IA ajudou uma família a reduzir uma conta hospitalar em mais de 160 mil dólares!

59 Comentários

A Inteligência Artificial (IA) pode ser assustadora, pelo tanto que os utilizadores comuns ainda desconhecem. Contudo, vai mostrando ser útil no dia a dia para coisas que parecem tão simples quanto verificar uma conta de hospital. A esta família, por exemplo, a tecnologia permitiu uma poupança de mais de 160 mil dólares!



Um parente de luto enfrentou uma conta hospitalar de seis dígitos, após a morte de um membro da família, segundo contado através do Threads.

Sob o nome de utilizador @nthmonkey, o indivíduo partilhou que o hospital cobrou 195.000 dólares por quatro horas de cuidados intensivos prestados ao seu cunhado, que havia sofrido um ataque cardíaco fatal.

Sem seguro ativo no momento da admissão, a fatura do hospital deixou a família a dever quase todo o valor.

Perante uma conta de saúde astronómica, a família não desistiu e reviu-a várias vezes, recorrendo até à plataforma de IA Claude.

Desta forma, conseguiu reduzir o valor final para aproximadamente 33.000 dólares.

Como a IA permitiu poupar dezenas de milhares de dólares

Conforme contado, os extratos do hospital mostravam despesas associadas a categorias abrangentes, identificadas apenas com nomes breves de departamentos e descrições gerais.

Uma dessas alíneas, que dizia apenas “Cardiologia”, totalizava cerca de 70.000 dólares, segundo o TechSpot.

Quando a família pediu mais detalhes, o hospital alegou uma atualização interna dos sistemas para justificar o atraso no fornecimento de explicações detalhadas.

Após repetidas solicitações, os administradores forneceram finalmente uma discriminação detalhada usando códigos padronizados de faturação.

Os registos foram, então, analisados pelo chatbot de IA Claude, que interpretou o complexo sistema de códigos e avaliou se as cobranças estavam em conformidade com os padrões comuns de faturação e as diretrizes do seguro.

Ao cruzar os códigos dos procedimentos, a ferramenta de IA detetou que partes da conta haviam sido duplicadas e que o hospital tinha classificado incorretamente determinados serviços como internamento em vez de emergência, um detalhe que pode afetar significativamente a elegibilidade para reembolso.

As provas compiladas foram organizadas num resumo, que sustentou o recurso formal da família ao departamento de faturação do hospital.

Após uma série de trocas, a equipa reverteu vários itens contestados e reclassificou vários procedimentos. Quando as revisões foram concluídas, o valor total ficou em cerca de 33.000 dólares: um valor que o parente do paciente aceitou como uma resolução razoável em comparação com a exigência inicial de 195.000 dólares.

Segundo @nthmonkey, que deu crédito à plataforma de IA, “a minha assinatura de 20 $/mês do Claude mais do que se pagou”, conforme citado.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arc
    Arc

    Vem quem quiser mas no US a saúde é um negócio, um roubo feito de forma coerciva e legal, para encher os bolsos a muitos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      cá também, e em todo o mundo, não te vão ao bolso de uma forma vão de outra..
      nota que o paciente não tinha seguro..

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      E muitos americanos preferem assim. Já tive discussões sobre este assunto no X com americanos e eles adoram ter o sistema assim. Dizem que assim há dinheiro para R&D e por isso é que têm a melhor qualidade de saúde do mundo (sejam lá os KPIs que demonstrem isso).

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A primeira coisa que os americanos que tinham covid perguntavam era quanto ia custar o ventilador e os cuidados intensivos. E quando lhes diziam respondiam logo que preferiam morrer. Não admira que tenham batido todos os records de mortalidade por covid, adiantou-lhes um grosso essa R&D.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        é verdade, e não só isso, a saúde é luxo, não és tratado como aqui.
        além disso o conceito de utilizador pagador faz com que pagues muito menos em impostos o que significa que tens mais dinheiro disponivel para dispenderes onde depois for necessário.
        vale a pena lembrar que toda a gente que trabalha tem seguro de saúde

