IRA vai poder usar sirenes e sinalizadores de luz durante operações de resgate

36 Comentários

A IRA (Intervenção e Resgate Animal) recebeu autorização para utilizar sirenes e sinalizadores de luz durante as suas operações de resgate.


O uso destes dispositivos irá facilitar a deslocação das equipas

Esta medida representa um passo importante para a organização, permitindo-lhe atuar com maior rapidez e segurança em situações de emergência. O uso destes dispositivos irá facilitar a deslocação das equipas de resgate e aumentar a visibilidade dos veículos, sobretudo em locais de difícil acesso ou com pouca iluminação.

A decisão foi tomada pelas autoridades competentes, que reconheceram a relevância do trabalho da IRA e a necessidade de lhes fornecer os meios adequados para desempenhar as suas funções de forma eficaz.

Para o presidente do IRA, Tomás Pires, o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT)…

É mais um passo no progresso da defesa animal nacional, elevando Portugal ao patamar dos países que reconhecem formalmente a proteção e o socorro animal como parte integrante da segurança e do bem-estar coletivo

Esta medida também reforça a colaboração entre as entidades responsáveis pela proteção animal e as forças de segurança, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência envolvendo animais.

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oh
    Oh

    Excelente noticia!

    1. Avatar de unknown007
      unknown007

      Tbm acho

  2. Avatar de luisa
    luisa

    Mais uma autoridade que não tem perfil nem pessoas capazes… varias queixas feitas a esta entidade sobre animais abandonados e nada fazem…cães vadios a atacar pessoas, nada fazem…animais sem chip no meio da estrada e constantemente sem trela, nada fazem… e no final deram luzes como se fosse resolver alguma coisa!!! Enfim, mais do mesmo na tugalandia. Em vez de perderem tempo com isto deem meios aos canis municipais e estas da ira podem ajudar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O IRA não é nenhuma autoridade, é uma organização de voluntariado.
      Ninguém lhes deu nada a não ser o direito usarem meios de sinalização em resgate, uma vez que são chamados para ajudar polícia e proteção civil em muitos cenários.
      Os canis têm a sua função, geridos pelas câmaras e apoiados pelas câmaras, é as municípios que tens de pedir os fundos para apoiarem os canis, ninguém está a divergir fundos públicos para ajudar o IRA.

      1. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Então se não é nenhuma autoridade porque lhe deram a porcaria das luzes???
        Então se precisam de gente porque lhe deram a porcaria das luzes???

        IRA mais um instituição para fazer de conta e tapar os problemas reais…enquanto isso canis municipais não fazem o trabalho deles por falta de fundos… e o IRA nao faz nada porque não lhe convem.. se fosse uma pessoa a tratar mal um animal apareciam logo, como é um animal a tratar mal as pessoas o problema nao é de ninguém, inclusive o PAN que quis fazer tantas leis e não soube incluir situações como estas em nada, nem a polícia faz nada nem os municípios fazem nada nem o IRA faz nada…. Um monte de gente incompetente que não faz nada e o problema arrasta se ano após ano com varias vítimas desde crianças adultos s idosos atacados pelo cao…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          animais a fazer mal é tema para autoridades e canis, se os canis não têm fundos têm de ir bater à porta de quem lhes dá os fundos.
          aqui na minha zona todos os canis funcionam bem, se chamo assistência aparecem e prestam cuidados médicos e inclusive possibilitam visitas ao animal ou prioridade na adopção caso pretendas.. deves viver num sitio muito ruim..
          já por mais do que uma vez chamei a policia por andarem cães abandonados na via publica e tudo foi tratado em menos de 1h, com apoio policial e do canil, todos muito profissionais e atenciosos para com os animais

          1. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Pois mas portugal nao é só lisboa e porto!

    2. Avatar de FD
      FD

      Se fores lá para ajudar agradecemos falar por falar ou escrever sem conhecimento de causa…é típico do comentário de redes sociais.
      Antes de chamares o IRA faz tu alguma coisa.. Mas acima de tudo precisam de voluntários em cada região…

      1. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Então se eu tenho de resolver todos os problemas da sociedade para que precisamos do IRA??? Assim o IRA nao tem nenhuma utilidade…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Então se não resolves porque criticas quem pretende fazer alguma coisa?

          1. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Então se eu nao resolvo e eles nao resolvem porque criticas a minha critica?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            E porque achas que não resolvem? O mais provável será por falta de pessoal

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          precisamos do IRA da mesma forma que precisamos do banco alimentar, está lá para quem precisar, quando precisar. talvez confundas é o limite de actuação do IRA com o das entidades competentes

          1. Avatar de paulo rodrigues
            paulo rodrigues

            Também estará para quem não precisa…

          2. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Loool “precisamos da IRA comk precisamos fo banco alimentar” para encher determinadas pessoas de salários extravagantes, dar comida a quem não precisa, e fazer de conta que se ajuda as pessoas quando na realidade nao ajudam ninguém… grande esquema de lavagem de dinheiro.

