Governo vai acabar com o desconto no ISP! Combustíveis vão subir

140 Comentários

O Governo português confirmou que vai pôr fim ao desconto aplicado no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), uma medida que tem estado em vigor desde 2022 para atenuar o impacto da subida dos preços dos combustíveis.

Governo vai acabar com o desconto no ISP! Combustíveis vão subir


Eliminação do desconto do ISP: Preços dos combustíveis podem disparar

A decisão surge no seguimento das orientações da Comissão Europeia, que exige a eliminação progressiva dos apoios temporários aos combustíveis fósseis.

Criado como resposta à crise energética provocada pela guerra na Ucrânia, o desconto no ISP representou uma redução significativa do preço da gasolina e do gasóleo nos últimos anos. Contudo, o Executivo considera que a conjuntura económica atual permite iniciar uma reversão “gradual e responsável” dessa medida.

De acordo com o ministro das Finanças, a retirada do desconto será feita de forma faseada, para evitar choques abruptos no preço final pago pelos consumidores. O objetivo é minimizar o impacto imediato no custo de vida, garantindo ao mesmo tempo um reforço das receitas fiscais do Estado.

Governo vai acabar com o desconto no ISP! Combustíveis vão subir

O Conselho das Finanças Públicas estima que a eliminação total do desconto possa representar um acréscimo de receita de cerca de 1.132 milhões de euros. Apesar disso, o Governo sublinha que o processo será acompanhado pela monitorização dos preços internacionais do petróleo e pela evolução do mercado energético.

Com o fim progressivo do desconto, prevê-se um aumento gradual no preço dos combustíveis a partir de 2026. A dimensão exata dessa subida dependerá do ritmo de reversão definido pelo Governo e de fatores externos, como a cotação do barril de petróleo e a taxa de carbono. Se o Governo eliminar totalmente o desconto:

  • Gasolina 95 poderá subir cerca de 25 cêntimos por litro.
  • Gasóleo poderá aumentar cerca de 17 cêntimos por litro.

Exemplo prático:

  • Se hoje paga €1,70/L pela gasolina 95, poderá vir a pagar €1,95/L.
  • Se o gasóleo está a €1,60/L, poderá passar para €1,77/L.

Para já, os automobilistas devem preparar-se para um regresso aos valores do ISP praticados antes de 2022, ainda que o Executivo garanta uma transição “o mais suave possível”.

Comentários

140

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    o chega é um circo, mas aqui neste ponto tem razão. é uma subida por omissão.
    Se o governo quer obedecer tanto a bruxelas, porque não acaba com a dupla tributação?

    1. Avatar de TT
      TT

      E não só, em 2016 foi criado um adicional ao ISP que nunca foi retirado.
      Na altura A justificação apresentada pelo Governo, foi de que era necessário um aumento temporário do ISP para manter os níveis de receita fiscal numa altura de baixa do preço dos combustíveis.
      Ainda estão em baixa os preços?
      O Tuga é sempre a inchar

      1. Avatar de Max
        Max

        O adicional sobre o ISP, criado em 2016, foi retirado (eliminado) em 2019.

        1. Avatar de TT
          TT

          na gasolina e no gasóleo quando foi retirado?

          1. Avatar de Max
            Max

            Em 2016 a taxa unitária do ISP sobre a gasolina e o gasóleo subiram. Sobre a gasolina desceram, por exemplo, Portaria 301-A/2018, de 23 de novembro.
            A questão é que quando se comparam as taxas unitárias do ISP sobre a gasolina e o gasóleo de 2016, após o adicional sobre o ISP, com as atuais, já se soma conjunto de alterações ao longo do tempo, de tal modo que não faz sentido questionar se o adicional ao ISP e 2016 foi retirado ou não. O que há é que comparar as taxas dessa altura com as atuais.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      o ps e o psd, pcp, be, Il sao o que exatamente?

      Quem e que anda a destruir Portugal desde desde 74, o chega?!
      Paga que nao faz mal nenhum e pena nao triplicar, Isaltino, carrega!

      1. Avatar de carlosF.
        carlosF.

        Vê-se mesmo que não viveste antes de 1974 senão não dizias isso. A democracia tem defeitos mas não queiras viver em ditadura. As pessoas se soubessem um bocadinho de história não diziam as barbaridades que dizem nem apoiavam partidos de tristes e grunhos.

        1. Avatar de Luís Baião
          Luís Baião

          Partidos de tristes e grunhos: PS/ Bloco/ CDU/ PAN

      2. Avatar de Artilheiro
        Artilheiro

        Você devia ter vivido na altura do Salazar, para ver o que era bom para a tosse.
        Nem tão pouco tinha liberdade para escrever as barbaridades, que escreve por aqui.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Artilheiro, eu vivi alguns anos antes de 74.
          Posso desde já dizer que era tudo tão mau que nem os incêndios florestais queriam nada com Portugal.

          Entretanto, recomendo-lhe a leitura do estudo sobre a economia portuguesa de 1950 até 1974.

          Deixo lhe aqui um pequeno excerto…

          De 1947 a 1973 a taxa média de inflação foi de 3%. Depois de 1973, o vigente foi
          invertido, e a inflação média de 1973 a 1992 foi acima dos 18%. A reestruturação
          da economia portuguesa neste período foi muito robusta. A força do produto na
          agricultura estava acima dos 38% no emergente pós-guerra está abaixo dos 12%.
          A indústria e os serviços beneficiaram o aumento. Há uma clara erupção da
          industrialização depois de 1930. O sector dos serviços estava na vanguarda, após
          1970.