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Ah que bem. E se tiveres que fazer um tratamento oncológico, hipotecas a casa, o carro, o cão, o gato e a mulher… E no fim do dia vais andar o resto da tua vida a pagar uma dívida. São os sonhos dos nossos liberais que dizem que isto é muito bom para o nosso sistema. Diz uma cirurgia que custou a módica quantia de 150 mil euros entre baixa, medicação, internamento, etc e duvido que alguma vez um seguro a pagasse.
          Assim como vi um sr num hospital privado da moda a queixar se porque é que tinha 4 dígitos para pagar de uma conta e que não tinha dinheiro.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Seguro?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            A 1500 ou 2000 por sessão de quimio? Boa sorte. Chegas a um ponto que o seguro arranja um problema no débito, cancelam te o seguro e mais ninguém te faz. Acredita que os seguros pagam todos os tratamentos oncológicos…. Vai nessa. A filosofia do ultra liberal é que é bom e depois diz lhe que sim.
            Mas não vais viver na América porquê? Se é tudo tão bom? Um pais tão estruturado e estão em shutdown há um mês.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não vou viver para lá porque já vivi lá durante mais de 10 anos, com a minha mulher que é médica numa pequena instituição chamada Mayo Clinic 😉
            So voltámos a Portugal para que os nossos filhos crescessem rodeado da família.
            Não fosse por isso e ainda lá estaríamos.

            A ideia que têm do sistema de saúde e dos seguros é errada, existem coisas más mas essas são excepções, na grande generalidade desde que não se vá para seguros medíocres está tudo incluído e com um nível muito superior. A minha mulher veio para cá e com o cv dela conseguiu emprego onde quis, escolheu um dos melhores privados do país e mesmo assim estão anos luz atrás do se faz nos usa, já cá estamos há quase 10 anos e algumas terapêuticas só agora chegam cá.
            E somos este atraso porque continuamos a torrar dinheiro num SNS mal gerido que por muito dinheiro que lhe injectes nunca melhora. Devíamos apostar mais em PPP e deixar o SNS para gerir as coisas banais do dia a dia.

          4. Avatar de Grunho
            Grunho

            Os seguros de saúde em Portugal já funcionam assim. São só para segurar gente saudável. A partir do momento em que comeces a dar despesa à companhia, ela rescinde e manda-te tratar no SNS. As televisões já têm falado nisso.

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não rescindem, no máximo aumentam prémios.
            O tema é quando queres contratar um seguro para um problema que já tens. E como o seguro multiriscos de uma casa, se vais fazer o seguro depois de teres uma inundação é lógico que não vais ter cobertura do sinistro, tal como a maioria dos lares não aceitarem pessoas acamadas porque isso já é cuidados paliativos e recai noutra linha de cuidados mais caros.
            O tuga é que é Chico esperto, nunca quer gastar dinheiro a precaver-se mas depois quer tentar defraudar o sistema e chora no café ou no pplware porque são todos uns sacanas capitalistas.. como se uma seguradora não empregasse pessoas e não tivesse custos.. como se uma seguradora ela própria não tivesse de estar segurada por terceiros..
            Aprendam sobre a vida primeiro

          6. Avatar de Grunho
            Grunho

            O tuga pode ser chico esperto, mas os mais espertos deles todos são os das companhias de seguros. E esses estão lá só para recolher. Só seguram gente saudável. E tentamjogar sempre o argumento do “já tinhas isso antes “. Portanto, a solução é mesmo não fechar negócio com eles.

          7. Avatar de Mário
            Mário

            @Ze Fonseca, ve o comentario do Grunho… Se estavas á espera que a carapuça me sirva estás enganado.
            Assim como estás enganado na rescisão… rescindem e bem, aconteceu-me isso com o seguro automóvel e é mais que regulado, fará num seguro de saúde. então uma certa companhia é perita em inventar problemas informáticos para não fazer os débitos diretos… hoje sabes quanto fica um seguro para mim? 3000€ ano. diz-me o Portugues médio que consegue pagar isso. E estamos a falar de um seguro que a continuar com ele já o teria há 20 anos.

          8. Avatar de Mário
            Mário

            Já para não falar que uma companhia de seguros dá-te uma gabardine num dia de sol, e uma tv 4k a um cego.

      3. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        A ignorância generalizada do povo americano mais a propaganda constante da fox news e semelhantes faz os americanos acreditarem que são o nº1 em tudo no mundo, são os melhores com o melhor sistema!

