUC – do respetivo ano – no mês de matrícula, e passou a dizer que, a partir de 2026, se paga em fevereiro (ou fevereiro-outubro).
    Como em tudo, é no momento de início/fim, em que se alteram os procedimentos que há diferenças. A partir de fevereiro de 2026 volta-se ao pagamento de 12 em 12 meses.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pode passar é o aumento de 95%, previsto no orçamento de estado, para carros não eléctricos. É que o governo espera 3320 milhões de euros, de IUC, quando, em 2025 previa 1690 milhões. Até agora, ninguém explicou, se já venderam 800000 carros, em 2025, para cumprir aquela previsão.

      1. Avatar de JL
        JL

        800 mil carros em 2025 ? Ou será que foram 800 mil milhões ?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        800.000 carros? Mas perguntaste ao Vidente de fafe???

        “Em Portugal, foram matriculados 256.092 veículos automóveis no total, de janeiro a setembro de 2025. “

  4. Avatar de Feliz100Ti
    Feliz100Ti

    Não faz sentido terem escolhido Fevereiro até porque a malta rebenta o dinheiro todo no iPhone em Dezembro, depois nessa altura não tem dinheiro para comer e para o IUC

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pior: é a altura de pagar as viagens de finalistas, 10000 euros, por aluno do 7 ao 12 ano e 25000 euros, para alunos universitários.
      Lá vamos ver o valor, em dívida, disparar 400%, só entre Janeiro e Fevereiro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Uaaauu que alunos sortudos, fazem viagens de finalistas fora da altura e ainda podem dar umas poucas de voltas ao mundo com tanto dinheiro.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Pela boca de uns vendem-se 800.000 carros num único ano em Portugal, pela boca de outro pagam-se 25.000 euros para um aluno ir passar uns dias fora….Porra…há mesmo imensos milionários em Portugal e eu nem sabia

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por isso mesmo não escolheram Janeiro, seria a primeira escolha. Logo para começar o ano, arrecadar o IUC, mas tiveram pena do pessoa que estoira o dinheiro todo no Natal e Ano Novo, e ainda quer gastar algum nos saldos, então passaram para fevereiro, que é um mês que ninguém desconfia.

    3. Avatar de RAVEN
      RAVEN

      Fundos para pagar o IRS ao povo???

    4. Avatar de Rodasfast
      Rodasfast

      O infeliz preocupado com a vida dos outros , se feliz e siga a sua vida

  5. Avatar de RodrigoP
    RodrigoP

    Grande Montenegro.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uma jogada para sacar dinheiro ao povo…..r uma vez mais prova se que a igualdade de direitos nao é para todos…quem pagou em Janeiro passado e volta a pagar em Janeiro usufruiu do ano que pagou o imposto…quem paga agora vai pagar algo que nao vai usufruir!!! Um ano de borla dado ao governo

    1. Avatar de Max
      Max

      Quem pagou em janeiro de 2025 paga em fevereiro de 2026 e em fevereiro de 2027 – paga 3 anos do imposto
      Quem pagar em dezembro de 2025, fevereiro de 2026 e fevereiro de 2027 – paga 3 anos de imposto.
      Não era “paga, à cabeça (no mês de matrícula), e usufrui durante 12 meses”. Era: “paga o imposto do ano no mês de matrícula e depois e volta a pagar passado 12 meses”
      Passou a ser, em 2016,: “paga o imposto do ano em fevereiro (ou fevereiro-outubro) e depois paga passado 12 meses”.
      Que era o “imposto do ano” e não o “imposto por um ano”, já era assim no imposto municipal sobre veículos e no selo do carro. A ilusão que se pagava o “imposto por uma ano# e não o “imposto do ano” criou-se por se pagar com um ano de intervalo. Deixou de ser entre 2025-2026, voltam a ser pagamentos com um ano de intervalo a partir de 2026.