          Entre 1958 a 1973 deu-se o inicio da nova estrutura da economia portuguesa.
          Nestes quinze anos o produto do país quase triplicou. Em 1958,a agricultura
          contribuía com 34% do PIB e ocupava 43% da população apresentava-se em
          16% do produto total e 34% da população em 1973. Subiu de 41% para 56% do
          PIB a abertura ao comércio externo (importações + exportações)

          Fim da citação.

          Portanto, resumindo e concluindo, o que vc está a querer dizer é que antes de Salazar Portugal era uma potência económica e o Salazar estoirou com tudo.

          Portugal não era nada, era uma bandalheira ainda pior que hoje e por isso mesmo Salazar surgiu em cena.

          Não estou aqui a discutir se foi bom ou mau, estou apenas a discutir factos.

          Aliás, o célebre discurso do Marcelo Caetano a dizer que Portugal seria tomado de assalto pelos mais reles, é de uma lucidez atroz.
          Bem dito e bem feito.
          Hoje temos o que plantámos.

          Houve para aí gente que falou em emigração…. então e hoje não há emigração?
          Ai não que não há…
          Não se vê é reportagens de mães a chorar no aeroporto, como no tempo do Passos.

          A UE que deixe de mandar para cá dinheiro e vai ver no que Portugal se torna em poucos meses…
          Pense nisso.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Como é possível em 2025 alguém defender o Salazar?

      3. Avatar de Mus
        Mus

        Realmente o Estado Novo era muito melhor do que a Democracia.
        Tirando não termos liberdade de voto,
        liberdade de expressão, liberdade de reunião, liberdade de associação, de termos os nossos filhos inscritos numa milícia fascista (Mocidade Portuguesa), de não podermos aceder a filmes, peças de teatro, músicas, artigos de jornais e revistas, notícias independentes do Governo pois a Censura não deixava, de podermos ser vigiados, detidos, interrogados, torturados (arrancar unhas, espancamentos, “estátua”, tortura do sono e isolamento) e mortos pela PIDE, a presença de “bufos” em cinemas, cafés, restaurantes, etc., a existência da farsa judicial que eram os tribunais plenários, de podermos ir parar com os costados (como presos políticos) ao Aljube, Forte de Peniche ou ao Tarrafal e à infame “frigideira”, sem sindicatos, greves esmagadas a tiro e à bastonada, trabalhadores miseráveis (nomeadamente no Ribatejo e Alentejo rural e nas cinturas fabris de Lisboa-Setúbal e Porto) a sujeitarem-se a quase tudo, cerca de 1 500 000 de pessoas que emigraram, muitos entrando ilegalmente em Espanha, para passarem à França, no tempo do Salazar e do Marcelo Caetano era muito melhor.

        1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
          SouHumanoNaoOcidental

          Vou completar com algo que a maioria das pessoas não sabe. O Estado Novo eliminou programas para aumentar a qualidade de vida dos portugueses nomeadamente um estudo feito pela Universidade de Agronomia que caso fosse aplicado como queriam aplicar não saíram na década de 50/60 milhares de pessoas para fora do país.
          O Estado Novo gostava da Alemanha Nazi tanto que imitamos a sua saudação e outras porcarias como dizer que a raça branca era superior as outras mas cá dentro fazia a população passar fome enviando comida produzida aqui para a Alemanha.
          25 de abril de 1974 era chamado de golpe militar e de repente passa a revolução (revolta popular) o que representa uma mentira.
          Golpe militar que veio acabar com outro golpe militar.
          Esse mesmo golpe militar aconteceu após terminar a 1 crise do petróleo onde os valores subiram imenso e Portugal teria de pagar imenso pelo combustível para continuar a guerra colonial.
          Em um ano de guerra colonial, penso que entre 1972 e 1973 morreram mais soldados do que desde o início da guerra colonial. E os militares que estavam na guerra estavam com raiva dos militares que estavam na metrópole e quando voltassem para a Metrópole iam alterar as forças entre ambos os lados.
          Mario Soares, um homem de 55 anos sem experiência política e que teve uma vida de luxos, filho de alguém do regime, prometeu aos retornados que o escudo das colónias seria convertido em escudo de Portugal e isso nunca aconteceu. A maioria dos retornados veio para aqui com uma mão a frente e outra atrás. E a tal descolonização deixou os cofres das colónias vazias e a organização nessas colônias desapareceu e até hoje nunca admitimos isso nem nunca quisemos ajudar essas ex colónias a terem as mesmas condições que temos aqui.
          Muitos elementos da PIDE depois de torturarem milhares de pessoas nunca foram acusados e atualmente ainda vivem entre nós como se nada tivesse passado.

        2. Avatar de fytse
          fytse

          Bem dito , aqui é que quero dizer …

      4. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Sim, claro. Aliás o Andrézinho nem nunca fez parte de nenhum partido …

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Por que é que não respondem já aos parasitas de Bruxelas “ok, quando pagarmos aqui os mesmos ordenados que aí aplicamos o mesmo imposto”?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Oh Grunho mais o que é isso? Os comunas adoram impostos, é tudo a favor do estado. Quanto aos ordenados de bruxelas conseguem-se de algumas maneiras mas nehuma delas implica o comunismo.

        Por falar nisso, aqui tens o top de salarios minimos nos teus paraísos:

        Venezuela: 135 euros
        China: 324 euros
        Russia: 214 euros
        Cuba: 72 euros
        Corea do Norte: Muita fome

        Lol

        1. Avatar de Elia
          Elia

          Boa, boa, o PSD a aumentar impostos e tua falares do comunismo, ridiculo.

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Aonde é que o OE2026 aumenta os impostos?

