Há más notícias para quem usa o WhatsApp no Windows 11

13 Comentários

O WhatsApp é provavelmente uma das mais usadas ferramentas de comunicação. Esta está presente em cada vez mais plataformas e com cada vez mais funções. Ainda assim, e do que se sabe, há uma mudança a caminho do Windows 11 que vai trazer problemas aos utilizadores do WhatsApp. Descubra o que muda e como pode ser evitado.

WhatsApp Windows 11 memória aplicação

Más notícias para quem usa o WhatsApp no Windows 11

A Meta está a preparar uma grande mudança para o WhatsApp no ​​​​Windows 11, que deixará de utilizar a sua aplicação nativa e passará a utilizar uma versão web alojada num contentor Chromium. De acordo com um alerta no próprio serviço, a transição terá início a 5 de novembro de 2025.

A empresa descreve esta mudança como uma “atualização”, evitando o termo Chromium para não confundir os utilizadores. No entanto, tudo indica que a aplicação atual será substituída por uma versão que utiliza o motor WebView2 do Microsoft Edge, baseado no motor Chromium.

Segundo informações reveladas, a consequência direta desta alteração será que os utilizadores terão de fazer login novamente, com a seguinte notificação: “Algumas funcionalidades do WhatsApp para Windows serão alteradas. Os Canais estarão disponíveis e poderá fazer mais com o Estado e as Comunidades.”

WhatsApp Windows 11 memória aplicação

Nova aplicação consumirá mais memória e CPU

Esta transição já tinha sido detetada nas versões beta do serviço, mas será agora aplicada à versão estável. A razão da alteração parece ser a redução dos custos de desenvolvimento, uma vez que, ao utilizar uma única base de código web, a Meta pode manter a mesma versão em todas as plataformas, simplificando a manutenção.

Testes realizados demonstram que a nova aplicação consome significativamente mais RAM e apresenta lentidão. Por exemplo, o cliente nativo do WhatsApp para Windows utilizava somente 10 MB no ecrã de login, enquanto a nova versão baseada no Chromium consome mais de 200 MB no mesmo momento.

Além disso, este novo cliente apresenta um pior desempenho offline, uma integração limitada com notificações do sistema e depende de vários processos do browser Edge. Curiosamente, a Meta reconhece no seu documento de suporte que as aplicações nativas “oferecem maior desempenho e fiabilidade”, mas mesmo assim decidiu dar esse passo.

Depois do iPad, o WhatsApp chega finalmente ao Apple Watch!

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ahahah
    Ahahah

    A nova app do WhatsApp é bem pior do que a antiga.
    Não se compreende a decisão de mudar para esta.

  2. Avatar de JP
    JP

    Para isso volto a versao web no browser em vez de andar a instalar. …

    1. Avatar de Arc Raider
      Arc Raider

      Feito, é so activar notificacoes web.

  3. Avatar de JP
    JP

    Eu bem a quero abandonar mas não é fácil convencer os outros…

  4. Avatar de iDroid
    iDroid

    “Descubra o que muda e como pode ser evitado.” Não explicaram como pode ser evitado.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Usas o browser, simples. A app vai pesar no sistema, muda para o browser.

  5. Avatar de Tug@Tek
    Tug@Tek

    Posso-me enganar, mas avizinha-se publicidade na app

  6. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Publicidade ? Claro 🙂 Hoje em dia só falta publicidade na sanita, piaçaba e papel higiénico 🙂 À minha conta morrem todos à fome pois que publicidade para mim entra a 100 e sao a 500 🙂 Vídeos com anúncios de 5 em 5 segundos: já nem os vejo 🙂 Anúncios no browser ou com bloker ou a correr para os x e não e fechar e enquanto procuro isso nem os vejo 🙂 Todo e qualquer marketing esbarra na couraça da minha indiferença 🙂

  7. Avatar de Andrey
    Andrey

    Espero que essa mudança resolva os problemas que acompanharam esse app: Chamadas de voz sem áudio e barras de rolagem congeladas.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais vale cair em graça do q ser engraçado.

  9. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    No PC só a uso no browser. Detesto o WatsApp….

  10. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Instalem o Windows 10 IOT LSTC que é perfeito.

  11. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    As empresas quando têm o monopólio, começam a fazer me***. É o que está a acontecer com a Meta. O nova app desktop, é pior que a existente.
    Já me faz lembrar a MEO, com os novos routers.