      1. Avatar de anon
        anon

        vê-se logo que nunca compraste carro novo de fábrica. compras um carro novo, pagas IUC no ato da compra! já andaste 1 ano com o carro na data de compra? não! então estás a pagar 1 ano “adiantado” sim sr! é tipo comprares uma subscrição spotify de 12 meses, compras hoje e usas por 1 ano. IUC é igual, pagas hoje para poderes circular durante 1 ano. imagina que compravas a subscrição anual do spotify em dezembro 2025 e que em fevereiro 2026 mudavam as regras e diziam que para não se esquecerem de renovar, todas as subscrições anuais seriam faturadas em fevereiro daí em diante. pagaste 1 ano completo (dez25-dez26) e 1/2 meses depois (fev26) tens de voltar a pagar outro ano completo (fev26-fev-27). agora pensa se não estás a ser enganado…
        é exatamente isto que está a acontecer com o IUC, todos aqueles que pagam IUC de março para a frente são prejudicados neste primeiro ano de mudança pois em teoria estão a pagar em duplicado por um X nº de meses, mediante data de matricula.

        1. Avatar de Nando
          Nando

          Paga-se 2x sim! porque o iuc é pago por um ano,para a frente e não por esse ano, quem paga em Dezembro paga 2x o ano de 2026.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não há borla nenhuma… Quem pagou em Janeiro, 2025 vai pagar em Janeiro/Fevereiro de 2026 e pagará em Janeiro/Fevereiro de 2027. Quem pagou em Dezembro de 2024, pagará em Dezembro, de 2025, pagará em Janeiro/Fevereiro de 2026 e pagará em Janeiro/Fevereiro de 2027. Onde está a sua certeza 50000000% que há borla?
      NÃO SEJA MENTIROSO!!!!

    3. Avatar de Simão Cardeira
      Simão Cardeira

      Quem pagou em janeiro de 2025 paga em fevereiro de 2026 e em fevereiro de 2027 – paga 3 anos do imposto
      Quem pagar em dezembro de 2025, fevereiro de 2026 e fevereiro de 2027 – paga 3 anos de imposto.
      Deixa mas é de ser burro

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    E para pagar a essa escumalha toda que anda a boa vida . E que vem para o nosso país mamar.
    Pagar 2 vezes o mesmo imposto ao ponto que se chega .

    1. Avatar de GM
      GM

      Só pagas uma vez. Uma vez em 2025, uma vez em 2026, e por aí fora. Mas, este problema tem solução. Há como não pagar para o resto da vida: vendes o carro, e andas a pé / transporte público / bicicleta.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Porque será que 999999999999% dos perfis online, precisam pagar 50000 euros, anuais, para aprenderem os 12 meses, do calendário?

    3. Avatar de PJA
      PJA

      LOL. LOL. É só doentes.

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vá lá. Lê em vez de dizeres asneiras… tu és capaz.

  8. Avatar de João Santos
    João Santos

    Em que legislação se basearam para afirmarem que o pagamento do IUC de 2026 vai ser feito de forma faseada em fevereiro e outubro?

    1. Avatar de GM
      GM

      Da mesma forma que o IMI, se for acima de determinado valor, pode ser pago em 2X/ano, e acima de outro valor pode ser pago em 3X/ano.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Está na legislação. Até 100 euros, pagamento único. Acima de 100 euros, o contribuinte pode fazer 2 pagamentos. Atenção é que esta excepção só é válida para 2026 (Fevereiro e Outubro) e para 2027 (Fevereiro e Setembro). Depois, passa a ser até 900 euros, pagamento único (já se fala que passará para 4000 euros) e só se o IUC for acima de 900 euros, poderá pagar em Fevereiro e Agosto.

  9. Avatar de Tug@Tek
    Tug@Tek

    O valor acima dos 100€ aplica-se a um único veículo ou ao somatório de todos os IUC a pagar?
    Alguém sabe informar ?

    1. Avatar de GM
      GM

      Será, certamente, o valor por veículo. Mas estou só a especular.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Por veículo. Se possuir 500 carros, cada 1 tem IUC individual, terá de pagar os 500 carros, nos 2 meses.