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Tanto no capitalismo neoliberal como em todas as variantes do fascismo assumido o estado é exclusivamente sustentado pelos impostos dos 90% de baixo. E daí ainda têm de sair as ajudas de estado aos negócios dos capitalistas.

      2. Avatar de Jaime
        Jaime

        Isso também,

        A outra coisa é pedir de imediato os mais de mil milhões de € que a Alemanha deve a Portugal e ainda não pagou.

        Se eles ha 80 anos que devem, porque é que Portugal não pode passar 80 anos a pensar nas nossas necessidades?

        Somos escravos de Bruxelas??
        Onde está a nossa soberania?

        O Governo Português tem direito e acima de tudo o dever, de manter a segurança energética do nosso País.

        Quando é que Portugal exigiu a outros Países o que quer que fosse??
        Porque é que eles pensam que devem exigir a Portugal??

        Esta m*rda, ainda vai acabar muito mal..
        Cambada de p*tas..

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Tenho quase a certeza que o que Portugal já recebeu em fundos comunitários desde os anos 80 já deve ter dado para pagar essa dívida várias vezes!

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Ninguém deu nada a Portugal,
            Na prática Portugal perdeu e muito.

            Pois para receber esses fundos teve que desistir da industria, e por o rabinho, sem a vaselina a jeito.
            Ou seja foi uma troca péssima, recebemos 5, por algo que valia 100 ou 200, e destruimos o nosso futuro.

            Não ninguém nos deu nada, nós é que oferecemos um mercado inteiro a essa escumalha, e destrui-mos o que era nosso.

            Portanto não olhes para esse dinheiro como uma oferta, porque não foi, muito pelo contrário.
            Logo portanto, o País deve aguardar ainda os mais de mil milhões que eles nos devem.

      3. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Se a direita coligada com o chega vai agora tirar uma série de direitos aos trabalhadores para por exemplo facilitar despedimentos e poder substituir o trabalhador imediatamente por outro a recibo verde e não só, direitos dados aos trabalhadores vão ser zero e tu ainda vens falar de subir salários!! Que sonso…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Acho que a reforma laboral ainda não foi a votos. O chega pode bem anular junto com o PS uma série de alterações.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          O chega depende de voto proletário quase a 100%. Os outros fachos do capitalismo neoliberal – PAF e IL -não. Mas não bastam.

  2. Avatar de MegaÓbvioSoçe
    MegaÓbvioSoçe

    Este pais é uma palhaçada.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    O chega não é um circo… Tem é muita gente que não sabe fazer mais nada… Mas eles estão certos ( o chega é o André e pouco mais)

    1. Avatar de carlosF.
      carlosF.

      Não não estão certos. Só dizem aquilo que queres ouvir, falar é muito fácil.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mesmo que para isso tenham de mentir descaradamente

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Há quem prefira a ilusão do virar da página da austeridade.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        carlos, todos eles dizem o que quer ouvir.
        Já ouviu algum dizer antes das eleições que vai aumentar impostos?
        Não seja malabarista…

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Em Espanha, sem este desconto, esta semana, tem como valor de referência para a gasolina 1.45€, sem descontos de gasolineiras ou outros descontos. Em Portugal o valor é de 1.74€ sem descontos extras. Se este desconto acabar, e vai acabar, a diferença vai para 0.59€ por litro.
    Todas as gasolineiras, as poucas que restam, até 50km da fronteira, vão deixar de ter qualquer sentido de existir, porque a diferença já é tão grande, que vai compensar largamente o tempo e a distância percorrida até Espanha, para abastecer.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os portugueses que deixem de ser burros. Durante a semana é bicicleta elétrica e ao fim de semana um salto a Espanha com 2 ou 3 jerricans na bagageira. E quem tiver um plug in nem com isso precisa de se preocupar. E dizia o outro que o Sancho Pedres não é o modelo dele! Pudera, em parte nenhuma encontra um país tão mal governado.

      1. Avatar de PMarques
        PMarques

        Sendo o combustível (gasolina ou gasóleo) uma mercadoria perigosa, e por isso sujeita ao ADR, só podes transportar 20L.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Mesmo que fossem só esses 20 litros somados com os 50 do depósito dão para 1200 ou 1300 kms. Isto é um país minúsculo. Achas que vais conseguir vender à força gasolina aqui a quem não a quer comprar? Boa sorte.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    E não fica por aqui. Em abril grande parte dos “contribuintes” vai ter uma surpresa desagradável quando estiverem para receber a fatura do IRS.
    Depois digam que é culpa do governo.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Em Abril já se abotoou aos votos dos parolos, não precisa mais de os embrulhar.

  6. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Não entendo como Espanha vem buscar combustível a Portugal e consegue vender mais barato. Os preços com esse aumento, irão ficar proibitivos para muitas famílias que se precisam deslocar diariamente…

    1. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Habitua te. Portugal nao é para gente pobre..

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E bem. Aqui os capitalistas sempre disseram que queriam acabar com os pobres. Não acreditaram? Estão a conseguir. Falta só fechar as sopas dos pobres.

  7. Avatar de luisa
    luisa

    Incrivel, mesmo antes deste imposto ser aplicando o preço dos combustíveis tem vindo a subir constantemente, e no entanto o mercado da venda do barril de petróleo tem vindo a descer desde 2022… e agora para a cereja no topo do bolo vamos meter os preços mais altos com um imposto ridículos que em nada resolve o problema ambiental que tanto se fala… vamos ver o que os petrolheads acham da gasolina a 2€ no futuro… começo a achar que a maioria deles vai comprar o carro eléctrico que tanto odeiam.. vivemos em tempos estranhos..

