Como utilizar as notificações de hipertensão no Apple Watch com watchOS 26

1 Comentário

Com o watchOS 26, a Apple introduz as notificações de hipertensão no Apple Watch Ultra 3, Series 11 e outros modelos compatíveis. Aqui está como ativar a função e os requisitos necessários.


Com o watchOS 26, a Apple introduziu as notificações de hipertensão, uma das funções mais aguardadas na área da saúde, que alertam o utilizador em caso de valores de pressão potencialmente elevados.

A função, disponível no Apple Watch Ultra 3 e Series 11, estará também acessível em alguns modelos anteriores, ampliando assim o número de utilizadores que poderão beneficiar dela.

As notificações de hipertensão estão disponíveis em:

  • Apple Watch Series 11
  • Apple Watch Series 10
  • Apple Watch Series 9
  • Apple Watch Ultra 3
  • Apple Watch Ultra 2

Para utilizar esta nova função é necessário ter um iPhone 11 ou posterior com iOS 26 instalado. Além disso, a Apple especifica que é necessário cumprir os seguintes requisitos: a deteção do pulso deve estar ativa no Apple Watch, o utilizador deve ter pelo menos 22 anos, não estar grávido(a) e não ter um diagnóstico de hipertensão.

Durante a ativação da função, o sistema pede a confirmação destes detalhes. Uma vez verificados todos os requisitos, é possível ativar as notificações seguindo o procedimento indicado pela Apple.

Como ativar as notificações de hipertensão

  • No iPhone, abra a app Saúde;
  • Toque no ícone do seu perfil no canto superior;
  • Em Funcionalidades, toque em Lista de controlo da aplicação Saúde;
  • Toque em Notificações de hipertensão;
  • Confirme a sua idade e indique se já recebeu um diagnóstico de hipertensão, depois toque em Continuar;
  • Toque em Seguinte e siga as instruções no ecrã para saber como funcionam as notificações;
  • Toque em Concluído.

As notificações, no entanto, não são ativadas imediatamente. A Apple esclarece que o sistema requer um período de análise de 30 dias para recolher dados suficientes e reconhecer eventuais padrões consistentes com hipertensão.

Segundo a documentação oficial, o Apple Watch analisa os dados recolhidos pelo sensor cardíaco ótico para identificar possíveis padrões recorrentes que possam indicar a presença de hipertensão.

As avaliações são feitas em ciclos de 30 dias a partir do momento em que as notificações são ativadas.

Para mais detalhes técnicos e informações atualizadas sobre compatibilidade, a Apple remete para o documento de suporte completo disponível no seu site oficial.

Comentários

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Deu-me isto.
    “17/09/2025 – 17/10/2025: Possível hipertensão – Foram identificados padrões relacionados com hipertensão nos seus dados cardíacos dos últimos 30 dias.
    Próximas etapas – Medir a tensão arterial com uma braçadeira durante 7 dias (…)”
    Por causa do aviso, a app já tinha preparado um agendamento para medir ao “levantar” e “ao deitar”, foi só a selecionar a hora e ativar.
    Não tinha ligado nenhuma ao aviso, só faço uma medição para aí de tês em três meses. Mas fazer as medições durante 7 dias, duas vezes ao dia, à mesma hora, mal não faz. Fica longe dos “maluquinhos da tensão” que andam sempre a medir, muito aflitos (fazem subir a tensão só da aflição).
    Desconfio que o aviso de “possível hipertensão” é capaz de ser chapa única, para por o pessoal todo a medir a tensão arterial.