  3. Avatar de Zé

    Sinceramente, espero que quando vejam alguem debaixo da ponte a dormir ao relento, cheguem com tudo e resolvam tb esse assunto….

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Está resolvido, em Portugal os sem abrigo não são por pobreza, são por dependência ou problemas de natureza psiquiátrica, há abrigos para todos e preferem ficar na rua, muitos já tiveram casas e voltaram à rua. Nenhum passa fome.
      Mesmo que isso não fosse uma realidade, o ser humano é racional, capaz de fazer as suas escolhas e tomar controlo da sua vida, os animais estão entregues à sua sorte, vítimas de maus tratos e abandonados, entregues à sua sorte.
      Por isso o meu único voluntariado há mais de 15 anos que é só para com animais e todas as minha doações de bens e as raras que faço monetárias (escolhidas a dedo) são só para animais.

      1. Avatar de what?
        what?

        Em que mundo é tu vives? Nenhum passa fome? Há abrigos para todos? Não são por pobreza?
        Do mais absurdo, nojento e arrogante desprezo perante o ser humano que já li

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          vivo no mundo real, de quem já fez muito voluntariado e quem sabe como tudo funciona.. e tu?
          vai ao saldanha pelas 22:00h e pergunta aos que lá andam a receber a refeição da noite quantas vezes já passaram fome e porque não vão para um abrigo municipal..
          mandar postas é facil quando só se lê as gordas e só ouve o jornal da noite.

          1. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Se soubesses como tudo funciona saberias bem que o IRA ou outra instituição de “caridade” nao passa de banha da cobra para dar salarios chorrudos a quem nao o merece a troco de uma imagem de que “andam a ajudar”

  4. Avatar de Zéi
    Zéi

    Que estupidez.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vai ver que outras entidades têm a mesma autorização antes de dizeres asneiras.
      O IRA trabalha mais que a proteção civil, só quem nunca viu ou nunca se preocupou não percebe

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Podes apoiar o IRA sem seres obrigado a dizer essas baboseiras.
        Podes apoiar o IRA sem o comparar à proteção civil, porque só alguém muito desinformado faz essa comparação.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          não estou a comparar o IRA à protecção civil, muito pelo contrário, tivesse o IRA 10% dos fundos e meios da proteção civil e tinhas todos os problemas relacionados com animais resolvidos em todo o país..
          protecção civil é mais um caso de funcionalismo publico, é giro para aparecer e para mandar os bombeiros trabalhar, mesmo quando não se sabe o que se está a mandar..

      2. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Lool a proteção civil é outra instituição de treta que nada faz ou pior atrapalha mais do que ajuda, por isso o IRA tem as expectativas baixas, no entanto não vamos exagerar… não deixam de ser menos incompetentes que eles. Afinal de contas só fazem o que lhes convem… pessoas que atacam cães, lá vao eles! Cães que atacam pessoas, deixa estar!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          a protecção civil é paga com os teus impostos, o IRA é umas organização de voluntariado.. percebes a diferença?
          os caes que atacam pessoas é caso para autoridades e para canis municipais, IRA tem voluntários em resgate animal, não tem nada a ver.
          além que um cão que ataque uma pessoa é facil é só identificar o dono e levá-lo a tribunal, se não tem dono o canil é OBRIGADO a acolhe-lo

          1. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Como é que identificas um cao vadio? Ou neste caso um cao sem chip em
            Que o dono nega que o cão é dele sempre que a polícia lá vai e como nao tem chip o cão nao é de ninguém excepto que o cão come e dorme na casa do homem e durante o dia anda pela estrada fora… voces vivem numa bolha polarizada onde o mundo deve ser muito perfeito para voces! Mas no mundo real o mundo é mais dificil do que parece.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Palhaçada…

  6. Avatar de irado
    irado

    Não são esses atrasados que usam a desculpa de defender os animais para partir tudo? Já agora dêem lhes armas também.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Infelizmente não, em muitos casos era bem-vindo serem considerados autoridade e poderem deter

    2. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Sao! Exactamente! Sao bons a atacar pessoas e a fazer espetáculos…

  7. Avatar de Chalupa
    Chalupa

    Os animais, sempre os animais…E os humanos? Por que não uma IRA para humanos vítimas de violência doméstica? Falsos virtuosos.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pois é… quando crias esse grupo? Ou só esperas que sejam outros a fazê-lo?

  8. Avatar de Nrc
    Nrc

    Lol é a palhaçada total 😀

  9. Avatar de R Carvalho
    R Carvalho

    Apesar de muita gente achar que o Facebook já faz legislação, a realidade ainda é outra. Gostava de ver a publicação legal que define a situação acima descrita. Já pesquisei no DRe, no IMT e no site do IRA, nada encontrei

  10. Avatar de Anung
    Anung

    O IRA deveria andar era a apanhar os cocos e limpar os xixis da via publica. Depois de o fazer dar educar os donos dos bichos. Isso sim era serviço público.

    Andarem armados em tropas especiais para resgatar cães e gastos (esqueçam lá o “animal”) e depois fazer deles uma despesa para o povo não é apenas ridículo.