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Depois é voltar a fazer o desconto no ISP devido ao aumento do preço dos combustíveis…

  9. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Pronto, já vai chegar perto dos 2€ o litro a gasolina, é agora que vai ficar impraticavel conduzir carros a gasolina, que ainda consomem uma certa qauntidade a cada 100Km.
    É desta que outroco de carro ou faço menos viagens a Coimbra…….
    Realme é triste nos portugueses ver os espanhois com ordenado minimo mais alto e ter combustiveis mais baratos e nós com ordenado que temos e temos os preços que temos……

  10. Avatar de Luis
    Luis

    há uma petição por causa disso, mas parece que ninguém está muito preocupado
    https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT124050

    1. Avatar de Paulo Oliveira
      Paulo Oliveira

      Só tive conhecimento dessa petição agora pelo teu comentário. Tão importatnte como este tipo de iniciativa é promovê-la e saber como fazer chegar a sua existencia ao maior numero de pessoas possivel. Já agora esse site é legitimo ou é só mais um desses que servem para sacar dados pessoais e depois vende-los??? Já agora esse site parece um bocado pro duvidoso. tens a certeza que isso é legitimo?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Verifique o comentário de deixei aqui em baixo à Luisa12, sff.

    2. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Essa petição nao tem valor nenhum feito nesse site, existe um site do governo português proprio para isso. Por isso é que depois acham estranho as petições nao funcionarem, nem se quer sabem o que fazer…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Isso não é verdade. Fui eu quem criou a maior petição de Portugal, com mais de 404 mil assinaturas, iniciei-a neste site e depois transitei-a para o da Assembleia da República, seguindo todos os procedimentos corretamente.
        A pessoa que está agora a tratar da petição é que deve garantir que tudo é feito de forma adequada.
        Também criei a petição sobre os combustíveis, que infelizmente não tem tido o mesmo sucesso, embora acredite que seria uma mais-valia para todos nós que dependemos do combustível para as nossas deslocações. Se achar por bem, partilhe e possa ser que tenha sucesso. https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT124050

        1. Avatar de Luisa12
          Luisa12

          Ok! Pensava que ficava em aguas de bacalhau nesse site…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nada aqui tem valor nenhum. Apanham-se com o teu voto no bolso e podem obrigar-te a passar fome e zero de serviços públicos durante quatro anos.

  11. Avatar de Naodou
    Naodou

    Votaram neles agora aguentem!!
    Pagamos mais impostos agora que na Troika. Mas como gostam de pagar vão votar novamente na Próxima vez!!

  12. Avatar de Quero ser acionista da GALP
    Quero ser acionista da GALP

    O problema não é só o governo…
    https ://observador.pt/2025/10/27/lucro-da-galp-sobe-9-ate-setembro-para-973-milhoes-de-euros-terceiro-trimestre-teve-resultado-recorde/

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Já foste acionista da Galp mas roubaram-te as açoes todas para vender ao desbarato aos amigos. Agora é a TAP e mais tarde a GCD que é o que resta e depois ficas sem nada, apesar de todos termos pago as empresas, ficaram para os amigos.

      1. Avatar de Morty
        Morty

        Se tenho de escolher entre eles ficarem para os amigos do PS/PSD ou ficaram para o estado para eu ter de pagar a sua incompetência (CGD da lucro a roubar os clientes com taxinhas e mesmo assim n passa o BCP) TAP e CP enfim. melhor nem falar.
        Que fiquem para os amigos! Tudo o que e empresas do estado não funciona e esta mais do que provado ao longo dos ultimos anos.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Claro que não funcionam, se te dissessem o contrário ficavas revoltado quando tas roubam, assim dizem-te que são um cancro para desvalorizarem mais e tu deixas para os amigos deles comprarem ao desbarato. Sabes que os amigos deles são burros, tem muito dinheiro e compram empresas que não prestam e não funcionam, é tudo por caridade.

  13. Avatar de Max
    Max

    O valor total do ISP (Imposto sobre os produtos petrolíferos) tem três componentes (que, em 2023, passaram a duas).
    – O ISP propriamente dito (imposto base)
    – A taxa de carbono
    – A contribuição do serviço rodoviário (CSR) que, em janeiro de 2023, passou a designar-se consignação do serviço rodoviário (CSR), deixando de ser uma valor separado e passando a estar integrado no ISP propriamente dito – sem que o valor total do ISP (o valor das três componentes, que passaram a duas) fosse alterado. A CSR destina-se inteiramente à Infraestruturas de Portugal.
    Ou seja: valor global do ISP = ISP + taxa de carbono (+ CSR, antes de 2023). Sem se perceber as componentes do ISP não se percebe nada.
    A taxa de carbono foi desenhada de modo a que sempre que subisse o preço das licenças de emissão de CO2 subia a taxa de carbono – ou seja a taxa de carbono subiria todos os anos. A taxa de ISP propriamente dito é uma percentagem sobre o custo dos combustíveis refinados. Ao valor assim calculado do ISP acresce o IVA (23%)
    Em dezembro de 2022, face à subida do preço dos combustíveis (e não, como resposta à crise energética provocada pela guerra na Ucrânia – porque a guerra continua e os preços subiram e desceram, independentemente da guerra) o governo da altura decidiu: a) não aumentar a taxa de carbono, que estava prevista segundo essas regra, e b) a aplicação de um desconto extraordinário no ISP propriamente dito.
    O valor da taxa de carbono foi congelada. Mas houve vários descongelamentos (subida do valor da taxa de carbono) em: maio de 2023, agosto de 2023, agosto de 2024 e setembro de 2024. Em 2025, não houve descongelamentos e o governo já confirmou que não haverá até final do ano. E tem-se mantido o desconto extraordinário no ISP.
    E em 2026? O que o governo anunciou foi o retomar, gradual, do descongelamento da taxa de carbono, e o fim, gradual, do desconto extraordinário no ISP.
    Quanto é que o aumento, nas duas componentes do ISP, vai representar em 2026 é especulação, visto que é gradual.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      … acho que decorar 50 algarismos do número PI é menos complicado.