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Vai ver a sobrevivência ao cancro nos EUA vs Europa e ca e depois fala.

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            Vai ver a esperança média de vida a diminuir nos states mesmo antes da covid.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Gringo, se comparares o estilo de vida e alimentar, se fosse cá já estaria tudo morto

          3. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            A saúde começa na alimentação, ainda bem que não somos como os americanos, somos mais inteligentes mais Humanos e temos que nos proteger daquela cultura doente que os USA nos querem impingir, no que toca a saúde é preferível ter um SNS do que mais dinheiro para comprar futilidades para fazer invejas a vizinhos etc.

          4. Avatar de Mário
            Mário

            Vais desejar ter morrido depois de receberes a conta do seguro. Esta malta acha que é tudo barato.
            Desde que vi uma Americana em Lisboa a recusar uma ambulância porque no país dela a tinha que pagar, adoro ver pacóvios a subestimar o sistema que temos que apesar de funcionar mal funciona. Mas funciona mal por interesse.

          5. Avatar de Jose
            Jose

            E isso tem de ter um preço de morte? As pessoas tem de optar entre pagar para vida e a morte? Como já vi, colocar alguém na rua do Hospital, por não ter dinheiro para pagar o tratamento! Isto não é desvirtuar o fim dessas instituições? Afinal servem para quê? Criar ricos? Vivemos numa sociedade paradoxalmente,onde se vive apenas em prol do deus dinheiro, para que uns vivam vidas de nababos, enquanto outros mesmo trabalhando muito, apenas vegetal até ao seu último dia de vida.

          6. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Conta do seguro? O seguro é fixo, pago pela entidade empregadora.
            Pagas uma franquia.

            Cá é igual, se quiseres ir para um privado tens de pagar a ambulância

          7. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Então José, quem paga ao hospital privado e aos seus médicos? São a santa casa e eu não sabia? Até a santa casa está falida e é a santa casa.. os médicos têm contas para pagar, os médicos americanos têm student loans altíssimos, investiram na sua formação

    3. Avatar de César
      César

      Aqui em Portugal duplicamos o orçamento para saúde em 10 anos e não melhorou. São quase 18 mil milhões que gastamos por ano, do dinheiro dos nossos impostos. O que não falta são muitos negócios feitos na saúde. Desde os médicos tarefeiros, aos exames feitos nos privados, ao médico que fatura num só dia 50 mil euros no Hospital Santa Maria. Por isso dizeres que no US a saúde é um negócio, podes ter a certeza que aqui também é.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não melhorou o quê? É óbvio que e a Saúde é um negócio porque os profissionais de saúde não vivem de ar e vento.
        Há abusos? Há. Mas prefiro, de longe, o sistema de saúde que existe na grande maioria dos países europeus do que nos EUA onde uma simples unha encravada pagas um balúrdio.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          cá ou tens seguro ou não tens saúde, tal como nos US, em lado nenhum pagas balurdios, em todo lado precisas de seguro

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Sr Zé Fonseca. Sim informou se. E nenhum seguro quis pagar porque argumentaram que ele já lá tinha o mal e ah e tal se já lá estava nos não temos culpa.
            No meu caso tinha seguro com cobertura de estomatologia e doenças orais. O seguro não quis pagar porque alegou que o que tinha era de nascença mas mesmo que não fosse não era pago porque era estético. Conclusão pago uma cobertura que nunca poderei acionar. Mas continue a ouvir a ladainha que o sistema americano é bom. Por isso é que eles vêm para cá viver. Se o pais deles é q terra das oportunidades pq não ficam lá.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Ah.. então já tinha o problema antes de fazer o seguro? Amadorismo.
            Os meus filhos ainda não tinham nascido já tinham um pre acordo de seguro de saúde.
            Tudo o que vierem a ter será sempre coberto.
            É preciso estar-se informado.
            Quando o SNS falir de vez ou quando todos os médicos bons se reformarem quero ver como vão fazer.
            Acreditam na história da saúde gratuita, isso só funciona em países com grande riqueza e no gestão, cá em Portugal o SNS é uma anedota.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Quer dizer que o Sr. sabe que vai ter uma doença oncologica antes do tempo? Não sabia que já havia esse tipo de futurismo.