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Vai dar ao mesmo, é pago uma vez por ano. No entanto, penso que o governo podia facilitar em duas parcelas para todos os valores de IUC no ano de 2026.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Vai dar ao mesmo em 2027, antes não vai dar ao mesmo. Quem paga em Dezembro vai voltar a pagar em Fevereiro, não tem um ano de intervalo.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        IUC de 2025 é para ser pago, no mês de matrícula, durante 2025. IUC de 2026, é para ser pago, entre Janeiro e Fevereiro, de 2026. IUC de 2027, é para ser pago, entre Janeiro e Fevereiro de 2027.
        É preciso pagar 8000 milhões de euros, a 500 biliões de tiktores, para 999 biliões de perfis perceberem o que é o ano civil?

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Se pagar 20€ de IUC vai dizer que tem que pagar em 2x 10. Poupem me. Têm carros do qual não conseguem pagar o IUC? Comprem elétricos ou carros com IUC mais baixo.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Quem lhe disse que não tenho dinheiro? Estou a falar de pessoas que podem não ter. Além disso, pago mais de 100 €. Capitche.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Eu ponho de lado todos os meses 3 parcelas manutenção + seguro + IUC, quando chega a altura de pagar o IUC o dinheiro está lá

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Eu não ponho nada de lado, ALD, nunca há surpresas

        1. Avatar de GM
          GM

          Em ALD, a surpresa vem todos os meses, embrulhada na factura. Feitas as contas, paga-se o carro bem pago. É claro que não tem riscos associados, pois isso fica do lado da locadora.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não pagas carro, pagas um serviço. O carro nunca é meu nem nunca quero que seja. Porque quereria eu ser proprietário de algo que desvaloriza 50% em 4 anos? O mau negócio é comprar carros, troco de carro a cada 4 anos, não pago seguro, não pago IUC, não pago revisões, não pago trocas de pneus, se avariar ou se tiver um acidente de perda total dão-me um novo.
            Alguém faz essas contas quando compra um carro?
            Para mim carro será sempre um serviço que de bom agrado pagarei.

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Então o sr. Zé Fonseca fala de barriga cheia, paga seguros e paga um carro todos os meses…. Uma pessoa com 900€ pode se dar a esse luxo?
            Paga isso tudo que diz… Só não vê. No dia em que não conseguir pagar faz como o meu vizinho, diz que lhe roubaram o carro.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Comecei a fazer ALD quando vivi fora de PT, já quase 10 anos que o faço em PT. Tens ALDs para todos os gostos, quem não consegue pagar um ALD não consegue pagar um carro novo.
            Porque havia de deixar de conseguir pagar? Por acaso o ALD está associado ao meu contrato de trabalho mas mesmo que não tivesse qualquer pessoa que saiba gerir as suas finanças pode planear os seus gastos de acordo, no meu caso deixo de receber 1100€ de ordenado para pagar o ALD de um XC90, no final do dia se recebesse isso em ordenado eram 500€, a isso chama-se saber gerir finanças e planear os gastos de acordo com o rendimento familiar e carga fiscal.
            Bem-vindo ao mundo dos adultos que trabalham e planeiam para ter controlo das suas vidas.

    4. Avatar de Hélder
      Hélder

      Percebo o ponto de vista, no entanto, o estado vai arrecadar dinheiro extra com carros que saiam de circulação dado que pagaram ao início do ano e só deviam pagar no final… e com carros que iam começar a pagar no final do ano e agora começam a pagar mais cedo (a não ser que façam algum acerto).

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Não há acerto nenhum…
        Carro novo, paga IUC no mês seguinte, ao registo de matrícula. Se for em Dezembro, pagam em Janeiro, referente a Dezembro, do ano anterior.
        Se forem vendas, posteriores à matrícula, é o proprietário, no mês da matrícula que paga.
        No novo prazo, paga quem tenha o carro registado em Janeiro e Fevereiro. É válido até 28 de Fevereiro, do ano seguinte.
        Não há nenhuma diferença. Se você for comprar um carro de 150000 euros, em Dezembro de 2025, sendo carro novo, vai ter de pagar o IUC de 2025. Em Fevereiro, de 2026, terá de pagar o IUC de 2026.