      1. Avatar de Max
        Max

        Umas vezes, como neste post, fala-se em eliminar o desconto extraordinário na taxa de ISP (o que aumenta a taxa de ISP). Outras vezes fala-se em eliminar os congelamentos da taxa de carbono (o que aumenta a taxa de carbono).
        Às tantas confunde-se e parece que se está a falar da mesma coisa – mas não é uma, são duas – ambas aumentam o valor do ISP a pagar em cada litro de combustível.
        Atualmente, em cada L de gasolina, paga-se 0,662 €/L da taxa de ISP + 0,086 €/L da taxa de carbono. Pelo que o valor do ISP = 0,748 €/L. E ainda incide 23% de IVA sobre o valor do ISP, pelo que o valor do ISP+IVA sobre o ISP = 0,92 €/L.
        (E ainda se paga mais IVA, igual a 23% sobre o valor das demais componentes do valor de referência, excluindo o ISP).

  14. Avatar de JL
    JL

    Segundo alguns comentadores, se é um desconto é um subsídio.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      E tu que não viesses para cá. Ou a tua comida chega de camião elétrico?
      E tudo em nome do ambiente dizem eles. Mas não vêm a poluição dos solos, os químicos eternos, etc etc etc

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Se chegasse de camião eléctrico só cá chegava amanhã e com um green tax de 50%.
        O JL está tão vidrado na onda green que nem se lembra que também compra no supermercado

        1. Avatar de há cada gajo
          há cada gajo

          Não é ele que compra. São os papás.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu não tenho a sua vida.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então porquê? Tinham de fazer a maior rota possível para carregar ?

          Olhe o pão chega de carrinha eléctrica, tal como o correio, e chega tudo a horas, elas não vêem de França.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            E o cereal como chega à padaria? A farinha, fermento e sal? E o correio como chega à central?
            Já enjoa o quão biased és

          2. Avatar de JL
            JL

            Já parece o Mário, não, não chegou de híbrido, deveria vender isso.

            Já enjoa são as comparações infantis que vocês fazem.

        3. Avatar de JL
          JL

          Quem está sempre na onda green são vocês, não passam um bocadinho sem falar de ambiente, parecem umas florzinhas de jardim.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Mas não é esse todo o pretexto de passar todos os veículos do mundo para EVs?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, tão crescido e tão pequeno nas conclusões.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Se percebesse mesmo disso, fazia a sua parte no dia a dia. Mas vá… anda meia duzia de km de carro e depois faz milhares de km de avião… sim sr.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu faço a minha parte, vivo bem, sou feliz, que mais tenho de fazer ?

            Meia dúzia de KMS ? Está semana já fiz mais que você em 3 semanas.

            De avião já há mais de um ano que não ando.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            Ti JL, o seu sonho molhado:
            https://www.facebook.com/share/p/1KG4wYrV7C/

            Diga lá que não. Abater árvores e plantar painéis.

          6. Avatar de Mário
            Mário

            Quanto quilómetros fez? Mostre lá prove la? Diga lá. Não prova nada porque não fez nada.

          7. Avatar de JL
            JL

            Já lhe disse que esta semana já fiz mais kms que você em 3 semanas.

      2. Avatar de JL
        JL

        Lá vem o fanático com as suas imposições.

        Mas eu falei em ambiente onde ? Porque fica assim tão alterado ? Não gostou de ir para os outros artigos falar em subsídios? Então agora tem aqui a resposta.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Então os eletricos podem muito bem pagar a CSR como os a gasolina / gasoleo.
          10ç por kwh era um valor simpático.

          1. Avatar de JL
            JL

            Os elétricos não gastam combustível, e se gastarem indiretamente, pagam por igual.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          é tanta imposição como você diz que não impõe eletricos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não imponho em lado nenhum, já me viu a dizer que só deviam existir esses ?

    2. Avatar de Max
      Max

      Lata não te falta. Tu é que dizes que os combustíveis são subsidiados – apesar de mais de metade do preço serem impostos. Além dos carros a combustível pagarem ISV e IUC. Atualmente, por litro de gasolina, pagam, aproximadamente:
      – ISP: 0,662 €/L
      – Taxa de carbono: 0,086 €/L
      – IVA: 23%
      – Total: 0,92 €/L
      – O que quer dizer que a carga fiscal anda pelos 54% (0,92 € / 1,70 €, preço da gasolina).
      Os elétricos é que não pagam ISV e IUC e no carregamento pagam apenas o IEC (Imposto Especial de Consumo de Eletricidade) – 0,001 €/kwh, mais 23% de IVA, o que dá 0,00023 €/kwh. Os elétricos é que são subsidiados.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        É fake. Segundo o JL os elétricos são os ostracizados. Você não está na presença dos números. Ele é que sabe.

        1. Avatar de JL
          JL

          Está a ver quem gosta de imposições ? até distorce o que os outros dizem.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não são subsidiados em lado nenhum, por isso não se chama subsídios.

        1. Avatar de Max
          Max

          Na tua lábia não são subsidiados – são incentivados /apoiados / isentos de impostos.
          Palavras diferentes … para dizer o mesmo 😉

          1. Avatar de JL
            JL

            Tanto que não são que não é isso que é chamado.