          4. Avatar de Mário
            Mário

            E você acredita no seguro que fez? Menino! Os seguros existem para dar lucro, no dia em que voce ou os seus familiares começarem a dar despesa, arranjam maneira do seguro ser cancelado. Então se formos falar no campo das doenças raras, oncologia, e outras. Se detetarem por exemplo que a doença é congénita, tiram logo os cavalinhos da chuva.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Tenho um amigo a tomar um medicamento que custa 25 mil euros mês. Alguém sabe seguro que o comparticipe? Tem que o tomar para o resto da vida.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Podem até ser muitos os que comparticipam, ele informou-se?
            No caso do teu amigo todos pagamos o tratamento dele, até os que nunca vão precisar de um médico da vida ou os que apenas usam privado.
            Sabes onde é que o estado vai buscar o dinheiro para sustentar o SNS? Ao bolso de todos nós.

          2. Avatar de PJA
            PJA

            Zé Fonseca A. Comparticipo para o SNS há muitos anos, só o usei, felizmente, por duas vezes. Pago com todo o prazer para o todos os cidadãos, inclusive você e a sua família, terem direito a um serviço de saúde universal. A isto chama-se civilização.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Chamaria se os médicos fossem bons, se as condições fossem decentes, chama-se atraso civilizacional, só funciona em países ricos.
            Eu nunca fui ao SNS, mesmo com um sogro lá a atribuir as pulseiras brancas se assim o desejasse. Até depois de reformado fala maravilhas do SNS mas é tudo ideológico, a realidade é muito diferente

        3. Avatar de Bento Arruda
          Bento Arruda

          Deves estar metido no esquema e nós todos, os que pagamos impostos, pagamos balúrdios para os muitos esquemas que mamam na saúde paga por todos nós.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Não te desejo o que ele teve..se quiseres ter um tumor na cabeça e a tua vida limitada para sempre. Engraçado, que todos cantam de galo até lá caírem depois gritam.

          2. Avatar de PJA
            PJA

            Tem razão, e é uma vergonha. Não do Estado, mas das entidades que a praticam. Tem ser combatido pela sociedade, denunciando, e pela PJ, investigando.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Já demasiada corrupção em todos os sectores com a anuência de muitos cidadãos que se vendem em troca de 30 moedas.

  2. Avatar de Diana
    Diana

    Boa tarde, alguém sabe para quando teremos autocarros sem motoristas? É cada cromo no Porto. Ou então filhos de gente com poder

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      na boavista em 2026, no resto do Porto nunca

  3. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Há seres humanos que não conseguem usar a massa cinzenta.

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Esses preços nos remédios deveriam ser proibidos! Afinal o que é evolução? O progresso? É fazer de nós meros consumidores? Há que existir alguma lógica e coerência! Evitar que grandes laboratórios tomem conta do processo da defesa da vida Humana em prol da riqueza pornografica e completamente escusada de alguns! Não ê admissível um médico cobrar 50.000 por fazer o seu trabalho! Se não gostar que se dedique ao croché ou à filosofia, e deixe de explorar os outros, jogando com a vida deles. Evoluir é facilitar e tornar os bens ao dispor de todos, com responsabilidade e equidade.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Então o médico que estudou 11 anos da sua vida deve simplesmente, teve de fazer milhares de bancos, que se esforçou para ser bom deve simplesmente vender-se por meia dúzia de tostões? Se isso fosse assim nunca se teriam esforçado tanto em primeiro lugar e seriam todos medíocres porque não haveria motivação para evoluírem.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        E os engenheiros que fazem pontes, e os que escrevem programas, também não se esforçaram? É por causa disso que Portugal não avança, ah aquele é o senhor doutor e tem se que fazer uma vénia.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Esforçaram 3 anos de estudo, trabalho 8h por dia.. sacrifico zero.
          Tenho 3 médicos na família e eu trabalho mais horas que qualquer um deles, mas não me sacrifico como eles.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Sacrificio zero? Olhe não diga baboseiras. Tenho colegas médicos que enquanto eu passava noites a estudar, eles andavam no bem bom.
            E digo-lhe mais… uma cena que nunca esperei presenciar… hospital privado, estava ao lado de um sr. que se queixava de dores no peito. Passado um tempo aparece uma enfermeira… sabe o que fizeram? chamaram a VMER e mandaram-no para o público com um principio de AVC. Então mas se o privado é bom, porque é que mandam a pessoa nestes casos para o publico?
            porque é que em caso de acidente com trauma não mandam as pessoas para um hospital privado?Ahhh porque não dá jeito. continuem com as ideias neo liberais para ver onde nos leva. Ah e já agora pode pensar no exercito de salvação como existe nos EUA