        1. Avatar de Hélder
          Hélder

          “Se for em Dezembro, pagam em Janeiro, referente a Dezembro, do ano anterior.”, portanto pagam um ano inteiro para um carro que só circulou um mês, o de dezembro…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Não o tivesse comprado em dezembro. Para não falar que comprou um carro que irá desvalorizar muito mais rápido, porque em janeiro passa a ter dois anos….

  11. Avatar de Basílio
    Basílio

    Eu questiono-me é se eu comprar um carro novo em novembro de 2026 ou 2027 supostamente tenho tinha 30 dias para pagar o IUC do carro. Ou seja, vou pagar IUC do ano interior e usufruir apenas de dois meses e em fevereiro volto a pagar IUC do ano seguinte.
    Pelo que pesquisei não há nenhuma alteração prevista para que o IUC seja ajustada em função dos meses que restam do ano. Isso sim, é a maior injustiça do novo sistema

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Essa lei é igual. Se você comprar carro novo, paga IUC do ano da compra.
      O IUC é pago 30 dias após a data de registo da matrícula. É igual agora e depois.
      Segundo, o IMTT, esta alteração é para evitar os 200000 carros (99% empresas) adquiridos em Novembro e Dezembro, ficarem todos naquele prazo, para reduzir lucros, obrigando a emitirem matrículas e livretes, iguais a 8, outros, meses, num intervalo de 60 dias. Assim, se forem carros novos, ou importados, pagam IUC, desse ano, não valendo, tanto, para a área empresarial. Compras, de Dezembro, costumam aproveitar isso, principalmente com carros de luxo (180000 euros, para cima), em que a emissão da matrícula, é feita no ano seguinte, apesar da compra (despesa!) entrar, em Dezembro, reduzindo o pagamento de outros impostos.

      1. Avatar de José
        José

        Viva!
        Só por mero exercício, sabe quais seriam as implicações para os serviços que tratam dessas coisas, se a compra de todos os carros novos fossem em Jan/Fev? Talvez fosse complicado, mas posso estar errado… Obg.

    2. Avatar de Max
      Max

      Num carro novo, continuas a ter um mês para pagar o primeiro IUC (o IUC do ano da matrícula) – um mês após o registo, não houve alteração. Se comprares um carro novo em novembro de 2026, tens um mês para pagar o IUC de 2026. E pagas o IUC de 2027 em fevereiro de 2027 (e não em novembro de 2027). Há uma antecipação do pagamento, mantendo o valor anual do imposto; a partir dai os pagamentos são de 12 em 12 meses. Se se pode falar em injustiça é sobre o momento do pagamento, não sobre o valor do pagamento.
      O que seria uma grande injustiça era comprar uma viatura usada sem o IUC pago em março de 2026, pagar a a totalidade do IUC de 2026 no período de um mês, entregá-la para abate em março, e em abril comprar uma viatura nova, com um mês para pagar o respetivo IUC de 2026 – dois IUCs de 2026 – se não houvesses compensação relativamente ao IUC da primeira viatura. Mas há compensação, por isso, nem no caso de o carro ir para abate se pode falar numa grande injustiça a alteração da data de pagamento para fevereiro, em vez do mês de matrícula.
      O que se tem que ponderar é se os motivos invocados pelo governo para fazer a alteração – simplificação administrativa e da atividade da AT, justificam a alteração. Não mais do que isso, visto que legalmente o podia fazer.

      1. Avatar de Lucy
        Lucy

        “Se comprares um carro novo em novembro de 2026, tens um mês para pagar o IUC de 2026. E pagas o IUC de 2027 em fevereiro de 2027 (e não em novembro de 2027). ”

        certo mas imaginando o caso:

        comprei um carro em nov, paguei o IUC 1x.
        só tnh de voltar a pagar em nov.
        entretanto em Agosto vendi o carro
        Resultado paguei 1x.

        a partir de agora:
        comprei um carro em nov, paguei o IUC 1x.
        tnh de voltar a pagar em FEV, paguei o IUC 2x
        entretanto em Agosto vendi o carro
        Resultado paguei 2x.