            Se fosse a mesma coisa não usava palavras diferentes.

  15. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Então para quando estão marcados os bloqueios de estradas a nível nacional?

  16. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Alguém tem de pagar as armas que seremos obrigados a comprar aos coitadinhos dos americanos

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Antes os meus impostor servirem para ajudar a manter a soberania de Portugal do que serem canalizados para quem aparece nas nossas costas de mão estendida.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Qual soberania? Os espanhóis recusam-se terminantemente a integrar o país mais rasca da Europa ocidental. E por terra ninguém mais nos pode invadir. A nossa rasquice é garantia suficiente da nossa soberania.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Grunho, então mas os Russos afinal já não querem vir?
          Quem diria…

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            O putin parece que até já comprou uma casa no gerês para andar a caçar ursos

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Já..sempre que comenta aqui é um ódio de morte aos carros a combustão

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Eles dizem salta, tu dizes quanto! Salta! Mais um que não se importa de receber os filhos num saco para ir para uma guerra que não é nossa. Tão burro, tão burro que nem sabes quem é o Primeiro Ministro da Ucrania sem ires procurar no google, só para teres a noção da tua cegueira vai lá procurar. É a prova que tu e muitos outros burros são capazes de dar a vida e os teus filhos completamente de olhos vendados por um país que vocês nem sabem como funciona ou quem são os responsáveis máximos, além de um actor que os americanos meteram lá para fazer de heroi enquanto copia os discursos do Churchill! Há gajos burros, mas os belicistas são claramente os mais burros de todos!

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Eu acho que aqueles que escolhem a via do suicídio do fim do projeto da UE por via de receber de braços abertos gentes com valores e cultura presos à idade média ainda mais burros.
          Eles dizem abre a porta da tua casa e tu vais a correr abrir os quartos e dizes para se meterem de joelhos.
          Não tens nada para ensinar.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Achas!?!? Eu confio em ti e no “projecto europeu” para defenderes a minha casa. Vai lá comprar armas aos americanos para meteres em trás os montes à espera dos russos que parece que já passaram os pirineus

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Acho!

          3. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Então siga para a Ucrania, leva os teus filhos e entrega-os ao exercito azov

          4. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Eles até tem uma divisão para crianças, nada como ter um filho nazi a defender o projeto europeu!

  17. Avatar de Elia
    Elia

    O PSD sempre igual a si próprio.

  18. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Bora lá povo, hoje tive 1h para chegar a casa com acidentes em todo o lado, tudo parado.. passem isso para cima de 2€ por litro para ver se os carros desaparecem de Lisboa e Porto

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso se fosse para carregar o híbrido é que era mau.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Curiosidade, como faz a vossa tribo nessas situações? Chove torrencialmente, precisam do carro ligado, estão presos no trânsito por 1-2h mas a bateria só tinha 90 km de autonomia e a casa fica a 30 km, será que chega lá hoje?

        1. Avatar de JL
          JL

          Melhor que o seu caso, os eléctricos não gastam parados.

          Nesse caso sobravam 60 KMS.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Não gastam? Então as luzes acesas, o radio, não gasta? diga-me onde comprou que eu tbm quero.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Os periféricos gastam da bateria de 12V como nos carros a combustão.

          3. Avatar de JL
            JL

            Isso não é gasto que se pode adicionar aqui, as luzes ligadas com 10 % de bateria deve durar para 1 mês.

            O rádio? Loool

            Preocupe-se no seu com isso, já que 12% do que mete na bomba é para alimentar o sistema eléctrico.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois gastam, mas muito menos.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            12%? De onde vêm esses números? Deixe de ser mentiroso.

          6. Avatar de JL
            JL

            Simples, daquilo que é aproveitado, 16 a 25%, 2 % é para os acessórios, ou seja, 10 a 15% da energia aproveitada:

            https://skepticalscience.com/electrifying-transportation-saves.html

          7. Avatar de Andre
            Andre

            “os eléctricos não gastam parados.”
            JL – 29/10/2025

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato, tanto que até se provou que duram mais tempo com energia numa situação de bloqueio no gelo.

          9. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Os electricos gastam tanto ou menos que os carros a combustão.. a maioria dos acessórios dos electricos como AC, radios, computadores, etc.. sao mais eficientes para poderes ter mais autonomia. Imagina teres um conjunto de tecnologia no carro e o carro perder 100km por hora nisso.

          10. Avatar de JL
            JL

            Gastam menos, porque têm menos equipamentos para alimentar, além disso não precisam de gerar essa energia, com uma eficiência baixa.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      De Lisboa e Porto já o meu desapareceu há muito. Da estrada para Espanha é que não. Esses 2 euros não parecem má ideia, não queres por antes 3? Quanto mais ela custar aqui mais compensa lá.

  19. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Se não andassem já a roubar que chegasse esses valores não faziam diferença.
    O problema é que o petróleo está barato o euro caro e mesmo assim pagamos os combustíveis muitos caros

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Impostos, agradece ao green wash, alguém tem de subsidiar a compra dos EVs

      1. Avatar de JL
        JL

        Oh claro, tinha de ser para evs, até porque o isp apareceu depois dos evs aparecerem, é que nem financiaram híbridos nem nada.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Tens solução… muda para veículo elétrico.

  20. Avatar de hyperrush
    hyperrush

    Hummm gasosa a 2€ o litro

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Já fica mais barato manter o carro a vinho:)

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ja coloquei tanta vez gasolina a 2€ o litro, nao me faz diferença absolutamente nenhuma, o mais barato num carro a combustão é a gasolina/gasoleo que se mete la para dentro.