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Há um celebre médico, que para ele eu não tinha problema nenhum e era só problema meu… Fui a outro médico que me salvou, no entanto o primeiro coitado só tem 3 ou 4 Porsches em casa. Já pensei em ir lhe dar uma esmola. Para mim isso não são médicos, são comerciantes

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          É o SNS. Médicos lixo sem exclusividade a levar pacientes para as suas práticas privadas.
          Bem vindo ao SNS que tanto apregoas

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Mas você é que os defende e que deve ser assim!

  5. Avatar de Jose
    Jose

    É simplesmente criminoso preços destes! É colocar um preço de vida. Ou pagas ou morres. Os médicos precisam de dinheiro para férias de luxo e automóveis topo dr gama. Foi gestor de conta na banca, as melhores e melhores ordenados, eram todos de médicos! Eu trabalhava muitas vezes 12 horas por dia, entrava as 8 e saía muitas vezes após as 12 horas da noite com responsabilidades financeiras enormes, o que ganhei? Dois esgotamentos. Já os “senhores” se trabalharem horas a mais tempo além do horário, têm de ser principescamente pagos! Há demasiados desequilíbrios nesta sociedade voraz, pois morremos e fica cá tudo. Daqui a 50, 100 anos ninguém saberá que alguma vez existimos, salvaguardado algum numa nota de rodapé da História, e mesmo assim…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Estudasses

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Tanta inveja sr Zé Fonseca.
        E depois são aqueles que por ser médicos acham que toda a gente tem que lhes fazer venias.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Deves ser da aldeia só pode.
          O síndrome do médico na cidade já lá vao 30 anos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            E com muito orgulho. E apoio o que diz o José, a partir do momento em que a saúde se tornou um negócio, um médico deixou de ser médico é um comerciante. Concordo que devam ser bem pagos, e não como estão agora em que vao a 20 ou 30 clinicas e depois ainda vão ao publico só dizer que estão lá.

  6. Avatar de PJA
    PJA

    É assim o corporativo americano, explorar e enganar os cidadãos o máximo que poderem. Mesmo assim, 33k para milhões de americanos é uma fortuna.

  7. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Não é por acaso que já existem empresas em Portugal a dedicar-se ao turismo de saúde. Estrangeiros (com alguns seguros de saúde ou que contratem estes serviços) têm neste momento à sua disposição call centers tipo SNS 24 onde operadores (geralmente enfermeiros) para marcar consultas ou exames em unidades de saúde portuguesas. Mesmo que tenham pagar os serviços, relativamente aos países de origem, fica muito mais barato (por exemplo uma diária num hospital privado em Portugal fica sensivelmente 5000€ por noite, dependendo dos tratamentos).

    Conheço operadores que trabalham nestes call centers que têm carteiras com mais de 400 clientes a seu cargo, por isso não é algo assim tão residual.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      5000€ por noite? Lol
      Queres quantas faturas de quantas unidades privadas com valores mais baixos que um hotel 4 estrelas?
      Vocês têm muita falta de noção.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        5000 é um exagero, mas entre 400 e 900€ por noite não é dificil. E depois precisas de alguma coisa durante a noite e não aparece ninguém. Ou como tbm presenciei uma mãe com o filho no colo a desfalecer e o que a assistente pediu no hospital privado foi o cartão visa até o seguro dizer sim ou não. Mas é disso que o Zé Fonseca gosta.
        Quando lhe pedirem 1500€ mes pelo seguro de saude, voce abre os olhos.

        1. Avatar de Cláudio
          Cláudio

          5000€ é o preço de tabela, sem seguro, no grupo Lusíadas, para alguns tipos de internamento.