        é isto que está ERRADO!

  12. Avatar de Mapril
    Mapril

    Há alguma justificação para esta mudança? Sim há uma, e é muito importante: O governo quere financiar-se à nossa custa. Estão a ir-nos ao bolso disfarçadamente.

    1. Avatar de Max
      Max

      O estado (as finanças) cobra o IUC mas é um imposto municipal. O governo não se financia à custa dos contribuintes por causa da alteração da data de pagamento do IUC – continua a receber e a entregar às câmaras municipais o mesmo valor, apenas altera a data dessa cobrança e entrega.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O imposto recebido é o mesmo para o valor do ano.. estão-se a financiar de ar?

      1. Avatar de Hélder
        Hélder

        Fluxo de caixa maior no início do ano… (financiamento gratuito)
        O imposto de carros que forem para a sucata antes da data da matrícula já fica em caixa também…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Fluxo de caixa? O orçamento é anual, para o estado não faz diferença receber no início ou no fim do ano, muito pelo contrário, quando mais tarde pagares mais dinheiro tens para enfiar na economia.
          O fevereiro foi tido em conta para não incidir noutros meses já com outros impostos, ensina o tuga a ir pondo de lado várias vezes ao ano tal como no IMI.
          Diz obrigado e segue a tua vida

      2. Avatar de Mapril
        Mapril

        Se é como diz o MAX, então são as autarquias que se estão a financiar à nossa custa. Em média, recebem o imposto quase 1/2 ano antes, e não pagam juros. Logo…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Os orçamentos são anuais, não faz diferença

  13. Avatar de Joao Zagallo
    Joao Zagallo

    Quando se compra um carro novo tem 30 dias para pagar o iuc, estou apagar imposto por um ano.Um exemplo se comprar carro em dezembro de 2024 o imposto esta pago ate dezembro de 2o25 e neste mes pago o impost de 2026 .
    Se o governo quer passaar os pagamentos para fevereiro de 2o26 estou a pagar duas vezes o mesmo imposto.Portanto dupla tributaçao.

    1. Avatar de LR
      LR

      Errado. Compras em dezembro de 2024, pagas em 2024 o imposto referente a 2024. Em Dezembro de 2025 pagas o imposto referente a 2025, e em fevereiro de 2026 pagas o imposto referente a 2026.

      1. Avatar de Sousa
        Sousa

        Na prática não funcionava assim.

        Se pagavas em Dezembro de 2024 andavas um ano até voltar a pagar. Não faças a periodização de anos (se não quem pagava em Dezembro pagava por um ano e andava apenas um mês com o carro nesse ano ao contrário de quem por exemplo pagava em Janeiro)

        Na verdade esta é uma forma inteligente de cobrar mais imposto, repara que excetuando quem paga em Janeiro(esses ganham um mês) e em Fevereiro (mantêm) todos saem a perder, começando pelos que pagam em Dezembro os quais perdem 10 meses e por aí a fora.

        Agora imaginem uma casa com mais de um carro a pagarem tudo no mesmo mês (não precisam ser ricos para terem mais de um carro).

        Podem fazer melhor ainda, quando decidirem que o melhor mês tem de ser outro

  14. Avatar de Rosquilhas
    Rosquilhas

    Tanta gente a comentar o mês do imposto mas ninguém fala nos 25% que está no OE2026 referentes ao imposto do CO para carros anteriores a 2007, ou seja há muita gente que vai levar uma pancada valente no valor do selo. Resumindo o valor da taxa ambiental / co de carros anteriores a vai ser actualizado em parcelas para valor identico para veiculos pós 2007 nos proximos 4 anos ( 25% ao ano até chegar aos 100 % ) que era o que o Costa quiz fazer á uns anitos e foi crucificado e agora ninguem fala