  22. Avatar de Interior
    Interior

    Já que bruxelas quer que retire o desconto então que Portugal tire o desconto. Mas que no prócimo dia altere o valor do ISP semelhante ao de Espanha. Se Bruxelas deixa a Espanha tambem tem de deixar a Portugal. E já não é considerado desconto. Mas isso provavelmente não intetessa. O governo quer que os portugueses do interior vá ajudar a vizinha Espanha. Para quem quer o interior pobre estas politicas estão no bom caminho. Parabéns

    1. Avatar de Max
      Max

      Em Portugal, em média, é cobrado 0.21 €/L em impostos a mais do que em Espanha. Mas o governo, nas recentes declarações sobre os impostos sobre os combustíveis, não quis comparar os de Portugal com os de Espanha, comparou com a média da UE … para dizer que estão abaixo da média da UE. Ou seja, o sinal foi de que as taxas dos impostos sobre os combustíveis iam subir – e não que ficariam na mesma (com uma manigância de sobe num lado/desce no outro) – mas mais 0,25 €/L na gasolina e mais 0,17 €/L no gasóleo, falados no post, não acredito.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        0.21 euros de imposto a mais que Espanha é nó gasóleo. Na gasolina a diferença de imposto é o dobro.

        1. Avatar de Max
          Max

          Fonte: ERSE – 3º trimestre de 2025, valor médio dos imposto por litro
          – Gasolina:
          Portugal: 0,941 €/L; Espanha 0,731 €/L; mais 0,21 €/L
          – Gasóleo:
          Portugal: 0,797 €/L; Espanha 0,625 €/L; mais 0,17 €/L
          https://www.erse.pt/media/nr0jvo3l/3t2025-boletim-preços-ue-27.pdf

  23. Avatar de PJA
    PJA

    Continuo a não estar interessado em comprar ve. Entretanto, os bens alimentares vão subir. É a vida.

  24. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A tugalhada tem o país que merece.
    Espero bem que suba para 3 euros o litro para finalmente poder voar baixinho sem ter que aturar trânsito dos infernos.
    Carrega nos impostos Luís, que eles aguentam.
    Ai aguentam aguentam…

  25. Avatar de Mário
    Mário

    Ainda gostava de saber o que o moralista do sr. Vítor M. tem a dizer do meu post censurado. Tbm deve gostar de ver desertos com painéis solares e depois dizer que è amigo do ambiente.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mário, deixa de criticar os outros, só olhas para a frente e não dás conta que o teu comentário dos painéis está publicado há um dia.

      Sobre os painéis solares, eu em cima da minha casa tenho 6 de 460… e o que geram, alimenta 76% do meu consumo. Logo, sim, é ecológico… e saudável para o meu bolso.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Então respire painéis. Andamos a abater floresta para meter painéis. Ainda bem Que só pensa na sua barriga e não na sociedade. Por mim abatia tudo quanto é árvore e metia tudo cm painéis. Afinal elas nem são precisas para produzir oxigénio.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mário, eu em cima da minha casa não tinha árvores plantadas, essa sua ideia é estranha. Hoje temos de aturar cada um com manias de ecologista! Sejam sérios, até com o que usam, vestem, comem, etc…

          Podemos ter painéis solares em cima das casas, nas fachadas, nas varandas, em zonas onde seja necessário haver divisões físicas, e noutros locais áridos e sem impacto. Podemos ter até por cima de bacias hídricas, sem que com isso haja qualquer impacto. Não generalize tudo. Se há quem faça asneiras? Haverá certamente, mas há problemas bem maiores que o Mário apenas desvia o olhar 😉

          1. Avatar de Mário
            Mário

            A zona de Castelo Branco é árida? Não fazia ideia! E a Torre Bela também era árida? Que surpresa!
            Concordo plenamente com a questão dos painéis solares nos telhados ,nisso estamos de acordo. Já quanto ao resto, noto apenas uma certa obsessão quase mística pelos carros elétricos e tudo o que lhes diga respeito.

            Curiosamente, não é o Vítor quem tem uma linha de 400 kV construída “em nome do progresso”, a atravessar hectares de terreno que, por sinal, não era árido, era pinhal com trinta anos. Mas lá está, em nome do progresso, abatemos árvores.

            Claro que há problemas bem maiores, disso ninguém duvida. Mas parece que o verdadeiro inimigo da humanidade são os carros , elétricos ou de combustão, tanto faz, desde que dê discussão.

            Mas já o conheço, Vítor: se eu sou “ecologista”, o senhor é “realista”; se alguém pede ajuda, olha-se para o lado, não vá o altruísmo ser contagioso.

          2. Avatar de Vítor M.

            Caro Mário, a tua perceção da realidade e do que se fala é estranha. Eu nunca falei que a zona de Castelo Branco era, toda ela, árida, mas existe muita zona árida sim. Assim como outros locais e sim, o Mário fala, mas é verdade que mistura as coisas, confunde muito a beira da estrada, com a estrada da Beira!

            No que toca aos carros elétricos, não tenho nenhuma obsessão, apenas avalio, como o faço há mais de 20 anos, o mundo na sua evolução tecnológica, científica, entre outras vertentes. Quem gosta de antiguidades são os museus, eu aprecio o passado como um degrau para o futuro. Portanto, novamente o Mário a dar passos ao lado, quando se diga a criticar as coisas de forma sempre depreciativa.

            Sobre a linha de 400 kV construída, como diz, “em nome do progresso”, a atravessar hectares de terreno… não é algo que eu vá dizer o que vale, ou o que não vale, não conheço, mas não misturo as coisas. Não é por esse poder ser um erro, que se vai parar tudo o resto. Não vamos confundir maravilha com mão na virilha!