    1. Avatar de Max
      Max

      Sim, na proposta do OE 2024, de António Costa, que não foi aprovado porque o seu governo caiu e perdeu as eleições, e agora na proposta do OE 2026, trata-se da atualização do IUC sobre os mesmos carros – com matrículas anteriores a julho de 2007.
      O ritmo de atualização anual é diferente, mas nos dois casos atinge-se o valor do IUC dos carros com matrículas posteriores.
      – Na proposta do OE 2024, de Costa, o IUC era atualizado em 4 anos, com um limite de 25€ por ano. Por exemplo, um Renaul Clio 1.2, que em 2023, pagou 38,82€, em 2024 pagaria 63,82€, em 2025 subiria para 88,82€ e em 2027 chegaria aos 129,40€.
      – Sobre a proposta do OE 2026, do atual governo, diz-se que a subida é mais gradual, mas não encontrei nenhum exemplo numérico que permitisse comparar com a proposta de Costa.

      1. Avatar de Max
        Max

        RETIFICAÇÃO:
        Há, de facto, referências na a web a um suposto aumento a partir de 2026 do IUC dos carros matriculados antes de 2007 – por via de passarem a pagar também IUC sobre as emissões de CO2. Só pagam agora e vão continuar a pagar em 2026 sobre a componente de cilindrada.
        Fui ler a proposta de lei do OE 2026 e não há lá alteração nenhuma. Por isso a suposta alteração é TRETA da web (com os chatbots a ajudar – o ChatGPT até me inventou um artigo 11º da proposta de Lei do OE 2026 que alterava o Código do IUC). Retiro o que disse no comentário acima

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      São carros com 19 anos, merecem.

      1. Avatar de Rosquilhas
        Rosquilhas

        Vá dizer isso ao meu oai que tem um suzuki swift de 1991, que usa para ir ás consultas do médico e ás compras, faz menos de 2000km ao ano e não tem capacidade financeira para adquirir um carro mais recente e como ele existem milhares de portugueses, ou pensa que muitos tem carros antes de 2007 porque querem.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Mais um que acha que todos têm a carteira dele para andar a trocar de carro de 5 em 5 anos. Quando muitas vezes a alternativa passa por manter o que se tem e muitas vezes a muito custo. E sim são as pessoas que ganham o salário mínimo que muitas vezes limpam o papel que atiras para o chão, a beata do cigarro, etc.
        Ou então vive á conta dos papás.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quem quiser vender o carro, tem até janeiro lol… antigamente ainda se negociava, com o “IUC pago até…” agora fica logo assunto arrumado.
    Eu sou dos que paga em 12/2025 (2 iucs) e 02/2026 (3 iucs), agora são 3 no mm mês… e porque despachei um carro senão pagava a 12/25 2 viaturas, 1/2026 uma viatura, 4/2026 outra viatura… 🙂
    O interessante é que só um deles paga mais de 100€ :). Sim, são “chaços” de 1994, 1998, 2010 = aprx.400€, deveria dar para pagar em 2 vezes.
    E não é lamento pq felizmente tenho possibilidades, mas há quem não tenha e não tem transportes públicos como nas cidades, necessita de viatura, muitas vezes ainda paga os veículos dos filhos. O país não é Porto e Lisboa.

  16. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Era o que faltava!

    Grandes chulos!

  17. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Tenho um carro elétrico e não vejo lá nada disso do IUC, isso é o quê?

    1. Avatar de Jumper
      Jumper

      E só esperares… Depois percebes logo!

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Alguém me disse exatamente isso há 10 anos e no entanto, aqui estamos…

    2. Avatar de Rosquilhas
      Rosquilhas

      Ainda.. Um amigo meu que mora em Londres tb não pagava e este ano trocou de carro de serviço para um ID4 e agora paga 600 libras ao ano

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Moro em Portugal, estou-me a borrifar para quanto o teu amigo paga no estrangeiro. Por mim até podia pagar 6000 que eu dormia exatamente para o mesmo lado.

        1. Avatar de Rosquilhas
          Rosquilhas

          Eu tb me estou a borrifar para isso e ele também até pq nem é ele que paga é a empresa, agora estamos a falar do estado português, que gosta bastante de imitar só o que não interessa por isso é que disse ainda… não me admirava nada que qualquer dia se lembrem disso e comecem a cobrar IUC a elétricos também

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Com este governo não me admira que até taxe o oxigénio, mas a tua conversa já ouço à 10 anos e quem me disse o que tu disseste anda a pagar IUC há 10 anos e vai continuar a pagar porque é teimoso e burro, não é por não ter dinheiro para comprar VE porque já comprou ICEs mais caros, enquanto isso eu nem sei o que é IUC, nem para que serve e até acho que devia ser aumentado em triplo para todos os carros com mais de 20 anos que me obrigam a guardar distância quando um vai à frente para não vomitar. E apreensão de viatura e penas de prisão para aqueles que deixam uma nuvem que até deixa de se ver o carro

  18. Avatar de Joõa
    Joõa

    é um tacho… Periódico (com periodicidade anual) … e Pago uma vez por Ano…
    Mais outro tacho, que está corrompido na sua definição.

    Artigo 4º
    Incidência temporal
    1 – O imposto único de circulação é de periodicidade anual, sendo devido por inteiro em cada ano a que respeita.

    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/Cod_download/Documents/IUC.pdf

    1. Avatar de Max
      Max

      “sendo devido [o IUC] por inteiro em cada ano a que respeita”, ou seja, o imposto de 2025 é devido por inteiro, independentemente de o registo ser feito em janeiro, em junho ou dezembro de 2025.
      Mostra bem que, em 2025 se paga o “IUC do ano de 2025” – e não “o IUC por um ano (do mês de matricula até ao mesmo mês do ano seguinte)”.
      A partir de fevereiro de 2026 é retomada a periodicidade anual.

      1. Avatar de Sousa
        Sousa

        Na prática não era assim, o bolso de que paga que o diga.

        Se pagavas em Dezembro de 2024 na verdade andavas 12 meses até voltar a pagar, mesmo que digas que esse era o imposto de 2024, etc, etc.

        Exceto quem paga em Janeiro e Fevereiro todos vão perder, uns mais do que outros.

        É apena uma forma de cobrar mais imposto.

        Agora imaginem uma casa com mais de um carro a pagarem tudo no mesmo mês (não precisam ser ricos para terem mais de um carro).

  19. Avatar de Sousa
    Sousa

    Não insistam apenas na lei. “É fazer as contas…”

  20. Avatar de António Silva
    António Silva

    Isto é um autêntico assalto ao bolso dos contribuintes. Um governo sem vergonha
    Porque não fazem uma devolução daquilo que os contribuintes já pagaram para um ano.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      LOL, não tem de devolver nada, você ou paga IUC todos os anos, ou compra um VE ou anda a pé. Se pagou em Dez e agora tem de pagar em Jan é problema seu, as finanças querem lá saber que você não saiba organizar a sua vida para pagar os impostos a tempo?

  21. Avatar de Soares
    Soares

    Então expliquem -me porque eu sou muito burro, o iuc é pago adiantado, certo? Eu compro um carro em janeiro de 2025 e tenho logo que pagar o IUC até janeiro de 2026, correto? Portanto o IUC é pago adiantado. Primeiro pagas depois circulas. Então, o IUC do meu carro está pago até dezembro de 2025. Vou pagar em dezembro o IUC para 2026, correto? Então em fevereiro tenho que pagar de novo? Tenho que pagar o IUC de 2026 duas vezes? Em dezembro e em fevereiro? Será que já ninguém sabe fazer contas? Como eu disse de inicio, sou muito burro, e gostava muito que alguém iluminado me esclarecesse. Obrigado.

  22. Avatar de Manuel de Sousa
    Manuel de Sousa

    O meu caso ainda é melhor; importei um carro em Nov de 2024 e a matricula só foi atribuida em 26 de Dezembro; em janeiro de 2024 lá paguei o IUC de 2024, por causa 5 dias de matricula( que o carro nem circulou).

  23. Avatar de Abel
    Abel

    Isso é um absurdo, tenho que pagar em dezembro e depois em fevereiro