            Quem faz este tema como o inimigo público dos ecologistas é o Mário, eu em nada vejo este novo paradigma automóvel como um problema ecológico sem forma de resolução. Aliás, os elétricos tendem a ser muito mais ecológicos que os térmicos.

            Mas já o conheço, Vítor: se eu sou “ecologista”, o senhor é “realista”; se alguém pede ajuda, olha-se para o lado, não vá o altruísmo ser contagioso.

            Não conhece nada. A sua tentativa de amordaçar os temas deturpa a realidade e por isso é que colide sempre com os assuntos, dos mais simples, aos mais interessantes. É sempre do contra 😉

  26. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Tenho estado a apreciar os comentários de todos sobre isto do aumento do combustível.
    Eu penso que todos nós cada um a sua maneira tem razão no que diz.
    Mas a verdade é que o nosso governo não pode agir de outra forma. Os impostos são a receita do Estado para gerir o país. E a nossa economia é muito fraquinha.
    O nosso problema teve origem há muitos séculos atrás e nunca foi resolvido. Somos um povo pouco realista e que quando se junta para resolver algum problema só falamos mal um dos outros em vez de nos focarmos no problema.
    Nós temos um problema grave de receitas e a maioria da população só pensa fugir aos impostos.
    Temos uma economia paralela que gera imenso dinheiro e que não entra nos impostos.
    Um desses exemplos é o arrendamento.
    Depois temos cerca de 6 milhões de casas para 4 milhões de famílias e no entanto os preços não descem e em vez de resolvermos esse problema andamos às turras uns com os outros.
    Ou seja, a solução está a vista de todos mas em vez de pegarmos no problema pelos cornos decidimos pegar pela calda.
    E quando digo todos falo mesmo de todos, população e dirigentes.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      O melhor comentário até agora.
      Diria ainda mais… no passado fim de semana, foram uns milhares para votar no Benfica. Mas se fosse uma manif ou paralisação para protestar contra os combustíveis, era logo “vai trabalhar”, ou “não tens mais nada que fazer”, ou ” é a esquerdalha”. Mas pronto, temos as prioridades trocadas.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      SouHumano, essa da economia paralela tem imensa piada.
      Vou quase todas as semanas à feira do relógio.
      Anda por lá polícia aos pares.
      Pergunte se alguma barraca passa factura.
      Mais não digo…

  27. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    PJA, vc é obtuso.
    Falta saber se é assim mesmo ou se tem dias…
    Leia os factos, se quiser.
    Não defendo nem este nem aquele.
    Limito-me a constatar factos.
    Se não gosta dos números que lê, temos pena, mas não será isso que vai alterar a realidade.

    Ou vc é daqueles que acha que uma mesma acção é diferente devido à ideologia de quem a pratica?
    Vc já me faz lembrar uma coisa engraçada, vou explicar…

    Aqui há uns anos, quando foi aquela coisa do Black Lives Matter, porque as outras não matter, em que andaram a partir tudo e alguma coisa, houve um repórter da CNN que estava lá ao molho, aos gritos de partam tudo, partam tudo.
    Entretanto, a turba aproximou-se da zona onde ele vivia e quando começaram a partir os carros na rua dele já andava aos gritos para pararem.

    Ou seja, partir o que é dos outros, tem legitimidade.
    Partir o que é dele, já não pode ser, mesmo os motivos sendo os mesmos.
    Vc é igual.

    Entretanto, aguardo que desminta os números que aqui adiantei acerca da economia portuguesa desde os anos 50 até 74.
    Vou esperar sentado e depois deito-me… veja lá se se despacha que tenho mais o que fazer.

    Vc já deveria saber, porque eu já por aqui ando há bastante tempo e sei que vc lê o que escrevo, que fazer lavagem cerebral ao PorcoDoPunjab é tarefa impossível.

    Esconder a realidade porque não gosta do que vê ou lê e querer impingir aos outros a sua narrativa, desculpe lá, mas pode ir pregar para outra freguesia porque daqui já sabe que não leva nada.

    Tenho algo que não se ensina hoje em dia, que é construir um pensamento crítico e saber fazer uma análise fria e calculista da realidade, sem subterfúgios.

    Hoje é mais todes e WC mistos ou separados, ou lá o que é…

    Escusa de agradecer eu ter-lhe mostrado os números reais da economia Portuguesa da altura.
    Já aprendeu algo hoje.
    Disto não lhe ensinam a si na madrassa.

    Por certo nunca imaginou que seriam assim.
    Acertei? SIm? Não?

    PorcoDoPunjab, sempre na vanguarda a proteger a rectaguarda..

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Sr. PorcoDoPunjab o respeito é muito bonito, o senhor não está a falar com a sua família.
      Os seus números não me interessam para nada, o senhor defende um regime opressor que escravizou um povo durante 48 anos, e atrasou o meu querido país 30 anos relativamente à Europa.
      Realidade, mas qual realidade? Deve ser a sua, eu presenciei essa realidade de que você fala, miséria e pobreza atroz, era essa a realidade. 
      A realidade era esta, inflação 13% agora 2,4%, analfabetismo era de 25% agora é de 3%, na universidade tínhamos 58000 alunos, agora temos 446000, a mortalidade infantil era 36%, agora é 2,6%, melhor do que nos EUA., e mais, habitação, saneamento básico, saúde, veículos, etc., etc., um regime nojento.
      Sobre lavagens ao cérebro, para mim o senhor pode dizer o que quiser. E não vou ler mais nada do que escreve, porque não gosta de ser criticado. 
      O senhor distingue-se pela má educação e pelo ódio.